O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 12 de julho de 2019

PESSOAS


Pessoas existem, que são como árvores: dão sombras e frutos.

E são como fontes, de onde brota a água cristalina que dessedenta aqueles a quem amam e refresca os seus corpos cansados; como flores, que perfumam e embelezam o ar ao seu redor.

Oferecem de si próprias, porque esse é o seu jeito de ser. Como o vento suave, que faz voar as pipas, apoiam os seres amados e os incentivam, para que possam realizar os seus sonhos.  

Pessoas que se dedicam, esquecendo os seus desejos; e não o fazem por altruísmo, mas por um doce egoísmo. Porque na felicidade de quem amam, encontram a sua própria felicidade.

Assim acontece, no verdadeiro amor: a luz que ilumina os caminhos de quem ama, é a que brilha nos olhos amados; o seu sorriso é o sorriso da boca amada, a sua tristeza é o choro do amado.

Pois o amor não é a agonia do desejo de posse, mas a felicidade da doação. O amor não cobra, oferece; não prende, liberta; não limita, abre novos horizontes. Nada exige, apenas une e realiza.

Pessoas existem, que se esquecem de si mesmas; e, ao fazê-lo, não se tornam menores. Ao contrário: crescem, em sua humildade e seu desprendimento. Não se perdem; antes, se encontram.

Porque a rosa simples, que se contenta com a sua humilde posição no ramalhete, também espalha o perfume e compõe a beleza do buquê, mesmo após colhida e afastada de suas irmãs.
E a espuma alva, que corre sobre a onda, em breve se desfará; mas, enquanto existe, cumpre o seu papel de enfeitar o oceano. Nada é eterno, e servir é o aprendizado da grandeza.
Assim pensam as pessoas que amam. E, muitas vezes, se ocultam entre as sombras; porque não buscam a luz vazia dos holofotes, mas a certeza e a paz do dever bem cumprido.
Por isto, quase nunca aparecem; e dificilmente recebem a gratidão daqueles a quem ajudam. Porque todos sentimos a picada do espinho, mas nem sempre reparamos na beleza da rosa. 
Em verdade, assim é o homem: mais propenso a reclamar, do que a agradecer. Mais inclinado a angustiar-se pelo que julga que lhe falta, do que a sentir-se feliz por tudo aquilo que tem. 
É assim que somos. E, no nosso egoísmo, às vezes não percebemos o valor de uma pessoa, senão depois da sua partida; é quando, à dor da saudade, se junta o remorso pela  falta de gratidão.
Entretanto, esse remorso não deve existir. Porque aquele que serve de coração, não busca agradecimentos; contenta-se em ajudar e apoiar. Esta é toda a recompensa que quer e de que precisa.
Pois é assim que se sente feliz.
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/instrumentais_richard_clayderman_se_todos_fossem_iguais_a_voce.mid

28 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe, me fez chorar; pela beleza, pela forma linda e poética desse post! A musica é perfeita para acompanhar tão belo poema! Não se se tem nada a acrescentar, além de agradecer a Deus, pela sua sensibilidade, que nos emociona com o que escreve.
Bom fim e semana! Beijos
Vou ver o vídeo.

12 de julho de 2019 às 22:25  
Blogger Quase Cinderela disse...

Mais um texto maravilhoso.
Tenho andado um pouco "perdida", um pouco triste, algumas barreiras a ultrapassar na vida, e as tuas palavras ajudam-ne.
Sou um pouco assim, só quero fazer os outros felizes e nao procuro valor pelo que faço, não penso em mim. Mas quando além de não nos valorizarem nos magoam, nos rebaixam e nos desvalorizam como se fossemos lixo, é horrível...
Obrigada mais uma vez
Beijinhos grandes

12 de julho de 2019 às 22:31  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe, esse vídeo é maravilhoso! Gal Costa cantando, divinamente, Se todos fossem iguais a você, perfeito! Bela escolha!

12 de julho de 2019 às 22:32  
Blogger chica disse...

Nooooooooooooooooossa,àrabe! Foste fundo e emocionaste mais uma vez! Lindo vídeo e palavras tão cheias de verdade ,como sempre! Adorei! abração, tudo de bom,chica

13 de julho de 2019 às 06:59  
Blogger Diná Fernandes disse...

Meu querido amigo Árabe,
Ganhei o dia lendo sua divina obra poética, um poema que traz uma mensagem profunda e reflexiva além de verdades incontestes. Gosto muito de ler seus pensares, produtos da sua lavra e aplaudo de pé!

Votos de um feliz findi.

Bjs no core!

13 de julho de 2019 às 13:31  
Blogger Majo Dutra disse...

Amigo, fico sem palavras para comentar um texto tão belo e perfeito!
Identifico-me com muitos aspetos do carácter descrito, mas por
infelicidade nunca encontrei nenhum homem assim, e creio pertencerem
a um grupo restrito e muito especial.
Imagens de um estudioso do comportamento humano e de um esteta de
sentimentos e da palavra.
Gal Costa, a diva, canta o belo poema de Vinicius:
«amar sem mentir nem sofrer», só assim seria amar. Detesto a mentira!
Belo, agradável, tocante.
Bom domingo e uma semana muito aprazível.
Terno abraço
~~~

14 de julho de 2019 às 08:31  
Blogger São disse...

Beiissimas tuas palavras, meu querido Amigo!


Grande abraço com votos de feliz semana

15 de julho de 2019 às 15:18  
Blogger saudade disse...

Muito bom de ler.... Talvez por seres mais antigo (adorei). Boa semana. Beijos

15 de julho de 2019 às 18:54  
Blogger Marina Filgueira disse...

Si, somos, aunque eso no vaya conmigo; existe es gran egoísmo y flaquea la humildad, esta virtud tan importante para el hombre. Todo un placer leerte, Árabe.

Te dejo mi inmensa gratitud y estima.
Un abrazo y has septiembre.

Se muy, muy feliz.

16 de julho de 2019 às 07:11  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto maravilhoso e ao lê-lo pude "ver" nele algumas pessoas que conheço, mais até as que se doam por amor, sem nada esperar em troca. Fazem das suas vidas uma entrega total na ajuda aos outros, de coração.
Outras há que, embora doando-se, esperam reconhecimento.
Eu gostaria de ser como as que dão fruto e sombras, mas ainda terei que caminhar muito e mesmo assim não sei se chegarei lá!
Adorei a música e a imagem!
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

16 de julho de 2019 às 12:52  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Mais um belo texto, perfeito para refletir!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

16 de julho de 2019 às 15:44  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Pessoas são essências.
Maravilhoso texto.
Respondo a seu comentário lá
no Espelhando.
Bjins
CatiahoAlc.

17 de julho de 2019 às 10:09  
Blogger Fá menor disse...

Muito muito belo!

"O amor não cobra, oferece; não prende, liberta; não limita, abre novos horizontes. Nada exige, apenas une e realiza."

Ah, o amor! E tantas vezes não é reconhecido como tal!

"aquele que serve de coração, não busca agradecimentos; contenta-se em ajudar e apoiar. Esta é toda a recompensa que quer e de que precisa. Pois é assim que se sente feliz."

Mas quantas vezes isso é, ainda assim, mal visto...

Seu texto faz-me reflectir ainda mais, e procurar seguir adiante procurando bem trilhar o caminho.

Muito grata por tanta Luz!

Bom fim-de-semana!

Beijos.

19 de julho de 2019 às 17:59  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lúcia. Na verdade, sou eu quem agradeço pela gentileza e pelo apoio de vocês, que me incentivam a seguir em frente! Meu abraço, bom fim de semana.

19 de julho de 2019 às 19:53  
Blogger O Árabe disse...

Entristeço-me, Sandra, ao saber que tens andado triste, ainda que um pouco; mas reconforta-me o saber que sou de alguma ajuda nesses momentos. Deixa-me dize-te algo que a Vida me ensinou, amiga: nunca seremos "lixo", a menos que permitamos que alguém nos faça sentir assim. Vamos em frente, tudo vai dar certo! Bom fim de semana, fica bem.

19 de julho de 2019 às 19:57  
Blogger O Árabe disse...

Maravilhoso, mesmo, Lucia! É impressionante, o quanto podemos fazer a vida melhor!

19 de julho de 2019 às 19:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica! Feliz em saber que você gostou, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

19 de julho de 2019 às 19:58  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Diná, pela gentileza e amizade. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

19 de julho de 2019 às 19:59  
Blogger O Árabe disse...

Encontrarás, Majo, com certeza! Gosto de acreditar que os semelhantes se atraem, e sempre se encontram. Obrigado, amiga; bom fim de semana, meu abraço.

19 de julho de 2019 às 20:01  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, São. Alegria com a tua presença, querida amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

19 de julho de 2019 às 20:02  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Saudade: às vezes, ser mais antigo tem suas vantagens: temos mais tempo para aprender com a vida. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

19 de julho de 2019 às 20:03  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Marina: o egoísmo é um dos maiores problemas da humanidade, ao longo de tantos séculos! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

19 de julho de 2019 às 20:04  
Blogger O Árabe disse...

Permita-me, Ailime, reproduzir esta frase, do seu comentário :"Eu gostaria de ser como as que dão fruto e sombras, mas ainda terei que caminhar muito e mesmo assim não sei se chegarei lá!". Tenho certeza de que chegaremos, sim, amiga! :) Meu abraço, bom fim de semana, obrigado!

19 de julho de 2019 às 20:06  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy; meu abraço, bom fim de semana!

19 de julho de 2019 às 20:07  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você definiu muito bem, Cátia: pessoas são essências. Li a resposta, amiga; obrigado, bom fim de semana. Meu abraço!

19 de julho de 2019 às 20:08  
Blogger O Árabe disse...

De todo o teu (belo) comentário, fa, esta foi a frase que escolhi para reproduzir: "Ah, o amor! E tantas vezes não é reconhecido como tal!". Pura verdade, amiga; pura verdade. Obrigado pela gentileza e amizade, meu abraço; bom fim de semana!

19 de julho de 2019 às 20:10  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Saudade só sentimos de algo que foi bom.

Beijos e bom final de semana

Joelma

20 de julho de 2019 às 13:51  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje vi,Joelma... mas concordo, inteiramente! :) Meu abraço, boa semana.

23 de julho de 2019 às 10:51  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky