O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

O SEGUNDO QUE PASSA


Ouvis o segundo que passa?

É mais uma gota de vida que se esvai, no oceano do tempo. E, quando a última se for, o que delas tereis feito? Que contas prestareis a vós mesmos, do tempo que vos foi dado para a jornada?

Porque o importante não é quanto tempo passareis nesta terra; mas  o uso que fareis do vosso tempo. Como não importa a área da terra onde plantais, mas a colheita que dela obtiverdes.

Lembrai-vos, sempre, de que, embora pareça lógico que quanto maior for a seara, maior será a colheita, assim nem sempre acontece. Porque isso depende das sementes e do vosso cuidado.

Assim é. E deveis lembrar, também, que quanto maior o terreno, mais difícil vos será arar, semear, irrigar e manter vigilância sobre todos os animais e todos os perigos que ameaçam a vossa safra. 
    
Da mesma forma, não controlais o vosso tempo de vida; mas podeis definir cada um dos vossos passos e escolher cada um dos vossos caminhos. Decidis quanto tempo passareis com o riso e com a tristeza.

E nada levareis, ao fim do caminho, senão a mochila das vossas lembranças, que segue aos ombros do verdadeiro Eu. De vós dependerá gemer, sob o peso de pedras; ou desfrutar do perfume de flores.

Assim, eu vos tenho dito. Cada um não colhe senão o que semeia; e não anda senão sobre as pedras ou as plumas com que pavimenta o seu caminho. Atentai para esta verdade; ou difícil será a vossa jornada.

Espalhai sorrisos ao vosso redor; e sorrisos recebereis. Adoçai as bocas dos que vos cercam, e eles adoçarão, por sua vez, a vossa boca. Fazei uso da gentileza e do perdão e os recebereis de volta.

Se, entretanto, escolheis abrigar a grosseria e o rancor, é a eles que encontrareis em vosso caminho; se espalhais o fel, amargor será o que vos devolverão. Se plantais o pranto, o tereis em dobro.

Porque esta é a Lei do Universo. O sol inclemente, que calcina a terra, nada recebe de volta, senão o calor; mas a nuvem generosa, que se entrega na chuva, a tem de retorno e nuvem volta a ser.

Mais uma vez, eu vos digo: é vossa a escolha. E, se podeis decidir, escolhei sempre plantar rosas. Porque, ainda que os espinhos às vezes vos magoem, tereis a maciez das pétalas e o seu perfume.

Cabe-vos, também o direito de semear cactos. Mas, se assim for, não vos decepcioneis com o resultado da vossa lavoura. Não espereis algo além dos espinhos, que vos ferem as mãos e a alma.

Cuidai do vosso tempo. Ele é a moeda que vos foi concedida, para que possais adquirir o aprendizado de que necessitais; para adquirir a passagem que vos pode levar ao Coração do Universo.

Ouvis o segundo que passa? 

É mais uma gota que se escoa.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_carmen_cavallaro_autumn_leaves.mid

Link para Vídeo:

31 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Assim é a vida; quem semeia vento, fatalmente, colhe tempestade. E entre sorrisos e lágrimas, percorremos nosso caminho. A vida nos permite assimilar as lições e evoluir espiritualmente, ou não. A escolha ė nossa.
Bela texto para reflexão!
Bom fim de semana! Beijos

20 de setembro de 2019 às 22:40  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe, o vídeo é lindo! Essa música é perfeita! E é muito significativa para mim. A escolha foi formidável! Beijos

20 de setembro de 2019 às 22:49  
Blogger Marina Filgueira disse...

Hola Árabe, nos dejas una preciosa lección de vida, así es, recogemos lo que sembramos.

Un abrazo y mi inmensa gratitud y estima.
Se muy muy feliz.

21 de setembro de 2019 às 05:41  
Blogger chica disse...

MARAVILHOSA!!! Falaste tudo e muito bem! Realmente temos e podemos escolher nosso plantio e depois, de acordo ,teremos a colheita... abração, lindo fds! chica

21 de setembro de 2019 às 07:01  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto muito belo sobre um tema que, por vezes, me faz pensar e me interroga.
Será que aproveito bem cada segundinho que passa?
Nem sempre, muitas vezes talvez desperdice bastante desse tempo, mas tento que, pelo menos os meus passos sejam dados por caminhos do bem.
Amar, perdoar, sentimentos que deverão estar sempre presentes nos nossos corações. E se estivermos em paz, acho que o tempo já será bem aproveitado.
Música e vídeos maravilhosos!
O relógio do tempo na imagem é também lindo.
Beijinhos e uma ótimo fim de semana.
Excelente semana também.
Ailime

21 de setembro de 2019 às 16:06  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...


Tem um cara muito legal que diz que mochila é igual consciência, cada um carrega a sua, mesmo sendo uma mochila cargueira rsssss , não devemos PERDER TEMPO carregando peso desnecessário isso nos atrasa, cansa e esgota mentalmente.

Boa semana pra vc e para os que vc ama.

Beijos

Joelma

21 de setembro de 2019 às 22:51  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Eu amo vir visitar aqui
especialmente aos domingos pela manhã.
Sua escrita são gotas mágicas.
Bjins CatiahoAlc. de Ótima nova semana
Blog: https://delasdelesouviceversa.blogspot.com/
Blog: https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/

22 de setembro de 2019 às 09:51  
Blogger Majo Dutra disse...

Não é um ensinamento, é um alerta muito expressivo e relevante
no sentido de estarmos atentos à efemeridade da vida.
Espero o ter na mesa de cabeceira, editado num livro precioso.
Grata por nos antecipar.

Gastei bastantes segundos a ouvir o talento de Cavallaro.
Grata pelo conhecimento...
Acompanho 'Il Volo' desde S Remo, 2008. A canção é um clássico
de amor italiano muito pertinente.

Que os segundos desta semana que vos leva a primavera, sejam
absolutamente maravilhosos e bem apreciados.
O meu abraço, meu Amigo.
~~~

22 de setembro de 2019 às 11:37  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Gostei do texto, como sempre. É magnífico, e deixa-me a pensar se aproveito bem todos os segundos que passam.
Querido amigo Arabe, um bom domingo e uma boa semana.
Beijos.
:)

22 de setembro de 2019 às 17:15  
Blogger saudade disse...

É sempre bom ler-te.... Fazes-me pensar.
Boa semana
Beijo

23 de setembro de 2019 às 05:51  
Blogger Olhos de Mel disse...

Acredito que na última hora, não lembramos do que fizemos. Mas se tivermos condições de pedi perdão, por tudo, será de grande importância. Se pudermos viver com responsabilidade cada dia, mas sem se questionar a cada segundo, por tudo, com certeza a vida nos parecerá menos amarga.
Belo post! Linda musica do vídeo!
Boa semana! Beijos

23 de setembro de 2019 às 10:02  
Blogger Beatriz Lopes disse...

Lindo de ler e tambem de sentir, um beijo gigante.

Geeky Freaky.

25 de setembro de 2019 às 10:23  
Blogger Mariazita disse...

Que lindo texto!
Para além de todos os motivos que sempre nos dás para reflectir, aqui há beleza pura.
Quem pode não escolher plantar rosas?
O seu perfume e a beleza e maciez das sua pétalas combinam na perfeição.
Os espinhos? Há que saber suportá-los, evitando-os sempre que possível, já que fazem parte da vida.

O vídeo é lindíssimo. Uma música com mais de 50 anos... e ouve-se sempre com agrado.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

26 de setembro de 2019 às 14:50  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem dito, Lúcia; a escolha é nossa. Sempre! Ainda bem que você gostou da música e do vídeo; eu também gosto muito! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

26 de setembro de 2019 às 15:53  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Marina. Como diz um religioso amigo meu: a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

26 de setembro de 2019 às 15:54  
Blogger O Árabe disse...

Por aí, Chica... bem por aí! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

26 de setembro de 2019 às 15:55  
Blogger O Árabe disse...

Acho que esse é o segredo, Ailime: tentar que todos os nossos passos sejam dados pelo caminho do bem; é a melhor forma de aproveitar o nosso tempo! Linda a imagem, não é? Obrigado, minha amiga; bom resto de semana, meu abraço.

26 de setembro de 2019 às 15:57  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Joelma: com você e com o cara! :) Acho que isso é viver bem, amiga: não carregar peso desnecessário. Obrigado, meu abraço, bom resto de semana.

26 de setembro de 2019 às 16:02  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Cátia! A recíproca é verdadeira: também gosto muito do que você escreve. Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

26 de setembro de 2019 às 16:03  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Majo: essa efemeridade é algo que constantemente esquecemos, não é? Talvez, porque nos assuste lembrar. Feliz em saber que a colocação dos links melhorou a questão do áudio e do vídeo; obrigado pelas dicas! :) Meu abraço, bom resto de semana.

26 de setembro de 2019 às 16:05  
Blogger O Árabe disse...

A julgar por teus textos e tuas fotos, Piedade, eu diria que, sem dúvida, os aproveitas muito bem! Obrigado, amiga; bom resto de semana, meu abraço.

26 de setembro de 2019 às 16:06  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Saudade! É este mesmo, o nosso objetivo: fazer pensar; bom saber que o estamos atingindo, amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

26 de setembro de 2019 às 16:08  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Olhos de Mel: viver com responsabilidade e menos questionamentos, torna a Vida bem mais fácil. Por coincidência, este é quase o assunto do nosso próximo post! :) Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

26 de setembro de 2019 às 16:27  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Bea, pela gentileza das palavras. Volte sempre, o oásis é nosso! Meu abraço, bom resto de semana.

26 de setembro de 2019 às 16:28  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Mariazita! Achei perfeitas estas tuas colocações: "Quem pode não escolher plantar rosas? O seu perfume e a beleza e maciez das sua pétalas combinam na perfeição.
Os espinhos? Há que saber suportá-los, evitando-os sempre que possível, já que fazem parte da vida.". Também penso assim, amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

26 de setembro de 2019 às 16:30  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Muito bom para se pensar no tempo que passem sem darmos conta!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

26 de setembro de 2019 às 18:23  
Blogger CÉU disse...

A vida é feita, essencialmente, por nós. Há k aproveitar cada segundo.

Excelente texto, tal como já é hábito, amigo Árabe.

Adorei o vídeo e a música, naturalmente, k até conheço. Alguma juventude está dando vida a canções antigas.

Não precisa vir ao meu blog, pois não tenho novidades, por enqto. O próximo post está previsto para outubro antes de 10, creio. Eu sei k sempre aguarda novos posts meus.

Abraços e bom final de semana.

27 de setembro de 2019 às 14:24  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Isy. E, na verdade, isso é algo em que precisamos pensar, não é? :) Meu abraço, bom fim de semana!

27 de setembro de 2019 às 19:27  
Blogger O Árabe disse...

Verdade que gosto muito de ler o que você escreve, Céu; mas tenho prazer em passar também lá pelo teu blog, para deixar um abraço, mesmo quando não há novo post. Afinal, você é uma amiga muito querida! Quanto ao comentário, é realmente ver essa garotada dando vida às canções mais antigas, não é? :) Meu abraço, bom fim de semana!

27 de setembro de 2019 às 19:30  
Blogger Fá menor disse...

De enorme beleza e verdade este seu texto!
Muito grata por nos dá-lo a reflectir e saborear.

Abraço, amigo!

7 de outubro de 2019 às 17:27  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje, Fa, li este comentário; Desculpa-me a demora da resposta, amiga; meu abraço, agradecido. Boa semana!

15 de outubro de 2019 às 15:54  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky