O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

A NUDEZ E A SOLIDÃO


Eu vos tenho observado.
E vejo que mais facilmente expondes os vossos corpos, do que os vossos sentimentos. É como se vos fosse mais simples mostrar como sois por fora, do que abrir o vosso coração.
Assim não deveria ser, entretanto! Porque os sentimentos são a parte mais verdadeira de vós; aquela que realmente necessitais revelar, para que os outros vos possam entender.
Este, eu acredito, é um paradoxo do ser humano. Todos desejais ser entendidos, mas nenhum de vós mostra o que se passa em seu interior. Como alguém vos poderá entender? 
Silenciais sobre os vossos sentimentos; e esperais que vos entendam. E, assim fazendo, sois insensatos. Como esperar que alguém possa ler um livro, se não conhece as letras?
Como desejais que alguém vos conheça, se não vos dais a conhecer? Como esperais que entenda as vossas ações, sem saber as vossas razões? Como enxergar, sem ter a visão?
Sois como esfinges e quereis ser decifrados. Não percebeis que ninguém será capaz de entender-vos, se vós mesmos não vos expuserdes; sem pudores, receios ou melindres.
Cada um de vós é como um mundo próprio, com suas montanhas e planícies, seus rios e desertos. Como podeis esperar que alguém vos conheça, sem o mapa que a todos negais?
Sois, por vezes, como o oceano; em perpétuo movimento. Em outras vezes, como um lago quieto e profundo; e em outras, ainda, como o regato que corre alegre, calmo e cristalino.
Não espereis que alguém vos conheça, se lhe escondeis os vossos pensamentos. Nem espereis que alguém adivinhe os vossos medos, as vossas mágoas e as vossas esperanças.
Pois ninguém, além de cada homem, tem a chave do seu próprio coração. Ninguém, além de vós mesmos, conhece os vossos pensamentos e sentimentos; o vosso jeito de ser e de viver.
Abandonai, portanto, esse medo de expor a vossa alma. Porque o que sois não é o vosso corpo, mas o vosso verdadeiro Eu; é nele que residem as vossas raízes e as vossas flores.
Aprendei a falar das vossas emoções e das vossas ideias; a confessar os vossos sonhos e as vossas decepções; os vossos medos e os vossos desejos. Não receeis ser o que sois.
Se desejais a felicidade, precisais aprender como sois. Mas não basta conhecer-vos; é necessário que, ante aqueles que vos cercam e amam, desnudeis o vosso Verdadeiro Eu.  
Para que possam ajudar-vos a vencer a solidão.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_pianos_magicos_my_way.mid
Link Música

Eu adoro esta música, com Elvis. Mas este vídeo também é lindo! 

37 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Concordo Árabe! Ninguém é capaz de entender aquele que não se mostra. Aquele que apenas é uma incógnita para os que o cerca.
A música e o vídeos são lindos!
Bom fim de semana! Beijos

18 de outubro de 2019 às 23:09  
Blogger chica disse...

Que beleza de abordagem,Árabe! Realmente mostra o corpo parece muito mais fácil pra alguns do que se mostrar verdadeiramente como são. E quem não se mostra, não sabe desfrutar o que e como é! Gostei! abração, lindo fds! chica

19 de outubro de 2019 às 06:17  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Que texto mais pertinente e actual.
Mais uma vez um texto muito verdadeiro!
Bom fim de semana.
Beijinhos
:)

19 de outubro de 2019 às 16:03  
Blogger Majo Dutra disse...

Penso que cada um tem o seu cofre que é algo que deve defender
e que ninguém lhe pode tirar.
Sou reservadíssima, acho lamentável quem fala de si e de sua vida
particular, sem nenhum nexo, nem pudor.
Sempre fui assim: com o corpo e com a alma.
Revelo-me por amor e amizade, em justa medida necessária para
que me possam compreender.
Gostei deste tema, Amigo.

Nunca tinha ouvido 'My Way' cantado no feminino. É interessante.
Eu não a fiz do meu jeito, vivi com poderosos condicionamentos
familiares e sociais.

Ótima semana, plena de pas e do que lhe agrada.
Domingo muito agradável.
O meu abraço de sã amizade.
~~~

20 de outubro de 2019 às 10:55  
Blogger Majo Dutra disse...

Corrijo: 'plena de paz...'

20 de outubro de 2019 às 10:59  
Blogger Diná Fernandes disse...


Meu querido amigo Árabe,
O nosso interior segreda nossos sentimentos, nem tudo pode ser revelado, desde que não venha a ser ridículo se faz necessário expor ideais.

Grata pelo carinho deixado em meu blog. Estou bem sim amigo,

Bjss

20 de outubro de 2019 às 14:28  
Blogger saudade disse...

Por mais que concorde com o que escreves. Haverá sempre alguém que não faz o esforço para te conhecer por dentro, porque simplesmente já te rejeitou pela tua aparência...
O exterior qualquer um vê, o interior só as pessoas especiais têm esse direito....
Boa semana
Beijo

21 de outubro de 2019 às 16:16  
Blogger CÉU disse...

Olá, meu amigo!

Seria mto bom k todos nós não vivêssemos de aparências. Várias são as causas para tal atitude, e acho k não podemos generalizar, mas podemos aconselhar e opinar.
A rejeição é uma das causas principais, acho eu, mas há quem, por opção, seja um pouco antissocial e viva mto bem no seu mundinho.
O exterior, por vezes, até prejudica o interior e o contrário tb acontece, mas saibamo-nos aceitar, tal como somos.

Creio k os textos, que você escreve são reflexões pra nós e pra você, também, pois estamos todos em fase de construção.

Gostei mto da música, k já conhecia, e k é daquelas imortais. O vídeo tem imagens lindas e letra, tb. Cada um deve fazer do seu jeito, sem prejudicar o outro, em minha opinião.

Não sabia que Elvis tb cantava essa canção, k já estive escutando. Que voz poderosa! Sinatra, tb a interpretou, e creio mesmo que foi ele um dos primeiros a fazê-lo. Grata por esse belo momento musical.

Abraços para você e boa semana.

21 de outubro de 2019 às 20:06  
Blogger CÉU disse...

Hoje, meu comentário entrou, diretamente, sem fazer verificação de nada. Ainda bem!

Tudo de bom!

21 de outubro de 2019 às 20:07  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Bom dia de paz, Árabe!
Sigo discretamente seu blog.
O texto acima eu não quis e nao posso deixar de comentar
É de uma inteligência emocional
maravilhosa, gigante.
Super bem escrito e contendo verdades incontestáveis. Quem não se sente, não sabe expressar seus sentimentos é uma pessoa recalcada, frustrada, alienada ate. Vive no mundo da lua e me parece ser um extra terrestre. Mostra pouca inteligência emocional e equilíbrio. Por que digo isto?
Há anos eu não me questionava, vivia uma vidinha medíocre. Sem dar valor aos meus sentimentos reais. Educação repressora onde tinha que engolir o que sentia e ainda mais que tudo se ve como "pecado" , Gente perversa, modeladora de massa. Até que um dia um amigo me abriu os olhos para enxergar o outro lado de mim, a vertente fo que pecado real, como falar mal dos outros sem ser verdade, por exemplo.
Na Espiritualidade, quem não fala de si com naturalidade, quem não sabe reconhecer suas emoções, sensações, realizações ou outros, é um travado.
Quando me amei de verdade sei falar do que
Sinto sem constrangimento algum. Sou apenas po... Tenho muito valor, entretanto.
Desculpe-me ter sido longa.
Foi a amiga Céu que me recomendou seu texto excelente. Sou grata a ela por ser mais uma que alarga horizontes, como você, e forma mentes saudáveis...
Até sentimentos íntimos expressos mostram nossa sanidade.
Aqui aprendi muito. Sou-lhe grata.
Muito obrigada por tão nobres e perfeitos questionamentos.
Tenha dias felizes!
Abraços fraternos de paz e bem

22 de outubro de 2019 às 09:11  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...


As pessoas não tem mais tempo pra ver o outro, por mais que alguém se exponha , a criatura só vai enchergar o que achar proveitoso para si.

É por essas e outras que eu me exponho pra cachoeira essa sim merece me ver totalmente despida kkkkkk

Beijãozão pra tu.

Joelma

22 de outubro de 2019 às 11:08  
Blogger Daniela Silva disse...

Este post,para mim, tem todo o sentido.


Beijinho | danielasilva-oficial.blogspot.pt

22 de outubro de 2019 às 11:48  
Blogger Marina Filgueira disse...

Como siempre un texto maravilloso, la desnudez del cuerpo, creo que es solo una metáfora. Desnudar el alma es lo más bello del mundo y nos acerca a la felicidad.
Un abrazo y mi gratitud.

Se muy, muy feliz.

22 de outubro de 2019 às 16:39  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto muito sábio sobre os sentimentos que estou a tentar absorver.
Os meus sentimentos exponho-os para quem amo e rodeia, mas não tanto para outros que não conheço bem.
Tenho reservas em expor-me, porque nem sempre encontro almas gémeas e cada vez mais a sociedade é fechada e não propensa a troca de ideias, o que lamento.
O mundo mudou muito e nos grandes meios as pessoas em geral mal se falam (e a maioria vira o rosto).
Eu por ser espontânea e gostar de conversar, ultimamente inibo-me mais um pouco, porque já fui apelidada de "faladora", o que para mim representa apenas o gosto que tenho em estar e dar-me com os outros.
Lindas a música e a interpretação da grande Celine Dion.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

22 de outubro de 2019 às 17:06  
Blogger CÉU disse...

Olá, meu amigo!

Muito obrigada por me ter enviado o link do vídeo, que eu disse não conhecer e não conhecia mesmo.
Elvis era um homem mto lindo, tinha uma voz poderosa, afinada e era muito macho-rs. O "rei" adorava se enfeitar e se mostrar glorioso para todo o mundo, e sobretudo para as mulheres. Enfim, morreu jovem, pois o coração não resiste a tanto.
Adorei a forte interpretação dele. Obrigada!

Falei de seu texto pra Rosélia, que sabe ler, escrever e contar-rs, como se diz por cá, sobre pessoas com cultura geral alargada, e ela, humildemente, veio até seu espaço. Lindo e nobre gesto, você não acha? Gostei mto de ler o comentário dela escrito com as mãos, logicamente, mas sobretudo com o coração. Ela tem blogs fantásticos, onde escreve o que lhe canta a alma, mas lhe aconselho, amigo Árabe, dois: "Meu Mundo Azul" e "Escritos d' Alma". Lá, ela fala do amor com sabedoria e propriedade, mostra seu interior e seu rosto, sem problema algum, pois não é doentiamente reservada-rs, não tem baús, nem cofres, nem tabus, nem gavetas, nem malas, nem maletas -rs, onde esconde as suas virtudes e defeitos. É plural, NADA RECALCADA, e isso faz dela uma pessoa diferente e melhor. Bolor, nem pensar-rs. Queremos mentes sãs, arejadas e em paz, com "z", claro (as professoras tudo veem -rs). Um ou outro probleminha, que vá surgindo, a Rosélia os vai aceitando, resolvendo e ultrapassando com arte e engenho. Sei que você visitará um desses blogs e tenho a certeza, que irá adorar. Depois, me conte. Ela faz posts mto extensos, pke gosta de se expor e de falar de seu mundo, mas eu sei que você lê tudinho e sabe ser agradavelmente sucinto.

Abraços pra você e família e uma luminosa semana.

22 de outubro de 2019 às 19:04  
Blogger Delas&Deles ou ViceVersa disse...

Árabe,
Encantada com mais esse
maravilhoso escrito.
Bela ins piração.
Bjins
CatiahoAlc.

23 de outubro de 2019 às 11:25  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia. Entretanto, assim acontece a maior parte do tempo: esperamos que nos entendam, embora muitas vezes não nos demos a conhecer! Concordo com você: a música e o vídeo são lindos, sim! Bom resto de semana, obrigado.

24 de outubro de 2019 às 23:01  
Blogger O Árabe disse...

Por mais incrível que pareça, não é, Chica? Temos mais pudor de mostrar a nossa alma, do que o nosso corpo! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

24 de outubro de 2019 às 23:02  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Piedade, pela amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, bom resto de semana.

24 de outubro de 2019 às 23:03  
Blogger O Árabe disse...

Realmente, Majo, este é um tema que me fascina: as reservas que temos, o cuidado de não mostrar como realmente somos... e, ao mesmo tempo, o desejo de sermos entendidos. Muito boa a interpretação da Celine Dion, não é? E eu adoro essa música! Bom resto de semana, amiga; meu abraço.

24 de outubro de 2019 às 23:07  
Blogger O Árabe disse...

Carinho que você bem merece, Diná! E fico feliz, amiga, por sua recuperação. Quanto ao comentário, concordo: nem tudo pode ser revelado, mas devemos expor os nossos ideais. Meu abraço, bom resto de semana; obrigado.

24 de outubro de 2019 às 23:09  
Blogger O Árabe disse...

É como disse o Pequeno Príncipe, Saudade: "o essencial é invisível para os olhos". :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

24 de outubro de 2019 às 23:11  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Céu: os textos também me fazem refletir... e muito, porque todos estamos em fase de construção contínua. Eis algo que escrevi: "O homem não consegue falar a si mesmo, senão quando finge falar aos seus irmãos"; talvez assim seja, não é? :) Essa interpretação de Elvis, no seu último show, é, com certeza, a minha música favorita de todas! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

24 de outubro de 2019 às 23:15  
Blogger O Árabe disse...

Sobre o outro comentário, Céu, fiz questão lhe mandar a música, porque a acho muito especial, e Elvis, talvez por sua própria história, a canta de uma forma única, com todo o coração. Um segredo: é a gravação que pedi para ser tocada, no meu último adeus. Quanto à Rosélia, agradeço a sua recomendação e concordo com o que você disse sobre ela, até porque já dei uma espiada nos blogs e me agradaram muito; devo estar comentando por lá na segunda ou terça, como sempre faço. Sou um homem de hábitos... ou um velho chato e reacionário, quem sabe? :) Meu abraço, amiga; fiquei feliz em saber que o problema nos comentários já está resolvido!

24 de outubro de 2019 às 23:23  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosélia, por estar em nosso oásis e pelo gentil comentário que nos deixou! Concordo com o que você disse, especialmente com uma frase, que achei ótima: somos apenas pó... temos muito valor, entretanto! É exatamente assim que penso. Pode estar certa de que aprendemos juntos; gostei muito dos seus blogs e em breve estarei comentando por lá, pode esperar! :) Meu abraço, e volte sempre; o oásis é nosso! Bom resto de semana, amiga!

24 de outubro de 2019 às 23:28  
Blogger O Árabe disse...

Fiquei com inveja desse banho de cachoeira, Joelma... já faz muito tempo que tomei um! :) Quanto ao comentário, você disse algo que (infelizmente) é a pura verdade: as pessoas já não se preocupam muito em ver o outro. :( Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

24 de outubro de 2019 às 23:31  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Daniela; ainda bem que ainda existem pessoas que pensam assim! Meu abraço, bom resto de semana.

24 de outubro de 2019 às 23:32  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy, pela amizade e companhia constantes. Bom resto de semana, meu abraço!

24 de outubro de 2019 às 23:32  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marina! E deixe-me repetir (ou traduzir:) esta frase: "... desnudar a alma é a coisa mais bela do mundo... e nos aproxima da felicidade!". Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

24 de outubro de 2019 às 23:34  
Blogger O Árabe disse...

Mais um belo e sensato comentário, Ailime! Sou forçado a concordar com você: "Tenho reservas em expor-me, porque nem sempre encontro almas gémeas e cada vez mais a sociedade é fechada e não propensa a troca de ideias, o que lamento. O mundo mudou muito e nos grandes meios as pessoas em geral mal se falam (e a maioria vira o rosto).". Mas não se deixe inibir, amiga! Continue expondo os seus sentimentos, não apenas falando, mas também através de seus belos versos! Meu abraço, bom resto de semana; obrigado!

24 de outubro de 2019 às 23:38  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Cátia, pela amizade e gentileza. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

24 de outubro de 2019 às 23:39  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Visitando e conhecendo. Gostei muito do seu blogue. Esta publicação é maravilhosa

Deixando cumprimentos poéticos

25 de outubro de 2019 às 16:32  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom. Mais um belíssimo ensinamento.

Abraço, amigo!

27 de outubro de 2019 às 17:31  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ricardo. Volte sempre, amigo; o oásis é nosso. Meu abraço, boa semana!

28 de outubro de 2019 às 15:01  
Blogger O Árabe disse...

Ensinamento e aprendizado, Fa... sempre aprendendo juntos! :) Grato, amiga, pela gentileza; meu abraço, boa semana!

28 de outubro de 2019 às 15:02  
Blogger Roselia Bezerra disse...

🌿🍁🍂🍀

28 de outubro de 2019 às 15:04  
Blogger CÉU disse...

Oi, amigo Árabe!

Mto grata, de novo, pelo envio do link de Elvis. Gostei imenso de o escutar e gostei do seu segredo-rs. Seu último adeus vai demorar mto ainda, tenho certeza, mas sua escolha musical foi mto boa. É importante a afirmação até na morte, creio eu, embora eu não a entenda.

A Rosélia ficará mto contente com sua visita e suas palavras, sempre gentis. Ela faz posts longos, mas bem interessantes, onde predominam o amor e a gratidão.

Abraços e boa semana.

28 de outubro de 2019 às 15:38  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky