O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 31 de julho de 2020

GRATIDÃO



Agradeçamos, sempre.

Este é o caminho a ser seguido. Porque, embora nem a gratidão nem a revolta alterem as circunstâncias da vida, a primeira nos aquece o coração, enquanto a segunda gera a raiva que o abrasa.

Pois, se é certo que não temos controle sobre as pedras e flores que surgem em nosso caminho, é igualmente certo que controlamos as nossas reações; e são elas que fazem toda a diferença.

Imprevistos sempre ocorrerão. E não são eles que determinam o nosso rumo, mas as nossas reações. Como a rota do barco não depende apenas do vento, mas também da posição das velas.

O viajante que se apavora e amaldiçoa a sorte, ao julgar-se perdido na mata, nela se perderá cada vez mais; enquanto aquele que mantém a calma e busca o caminho, por certo o encontrará.

A verdade é que a vida traz e leva. Mas, para que algo nos seja levado, é preciso que antes nos tenha sido trazido; melhor do que lamentar a perda, é agradecer pelo tempo em que o tivemos.

E – por que não? – às vezes, é preciso agradecer a própria perda, pelas lições que nos ensina. É preciso agradecer às lágrimas; porque são elas, afinal, que nos fazem dar valor aos sorrisos.

Cultivemos, pois, a gratidão em nós. Porque o homem que agradece, é feliz pelo que tem; enquanto o que se revolta acalenta a frustração e não consegue encontrar a felicidade que procura.

Aquele que cultiva a gratidão, encontra a paz em si mesmo; e a espalha sempre ao seu redor. Já o homem que não sabe ser grato, traz a insatisfação e a intranquilidade à sua própria alma.

Sejamos gratos pelas pequenas coisas de todos os dias; das quais, na maioria das vezes nem nos damos conta, mas que nos fariam uma falta muito grande, se de repente nos fossem tiradas.

Sejamos gratos, em cada dia, por tudo que temos. A começar pela oportunidade de viver um novo dia; de sentir o vento nos cabelos, o sol na pele, a carícia da água durante o banho.

Sejamos gratos não só pelo que vemos, mas também pelo que sentimos. Pela existência de nossos seres queridos, pelo amor, pela alegria, pela esperança e pelos sentimentos; até pela saudade.

Sim; porque, na raiz de toda saudade, existem momentos de felicidade. Instantes divididos, emoções compartilhadas; belas lembranças, que mantêm junto a nós aqueles que já não o estão.

Gratidão; este, talvez seja o verdadeiro início do caminho para ser feliz. Porque o homem que é grato não inveja, não abriga a revolta ou a frustração; não intranquiliza o seu verdadeiro Eu.

E encontra em si a essência do Universo.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_autumn_rose.mid

Link música

Link vídeo

36 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Linda mensagem, Árabe! Na vida algumas palavras, para mim, são chaves que abrem portas: Gratidão, Fé, Esperança, Amor e Humildade. E todas elas se resumem ao Pai Celeste. Essa é a energia que dele emana e muitos não conseguem decifrá-las!
Belo vídeo e a música de fundo também!
Boa noite e bom fim de semana!

31 de julho de 2020 às 22:27  
Blogger chica disse...

Gratidão, uma palavra que deve estar em cada de nossos dias! lindo texto! abração e feliz agosto! chica

1 de agosto de 2020 às 08:11  
Blogger Gracita disse...

Que nosso coração transcenda em gratidão por tudo o que temos e recebemos
Um texto lindo e muito profundo. Perfeito para reflexão
Beijinhos e um bom fim de semana

1 de agosto de 2020 às 11:22  
Blogger Majo Dutra disse...

~~
GRATIDÃO SEMPRE!

Porém, por alguma razão, O todo poderoso omnisciente, omnipotente e omnipresente criou a inveja e a frustração...
Creio que, para em doses simples, obrigarem o homem a lutar pela vida, a superar-se, a conhecer os seus limites e a resignação...
Antigamente diziam que eram ''coisas do demónio'', admitindo a existência de dois Criadores...
O importante é a dose e a sensatez...
A 'Autumn rose'' é uma canção demasiado nostálgica...
Agradecer a vida é algo que torna feliz o homem que está bem... Infelizmente nem sempre acontece assim...
Um Agosto mais leve e auspicioso.
O meu abraço amigo.
~~~~~~~~

1 de agosto de 2020 às 11:44  
Blogger Olhos de Mel disse...

A gratidão, Árabe, nos deixa mais próximos de Deus. Belo post! Belo vídeo!
Bom fim de semana! Beijos

1 de agosto de 2020 às 15:29  
Blogger Lia Noronha disse...

Que sejamos sempre gratos por tudo que nos acontece...e por tdos que nos cercam.
a gratidão é mesmo a memória da alma...grata por existir querido amigo.abraços mil!!!

1 de agosto de 2020 às 22:15  
Blogger São disse...

Tenhamos sempre gratidão pela Vida, ao Grande Espírito!

Muito grata pelos teus belos ensinamentos, meu amigo.


Bem hajas!!

3 de agosto de 2020 às 11:32  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de sabedoria.
Se soubermos ser gratos a nossa vida será plena de paz.
Agradecer por tudo o que nos rodeia, pelas pessoas maravilhosas que amamos e nos amam, a saudade deixada pelas que partiram, a linda natureza que nos foi oferecida pelo Coração do Universo, tantas coisas que por vezes nos escapam. Até os momentos menos bons devem fazer parte do nosso reconhecimento, porque através deles aprendemos a enxergar melhor o que de bom nos acontece.
A linda canção de Roberto Carlos nos oferece um manancial de situações que deverão fazer parte do nosso agradecimento diário a Deus.
Foi um bálsamo para o meu coração ouvi-la agora enquanto lia seu belo texto.
Obrigada, Amigo.
Um beijinho e uma boa semana com muita saúde.
Ailime

3 de agosto de 2020 às 15:42  
Blogger Amélia disse...

Linda e profunda mensagem. GRATIDÃO
Palavra linda..,agradecer por tudo que recebemos.
Belíssimo vídeo.
Um abraço e feliz semana

3 de agosto de 2020 às 18:12  
Blogger Himawan Sant disse...

... às vezes, é necessário agradecer pela perda em si, pelas lições que ela nos ensina. Devemos agradecer às lágrimas; porque eles são, no entanto, o que nos faz apreciar sorrisos.

Eu realmente concordo com essa frase, meu amigo. Eu experimentei isso, onde estava chorando pela perda que senti, mas então percebi que havia uma grande sabedoria por trás do incidente.

Sua mensagem é sábia.
Estou feliz em encontrar o seu blog e conhecê-lo.
Saudações de amizade.

3 de agosto de 2020 às 22:59  
Blogger Luiz Gomes disse...

Bom dia Árabe. Infelizmente gratidão é uma palavra esquecida e pouco usada nesses dias. Sou grato a Deus pela sua vida e a oportunidade de me dar um amigo como você. Boa terça-feira.

4 de agosto de 2020 às 07:58  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de muita paz, amigo Árabe!
"... aquele que mantém a calma e busca o caminho, por certo o encontrará."...

Deus nos envia anjos que nos mantém firmes na calma e na paz de espírito até mesmo quando a saúde abala.
Antes de vir aqui, atravessei a sala, olhei para fora e agradeci a Deus pela vida que pulsa em meu ser.
A gratidão nos leva a sermos um pouco justos com Deus. Ele nos dá tanto e tanto.

"existem momentos de felicidade. Instantes divididos, emoções compartilhadas; belas lembranças, que mantêm junto a nós aqueles que já não o estão."

Muito lindo esse parágrafo!
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem
P.S. Apesar de não comentar, ouço as músicas e gosto de muitas por aqui...

4 de agosto de 2020 às 12:26  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Quando entendemos a nossa condição de aprendiz, tudo fica mais fácil, os questionamentos vão ser apenas instrumentos para evolução pontuados em observações reais,a fé ,a gratidão e a esperança estarão lado a lado na caminhada não apenas em uma estampa na camiseta.

Beijos

Joelma

4 de agosto de 2020 às 18:39  
Blogger silvioafonso disse...

Fala meu camarada...
Tenho defendido a rapaziada no
meu pedaço, pelo menos contando
histórias, fando da gente. Enfim
deixando a mulherada com um
tiranossauro dependurado no lóbulo
da orelha.
Estou fazendo a minha parte antes
que pensem que a gente só presta
para pagar conta e carregar sacola.
(risos)
Um abraço, Árabe. (e eu que pensava
que não sabia outra língua. Acabei
falando, digo, escrevendo ÁRABE.)

5 de agosto de 2020 às 17:26  
Blogger Lia Noronha disse...

A gratidão é mesmo a memória da alma...precisamos mais e mais exercitá-la.
Adorei o seu texto,árabe...como sempre edificante!!
Abraços carinhosos meus.

5 de agosto de 2020 às 17:30  
Blogger Smareis disse...

Boa noite Árabe!
Um texto de grande ensinamento.
A gratidão é o maior combustível para o coração. Sempre que tenho vontade de reclamar, eu logo reflito sobre tantas coisas lindas que já aconteceu na minha vida, a benção de estar viva, e agradeço imensamente ao Criador. Gratidão sempre!

Abraços!
Boa semana Árabe!
Boa noite!

5 de agosto de 2020 às 18:38  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lúcia! E concordo: acho que essas palavras abrem muitas portas, sim; não apenas ao nosso redor, mas também em nossos corações. Bom saber que você gostou, também, das músicas; eu gosto muito! Bom resto de semana, meu abraço.

6 de agosto de 2020 às 11:51  
Blogger O Árabe disse...

Admiro o seu poder de síntese, Chica! É isso mesmo: a gratidão deve estar, sempre, em nossos corações. Meu abraço, amiga, e que agosto lhe seja a gosto! :) Obrigado, bom resto de semana.

6 de agosto de 2020 às 11:52  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Gracita; em todos os dias! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

6 de agosto de 2020 às 11:54  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Majo: o importante é a dose... e a sensatez. Mas sentir-se grato é algo que faz muito bem à alma, sem dúvida! Autumn Rose é nostálgica, sim... mas é linda, não? :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

6 de agosto de 2020 às 12:00  
Blogger O Árabe disse...

Resumiu bem e disse tudo, Olhos de Mel! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

6 de agosto de 2020 às 12:01  
Blogger O Árabe disse...

Eu é que sou grato, Lia, pela gentileza e amizade! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

6 de agosto de 2020 às 12:04  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, São: a vida é algo que devemos agradecer, todos os dias! Obrigado, querida amiga; bom resto de semana, meu abraço.

6 de agosto de 2020 às 12:06  
Blogger O Árabe disse...

Sabedoria, Ailime, encontrei nesta tua frase: "Se soubermos ser gratos a nossa vida será plena de paz.". É bem por aí mesmo, amiga; a gratidão traz paz, ao nosso coração! Muito bom saber que você gostou da música do Roberto; esta é a minha intenção, quando as escolho. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

6 de agosto de 2020 às 12:09  
Blogger O Árabe disse...

Bem isso, Amélia: agradecer... por tudo que recebemos! E o vídeo é muito bom, sim. Obrigado, amiga, meu abraço; bom resto de semana.

6 de agosto de 2020 às 12:11  
Blogger O Árabe disse...

Posso lhe garantir que a recíproca é verdadeira, Himawan; estou adorando conhecer a a Indonésia, através do seu (belo) blog! Quanto à perda... sim, ela nos torna mais sábios e nos faz valorizar mais o que temos! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

6 de agosto de 2020 às 12:21  
Blogger O Árabe disse...

Eu que agradeço, Luiz; são amigos como você, que me dão o ânimo de continuar escrevendo e mantendo o nosso oásis. Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

6 de agosto de 2020 às 12:22  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosélia! Bom saber que você gosta das músicas, amiga, e gostei muito do seu comentário, do qual destaco: "Antes de vir aqui, atravessei a sala, olhei para fora e agradeci a Deus pela vida que pulsa em meu ser. A gratidão nos leva a sermos um pouco justos com Deus. Ele nos dá tanto e tanto.". É bem por aí, mesmo! :) Meu abraço, bom resto de semana.

6 de agosto de 2020 às 12:24  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma! Acho que a primeira condição para aprendermos, é reconhecer que somos todos aprendizes; pena que o orgulho dificulte isso, na maioria dos casos. E, realmente, a gratidão fica bem melhor em nossa alma, do que na camiseta; apesar de você desenhar algumas ótimas! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana

6 de agosto de 2020 às 12:27  
Blogger O Árabe disse...

Esta semana, Sílvio, recebi um presente que me deixou muito feliz: o seu Elos, que devorei rapidamente; gosto muito do seu jeito despachado e elegante de escrever. Agora... você tem certeza que a nossa maior finalidade não é pagar conta e carregar sacola? Pelo menos pra elas, né? :) Meu abraço, amigo; bom resto de semana!

6 de agosto de 2020 às 12:30  
Blogger O Árabe disse...

Gostei muito desta frase, Lia: "A gratidão é mesmo a memória da alma...precisamos mais e mais exercitá-la.". Assino em baixo, amiga! Bom resto de semana, meu abraço.

6 de agosto de 2020 às 12:31  
Blogger O Árabe disse...

Grande alegria em rever você, Smareis! E achei excelente a receita: recordarmos sempre, tudo de bom que já recebemos... é o melhor caminho para a gratidão! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

6 de agosto de 2020 às 12:33  
Blogger Fá menor disse...

Que texto tão belo, que me encheu o coração! Muito grata por tão boas palavras de vida!
Beijinhos, bom amigo!

6 de agosto de 2020 às 12:37  
Blogger Himawan Sant disse...

Agradeço a vossa apreciação pelo meu blog, meus amigos árabes. Eu também admiro seu blog.
Boas atividades e desejo felicidade sempre.

7 de agosto de 2020 às 00:03  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Fa, por toda essa amizade e gentileza. Bom saber que você gostou, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

7 de agosto de 2020 às 10:33  
Blogger O Árabe disse...

Não agradeça, Himawan; é merecida! Meu abraço, amigo; bom fim de semana.

7 de agosto de 2020 às 10:34  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky