O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

OS EXEMPLOS ALHEIOS



Poderíeis aprender com os exemplos alheios.

Se assim fizésseis, decerto sofreríeis menos. Porque aquele que é capaz de aprender ao ver a dor do irmão que se queima, jamais se atreverá a expor-se ao risco que representa o fogo.

Aprendei com os tropeços dos outros, e evitareis muitos dos vossos tropeços. Porque ensina a lógica que, se plantais as mesmas sementes que o vizinho, a mesma colheita ireis ter.

Parece não ser assim que pensais, porém. E insistis em repetir atitudes que não deram certo para outros; como se, no vosso caso, o resultado pudesse ser diferente do que já vistes.

Mas é assim que deve ser. Porque não aprendeis senão através da dor; e necessitais que ela vos visite, para que possais guardar o aprendizado que só o sofrimento vos pode trazer.

Acolhei, portanto, as vossas dores. Porque aquele que vê alguém sofrendo no espinheiro, mas insiste em seguir pelo mesmo caminho, não se pode queixar ao ser também magoado.

Não é sensato, porém, o homem que assim procede. Como aprendeis em vossas escolas o conhecimento que vos ensinam os mestres, deveríeis estar atentos para a escola do mundo.

Deixai, pois, que eu vos repita que, embora existam diferenças entre vós, sois todos iguais em essência; porque é o mesmo o sopro que vos dá a Vida e reside em vosso verdadeiro Eu.

Aprendei a observar. Se olhardes ao vosso redor, aprendereis todos os dias; e, se tiverdes a humildade de aceitar que sois todos irmãos, filhos do mesmo Pai, melhor entendereis a Vida.

Há em vós a essência do Universo, e o amanhã vos pertence. Contudo, enquanto caminhais sobre a Terra, sois pequenos e vulneráveis; para que vos torneis grandes e eternos.

Só o Conhecimento vos pode trazer esta mudança. E ele não virá a vós, senão pela senda do aprendizado, onde abundam as flores, mas também as pedras; os vales e as montanhas.

Aprendei com vossos irmãos; e não magoareis os pés nas mesmas pedras, nem precisareis escalar as mesmas montanhas. Aprendei com os erros alheios e não os cometereis.

Para isto, todavia, necessitais da empatia, para que possais sentir a dor dos vossos irmãos. E da humildade, para admitir que nenhum filho é mais caro do que outro, aos olhos do Pai.

Só em reconhecer esta verdade, já vos tornareis melhores. E, à medida que melhoram os vossos pensamentos, mais fácil fica o caminho; mais rápidos e leves são os vossos passos.

Aprendei com os erros alheios. E evitareis muitos dos vossos.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_misty.mid

Link música

Link vídeo 


37 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Os caminhos da vida são escolas, as pessoas sempre nos deixam uma lição. Mas estamos sempre distraídos e não percebemos. Ou o orgulho e a vaidade, nos faz pensar, que estamos sempre certos; que detemos o conhecimento e a verdade.
Bela lição nesse belo post!
O vídeo é lindo e a musica sempre boa escolha com Cortazar.
Bom fim de semana! Beijos

3 de dezembro de 2021 às 22:28  
Blogger chica disse...

Muito lindo ,Árabe, como sempre!
E a vida ensina, os exemplos deixados ou mostrados pelos outros aí estão e, no entanto, por vezes, temos que errar ou acertar por nós mesmos...
É assim! abração, tudo de bom, linda semana! chica

4 de dezembro de 2021 às 06:07  
Blogger Beatriz Pin disse...

Amigo, Árabe, aínda que din que ninguén escarmenta en cabeza allea, sí é verdade que observando, non so ás demais persoas, senón o mundo en xeral, apréndense cousas útiles ou a veces tamén as que non se deben facer.
Pero sempre queda aquelo de que secadra, nós atinamos! E somos, por eso, os humáns, quen tropeza na mesma pedra duas veces ou mais. Nese caso, os animais son mais cautelosos. Din do gato escaldado, da auga fría foxe.
Eu son moito de refráns, xa se daríal conta!
Teño algo novo no meu blog.
Feliz fin de semana.
Un abrazo, e obrigada pelo seu nome, que non uso aquí porque non sei se quere mantelo oculto.

4 de dezembro de 2021 às 13:33  
Blogger Beatriz Pin disse...

Ai!, gostei muito da música que nos deijou! Non conhecía! Obrigada.

4 de dezembro de 2021 às 13:34  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Infelizmente nem sempre aprendemos com o que acontece aos outros. Se acontece aos outros é porque não nos acontece a nós. Não é bem assim. Mas quem se preocupa com o mal dos outros? nem para aprender. Gostei muito deste texto. Muito mesmo.
.
Feliz fim-de-semana
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

4 de dezembro de 2021 às 15:32  
Blogger J.P. Alexander disse...

Buena reflexion uno debe aprender de lo que les pasa a los otros. Pero uno también es diferente y necesita de nuestras propias experiencias

4 de dezembro de 2021 às 22:49  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Caro amico Árabe, questo tuo post sull'imparare dagli esempi che fanno gli altri , a parer mio potrebbe essere un'alternativa (forse) per non sbagliare le stesse cose , mah , c'è da dire che l'esperienza che ognuno acquisisce "proprio sbagliando" penso ci aiuti molto di più a non perseverare su molti errori del passato.

Un caro saluto e abbraccio con stima .

Buona Domenica :-)

Rosy

5 de dezembro de 2021 às 06:38  
Blogger Fá menor disse...

Verdadeiro e pertinente. Mas até parece por vezes que cada pessoa crê estar imune às vicissitudes que acontecem aos outros...
No entanto, os outros são nossos grandes espelhos.

Boa semana, amigo! Abraços.

5 de dezembro de 2021 às 14:42  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Concordo....se quero algo diferente tenho que tomar atitudes diferentes.....mas, porém, entretanto..rssss a vida não é receita de bolo e mesmo que fosse poderia não dar certo mesmo seguindo passo a passo..... mistéeeeerio!! Por isso compro bolo pronto rssss

Beijo

Joelma

5 de dezembro de 2021 às 17:10  
Blogger São disse...

Tens razão :deveríamos aprender com os erros e sofrimentos alheios, mas -desgraçadamente ! - muitas vezes nem com os próprios se aprende !!

Meu querido Amigo, te abraço carinhosamente e te desejo feliz semana :)

6 de dezembro de 2021 às 21:09  
Blogger Mi nombre es Mucha disse...

me gusta como escribes
Un beso

7 de dezembro de 2021 às 02:50  
Blogger Rainbow Evening disse...

you are right, but some people can't learn from painful ....

good reflection.... thank you for sharing

7 de dezembro de 2021 às 05:29  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto belo e profundo que já li várias vezes.
Podemos, sim, aprender com os erros alheios e felizmente ainda temos grandes referências que nos impelem para o bem.
No entanto, como humanos que somos, tantas vezes ainda nos deixamos enganar por exemplos que só nos machucam.
Tenhamos sempre presente que durante a vida aprendemos muito com os nossos tropeços, mas dentro dos possíveis evitemo-los. Não é fácil!
Gostei muito do final. A vida é um constante aprendizado.
Lindos o vídeo e a música.
Continuação de boa semana.
Beijinhos,
Ailime

7 de dezembro de 2021 às 12:42  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde Árabe. Erros ou acertos alheios, são excelentes oportunidades de tirarmos aprendizados. Parabéns pelo seu texto maravilhoso.

8 de dezembro de 2021 às 15:13  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Anônimo; muitas vezes, é vaidade que não nos deixa aprender com os erros alheios. De acordo, também, sobre Cortazar: é fantástico! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

9 de dezembro de 2021 às 10:15  
Blogger O Árabe disse...

Bem assim, Chica: só aprendemos quando acertamos ou erramos nós mesmos! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

9 de dezembro de 2021 às 10:17  
Blogger O Árabe disse...

Também gosto muito dos ditados populares, Bea; muito podemos aprender com a sabedoria do povo! E concordo: às vezes, tropeçamos muitas vezes na mesma pedra; nem com os nossos próprios erros, aprendemos! :) Bom saber que você gostou da música, amiga; meu abraço, bom resto de semana, obrigado!

9 de dezembro de 2021 às 10:22  
Blogger O Árabe disse...

Triste verdade, Ryk@rdo: não costumamos nos preocupar com o mal que aflige os outros. :( Meu abraço, amigo, obrigado; bom resto de semana!

9 de dezembro de 2021 às 10:23  
Blogger O Árabe disse...

Acho que é bem por aí, JP: devemos, sim, aprender com o que acontece aos outros, embora precisemos ter, também, as nossas próprias experiências! Meu abraço, abrigado; bom resto de semana.

9 de dezembro de 2021 às 10:25  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Rosy: como o povo diz, por aqui: aprendemos muito mais, quando o pau canta no nosso próprio lombo! :) Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

9 de dezembro de 2021 às 10:27  
Blogger O Árabe disse...

São, Fa, com certeza! Mas, não sei porque, muitas vezes achamos que não refletem o que nos pode acontecer. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

9 de dezembro de 2021 às 10:29  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma: a vida não é receita de bolo... mas também não dá pra comprar pronto. Cada um tem que fazer a própria massa! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

9 de dezembro de 2021 às 10:31  
Blogger O Árabe disse...

Tenho que concordar, São: muitas vezes, nem com o próprios se aprende! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

9 de dezembro de 2021 às 10:32  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Mucha! Bom resto de semana, obrigado; meu abraço.

9 de dezembro de 2021 às 10:33  
Blogger O Árabe disse...

Infelizmente, não é, Rainbow? Mas assim acontece, mesmo, amigo! Meu abraço, bom resto de semana; obrigado.

9 de dezembro de 2021 às 10:34  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Ailime: "Podemos, sim, aprender com os erros alheios e felizmente ainda temos grandes referências que nos impelem para o bem. No entanto, como humanos que somos, tantas vezes ainda nos deixamos enganar por exemplos que só nos machucam. Tenhamos sempre presente que durante a vida aprendemos muito com os nossos tropeços, mas dentro dos possíveis evitemo-los. Não é fácil!". Realmente não é fácil! Mas aprender sempre vale a pena! Meu abraço, amiga, bom resto de semana. Obrigado!

9 de dezembro de 2021 às 10:36  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Luiz! E concordo, amigo: erros e acertos alheios são excelentes fontes de aprendizado! Meu abraço, bom resto de semana!

9 de dezembro de 2021 às 10:37  
Blogger Verena disse...

Bom dia, Árabe
Que texto sensacional!
Gostei imenso de ler.
Colocar-se no lugar do outro é um exercício que devemos procurar sempre fazer.
Deixo um grande abraço.
Verena.

9 de dezembro de 2021 às 12:14  
Blogger stella disse...

Buenos dias, he estado un tiempo alejada por enfermedad, esta mañana con el ánimo un poco más alto he querido entrar a saludarte y me alegra enormemente haberlo hecho, tus consejos los hago míos, son realmente sabias, gracias por compartirlos, me ha gustado mucho llegar
Un abrazo
Carmen

10 de dezembro de 2021 às 08:17  
Blogger Marli Soares Borges disse...

Olá, Árabe
Que texto verdadeiro, meu amigo!
Gostei muito.

Aprender com os erros dos outros é coisa muito complicada. Se não somos capazes de aprender com nossos próprios erros, (e vivemos tropeçando na mesma pedra, rsrsss), imagine aprender com os erros dos outros! Sinceramente, não vejo, como. Penso que falta-nos um ingrediente importante para oportunizar esse aprendizado: a empatia. Sem empatia é impossível colocar-se no lugar do outro, sentir o que ele sentiu e aprender o que ele aprendeu.

Por outro lado, temos o direito de viver nossas próprias experiências e aprender com elas. A vida não caminha em linha reta, nem obedece a uma lógica absoluta. Os caminhos são sinuosos, sujeitos a muitas variáveis e, como é voz corrente, a vida não tem receita de bolo. E se tivesse, quem garante que o bolo vai ficar bom?

Pois é. E vamos vivendo, errando e aprendendo, numa composição amigável entre o ideal e o real.

Obrigada pelo texto.
Bjs, Marli

10 de dezembro de 2021 às 16:12  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de serenidade, amigo Árabe!
Vir aqui é sorver sabedoria.
Empatia... Uma palavra que minimiza nossa dor e muito.
Sentir com o outro sua for, faz-nos esquecer a nossa por mais gigantesca que ela seja.
Os exemplos arrastam muito mais do que palavras bonitas onde não se vive o que se prega.
Se nada sentimos ao ver nosso semelhante sofrer, nosso �� está seco como deserto sem oasis.
Tenha dias pré Natal abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem

10 de dezembro de 2021 às 17:53  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Verena! E inteiramente de acordo: se aprendermos a nos colocar no lugar do outro, com certeza a vida se tornará bem mais fácil, para todos! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

10 de dezembro de 2021 às 21:11  
Blogger O Árabe disse...

Lamento saber que você esteve doente, Carmen. Mas é muito tê-la de volta, e saber que já está bem! Grato, minha amiga; a sua presença também nos é muito agradável! Meu abraço; bom fim de semana, com saúde e alegria!

10 de dezembro de 2021 às 21:14  
Blogger O Árabe disse...

Marli, confesso que não havia pensando nisso; mas, de fato, você está certa: a empatia é um ingrediente cada vez mais raro em nossos dias. E, se sentirmos a dor do outro, bem mais nos fácil nos será não só o aprendizado, mas também a convivência. Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

10 de dezembro de 2021 às 21:16  
Blogger O Árabe disse...

Pensamentos que sempre deveríamos ter presentes, Rosélia: "Os exemplos arrastam muito mais do que palavras bonitas onde não se vive o que se prega. Se nada sentimos ao ver nosso semelhante sofrer, nosso �� está seco como deserto sem oásis.". Com certeza: educamos mais pelo exemplo que pelas palavras, e a empatia diz muito sobre nós! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

10 de dezembro de 2021 às 21:19  
Blogger Majo Dutra disse...

Não posso me pronunciar, porque por aqui, cada um vive a sua vida e ninguém a conta a ninguém... Há alguma troca de impressões com familiares, mas cada um julga-se mais esperto que os demais...
Eu sou uma pessoa muito indecisa, tenho muito medo de errar, devido a problemas de educação...
Vou aprendendo com os meus erros e com o que leio, que até são fontes mais seguras Srrssss...
Grata pelo vídeo eloquente e bela música. Abraço de boa Amizade.
~~~

11 de dezembro de 2021 às 19:08  
Anonymous O Arabe disse...

Verdade! E talvez por isso, Majo, temos tanta dificuldade de aprender com os erros alheios: cada um julga-se mais esperto que os demais. ;) Obrigado, amiga; bom saber que gostaste das músicas. Meu abraço, boa semana!

13 de dezembro de 2021 às 13:14  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky