O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

AS VOSSAS SEMENTES


Eu vos tenho dito que cada um faz a sua vida.
A ninguém podeis culpar, por uma de vossas escolhas; como a ninguém precisais agradecer, por alguma delas. Vós mesmos as fizestes; e foram elas que vos trouxeram ao ponto em que estais.
A montanha pode estar em vosso caminho; mas vos cabe decidir se a escalareis, ou contornareis. Não podereis culpá-la pelo cansaço, ao meio do caminho; ou agradecer-lhe, pela vista que tereis do alto.
Como vós mesmos decidireis por colher ou não a rosa. E, se o fizerdes, não lamenteis junto à roseira a sua falta no galho, amanhã; nem lhe agradeçais pelo tempo em que a rosa adorna a vossa casa.
Igualmente, podeis decidir se cruzareis ou não o rio que surge à vossa frente. Por isto, não vos cabe reclamar da correnteza; ou agradecer ao rio pelo caminho fácil que acaso encontreis no outro lado.
Cabe-vos, sim, agradecer porque a montanha, a rosa e o rio existem; e porque vos é dada a possibilidade de decidir. A Vida nada vos impõe; antes vos oferece várias escolhas e vários caminhos.  
Cuidai-vos, apenas, para não enveredar às cegas pelo caminho que no momento vos pareça mais fácil; este, muitas vezes, é o que oculta, adiante, as maiores armadilhas e os mais difíceis obstáculos.          
São as vossas escolhas, que fazem as diferenças. E, porque apenas a vós cabem as decisões que tomais, a ninguém mais podereis agradecer ou culpar pelos resultados do que um dia decidistes.   
Assim, eu realmente acredito. E vos digo, ainda mais, que sempre vos cabe mudar os vossos caminhos; a qualquer momento podeis definir os novos rumos que tomareis, se não vos agrada o que tendes.  
Não espereis, entretanto, que as coisas mudem; a menos que vós mesmos estejais dispostos a mudar. É lógico: não colhereis senão os mesmos frutos, enquanto semeardes as mesmas sementes.
Se não vos agrada o que hoje colheis, talvez seja a hora de mudar as vossas sementes. Porque não podeis esperar colher figos, se plantastes tâmaras; nem acreditar que tereis pão, sem semear trigo.
Longe de lamentar a vossa safra, portanto, mudai as vossas sementes. Assim, é que podereis conseguir o que desejais; ainda que forçoso vos seja esperar que chegue a época de uma nova colheita.
Porque o tempo não é vosso amigo, nem vosso inimigo; ele é apenas a estrada por onde caminhais, durante cada jornada. Por ele passam as vossas dores e as vossas alegrias, cada qual a seu tempo.
Por isto, não basta que apenas troqueis as sementes. Necessitais perseverar, durante o tempo que for necessário, para cultivar a nova lavoura; ou o desânimo vos levará de volta à antiga seara.
E voltareis a colher os mesmos frutos. 


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/elargutierrez-elcondorpasa-em.mid
Link para a música.

Link para vídeo.  

27 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Creio, Árabe, que se nenhum rio surge em nosso caminho, sem que já tivéssemos que encontrá-lo; cabe-nos escolher a forma de atravessá-lo. Assim é a vida. Todos temos um destino traçado, porém com o livre arbítrio de escolher como vamos percorrer.Assim como creio, nada é por acaso. Somos caminhantes cumprindo missões.
Seu post está muito lindo! Linda musica!
Bom fim de semana! Beijos

13 de setembro de 2019 às 22:38  
Blogger chica disse...

Lindo ,Árabe! Nada mais certo do que o fato de que somos responsáveis pelas sementes que plantamos e podemos ver germinar... Responsabilidade,portanto! abração, lindo fds! chica

14 de setembro de 2019 às 06:38  
Blogger Mariazita disse...

O livre arbítrio foi-nos concedido exactamente para que possamos fazer as nossas escolhas.
Que nem sempre são as mais acertadas... é um facto, mas não podemos culpar nada nem ninguém pelas consequências dos nossos actos.
Excelente texto, amigo Árabe.

Desejo bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

14 de setembro de 2019 às 07:52  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom! Há que apurar sempre as melhores sementes a semear, para que se colha os melhores frutos.
Muito grata por mais esta boa reflexão.
Bom fim-de-semana!
Abraços.

14 de setembro de 2019 às 14:38  
Blogger Unknown disse...

Bjs....

15 de setembro de 2019 às 22:43  
Blogger Unknown disse...

Perfeitissimo

16 de setembro de 2019 às 07:29  
Blogger Majo Dutra disse...

Uma excelente dissertação sobre o livre arbítrio fornecendo
forte incentivo para que cada um, mude o que não está bem.
Realmente, uma chamada de atenção preciosa para quem insiste
em rotinas que não são a seu favor, ou lhe desagradam.

Sempre semeando sementes de ajuda intensas e maravilhosas.
Votos de uma semana de paz, sabedoria e contentamento.
O meu abraço, Amigo.
~~~~~~~

16 de setembro de 2019 às 09:38  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto muito belo que diz tanto sobre os rumos que escolhemos...
Na verdade somos nós que escolhemos nossos caminhos, o nosso modo de vida e por isso somos responsáveis pelo que vai em frente.
"A Vida nada vos impõe; antes vos oferece várias escolhas e vários caminhos".
E os caminhos fáceis, concordo, são os mais perigosos! Escondem tantas vezes armadilhas difíceis de vencer.
Penso que, por vezes, agimos sem pensar no que daí possa advir e/ ou consequências.
Termino, citando-o de novo: "Longe de lamentar a vossa safra, portanto, mudai as vossas sementes. Assim, é que podereis conseguir o que desejais". Assim deveremos proceder.
Gostei imenso da música, mas o vídeo com Maria Betânia, uma grande voz, numa das mais belas canções que conheço, adorei!
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

17 de setembro de 2019 às 14:42  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Ora aqui está um bom texto para uma pessoa, ler, reler e meditar sobre!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

17 de setembro de 2019 às 16:40  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado amigo!

Como tem passado? Espero que mto bem, tal como sua família.
Por aqui, tudo satisfatório, felizmente.

Tal como prometi, e estou cumprindo a promessa, voltei ao blog, aliás, nunca parei de vez nos meses anteriores, mas ainda não estou em pleno, ou melhor, meu blog.

Estive de férias durante todo o mês de agosto e há poucos dias, a semana passada, as aulas recomeçaram, de forma que, o blog ainda está a meio gás-rs. De qualquer jeito, continuará a ser uma publicação por mês, pois não tenho tempo para mais.

Lindos, reflexivos e educativos seus textos. Esse é especialmente "saboroso". De facto, qdo algo não está dando os frutos pretendidos, o melhor é rever o início e verificar passo a passo o que falhou. Assim, teremos sempre "árvore".
Gostei muito da metáfora, que você escreveu.

Vamos ao vídeo, cujas imagens exprimem vida, vida no seu melhor. Gostei imenso.
A música é um clássico, é imortal e k apetece sempre escutar. "El Condor Pasa" tem atravessado e atravessará gerações, sem dúvida alguma. Aquela ave nos traz paz e liberdade.

Beijos e boa semana.

18 de setembro de 2019 às 09:12  
Blogger saudade disse...

Ler e meditar no assunto.
Boa semana

18 de setembro de 2019 às 10:47  
Blogger Maria Luzia disse...

Boa noite Árabe! Concordo com tudo que falas no texto, muitas vezes nossas escolhas erradas nos tiram bastante o nosso sossego. Mas os erros também ensinam muitas coisas. Gostei de tudo, muito grata e bom resto de semana! Abração!

18 de setembro de 2019 às 19:42  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Olá meu amigo,


Bom já diz o ditado:" Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras."

acredito que haverá bom retorno se a qualidade das sementes for de excelência, façamos o melhor hoje sem ficar aficionado em receber retorno isso acontecerá naturalmente, existem coisas que são minhas e o universo trará, exitem outras que por mais que eu queira elas não me pertencem, nunca serão minhas mas eu continuarei semeando pois sei que eu contribuo para que alguém colha tâmaras.

beijos

Joelma

19 de setembro de 2019 às 09:21  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Lúcia: acredito que, ao nascermos, temos um plano geral de vida; mas o livre arbítrio nos dá a possibilidade de cumprí-lo à nossa maneira. :) Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

19 de setembro de 2019 às 13:49  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você resumiu tudo, Chica: responsabilidade, portanto! :) Meu abraço, amiga, e obrigado; bom resto de semana!

19 de setembro de 2019 às 13:50  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Mariazita: se escolhemos os nossos caminhos, como podemos culpar aos outros pelo destino aonde chegamos? Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

19 de setembro de 2019 às 13:51  
Blogger O Árabe disse...

Esta é ideia, Fa: escolher as sementes, para colher os frutos que desejamos! :) Meu abraço, amiga, e obrigado; bom fim de semana.

19 de setembro de 2019 às 13:54  
Blogger O Árabe disse...

Grato, "desconhecida". :) Meu abraço, bom resto de semana.

19 de setembro de 2019 às 13:54  
Blogger O Árabe disse...

Esta foi a intenção, Majo: incentivar uma mudança de rumo, para quem não está satisfeito com o atual. Diga-me, amiga: ficou mais fácil acompanhar a música assim, com o link? Obrigado, bom resto de semana; meu abraço!

19 de setembro de 2019 às 13:57  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Ailime: esta é uma das canções mais belas que conheço, também! Grato pelo (belo) comentário, minha amiga; meu abraço, bom resto de semana!

19 de setembro de 2019 às 13:59  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que você gostou, Isy! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

19 de setembro de 2019 às 14:00  
Blogger O Árabe disse...

Feliz em ver-te de volta, Céu; e mais ainda, em saber que bem aproveitaste as férias! Em breve, irei conferir o novo post; você faz falta, amiga! Quanto ao vídeo e à música, estamos totalmente de acordo, e gostei do que você disse: o condor e a música nos dão a sensação de liberdade, sim! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

19 de setembro de 2019 às 14:05  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Saudade; meu abraço, amiga; bom resto de semana.

19 de setembro de 2019 às 14:05  
Blogger O Árabe disse...

Feliz com o teu retorno, Maria Luzia; e ansioso por ver as belas fotos que já deves ter no blog. Concordamos: os erros também nos ensinam muito, sim; aliás, acho que é por isto, que tanto aprendi na vida! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

19 de setembro de 2019 às 14:09  
Blogger O Árabe disse...

De acordo, Joelma: a qualidade das sementes é essencial; mas é importante, também, plantar e cuidar delas, aguardando sem ânsias o retorno, que virá naturalmente. É assim mesmo que penso, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

19 de setembro de 2019 às 14:10  
Blogger Marina Filgueira disse...

Es un bello e inteligente texto como lección de vida, gracias.

Un abrazo y gracias por darnos tanto y tan, hermoso.

21 de setembro de 2019 às 05:34  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Marina, pela amizade constante e gentil. Boa semana, amiga; meu abraço!

24 de setembro de 2019 às 12:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky