sexta-feira, 5 de setembro de 2025

DE CRÍTICAS E COMPREENSÃO


Evitai a tentação de criticar.

Porque ninguém é perfeito, nem gosta de ouvir sobre os seus defeitos. Escolhei sempre elogiar as qualidades da pessoa, e deixar que ela mesma perceba as suas falhas.

Porque mais se consegue dando flores, do que jogando pedras; melhor oferecer o apoio de um braço amigo, do que apontar o dedo para alguém que passe por um tropeço.

Acreditai, sempre, que cada um procura dar o melhor de si mesmo. E os erros que possa cometer não são da sua intenção, mas meros acidentes do próprio percurso.

Em verdade, eu vos digo: não conheço alguém que ofereça o pior de si; nem alguém que não tenha cometido um erro, apesar da intenção de acertar. Somos humanos.

Cuidado, portanto, ao fazer as vossas críticas. Há quase dois mil anos, Alguém desafiou: “Quem jamais errou, que atire a primeira pedra”. E nem uma foi arremessada.

Lembrai-vos d’Ele, quando vos sentirdes tentados a criticar; e por certo estareis inclinados à compreensão. Antes de apedrejar alguém, recordai as flores que recebestes.

A intolerância destrói; o amor constrói. Grandiosos impérios existiram, gerados pelas armas; todos já se foram, mas a sombra da cruz, símbolo do amor, ainda une o mundo.

Acostumai-vos a aconselhar, em vez de criticar. E tende presente: aquele que pretende aconselhar, precisa aprender a ouvir; ou não conhecerá as razões do aconselhado.

Aprendei, também, a escolher as vossas palavras. Palavras são ferramentas: existem as que constroem e as que destroem; e nem todos os danos podem ser reparados.

Ninguém pode mudar outrem. Só o homem muda a si mesmo; e, para isso, precisa ser convencido da necessidade de mudar. A mudança não vem de fora, mas de dentro.

Não podeis indicar, e muito menos impor a alguém um novo caminho; precisais caminhar junto, ou não conseguireis ajudar na mudança. É apoiando ao outro, que o fareis.

Precisais segurar bem alto a vossa tocha, para iluminar o caminho a quem não o conhece bem. Não julgueis; não vos cabe o direito de condenar sequer a vós mesmos.

Evitai, pois, a tentação de criticar. Sim, é bem mais fácil; mas não vos trará benefício algum, e muito menos ao criticado. Buscai compreender, antes de tentar ensinar.

O amor é sempre o melhor caminho.

Vídeo

14 comentários:

  1. Perfeito novamente,Árabe!
    Infelizmente nesses dias, as pessoas antes de te conhecer já te criticam, acham defeitos e por aí vamos...Afff...
    Seria muito melhor pensar com o coração!
    abração praianos pra vocês! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Chica: infelizmente, vivemos com medo uns dos outros e, talvez por isso, as pessoas procuram mais defeitos naqueles que as cercam; avaliemos, sim, mais com o coração! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  2. Siempre es mejor construir que atacar lo mismo pienso de las criticas ayuda o mejor no estorbes. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro usar o elogio, JP. Sempre achei que o afago da aprovação ajuda mais que o chicote das críticas. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  3. Árabe, hermoso relato, si no es para ayudar es mejor mantener la boca cerrada.
    Maravilloso mensaje.
    Besos, que tengas un gran día

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso que penso, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Cada um com o seu relatório. O engraçado é que nenhum é fiel à gente. Por isso o meu nariz levantado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho por hábito não ligar demasiado às críticas, Rô; apenas as utilizo como sinalizadores e defino meu próprio rumo. ;) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  5. Swami, mais uma vez nos indicas o melhor caminho.

    Gostei de conhecer a canção.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuramos juntos, São, os nossos caminhos. :) Meu abraço, amiga, obrigado; boa semana!

      Excluir
  6. Árabe querido, gracias por tus comentarios, eres un caballero.
    Que tengas un gran día
    Besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de que agradecer, amiga; gosto de ler o que escreves e das imagens que escolhes. Meu abraço!

      Excluir
  7. Querido Árabe, hay que pensar antes de hablar, es feo juzgar o criticar, lo mejor es ayudar o compartir un silencio.
    Abrazos y te dejo un besito
    *♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*--*♥♫♥**♥*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Liz! Melhor ajudar, sempre; conseguimos mais com o apoio, do que com críticas, acredito! Meu abraço, obrigado; boa semana.

      Excluir