O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

UMA PARTE DE NÓS

 


Existe uma parte de nós que se recusa a envelhecer.

Que passeia entre as flores da primavera, quando as folhas amarelas do outono já cobrem o chão; que sente um leve calor de verão, ainda que já não possa negar a chegada do frio de inverno.

Que mantém a capacidade de sonhar, apesar de todas as desilusões que já conheceu; que tem saudades dos sonhos que se foram, mas não desiste de acalentar novos sonhos em sua alma.

Que conserva o fogo da paixão, embora o sinta abrandado sob as cinzas da acomodação; que ri com o entusiasmo e a esperança da criança, mesmo que chore as lágrimas saudosas do idoso.

Existe uma parte de nós que persiste em continuar aprendendo, dia a dia; acumulando novas experiências e descobrindo um mundo sempre novo, que se torna mais amplo a cada aprendizado.

Que reconhece as limitações do corpo, mas sabe que não atingem o espírito; que é capaz de voar por entre as estrelas, mesmo quando já não pode dar os passos que o levariam pelo caminho.

Que nos faz ouvir a melodia da Vida, mesmo quando já se dissiparam as notas da juventude; e às vezes nos traz os seus ecos longínquos. Que torna forte a alma, quando o corpo enfraquece.

Há uma parte de nós, onde o sol jamais se põe. Que, mesmo no anoitecer de cada dia, nos faz ter fé no novo amanhã, ainda que não saibamos qual será o último. Que nos faz seguir em frente.

Há uma parte de nós, de onde brota o riso alegre; que nos consola e conforta, quando as lágrimas nos correm dos olhos. Que produz o mel das lembranças, para aliviar o amargor da saudade.   

Há uma parte de nós que é sempre criança. E, por isso, se encanta com as flores, o crepúsculo e o alvorecer. Que corre pelas ruas, com o vento nos cabelos, e a liberdade no coração.

Há uma parte de nós que desafia a lógica e se deixa guiar pelo sentimento. Por isto, nos leva nas mais lindas viagens e nos faz acreditar nos truques de mágica, que sabemos impossíveis.

Sim; há uma parte de nós que talvez não acredite em fadas e anjos, mas confia na sorte e na magia; que sabe que um dia partiremos, mas alimenta a oculta esperança de que tudo permaneça.

E esta, eu vos asseguro, é a parte melhor de nós; é a que faz de nós o que somos, que nos distingue entre toda a Criação. Que nos sustenta em cada dia, que nos leva à Mansão do Amanhã.

Esta é a parte que nos faz sentir vivos; que nos faz apreciar as artes, buscar a solidariedade, alimentar os melhores sentimentos. Que nos leva a cultivar o perdão, a tolerância, a paz e o amor.

É o nosso verdadeiro Eu.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_eddie_calvert_autumn_leaves.mid

Link música

Link vídeo

 

40 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Sabe, Árabe? Eu entendo essa desesperança. Um vez, li, não lembro onde, que a vida só acaba quando paramos de sonhar. É quando nos sentimos sozinho e perdidos. Por isso digo: Ainda que acordado, mantenha seus sonhos vivos. Acredite em você e que essa parte boa, saudável, consiga superar a outra. Acho que esse tempo longo de reclusão, tem esse lado ruim: nos faz deprimir, tolhendo nossos passos, nossa capacidade de decidir onde e quando queremos ir. Não se permita isso, por favor! Essa atitude só vai lhe fazer cada vez mais, se perder de você mesma. Já está passando da hora, de tomar as rédeas do controle da sua vida. Ela é sua! E a direção dela só cabe a você. Ainda que tudo seja em nome da sua proteção. É através do medo, que se começa e dominar e escravizar as pessoas.
Chorei muito lendo o post e depois, assistindo o vídeo. Por sinal, muito lindo! Adoro essa musica!
A idade chega pra todo mundo, mas o que difere é a capacidade de encarar isso. Ser idoso, sim! Mas ser velho é uma condição que nos tira toda e qualquer perspectiva de ir e vir livremente, de sonhar e viver com qualidade.
Muito preocupada, mas com seu estado de espírito. Isso só piora tudo!
Bom fim de semana, Árabe! Que seja de muitos sorrisos, muita saúde! Que a presença do Criador, lhe faça criar coragem para recomeçar a vida, do ponto onde parou!
No mais é desejar muitos sonhos maravilhosos e muito amor!
Beijos

23 de outubro de 2020 às 22:45  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Compreendo que parte nós luta bravamente para que a doçura da poesia permaneca pulsante a cada amanhecer mesmo com a certeza do frio congelante no deserto a cada noite, as estrelas mostram a direção e o vento será sempre música de gratidão.
Desejo-lhe saúde.

beijos
Joelma

24 de outubro de 2020 às 01:49  
Blogger chica disse...

Que texto lindo e tão tocante esse, aliás, sempre assim aqui! E todos nós devemos conservar num lugar especial a criança, aquela que vê e se encanta com pouca coisa, apesar das trovoadas da vida... Lindo fds! abração, chica e tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom!

24 de outubro de 2020 às 07:21  
Blogger Alice Alquimia disse...

Eu gosto muito de ler e de pensar sobre o que você nos escreve. Muito obrigado.

25 de outubro de 2020 às 20:18  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Acredito que nenhum
de nós quer envelhecer.
E concordo com a Chica.
Bjins de boa nova semana
CatiahoAlc.

26 de outubro de 2020 às 14:03  
Blogger A Casa Madeira disse...

Acho que o que nos mantêm nessa linha que se chama vida,
é a curiosidade de querer sempre aprender não importando muito
com a idade que se tenha;

r. Sobre o clima por aqui tbm não é o dos melhores para
se ter uma casinha de madeira, quando é frio e muito frio e
quando é quente é muito quente k além disso temos os insetos e tbm
aquela revoada de cupins que acontece duas vezes ao ano k; geralmente
as pessoas escolhem alvenaria pois além do clima uma casa de alvenaria
com certeza dura pra vida toda essa minha por não ser uma madeira nobre; tem
data para terminar kkkk; mas enquanto isso não chega k, vamos vivendo.
Boa entrada de mês de novembro e obrigada pela sua presença; andas-tes sumido que bom
que voltou;
Abraços.
janicce.

26 de outubro de 2020 às 15:50  
Blogger São disse...

A velhice , na sua parte mais trágica, é o desfasamento entre a capacidade mental intacta e a cada vez menor capacidade física.

Fiquei encantada e comovida com o texto, belissimo e real.

Forte abraço, meu querido Swami.

26 de outubro de 2020 às 15:58  
Blogger rosa-branca disse...

Há uma parte de nós que se recusa a envelhecer... há sempre uma criança dentro de nós. Um texto que li, reli e amei demais. Beijinhos amigo

26 de outubro de 2020 às 22:28  
Blogger rosa-branca disse...

Meu amigo, só á pouco li o que lhe aconteceu. Espero que esteja tudo a correr bem e cuide-se. Beijinhos com o meu carinho sempre 😘😘

26 de outubro de 2020 às 22:34  
Blogger vieira calado disse...

Meu caro:

revelo-me (e muito), nesse tipo de pessoa.

Bela postagem.

Boa semana para si e os seus!

26 de outubro de 2020 às 23:18  
Blogger Himawan Sant disse...

Olá meu querido amigo árabe.

Fiquei tão emocionado ao ler a seguinte série de frases 'Há uma parte de nós onde o riso alegre surge e nos conforta, enquanto as lágrimas fluem de nossos olhos.
Produz o mel das memórias, para se livrar da amargura da saudade '. .... as cordas da frase são tão humanas e humanas Pode-se dizer que uma pessoa sem nunca sentir saudade não tem paixão em sua vida.

Eu te envio um abraço.

27 de outubro de 2020 às 01:48  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Que belo texto que, diria poético, para falar de um assunto, que por vezes, é tão sensível, mas natural.
Eu entendo que a velhice vai acontecendo, mais no aspeto exterior, e que dentro de nós continua a existir a criança e todas as idades que fomos vivendo e fazem parte de nós.
É necessário que vamos cultivando a alegria de podermos olhar em nosso redor e observar o mundo ainda tão belo que nos rodeia.
O resto passa pela aceitação do processo inerente a nossa condição humana.
Que a paz, o amor, a tolerância e o perdão, como tão bem refere estejam sempre presentes na nossa vida e assim a mesma será mais fácil de ser vivida e fará decerto de nós melhores pessoas.
Musica e vídeo lindos.
Beijinhos, desejando que o susto tenha passado e esteja completamente recuperado.
Continuação de boa semana.
Ailime

27 de outubro de 2020 às 14:57  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde meu querido amigo. Te desejo plena recuperação total. Muita saúde e abraço carioca.

27 de outubro de 2020 às 16:52  
Blogger MARILENE disse...

Uma parte de nós que precisa sobreviver, pois acumulamos riquezas através dos anos. Já nada queremos para nós mesmos e nos focamos na felicidade dos que nos são tão caros. Um lindo texto, meu amigo.
Vi que estão lhe desejando recuperação. Desconheço o que houve, mas estou certa de que logo estará bem, com a graça de Deus. Abraço.

27 de outubro de 2020 às 17:50  
Blogger CÉU disse...

Um lindo texto, amigo Árabe. Resumindo, uma parte de nós continua a sonhar a estar lúcida.
Adorei o vídeo e a música.
Não sei o que lhe aconteceu em termos de saúde, mas lhe desejo as melhoras.
Abraços.

27 de outubro de 2020 às 20:27  
Blogger Fá menor disse...

Muito belo este seu texto. Acredito piamente que assim seja. É isso que nos faz caminhar todos os dias, ao sol ou à chuva, por entre brumas ou sombras densas, esperando alcançar a luz.

Beijinhos, amigo Árabe! Desejo que esteja tudo bem consigo.

28 de outubro de 2020 às 13:35  
Blogger Mariazita disse...

Neste tão belo texto expões considerandos muito acertados ( o que é habitual...), e com os quais não posso deixar de concordar...
Há só um senão - o corpo. À medida que os anos avançam o físico vai perdendo energias e forças, mas como a cabeça não acompanha esse "enfraquecimento" (na minha cabeça eu continuo com 17 anos, tás a ver? 😉) por vezes temos pequenas decepções.
Mas enfim, o que é necessário é que "haja sempre uma criança dentro de nós" !!!

Desejo que a tua saúde se recomponha rapidamente - para nossa felicidade.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

28 de outubro de 2020 às 14:36  
Blogger Maria Luzia disse...

"Esta é a parte que nos faz sentir vivos; que nos faz apreciar as artes, buscar a solidariedade, alimentar os melhores sentimentos. Que nos leva a cultivar o perdão, a tolerância, a paz e o amor."

Verdade Árabe, o mundo precisa de tolerância, alimentar apenas os bons sentimentos, para que possamos caminhar com leveza. Espero que você esteja tendo uma boa recuperação. Fica com a proteção Divina e grande abraço. Muito grata!

28 de outubro de 2020 às 16:22  
Blogger Majo Dutra disse...

Em primeiro lugar, acho que depois de nos anunciar por este meio, uma doença grave, deveria ter esclarecido a todos do andamento da sua situação…
É que não sei se esta publicação já estava agendada e se tem acesso à leitura de e.mails...

O texto é muito expressivo e transmite-nos muitas verdades, numa adorável linguagem poética que nos convida à reflexão...
Vamo-nos adaptando às novas limitações, mas há, sim, uma parte de nós que se mantém sempre jovem e jovial...
É por isso que eu recordo, de vez em quando, desenhos animados que todos apreciam...

Também fiz homenagem à 3ª idade -- ontem foi o seu dia comemorativo -- pelo que também publiquei a música de 'Autumn Leaves'... O vídeo é uma delícia.

Votos de rápidas melhoras. Forte abraço animador.
~~~~~~~~~~~~

29 de outubro de 2020 às 10:00  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lúcia, mas não se preocupe; foi um susto, sim, mas eu já estou bem. Inclusive no estado de espírito. :) Meu abraço, bom resto de semana!

29 de outubro de 2020 às 22:05  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma; e essa parte que luta bravamente para que os sentimentos e a poesia permaneçam, eu acredito, é a parte melhor de nós! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

29 de outubro de 2020 às 22:07  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Chica! Enquanto conservarmos a criança em nós, sempre seremos capazes de brincar de viver! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

29 de outubro de 2020 às 22:08  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Alice; eu que agradeço. Vocês são a razão de ser deste oásis! Meu abraço, bom resto de semana.

29 de outubro de 2020 às 22:09  
Blogger O Árabe disse...

Eu também concordo com a Chica, Cátia... e, aliás, com você também! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

29 de outubro de 2020 às 22:10  
Blogger O Árabe disse...

Pode até ser, Janicce; mas, acredite, as fotos que você posta da casa e das plantas são tão bonitas, que a gente se sente no Paraíso! :) E concordo com você: o importante é aprender sempre, em qualquer idade. Meu abraço, amiga, bom resto de semana; obrigado.

29 de outubro de 2020 às 22:13  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, São, e concordo: com a velhice, aumenta a sabedoria... mas as energias do corpo já não lhe correspondem. Ainda bem que, quanto mais sabemos sobre o caminho, menos precisamos andar. :) Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

29 de outubro de 2020 às 22:15  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, rosa-branca; pela gentileza do comentário e pelo cuidado com a minha saúde! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

29 de outubro de 2020 às 22:16  
Blogger O Árabe disse...

Grato, mestre e amigo Vieira Calado; honra-me, a tua amável opinião! Meu abraço, bom resto de semana.

29 de outubro de 2020 às 22:17  
Blogger O Árabe disse...

Não tenho como não concordar, amigo Himawan: aquele que nunca sentiu saudade, com certeza não teve paixões em sua vida! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

29 de outubro de 2020 às 22:19  
Blogger O Árabe disse...

Como sempre faço, Ailime, destaco uma frase do teu belo comentário: "Que a paz, o amor, a tolerância e o perdão, como tão bem refere estejam sempre presentes na nossa vida e assim a mesma será mais fácil de ser vivida e fará decerto de nós melhores pessoas.". Uma bela verdade, amiga! Meu abraço, boa semana.

29 de outubro de 2020 às 22:21  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Luiz! Meu abraço agradecido, amigo; bom resto de semana.

29 de outubro de 2020 às 22:21  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marilene. Tive um pequeno acidente de percurso, amiga; mas, graças a Deus, parece que não foi nada mais sério. Meu abraço, bom resto de semana!

29 de outubro de 2020 às 22:23  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você resumiu, Céu: "... uma parte de nós continua a sonhar a estar lúcida."; e isso nos ajuda a seguir em frente. Bom saber que você gostou e obrigado pelo votos, amiga; graças a Deus, as melhoras estão chegando, sim. :) Meu abraço, bom resto de semana.

29 de outubro de 2020 às 22:25  
Blogger O Árabe disse...

Também acredito, Fa: "É isso que nos faz caminhar todos os dias, ao sol ou à chuva, por entre brumas ou sombras densas, esperando alcançar a luz.". Tudo bem comigo, sim, amiga; obrigado, bom resto de semana. Meu abraço.

29 de outubro de 2020 às 22:27  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Mariazita: ainda bem que, apesar do envelhecimento do corpo, a criança continua em nós... para nossa felicidade. Já reparaste como as crianças sabem ser felizes? :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

29 de outubro de 2020 às 22:28  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Maria Luzia: "... o mundo precisa de tolerância, alimentar apenas os bons sentimentos, para que possamos caminhar com leveza". E assim será, um dia; ainda acredito. Grato, amiga, e não se preocupe: estou me recuperando bem, sim. Meu abraço, bom resto de semana!

29 de outubro de 2020 às 22:30  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Majo! E confesso: também gosto, sim, de desenho animados. :) Tenho, inclusive, todos os clássicos. E essa música é realmente linda, não? Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

29 de outubro de 2020 às 22:33  
Blogger Maria Luzia disse...

Graças a Deus! Cuide-se Árabe, cuide da alimentação, descanse muito, faça tudo direitinho, para que possa ter uma boa recuperação. Fica com Deus! Abração.

30 de outubro de 2020 às 16:00  
Blogger O Árabe disse...

Cuidando, minha amiga; pode apostar! Ainda quero ficar um bom tempo com vocês! :) Obrigado, meu abraço, boa semana.

3 de novembro de 2020 às 10:15  
Blogger Majo Dutra disse...

Gostei de saber dos desenhos animados...
Divertem e são muito saudáveis. Srrssss...
Tudo pelo melhor, amigo. 🌷
Um beijo
~~~~

10 de novembro de 2020 às 18:27  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky