O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 20 de março de 2020

FOLHAS E SEMENTES



A verdade é que não temos controle sobre a Vida.


E, muitas vezes, os ventos do destino nos carregam pelos ares, sem que possamos opor qualquer resistência; somos levados, sem saber até quando voaremos, ou aonde chegaremos.


Assim pode acontecer. São eventos imprevistos; acontecimentos que não aguardávamos e nos atingem de surpresa, levando-nos a caminhos onde não estava em nossos planos passar.


Nessas horas, podemos sentir-nos desamparados. Como se de nada adiantassem os nossos esforços e os nossos planos; como se uma simples rajada de vento mudasse a nossa vida.


E isto pode, realmente, acontecer. Qualquer um de nós pode ser arrastado por um turbilhão de acontecimentos; e carregado para muito longe, antes que, novamente, reencontre o chão.


Entretanto, o vento que arrasta as folhas é o mesmo que carrega as sementes; e diferentes serão os destinos de umas e das outras, durante o resto do tempo, quando passar o turbilhão.


Porque o vento não dura para sempre. E, quando passa, podemos novamente decidir os rumos que pretendemos seguir. É a nós mesmos, que cabe escolher se seremos folhas ou sementes.  

Lembremos, então, que a folha se deixa ficar, inerte e passiva, sobre o solo; e poderá ser carregada, por todos os vendavais que a atingirem. Jamais voltará a ter controle sobre si mesma.


Com a semente, porém, é diferente. Porque ela tem a vida em si; por isto, busca um pedacinho do chão, onde possa deitar as suas raízes. E, com a chuva e o sol, fortalece-se e germina.

Assim, conosco acontece. E eu vos repito: é apenas de nós que depende se seremos como as folhas, que renunciam à luta pelo crescimento; ou como as sementes, que reiniciam a sua vida.


Porque os ventos do destino sempre serão capazes de carregar-nos, quando menos esperarmos. Mas o lavrador prepara e semeia a terra, embora saiba que do clima depende a colheita.

Como o navegante sábio traça a nova rota, uma vez passado o temporal, podemos decidir os rumos que tomaremos, ao voltar ao solo, depois de sermos carregados pelos ventos do destino.


Sensato é o homem que não procede como as folhas, que se deixam ficar sobre o chão e secam com o tempo. Àquele que assim faz, como às folhas secas acontece, um dia a vida varrerá.

Sejamos, sim, como as sementes. Porque devemos sempre buscar o nosso espaço, para que possamos crescer e reconstruir as nossas vidas; assim, cultivaremos o nosso verdadeiro Eu.  

Que florescerá nos jardins da Eternidade.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_eddie_calvert_greenleaves_of_summer.mid

Link para música

Link para vídeo

Dedicado aos milhares de vítimas e milhões de pessoas que tiveram (e ainda terão) as suas vidas alteradas pela pandemia do Covid19.

40 Comentários:

Anonymous Lúcia Laborda disse...

Lindo posto e lindo vídeo! Deus tenha piedade nós!
Bom fim de semana, beijos

20 de março de 2020 às 22:34  
Blogger chica disse...

Desde a imagem tão bem escolhida às tuas lindas e sábias palavras,só posso dizer que adorei! E realmente não temos controle de nada ...Quando vamos numa direção, chegam ventos e tudo mudam...Mas vamos passar por mais essa! abração, saúde e tudo de bom,chica

21 de março de 2020 às 06:47  
Blogger saudade disse...

Que assim seja.... Sementes a crescer e flores a brotar.
Bom fim de semana

21 de março de 2020 às 14:41  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Li o texto com o qual concordo na íntegra. Nós, afinal, não somos nada. Corremos para um lado, corremos para outro, discutimos aqui e ali, e de repente: Fique em casa que chegou o coronavírus que é mortal.
Tudo pára. Clausura e nada de correrias.

Que Deus ajude aqueles que trabalham diariamente e arduamente por conseguir curar os infectado e tentar para a Pandemia

Um Santa noite

23 de março de 2020 às 17:40  
Blogger Amélia disse...

Tão belo e verdadeiro texto com imagem perfeita que adorei.
Deus nos ajude a ultrapassar rapidamente esta Pandemia que tanto nos está afetar
Abraço,uma feliz semana com saúde.

23 de março de 2020 às 18:30  
Blogger lenalima disse...

Grande verdade, as vezes é preciso algo assustador para nos despertar.
Realmente não somos nada.
Abraços!

23 de março de 2020 às 21:20  
Blogger chica disse...

Árabe, achei tão linda essa mensagem pra essa hora que vivemos, que levei como sementes de amigos pra lá!. Podes ver aqui:

https://canteiroqueunesementes.blogspot.com/2020/03/7-semente-mensagem.html

Obrigadão! abraços, chica ( acabou de entrar!)

24 de março de 2020 às 07:05  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Bom dia de paz e saúde, amigo Árabe!
Se o desânimo quiser nos rondar como o vento que arranca as folhas das árvores, sejamos fortalecidos na fé, na esperança e no Amor caridoso.
Muito boa a postagem do início ao fim.
Tenha dias abençoados e na proteção contra o vírus impiedoso!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

24 de março de 2020 às 09:30  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto muito belo com reflexões que me fizeram muito bem ler.
Agora que estamos no meio do turbilhão, aprendamos sobre a nossa pequenez, que não somos donos de coisa nenhuma, que não comandamos nada.
Apenas podemos usar de sensatez para ajudar a que a tempestade passe o mais breve possível.
Tenhamos disso esperança querendo ser semente " para que possamos crescer e reconstruir as nossas vidas; assim, cultivaremos o nosso verdadeiro Eu. ".
Obrigada, Amigo, pela forma tão eloquente e serena com que me transmitiu a sua mensagem.
Vídeo e música lindos!
Um beijinho e uma semana muito tranquila.
Boa saúde para si e sua família.
Ailime

24 de março de 2020 às 12:37  
Blogger Diná Fernandes disse...

Boa tarde querido Árabe,

Seu texto nos remete a profunda reflexão, não somos mesmo donos da nossa vida e nem de nada,
creio que temos muito a justificar nessa vida pecadora, somos grão de areia diante da força do pai, por isso creio que a qq momento teremos a queda desse terrível vírus.

boa tarde com esperança de melhores notícias,a nos alegrar.

bjs no coração.

24 de março de 2020 às 13:18  
Blogger Majo Dutra disse...

Amigo muito estimado.
Em primeiro lugar, louvo o extraordinário dom que possuis de idealizar e elaborar estas magníficas composições éticas, em jeito de parábolas.

Concordo com o desenvolvimento do tema, entretanto há muita gente a sofrer e também há muita gente que não cumpre as normas de assepsia recomendadas, por ignorância. É triste ver como parecem ter vergonha de usar máscara... Parece mentira, mas é verdade...

Não tenho jeito para folhinha caída... O stress dá-me para ficar hiper-ativa... Atiro-me às limpezas e culinária... Srrssss...
Para me protegerem os meus amores não me visitam... 😟 telefonam todos os dias...

Foi interessante escolhermos 'Green Leaves', para acompanhar temas diferentes...
Também sou fã de Sara Brightman, uma voz que devia permanecer sempre pura, como quando se revelou no Fantasma da Ópera.

Continuação de dias plenos de inspiração, humanidade e sabedoria.
Que tudo te decorra da melhor maneira. 🌼
O meu abraço da melhor amizade.
~~~~~~~~

24 de março de 2020 às 16:17  
Blogger Maria Luzia disse...

Somos tão pequenos, tão frágeis diante das vontades do Divino! Estamos tendo todo o tempo do mundo, para refletir sobre nossas atitudes, no apego exagerado, muitas vezes por coisas tão insignificantes. Tempo para conversarmos com Deus e ser grata por tudo... Meu amiguinho, tudo lindo, muito gostei! fica com Deus, saúde e cuide-se, por favor! Abração e obrigada!

24 de março de 2020 às 19:10  
Blogger Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Vim lá do blog da Chica vê esse texto na íntegra. Muito pertinente e sábias suas colocações e, após esse momento difícil, devemos ser sementes para o amor, a união e a precaução continue a florescer. Parabéns pelo blog!
Beijos carinhosos!

24 de março de 2020 às 23:03  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Mais um bom texto para nos fazer refletir!
Aproveito para desejar a continuação de uma boa semana!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

25 de março de 2020 às 11:42  
Blogger Margarida Pires disse...

Obrigada por palavras tão reflexivas.
Que a luz divina ilumine nossas sementes.
E que florescêssemos todos em amor.
Um beijinho florido.
Megy Maia🌈

25 de março de 2020 às 19:10  
Blogger Mariazita disse...

Perdoa a minha ausência, mas tenho estado - e continuo - doente. O corona não me atacou... é uma das minha infecções pulmonares habituais (eu já lhes chamo habituais porque visitam-me duas e três vezes em cada Inverno. Esta foi das fortes, e desde o dia 9 que não saio de casa. A disposição não é das melhores, como podes calcular, e os próprios medicamentos nos põem em baixo.
Mas enfim, temos que reagir e tentar fazer uma vida tanto quanto possível normal (o pior é a tosse, que não me larga e me pões exausta)

A tua reflexão está excelente e perfeitamente adequada aos tempos difíceis que estamos vivendo.

Olha, amigo, já tentei várias vezes mandar-te mensagens pelo WhatsApp, mas o número que forneceste deve estar errado... ou então estás a fazer confusão e não tens o WhatsApp instalado... Será?
Por favor vê o que se passa e diz-me qualquer coisa, ok?

Que tudo esteja bem contigo, e bem longe de vírus...


Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

26 de março de 2020 às 09:32  
Blogger Jeanne Geyer disse...

olá, gostei muito do blog, teu estilo assemelha ao que gosto de ler.
pena que não tem como seguir, mas vou voltar assim mesmo, gostei muito daqui.
Te convido a conhecer o meu blog, abraço.

https://espiritizareamar.blogspot.com/

26 de março de 2020 às 18:37  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lucia, e que assim seja: que Ele tenha piedade de nós! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

27 de março de 2020 às 11:45  
Blogger O Árabe disse...

Vamos, sim, Chica. E é aquele velho provérbio: "Quando você pensa que sabe todas as respostas, a Vida muda todas as perguntas". Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 11:47  
Blogger O Árabe disse...

Sempre, Saudade... aquelas que caem sobre o solo, servem de adubo para as novas que brotam! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 11:48  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Ricardo; não somos nada, diante dos sopros do destino. Aqui em casa, temos 15 dias de clausura, sim; e vamos ficar mais alguns! Meu abraço, amigo; obrigado, bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 11:51  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Amélia! Que o sopro de Deus nos livre desta praga, que os governantes não são capazes de afastar! Bom ver você de volta, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

27 de março de 2020 às 11:53  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, lena! E o pior é que, muitas vezes, passado o susto, voltamos à inércia de antes! Continuamos a ser... nada! :( Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

27 de março de 2020 às 11:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica! Sinto-me honrado, amiga; e aproveitei para conhecer o outro espaço.Muito bom! Meu abraço.

27 de março de 2020 às 12:02  
Blogger O Árabe disse...

Sábio conselho, Rosélia: "Se o desânimo quiser nos rondar como o vento que arranca as folhas das árvores, sejamos fortalecidos na fé, na esperança e no Amor caridoso.'. Muito bom, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 12:05  
Blogger O Árabe disse...

Impossível não concordar com você, Ailime: "Agora que estamos no meio do turbilhão, aprendamos sobre a nossa pequenez, que não somos donos de coisa nenhuma, que não comandamos nada.
Apenas podemos usar de sensatez para ajudar a que a tempestade passe o mais breve possível.". Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 12:10  
Blogger Roselia Bezerra disse...

🙏😇😘

27 de março de 2020 às 12:10  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Diná; que o Coração do Universo venha em nosso socorro, porque nada mais somos do que grãos de areia, diante do Infinito! Meu abraço agradecido, amiga; bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 12:11  
Blogger O Árabe disse...

Grato, pela gentileza, Majo. E saiba que você não está só: culinária, não; mas limpeza, aqui em casa, tenho feito... e muita! :) Interessante, mesmo, a coincidência das músicas...talvez pela convergência dos temas. :) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 12:20  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Maria Luzia: que estes dias de isolamento forçado nos ajudem a pensar na Vida e no Coração do Universo, em toda a Sua plenitude! Bom saber que você gostou, amiga; e se cuide, também. Vamos fazer a nossa parte! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 12:22  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, amiga Poetisa, pela visita; volte sempre, o oásis é nosso! E sejamos, sim, sementes; o mundo florescerá melhor! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

27 de março de 2020 às 12:24  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy, pela gentileza e amizade. Mau abraço, amiga; bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 12:24  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Meg: que possamos florescer no amor entre nós, com a benção do Coração do Universo! Obrigado, amiga, pela visita; volte sempre. Meu abraço, bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 12:27  
Blogger O Árabe disse...

Muito bom saber de ti, Mariazita; preocupava-me, justamente, por saber do teu problema de saúde. O meu zap é aquele, mesmo. Daí de Portugal, creio que o número seja 05571988784553; tenta, vamos esperar que dê certo. Ou, então, manda-me o teu, via e-mail. Cuida-te, amiga, e obrigado. Meu abraço, bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 12:30  
Blogger O Árabe disse...

Feliz pela visita e por saber que você gostou, Jeanne; em breve irei conhecer o seu blog, sim! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

27 de março de 2020 às 12:31  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rosélia. Meu abraço, bom fim de semana!

27 de março de 2020 às 12:32  
Blogger CÉU disse...

Um pertinente texto, amigo Árabe! Sejamos como sementes.
Gostei da música que não conhecia e do vídeo, tb. Quem não gostaria de viver para sempre?

Abraços e tempos de esperança.

27 de março de 2020 às 21:29  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Céu! Fico feliz em saber de ti, amiga; ainda mais com essa situação aflitiva que atravessa nosso Portugal... e quase todo o mundo, aliás. Sejamos, sim, como sementes... assim, não passaremos em vão. Lindo esse vídeo, não é? Meu abraço, bom fim de semana!

28 de março de 2020 às 15:37  
Blogger Filha de José disse...

Concordo com sua reflexão.
O vento vai passar.
E que nós possamos permanecer de cabeça erguida.

Abraço.

30 de março de 2020 às 11:01  
Blogger O Árabe disse...

Sempre. Até porque há uma parte de nós à qual pertence a Eternidade. Obrigado, amiga; meu abraço, boa semana.

30 de março de 2020 às 16:24  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky