O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

OS GANHOS E AS PERDAS

 


A vida é feita de ganhos e perdas.

De vitórias e derrotas, de alegrias e tristezas. E precisamos saber comemorar umas e aceitar as outras. Porque se alternarão por todo o tempo, durante cada uma das nossas jornadas.

É assim que é, desde que somos pequeninos: o choro do bebê termina, com o conforto do colo materno; a tristeza das quedas é esquecida, na alegria de andar os primeiros passos.

Costumamos lamentar mais as perdas, do que agradecer os ganhos. E, ao invés de assim proceder, deveríamos lembrar que nada podemos perder, senão algo que antes ganhamos. 

Porque ninguém pode perder algo que não tenha. E, se o ganhamos antes de perder, é claro que dele pudemos desfrutar durante algum tempo. Pior seria não o termos sequer conhecido.

É frustrante a sensação de perda; e muitas vezes dolorosa. Mas tudo que aqui encontrarmos, aqui deixaremos; o que seria definitivo, se a própria vida sobre a Terra é transitória?

É simples assim. E, embora a lógica não acalme ou amenize as nossas dores, precisamos seguir em frente; e não o poderemos fazer, enquanto estivermos presos ao nosso passado.

Há ocasiões em que a saudade bate mais forte. Não apenas dos entes queridos, que nos precederam na Grande Viagem; também de pessoas, de épocas e de coisas que já se foram.

Uma música, um lugar, um aroma. Um simples gesto; às vezes, uma só palavra ou um mero jeito de olhar nos trazem lembranças que tocam nossa alma e marejam os nossos olhos.

Assim acontecerá, talvez, enquanto seguir a nossa vida; é o preço que pagamos, pela alma e  pela sensibilidade. Não podemos descartar as lembranças, sem descartar algo de nós.  

Porém, que essas lágrimas não reflitam a tristeza do que perdemos e sim a alegria do que vivemos. Para que os ventos do passado não tragam os sons do pranto, mas os dos sorrisos.

Para que as recordações não cultivem, em nosso coração, o desânimo da partida, mas a esperança de um novo encontro. Não o sofrimento da perda, mas sempre a alegria do ganho.

Assim é: as águas do tempo, como as de um rio, trazem e levam tudo em nossa vida sobre a Terra; e não voltam sobre o leito. Precisamos seguir, para que algo mais encontremos.

A vida é feita de ganhos e perdas; isto não podemos alterar, pois é assim que se processa o aprendizado. Cabe-nos, entretanto, o direito de escolher o que levaremos para nosso futuro.

A frustração da perda, ou a felicidade do ganho.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/John_Barry(somewhere_in_time).mid

Link música

Link vídeo 

SUBMETIDO A CIRURGIA PARA CORRIGIR UM DESCOLAMENTO DE RETINA, NÃO PUDE RESPONDER AOS COMENTÁRIOS, ESTA SEMANA. ESTOU PUBLICANDO UM TEXTO INÉDITO, QUE JÁ HAVIA ESCRITO. ESPERO QUE TUDO VOLTE AO NORMAL, NA SEMANA QUE VEM. MEU ABRAÇO.           

44 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

A minha esperança é que do outro lado, os que merecem, possam passar por tratamentos espirituais e tudo do antes, venha a cair no pleno esquecimento. Porque para mim, a paz, começa numa limpeza profunda da alma.
Bom fim de semana! Bjs

17 de setembro de 2021 às 21:38  
Blogger Marli Soares Borges disse...

Boa noite, Árabe!
Desejo que você se recupere bem e rapidamente!
-----------------
Sobre o texto, "Os ganhos e as perdas", você já disse tudo: "Cabe-nos, entretanto, o direito de escolher o que levaremos para nosso futuro. A frustração da perda, ou a felicidade do ganho."
A escolha é nossa.
Bjs, Marli
-
Meu reino pra rever aquela tarde

17 de setembro de 2021 às 23:02  
Blogger chica disse...

Árabe, nem deves te preocupar em responder, comentar. Te cuida! Os olhos são importantíssimos.

Muito lindo e sempre verdades em teus textos.
A vida é bem assim> ora ganhamos, ora perdemos algo.
Não podemos tudo abarcar... Daber manter bem funcionante nossa balança interior e assim "pesar " e avaliar ...Veremos que em geral, muito mais gamnhamos!
Te cuida, fica bem!
abração, chica

18 de setembro de 2021 às 06:32  
Blogger Fá menor disse...

Sabe sempre tão bem ler as as suas belas e sabedoras palavras, em deliciosas perspectivas! Assim é a vida, de facto, sulcada entre ganhos e perdas.

Beijinhos e bom fim-de-semana!

18 de setembro de 2021 às 07:48  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Em 1º lugar rápidas melhoras. Em 2.º lugar, gostei tanto mas tanto do texto que apenas pergunto: ONDE ASSINO?.
.
Fique feliz … cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

18 de setembro de 2021 às 17:13  
Blogger J.P. Alexander disse...

Hermosa reflexión la vida es un eterno aprendizaje . Debemos aprender de nuestras perdidas. Recordar lo mejor de que tuvimos y sacar tambien un aprendizaje de ello. Te mando un beso

18 de setembro de 2021 às 19:51  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Un titolo che si presta a moltissime interpretazioni ed anche fraintendimenti .
La vita e' fatta di guadagni e perdite scrivi caro Árabe, mah sai che non saprei fare un commento adeguato in proposito , per contro penso che la vita è fatta di dolori e pochissime gioie , quanto ho scritto nulla ha a che fare con il tuo post , ma non avendo mai avuto necessita' di "guadagnare" se non di lavorare e sudare i quattro soldi che mi hanno dato , non ci sono nemmeno perdite.

Si due sono le perdite della mia vita per le quali mai e poi mai dimenticherò e che mi hanno causato ancor oggi immenso dolore nell'anima e nel cuore : la morte di papà e Mamma.


Saluti e buona Domenica

Rosy

19 de setembro de 2021 às 09:25  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Hoje lendo o seu maravilhoso post e para lhe desejar rápida recuperação.
Virei mais tarde com mais calma para me deter nas suas sempre tão belas e edificantes palavras.
Um beijinho e boas melhoras.
Ailime

20 de setembro de 2021 às 14:51  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
De volta relendo seu belo e reflexivo texto pleno de ensinamentos.
Bem verdade que a vida é feita de ganhos e perdas e devemos valorizar e agradecer o que de bom nos acontece, que até ajudará a amenizar as coisas menos boas que vão surgindo.
De nada vale ficarmos presos ao passado lembrando as coisas ruins, mas sim tendo sempre presente as alegrias que vivemos e que nos ajudarão a levar em frente a nossa caminhada com um sorriso nos lábios.
Belíssimos o vídeo e a música, que muito aprecio.
A imagem é linda!
Amigo desejo que já se encontre melhor.
Boa recuperação.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

21 de setembro de 2021 às 10:14  
Blogger stella disse...

Es un placer enorme Árabe haber llegado a tu blog, a tus reflexiones que son gemelas a las mias y poder hacer en cada una de ellas algo de meditación que ayude a serenar el enorme revuelo de sensaciones que nos depara la vida, a nibel personal y colectivo, te doy las gracias por lo que escribes y compartes con todos nosotros
Buena semana y un abrazo
Carmen

21 de setembro de 2021 às 11:09  
Blogger São disse...

Que bela lição, mais uma , nos deixas, meu querido Swami!

Te desejo de coração, rápida recuperação.

Te abraço com todo o carinho, boa semana :)

21 de setembro de 2021 às 11:43  
Blogger Fatyma Silva disse...

Lindo texto, é certo que temos o hábito de lamentar as perdas, mas pouco lembramos de agradecemos os ganhos. Isso é verdade!

Desejo uma boa recuperação.
Abraço

21 de setembro de 2021 às 15:26  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Muito bonito o texto!
Aproveito para desejar uma boa semana!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

21 de setembro de 2021 às 16:50  
Blogger Beatriz Pin disse...

Gostei ler as suas refleções mas agora que a gente da illa da Palma está a perder tudo o que ganhou.
É triste mas a vida, o que se viveu, é o que verdadeiramente importa. Tudo o demais ja não podemos levar conosco, nem sequera a vida.
Um abraço.

21 de setembro de 2021 às 22:01  
Blogger Rainbow Evening disse...

brilliant thought about loss and gain.... like reading perfect advise.

Have a wonderful day

22 de setembro de 2021 às 14:46  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Anônimo: para haver paz, é preciso que estejamos de bem com a nossa alma. Obrigado, bom resto de semana; meu abraço.

23 de setembro de 2021 às 10:51  
Blogger O Árabe disse...

Sempre é, não, Marli? ;) Mas costumamos ter dificuldade em admitir algo tão simples! Obrigado pelos votos, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

23 de setembro de 2021 às 10:53  
Blogger O Árabe disse...

Tou me cuidando, Chica; obrigado, amiga! Concordo com você e saliento: até quando perdemos, na verdade primeiro ganhamos! :) Meu abraço, bom resto de semana.

23 de setembro de 2021 às 10:56  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fa, por tua amizade e gentileza! Meu abraço, bom resto de semana.

23 de setembro de 2021 às 10:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ryk@rdo! Estou feliz, amigo, com a tua assinatura. Meu abraço, bom resto de semana.

23 de setembro de 2021 às 10:59  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, J.P.! Devemos, sim, aprender com tudo que a vida nos traz. Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

23 de setembro de 2021 às 11:01  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Rosy; também já passei por essas perdas e sei que nunca nos recuperamos inteiramente delas. Mas, lembre-se: antes de perdê-los, os ganhamos; e tivemos a felicidade de viver com eles. Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

23 de setembro de 2021 às 11:05  
Blogger O Árabe disse...

É exatamente o que penso, Ailime: " ...a vida é feita de ganhos e perdas e devemos valorizar e agradecer o que de bom nos acontece, que até ajudará a amenizar as coisas menos boas que vão surgindo. De nada vale ficarmos presos ao passado lembrando as coisas ruins, mas sim tendo sempre presente as alegrias que vivemos e que nos ajudarão a levar em frente a nossa caminhada com um sorriso nos lábios.". Obrigado, amiga, pelo comentário e pelos votos; bom saber que as músicas foram do seu agrado! Meu abraço, bom resto de semana.

23 de setembro de 2021 às 11:14  
Blogger O Árabe disse...

O prazer é nosso, Carmen, com a sua companhia. E este é o nosso objetivo: ajudar a acalmar um pouco o turbilhão de sensações em que a vida nos mantém. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

23 de setembro de 2021 às 11:16  
Blogger O Árabe disse...

Grato, querida São, pelo carinho e pela amizade! Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

23 de setembro de 2021 às 11:18  
Blogger O Árabe disse...

Infelizmente, Fatyma, é verdade; deveríamos fazer ao contrário, não é? Seríamos bem mais felizes! :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

23 de setembro de 2021 às 11:20  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy! Bom resto de semana, amiga; meu abraço.

23 de setembro de 2021 às 11:21  
Blogger O Árabe disse...

Realmente muito triste, Bea, o que acontece na Ilha da Palma! :( Bem como você disse: o que se viveu é o que realmente importa; por isso, devemos sempre valorizar os nossos bons momentos! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

23 de setembro de 2021 às 11:24  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rainbow! Meu abraço, bom resto de semana!

23 de setembro de 2021 às 11:26  
Blogger Lia Noronha disse...

Árabe : querido e sábio amigo : essa questão das perdas precisam ser muito refletidas...para que nos preparemos mais e mais.
Gratidão por ser luz em nossas vidas!!
Abraço forte meu.

23 de setembro de 2021 às 15:26  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lia! Precisamos preparar-nos para as perdas... porque elas virão, com certeza! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

23 de setembro de 2021 às 16:59  
Blogger Maria Luzia disse...

Olá Árabe!

Passando pra dá notícias. Precisei engessar um braço, andei caindo e tentei me proteger com o braço e foi pior, kkkkk. Como não sou canhota, estou com dificuldade para escrever. Quanto ao resto, tudo bem, Graças a Deus! Boa recuperação pra nós! O texto é lindo, como sempre. Abração e obrigada!

23 de setembro de 2021 às 20:26  
Blogger O Árabe disse...

Lamento pela queda, Maria Luzia; mas é bom saber que, de resto, você está bem! Que nos recuperamos rápido, sim! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

24 de setembro de 2021 às 14:24  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa noite meu querido amigo Árabe. Desejo muita saúde e recuperação total. Obrigado pelo texto. Acho que nessa pandemia tivemos algumas perdas, mais quem perdeu um parente muito próximo teve uma perda terrível. No mas, um grande abraço do seu amigo carioca.

24 de setembro de 2021 às 20:06  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em revê-lo, Luiz! Concordo com você, amigo: atravessamos uma época de muitas e sentidas perdas! Meu abraço, obrigado; boa semana!

27 de setembro de 2021 às 11:12  
Blogger Majo Dutra disse...

Ando triste e confusa... Tenho um grande amigo nos cuidados paliativos...
É um luto prolongado... no antes e no depois...
Luto é um estado que deve ser bem feito, para se encontrar paz e resignação e a vida poder continuar...
Então, princípio de descolamento de retina! Nunca sabemos como será o dia de amanhã! Congratulo-me por estar resolvido. Rápida e segura recuperação.

As músicas são das minhas preferidas, estive para publicar a música do vídeo hoje e vou publicar a outra no vosso Dia da Poesia...
Que seja uma boa e feliz primavera para ti e teus.
O abraço especial, amigo ✨
~~~~~~~~

27 de setembro de 2021 às 15:10  
Blogger Majo Dutra disse...

Comentei as músicas do 'post' mais recente...
As deste, também já as publiquei... A menina de Minas canta e encanta...
Como sabemos, temos gostos musicais muito semelhante. Se vivessemos perto, saberíamos o que oferecer... (Sorriso...)
Tudo pelo melhor, FC.
~~~~~~~

27 de setembro de 2021 às 15:31  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje, Majo, li estes comentários. Lamento pelo teu amigo; também perdi algumas pessoas chegadas, neste período tão amargo, que todos os dias nos traz novas mágoas! Agradeçamos a Deus, por seguirmos em frente e guardemos, em nossos corações, as suas lembranças! Meu abraço, obrigado e bom resto de semana. Ah... com certeza, os nossos gostos musicais são, sim, bem semelhantes! :)

30 de setembro de 2021 às 15:50  
Blogger Fatyma Silva disse...

Boa noite querido amigo, Árabe!

A maior realidade é que a vida é feita de ganhos e perdas, isto não podemos alterar pois é assim e sempre será que se processa o aprendizado.

Votos de um feliz Mês de Outubro e bom fim de semana.
Um abraço amigo.

1 de outubro de 2021 às 18:33  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Fatyma. Não conhecemos outra forma de aprender, e esta é a razão das nossas muitas jornadas sobre a Terra. Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

1 de outubro de 2021 às 22:27  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Uma música, um lugar, um aroma. Um simples gesto; às vezes, uma só palavra ou um mero jeito de olhar nos trazem lembranças que tocam nossa alma e marejam os nossos olhos.

Boa tardinha de paz, amigo Árabe!
Um enlevo ver seu dissertar sobre perdas e ganhos.
Há um saldo mais positivo do que o contrário pela vida afora.
Tenha dias de paz e bênçãos!
Abraços fraternos

11 de outubro de 2021 às 16:06  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Olha eu acredito que no final do final do fim de tudo vamos poder fazer uma avaliação que : "Nem ganhemo e nem perdemo, impatemo !!" Kkkkkk
Porque nem sempre quem ganha ,ganha de verdade , muito menos quem perde realmente perde.😁 Estou tão filosófica hoje!! Kkkkkkkk
É só pra te fazer sorrir um tiquinho,te amo meu amigo!!! Se cuide!!!

Beijo!!
Joelma

15 de outubro de 2021 às 23:59  
Blogger O Árabe disse...

Desculpe a demora na respostas, Rosélia: só hoje, vi este comentário. Obrigado, minha amiga, e concordamos: há, sim, um saldo positivo no balanço final; com certeza! Meu abraço, boa semana!

18 de outubro de 2021 às 13:26  
Blogger O Árabe disse...

Concordo com a sua filosofia, viu, Joelma? Acho que sempre ganhamos algo, nem que seja um novo aprendizado! Obrigado, minha amiga, e desculpe a demora na resposta: só vi hoje. Meu abraço, boa semana!

18 de outubro de 2021 às 13:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky