O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 3 de julho de 2020

AS VOSSAS OPÇÕES


Muitas vezes, a felicidade é uma questão de opção.

Podeis sentir-vos tristes, porque as circunstâncias não vos permitem sair e passear pelas ruas, como gostaríeis; ou alegrar-vos por estardes vivos e bem, em casa, junto à vossa família. 

Podeis estar desanimados, quando vos encontrais sós, encolhidos ao peso da solidão. Ou aproveitar esses momentos para ouvir as vossas músicas, ler os vossos livros e conversar convosco.

Porque é nestes momentos de solidão, que melhor escutamos o nosso verdadeiro Eu; e através dele, nos fala o Coração do Universo. É quando melhor e mais claramente ouvimos a Sua voz.

A felicidade e a tristeza fazem parte das nossas escolhas. Porque podemos escolher entre sofrer pelo que gostaríamos de ter, ou ser felizes por aquilo que temos; entre a frustração e a gratidão.

Isto eu vos tenho dito, ao longo de todos estes anos. E, entretanto, observo que continuais a abater-vos, diante dos percalços da vida; quando tendes, em vós mesmos, a força para seguir em frente.

Sois como o homem que, com as próprias mãos, cultivou um jardim florido e perfumado. E, em vez de desfrutar da sua beleza e do seu aroma, sente-se amargo, porque nele não há uma orquídea.

Ou como aquele que desfruta de um teto protetor e amigo, sobre a sua cabeça. E, quando deveria agradecer por essa benção, reclama acidamente dos pingos de chuva, que entram por uma telha quebrada.

Dizeis buscar a felicidade. Todavia, na maioria das vezes o que fazeis é afastá-la de vós. Porque a buscais em vosso exterior; quando, em verdade, apenas a podereis encontrar dentro de vós mesmos.

Escutai o pássaro, que canta no arvoredo; e, em seu trinar, ouvireis o som da felicidade. Mas, se imaginardes armadilhas para prendê-lo e ouví-lo por todo o tempo, conhecereis apenas a ambição.

Entregai-vos ao Amor; e em vosso coração a Felicidade fará a sua moradia. Porém, se vos perderdes nas dúvidas e inquietações, a expulsareis de vós; e, em seu lugar, ireis hospedar o sofrimento.

Sim; é da vossa natureza, colher a rosa bela e perfumada, para ofertá-la àquela a quem amais. Lembrai-vos, contudo, de que, se o fizerdes, amanhã naquele galho restarão apenas espinhos.

Melhor faríeis, portanto, se pela mão tomásseis a vossa amada e a levásseis para ver a rosa e aspirar o seu perfume. Assim (quem sabe?) criaríeis, talvez, um hábito que vos uniria ainda mais.

Eu vos repito: a felicidade é uma questão de opção. Sempre tereis motivos para serdes felizes, e razões para sentir-vos tristes; é entre a felicidade e a tristeza, que ocorre o aprendizado.

E, em cada dia, escolheis a vossa opção.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_la_vida_es_bella.mid


Link para música

Acho que todo mundo sabe: eu adoro este vídeo

26 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe; gratidão sempre! Porém, todo confinamento por muito tempo, leva a depressão. É uma consequência.
Belo post! Bom fim de semana! Beijos

3 de julho de 2020 às 22:24  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Muito bom. Gostei muito de ler estes conceitos de amizade. Deixo o meu elogio
Estar em casa nbão me custa nada. Tenho tv, computador, Saúde, comida (saio para a ir buscar ao hipermercado). Um jardim (da junta de freguesia - praceta ) em frente à minha casa. O que querer mais? Sou feliz.
.
Fim de semana de Paz e bem
Cumprimentos

4 de julho de 2020 às 06:59  
Blogger chica disse...

Que linda mesnsagem,Árabe! Bom saber que podemos escolher, optar por ser ou não feliz...Cabe a cada um! Legal! abração, ótimo fds!

4 de julho de 2020 às 08:27  
Blogger Gracita disse...

Que mensagem espetacular
O poder da escolha está em nós. Façamos então a opção que melhor nos aprouver
E eventualmente as consequências de nossas escolhas são de nossa responsabilidade
E o discernimento há de nos levar à melhor opção
Um abraço

Obrigada pela visita ao Sonhos e Poesia

4 de julho de 2020 às 19:23  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

A partir do momento que temos escolhas podemos comparar e assim saber o que é melhor, mesmo que nossa escolha seja errada, aprenderemos....luz e escuridão, sorriso e lágrima , música e barulho....mas pra gostar de um tem que conhecer o outro.....faz parte, lembrando que a luz em algumas ocasiões pode ofuscar a visão, o sorriso pode ser falso, a musica pode não ter uma melodia que agrade....tudo é uma linda variável que compõe a vida.

Beijooooooo

Joelma

4 de julho de 2020 às 21:44  
Blogger saudade disse...

Bonita reflexão. E tens toda a razão...

5 de julho de 2020 às 16:17  
Blogger São disse...

Também gosto muito do vídeo.

Das tua palavras sábias colho sempre paz ....

Bem hajas!

6 de julho de 2020 às 14:55  
Blogger CÉU disse...

Um excelente texto, tal como os anteriores.
Boa música e vídeo. Abraços.

6 de julho de 2020 às 15:04  
Blogger ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

É verdade meu amigo...
Escolhemos em qual das mãos segurar:
se as da tristeza ou as da alegria...

Abraço imenso...

6 de julho de 2020 às 22:12  
Blogger Himawan Sant disse...

Un hermoso mensaje moral ... y estoy de acuerdo en que la felicidad en realidad se obtiene y proviene de nuestros propios pensamientos. Si podemos estar agradecidos por lo más mínimo, nos sentiremos felices.

7 de julho de 2020 às 00:37  
Blogger Fá menor disse...

Os seus textos são sempre amparo, fortaleza e vigor para a nossa vida. Mais um texto que vem reforçar a minha visão do caminho a fazer. Muito grata!

Boa semana, amigo!
Beijos.

7 de julho de 2020 às 12:35  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto maravilhoso que adorei ler neste momento.
Bem verdade, é dentro de nós que temos de escolher entre a felicidade e a tristeza.
Por mais que falte o alento, a força do Coração do Universo nos impele a escolher a melhor opção. Depende de nós aceitá-la ou não. Apesar do isolamento atual, há quem esteja nestas circunstâncias a vida inteira. Agradeçamos a Deus por tudo o que temos e com força e perseverança vamos tentando que o nosso caminho seja mais leve e menos exigente.
Obrigada, Amigo, por esta excelente lição de vida.
Vamos sorrir como diz o lindíssimo vídeo. A música é maravilhosa também.
Um beijinho e continuação de boa semana, com saúde.
Ailime

7 de julho de 2020 às 13:20  
Blogger Juliana Lira disse...

Há uma música no Brasil que trata um pouco sobre isso:

"Haverá um dia em que você não haverá de ser feliz
Sentirá o ar sem se mexer
Sem desejar como antes sempre quis
Você vai rir, sem perceber
Felicidade é só questão de ser
Quando chover, deixar molhar
Pra receber o sol quando voltar"

Felicidade é só questão de ser, mas tbm é fato, na psicologia estudamos que algumas dores devem ser sentidas e externadas, é normal se sentir triste e é saudável. O que não dá é para ficar triste pra sempre, porque o sol deve voltar e os lutos devem terminar em algum momento.

Eu aprecio muito seus textos. A sua forma de ver o mundo é muito bonita. E me enriquece.

Bjuuus

BLOG >>> Reticências...

7 de julho de 2020 às 18:50  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia! Esperemos que não demore muito mais; a cada dia que passa, se torna mais difícil! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

9 de julho de 2020 às 15:45  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ryk@rdo; também agradeço a Deus por tudo que tenho e sou feliz, amigo. Mas, confesso, a gente sente falta daquela liberdade de antes. Levo desvantagem para você, porque não moro em frente ao jardim. :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

9 de julho de 2020 às 15:47  
Blogger O Árabe disse...

O importante é isso que você disse, Chica: a escolha cabe a cada um. :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

9 de julho de 2020 às 15:48  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Gracita, pela visita e pela gentileza de suas palavras. Volte sempre, o oásis é nosso! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

9 de julho de 2020 às 15:51  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma: quanto mais conhecemos, mais fácil e segura se torna a escolha. Interessante, como você consegue ser pragmática, sem deixar de ser lúdica! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

9 de julho de 2020 às 15:53  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Saudade. Prazer em vê-la de volta, amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

9 de julho de 2020 às 15:54  
Blogger O Árabe disse...

Acredita, São: a tua simples presença no oásis, também me traz paz. Obrigado, minha amiga; meu abraço, bom resto de semana.

9 de julho de 2020 às 15:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Céu; muito bom ver-te de volta, amiga; fazes falta! Meu abraço, bom resto de semana.

9 de julho de 2020 às 15:56  
Blogger O Árabe disse...

Grande alegria em revê-lo, professor! E grande verdade, também: nós mesmos escolhemos a tristeza ou a alegria, quase sempre. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

9 de julho de 2020 às 16:07  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Himawan, e inteiramente de acordo: se nos sentimos gratos pelo que temos, com pouco somos felizes! Meu abraço, amigo; bom resto de semana!

9 de julho de 2020 às 16:09  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Fa, pela gentileza e amizade de sempre! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

9 de julho de 2020 às 16:11  
Blogger O Árabe disse...

De todo o teu (belo) comentário, Ailime, peço licença para destacar: " Agradeçamos a Deus por tudo o que temos e com força e perseverança vamos tentando que o nosso caminho seja mais leve e menos exigente.". Acho que esta, amiga, é a receita ideal! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

9 de julho de 2020 às 16:13  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Juliana! Concordo inteiramente com você: "O que não dá é para ficar triste pra sempre, porque o sol deve voltar e os lutos devem terminar em algum momento."; tristeza e felicidade se alternam...e escolhemos qual perdura por mais tempo, em nós! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

9 de julho de 2020 às 16:15  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky