O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

O AMOR E A LIBERDADE

 


Eu vos escuto, a desejar amor e liberdade.

E rio-me da vossa ingenuidade e dos vossos paradoxos. Pois o amor tem as suas raízes no mais profundo de vossa alma; por isto, é o mais leve e mais forte de vossos vínculos.

Não tereis, ao mesmo tempo, amor e liberdade. Se amais, estais sempre ligados à pessoa amada: o som dos seus passos vos enche de alegria o coração, e o seu sorriso é a vossa luz.  

E não me refiro apenas ao amor entre casais; mas a todo tipo de amor que possa existir entre os seres humanos. Porque o amor vos aprisiona, desde o momento em que nasce.

Assim acontece com todos os vínculos; porém, o amor é o mais difícil de ser quebrado. Extingue-se o ódio, através do perdão; mas não há como romper o elo entre uma mãe e seu filho. 

Tendes, é certo, o livre arbítrio. Em relação ao amor, o que podeis escolher é se o desejais em vosso caminho. Entretanto, quando o acolheis em vossa alma, ele muda a vossa vida.

Pois o amor se torna dono da vossa vontade. E, ainda que vos comporteis como a criança, que esperneia tentando fazer valer a sua vontade, ao final fareis o que ele vos determina.   

Aprendei, portanto, esta verdade: a única liberdade que o amor vos dá é a de escolher se quereis ou não reconhecer que ele vos domina. Sugiro que o façais, para serdes sensatos.

Pois tudo que fizerdes por amor, estareis fazendo para vós mesmos; não sereis felizes, se o ser amado não o for. Ou alguém pode estar bem, sabendo que sofre aquele que ama?

Aceitai, de uma vez por todas, que não podeis controlar o amor em vós; desde que surge, ele é que vos controla. Podeis até escondê-lo, mas sempre o sentireis em vossa alma.      

Entretanto, é o mais doce grilhão a que vos podeis submeter. Porque une os vossos corações para carregar-vos juntos, em voos encantados, pelos belos jardins da felicidade.

Apenas ele o pode fazer! Porque não existe, sobre a Terra, alguém que seja feliz sem amor no coração. A felicidade pode não depender de companhia, mas sempre depende do amor.

Deveis, pois, escolher entre o amor e a liberdade. Lembrai-vos, porém, do que vos disse o Profeta: a liberdade, ao perder os seus entraves, torna-se um entrave à liberdade maior.

Não podeis ter a ambos. Sabei, entretanto, que jamais vos sentireis tolhidos, enquanto agirdes em nome do amor. Porque o amor não vos prende; apenas muda as vossas prioridades.

Que se tornam as daquele a quem amais.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/eduardo_lages_amante_a_moda_antiga.mid

Link música

Link vídeo 

38 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Tudo hoje aqui tem cheiro de rosas. Imagem, musica, vídeo e a prosa poética, lindos!
Bom fim de semana! Beijos

28 de janeiro de 2022 às 22:49  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

O Amor não aprisiona ele mostra que as tuas asas podem te levar a lugares onde existe felicidade mesmo que seja pela eternidade de um dia.

Beijos

Joelma

28 de janeiro de 2022 às 22:57  
Blogger - R y k @ r d o - disse...

Sim, o amor aprisiona. Tira a liberdade de ação e pensamento. O amor é como umas algemas apertadas sem se conseguirem abrir por se ter extraviado a chave. Dói, corrói, sente-se. A liberdade pessoal, de fato, fica de certo mudo aprisionada quando se ama. Não pelo amor. Mas sim pelo RESPEITO que o amor merece. Amor e liberdade total, sem dúvida que, na minha opinião, não são compatíveis numa relação que se queira perfeita, sem ciúme, sem subjugação seja ela qual for
Amei ler este texto. Intenso, profundo, encantador e tão assertivo.
.
Feliz fim-de-semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

29 de janeiro de 2022 às 05:09  
Blogger chica disse...

Que lindo texto,Árabe!
E que bom se todas as prisões fossem lindas como o amor... Adorei!
Ótimo fim de semana! abração, chica

29 de janeiro de 2022 às 06:21  
Blogger Majo Dutra disse...

Querido amigo, mas que texto tão verdadeiro, sábio e belo!
Deixamos completamente de ser livres quando nos apaixonamos, mas principalmente depois de sermos pais.
Eu nunca desejo a alguém amor e liberdade, mas sim, amor e felicidade e quando falo em liberdade, parto o princípio que ela é sempre relativa...
Para além do tema intenso e a todos comum, o texto está de uma beleza admirável!
A melodia e a canção são também de um encanto atemporal.
Desejo-lhe muito amor na sua vida, por aqui se vê que os seus leitores o amam...
Saúde e dias plenos de paz e contentamento.
O meu abraço.
~~~

29 de janeiro de 2022 às 13:46  
Blogger Beatriz Pin disse...

Passo a desejar te um bo fim de semana.
Linda canção para bailar pegados.
Do amor, não vou deijar minha opinião.
Adoro namorarme. Adoro a liberdade!
Um beijinho

29 de janeiro de 2022 às 15:08  
Blogger J.P. Alexander disse...

Bella reflexion, yo creo que debe haber un termino medio. Te mando un beso

29 de janeiro de 2022 às 23:38  
Blogger Maria Luzia disse...

É Árabe, até o nosso coração precisa de liberdade para amar. Diacho é que, muitas pessoas confundem amor, com posse de direito, liberdade com desrespeito. Ninguém é feliz aprisionado. Eu particularmente nasci para ser livre, acho que tenho alma de passarinho, kkkk. Árabe, amei tudo! Ótima semana e grande abraço. Grata!

30 de janeiro de 2022 às 17:34  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, amigo Árabe!
Seus posts são de muita beleza e raridade na reflexão.
"Se amais, estais sempre ligados à pessoa amada: o som dos seus passos vos enche de alegria o coração, e o seu sorriso é a vossa luz."
Fez-me lembrar, ao ler, que se o amado vem às 16h... às 15h ja bate forte nosso coração...
Muito belo todo o post sobre o Amor legítimo, puro e verdadeiro.
É uma "prisão" gostosa demais.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternais

31 de janeiro de 2022 às 15:06  
Blogger Recomenzar disse...

O Árabe
no se que idioma hablas me gustaria por favor que tradujeras lo que escribes
ya que no se cual es tu
idioma y no te entiendo nada
gracias

31 de janeiro de 2022 às 19:09  
Blogger Fatyma Silva disse...

Olá amigo Árabe
Que linda reflexão, amo os seus posts e falando de amor, nos aprisiona e ao mesmo tempo nos liberta.
O amor não se explica, não existe palavra que defina o verdadeiro amor.
Tenha uma boa noite e feliz mês de Fevereiro.

Um abraço amigo.

31 de janeiro de 2022 às 20:07  
Blogger São disse...

Excelente, Swami, uma dos teu mais brilhantes textos , este que acabei de ler!!

O amor, seja qual for o modo como o sentimos, prende-nos , sim.

Te abraço carinhosamente desejando que o teu Fevereiro seja muito bom.

1 de fevereiro de 2022 às 11:56  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde meu querido amigo Árabe. Parabéns por falar de amor de forma única e especial. Bom mês de fevereiro.

1 de fevereiro de 2022 às 12:22  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Que texto maravilhoso sobre o amor e liberdade!
Nunca tinha pensado sob este prisma!
«Aprendei, portanto, esta verdade: a única liberdade que o amor vos dá é a de escolher se quereis ou não reconhecer que ele vos domina. Sugiro que o façais, para serdes sensatos».
É verdade, amigo, completamente.
Tudo parece girar em torno de quem amamos e isso nos faz felizes!
Mas, permita-me uma ressalva. A liberdade do amor não está também em deixar que os nossos amores tenham os seus próprios espaços, sem que se sintam subjugados por nós;)) e vice-versa? Fiquei com esta dúvida que o meu bom amigo decerto me ajudará a entender.
Adorei a música e recordar os Platters na bela canção Only you.
Desejo-lhe continuação de uma boa semana.
Beijinhos,
Ailime

1 de fevereiro de 2022 às 13:55  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Splendidi pensieri caro amico Árabe, che condivido completamente .
Si sente spesso parlare di libertà e amore , ma amare ed essere amati con Amore vero è anche avere libertà, quella di sentirsi all'unisono con la persona che si ama.

Un abbraccio augurandoti una buona serata .

Rosy

1 de fevereiro de 2022 às 16:32  
Blogger Fá menor disse...

Muito bonito e verdadeiro! O amor nunca acabará, escolhamo-lo!

Beijinhos e boa semana, amigo!

1 de fevereiro de 2022 às 16:40  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que você gostou, Anônimo; o amor e a poesia fazem parte de nossas vidas! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

3 de fevereiro de 2022 às 14:26  
Blogger O Árabe disse...

Paradoxo aparente, não é, Joelma? Ao tempo em que nos mantém ligados a alguém, o amor nos ensina como ensina como usar as nossas asas, nos mais belos voos! :) Bom resto de semana, obrigado; meu abraço.

3 de fevereiro de 2022 às 14:28  
Blogger O Árabe disse...

Bem o sabem os poetas, não é, Ryk@rdo? E concordo com você: o amor implica, sim, em respeito ao ser amado, sempre! Meu abraço, amigo, obrigado; bom resto de semana.

3 de fevereiro de 2022 às 14:29  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica! O amor é a prisão mais linda e aprazível que podemos encontrar neste mundo, com as suas paredes firmes e delicadas! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

3 de fevereiro de 2022 às 14:31  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo! E inteiramente de acordo, amiga: a liberdade é sempre relativa, e a felicidade é, ao meu ver, bem mais importante! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

3 de fevereiro de 2022 às 14:33  
Blogger O Árabe disse...

A liberdade, inclusive, de bailar pegados, não é, Bea? :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

3 de fevereiro de 2022 às 14:35  
Blogger O Árabe disse...

Difícil racionalizar o amor, JP... porém, quem ama sempre encontra essa média! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

3 de fevereiro de 2022 às 14:36  
Blogger O Árabe disse...

Algo que escrevi há um bom tempo, Maria Luzia: "Nada é tão letal ao amor, como o dever de amar e o direito de ser amado". Completamente de acordo com você, amiga! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

3 de fevereiro de 2022 às 14:39  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosélia; e tens razão, amiga: quando o amor se aproxima, já começamos a ser felizes! Meu abraço, bom resto de semana.

3 de fevereiro de 2022 às 14:41  
Blogger O Árabe disse...

Falo e escrevo em português, Mucha; é o idioma usado nos dois países a que pertenço. Mas consigo entender-te sem dificuldades, usando o tradutor do Google. Espero que, através dele, consigamos superar essa barreira. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

3 de fevereiro de 2022 às 14:45  
Blogger O Árabe disse...

Reproduzo uma frase tua, Fatyma, com a qual concordo inteiramente: "O amor não se explica, não existe palavra que defina o verdadeiro amor.". É bem por aí, amiga! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

3 de fevereiro de 2022 às 14:46  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, São! E esta é uma verdade inegável: "O amor, seja qual for o modo como o sentimos, prende-nos , sim.". Foste muito feliz nesta frase, amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

3 de fevereiro de 2022 às 14:49  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Luiz! Meu abraço, amigo; bom resto de semana e bom mês de fevereiro! :)

3 de fevereiro de 2022 às 14:50  
Blogger O Árabe disse...

Como sempre, Ailime, muito bom o teu comentário! Para elucidar a dúvida que me trazes, cedo a palavra a Gibran, para mim o maior escritor de todos os tempos: "... Mas que haja espaço na vossa junção e que os ventos do céu dancem entre vós.". Fantástico, não é, amiga? :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

3 de fevereiro de 2022 às 14:57  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Rosy! Mais uma vez, recorro a Gibran: "... Assim como as cordas da lira são separadas e, no entanto, vibram na mesma harmonia". :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

3 de fevereiro de 2022 às 14:59  
Blogger O Árabe disse...

Sábio conselho, Fa; escolhê-lo é sempre o melhor a fazer! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

3 de fevereiro de 2022 às 15:04  
Blogger Ailime disse...

Lindo,Amigo! Muito obrigada. Beijinhos e bom fim de semana.

4 de fevereiro de 2022 às 08:44  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Ailime! Meu abraço, bom fim de semana!

4 de fevereiro de 2022 às 13:08  
Blogger Mariazita disse...

Não poderia estar mais de acordo, meu querido amigo Árabe.
Por muito que se apregoe o "amor em liberdade" a verdade é que ele nos prende - simplesmente as algemas são douradas, o que lhes fornece um enorme encanto.
Além disso, estar-se preso nas teias do amor, é uma dádiva divina.

Feliz mês de Fevereiro!

Bom Fim de Semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

4 de fevereiro de 2022 às 14:55  
Blogger O Árabe disse...

Simples assim, não é, Mariazita? E concordamos: é incrivelmente doce, quando estamos presos nas teias do amor! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

6 de fevereiro de 2022 às 00:26  
Blogger Majo Dutra disse...

💞🏡🌈

14 de fevereiro de 2022 às 15:16  
Blogger Vicky Cahyagi disse...

Great article and music. Have a nice day

22 de fevereiro de 2022 às 02:09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky