O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

A VIDA É CURTA

A vida é curta.

E sensato é o homem que aproveita todos os minutos que lhe são concedidos, até que chega a sua hora de embarcar na Grande Viagem. Porque a cada um cabe o direito de viver melhor.

Lembrai-vos, sempre, desta verdade: embora a felicidade não possa ser permanente, pois é um estado de espírito, é de vós que dependerá sentir-vos bem, o maior tempo possível.

E isto não decorrerá das vossas conquistas, nem das vossas idades, nem dos acontecimentos ao vosso redor. Será a consequência dos vossos pensamentos e dos vossos sentimentos.

Tudo aquilo que diz respeito aos vossos corpos, não vos traz senão alegria, dor ou frustração. O que vos conduz à felicidade ou ao sofrimento, está ligado apenas ao vosso verdadeiro Eu.

Cultivai a paz e a encontrareis em vós; renunciai ao orgulho e não sofrereis ao serdes contrariados; superai os vossos temores e estareis livres da angústia que eles vos provocam.

Aprendei a não desejar mais do que podeis ter, e a amar o que tendes; assim, não sofrereis a frustração e conhecereis a gratidão. Buscai sempre a alegria; assim, evitareis a tristeza.

Dedicai-vos a querer o bem daqueles que vos cercam; o egoísmo é a maior das barreiras que vos afastam da felicidade e a causa primeira da vossa solidão e dos vossos medos.

Aprendei a amar; e a entregar-vos ao amor, quando o encontrardes em vosso caminho. Abrigai-vos sob as suas asas, pois são elas que vos conduzirão em vossos mais doces sonhos.

Buscai, sempre, enxergar o “nós” e não o “eu”. Apenas quando fordes capazes de sentir cada homem como um irmão, e ver nele a presença do Infinito, descobrireis o Verdadeiro Eu.

Acreditai que de tudo sois capazes, pois em vós existe a centelha d’Aquele para quem tudo é possível. Uma vez que tenhais percebido esta verdade, nada mais vos impedirá o caminho.

Sim: a vida é curta. Mas, assim como a flor tem o tempo de que precisa para brotar, abrir-se em botão e florir, perfumando o ar à sua volta, tendes o tempo de que necessitais para a jornada.

Aqui viestes para viver. Cuidai, portanto, de viver, acima de tudo. Não podeis permitir que as dificuldades vos abatam, ou os imprevistos do caminho vos tirem o foco da verdadeira missão.

E não vos preocupeis com o tempo da vida; ou com as montanhas que pareçam surgir à vossa frente. Está em vós a força para escalá-las; e, uma vez no topo, vereis toda a vossa vida.

Aprendei a viver. E estareis prontos para uma nova jornada. 

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_fly_me_to_the_moon_in.mid

Link música

Link vídeo

23 Comentários:

Blogger chica disse...

Tão lindas e acertadas palavras,Árabe!
A vida é curta demais para que percamos tempo com picuínhas, bobagens que nos tirem a paz! Vamos que vamos! Linda semana! abração,chica

10 de dezembro de 2022 às 06:21  
Blogger Majo Dutra disse...

Sou realmente muito imperfeita -- tenho muito orgulho dos meus orgulhos...
De quem é a culpa?! Não sinto que seja minha... Será erro da criação ou da Criação?
Um texto belo e edificante, mas contrário à natureza do ser humano, pelo que implica grande treino de autocontrolo... Será um comportamento artificial...
E a vida nem sempre é uma jornada ideal, como aconteceu com Patrick Swayze, o artista que protagonizou o filme 'Gost' de 1 990 lembrado neste vídeo anexo...
Lamento não ter apreciado a versão musical de 'Unchained Melody' que publiquei no meu poema 'O meu amor é cientista'. Selecionei com cuidado e é, sem dúvida, um grande momento musical...
Gostei de voltar a este convívio árabe, tão gratificante e especial.
Dias de Dezembro muito agradáveis. Abraço afetuoso. ⭐
~~~~~~~~~~

10 de dezembro de 2022 às 13:09  
Anonymous Citu disse...

Buena reflexion. Te mando un beso.

11 de dezembro de 2022 às 00:20  
Blogger stella disse...

Ciertamente querido amigo la vida es corta, y cierto tambien, que de nosotros depende sentirnos mas o menos felices, nuestra actitud nos ayudara a ello, hay un refrán que dice...mo es más rico el que más tiene sino el que menos necesita...
Tus entradas al blog siempre son una enseñanza positiva para la vida, gracias por ello
Un abrazo

11 de dezembro de 2022 às 17:25  
Blogger silvioafonso disse...

Tudo o que eu lei tem muito do escritor,
ou, pelo menos eu acho.
É assim que eu me apresento aos curiosos,
pois, se não falo de mim quando escrevo
eu falo daqueles que cometem os mesmos
erros que eu. (risos)
Um abraço, meu amigo e obrigado pelo
carinho que tem pelos que gostam de vc.

12 de dezembro de 2022 às 19:12  
Anonymous Anônimo disse...

Oi amigo
que texto lindo
devemos viver a vida sem o mal a nos cercar
o bem é caro, é difícil mais é a única coisa que vale a pena.
Abraços e boa semana!

13 de dezembro de 2022 às 07:48  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto muito belo repleto de aprendizado.
A vida é na verdade curta, mas poderemos fazer com que seja agradável de modo a que consigamos percorrê-la da melhor forma possível.
Também acredito que, com a força de Deus, poderemos fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para que sigamos felizes se o amor tomar a primazia na nossa vida.
Caminhar na senda da paz, valorizando o que a vida tem de bom e é tanto. Aprender a viver como diz no final, o mais importante, e nunca é tarde para recomeçar.
Lindas a música e o vídeo.
Beijinhos e continuação de uma boa semana.
Ailime

14 de dezembro de 2022 às 11:34  
Blogger Fá menor disse...

Muito belo texto, carregado de verdades e bons conselhos, como já nos habituou!
Na curta vida que nos é dado viver, só o Amor enraizado em nós nos fortalece para superar todos os transtornos que nos surgem a cada passo.

Abraços,
e um Santo e Feliz Natal!

15 de dezembro de 2022 às 17:32  
Blogger O Árabe disse...

Exatamente assim, Chica: vamos que vamos! Pena que, às vezes, demoramos muito a aprender essa verdade, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

16 de dezembro de 2022 às 11:40  
Blogger O Árabe disse...

Todos o somos, Majo; e o aprendizado, acredito, é o objetivo maior das nossas jornadas sobre a Terra. O ideal é que não seja uma questão de autocontrole, mas uma emoção que flua naturalmente; espero que, um dia, cheguemos lá. :) Quanto à versão de Unchained Melody, talvez me tenha passado em mencioná-la, mas apreciei-a muitíssimo, com certeza; os nossos gostos musicais são semelhantes. É sempre uma grande alegria ter-te conosco, tenho certeza que o sabes! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

16 de dezembro de 2022 às 11:46  
Blogger O Árabe disse...

Grato, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

16 de dezembro de 2022 às 11:46  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Carmen. Sempre uma alegria a tua presença, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

16 de dezembro de 2022 às 11:48  
Blogger O Árabe disse...

Cristalina verdade, mestre Sílvio: há muito (ou, pelo menos, um pouco) de nós, em tudo que escrevemos! E isso, é claro, inclui os nossos eventuais erros. Quanto ao carinho, é natural: retribuímos aquilo que recebemos, e estar com vocês me faz orgulhoso e feliz! Meu abraço, amigo; boa semana e obrigado pela honrosa companhia.

16 de dezembro de 2022 às 11:51  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Larissa: o bem é a única coisa que vale a pena; a única que nos pode fazer felizes! Gostei muito da sua visita e do seu blog. Volte sempre; o oásis é nosso! meu abraço, bom fim de semana.

16 de dezembro de 2022 às 12:00  
Blogger O Árabe disse...

Sempre me ensinam os teus comentários, Ailime. E deste, destaco: "Também acredito que, com a força de Deus, poderemos fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para que sigamos felizes se o amor tomar a primazia na nossa vida."; é exatamente assim que penso, minha amiga! Bom saber que foram do teu agrado as músicas. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

16 de dezembro de 2022 às 12:05  
Blogger O Árabe disse...

"Na curta vida que nos é dado viver, só o Amor enraizado em nós nos fortalece para superar todos os transtornos que nos surgem a cada passo.". Nesta frase, Fa, resumiste todo o enunciado do texto! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

16 de dezembro de 2022 às 12:07  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
"Cultivai a paz e a encontrareis em vós."

Assim se dá, eu procuro cultivar em mim toda paz e ao redor de mim. Tem dado muito certo.
Sempre com textos edificantes.
Tenha um ótimo e abençoado Domingo!
Abraços fraternos

17 de dezembro de 2022 às 18:50  
Blogger O Árabe disse...

É uma das atitudes mais acertadas que podemos ter, Rosélia; viveremos em paz, enquanto a tivermos em nós! Obrigado, amiga; meu abraço, boa semana!

19 de dezembro de 2022 às 11:22  
Blogger Majo Dutra disse...

Tudo bom, Amigo.🌻
~~~~~~

20 de dezembro de 2022 às 09:02  
Blogger O Árabe disse...

Feliz em saber, amiga! Meu abraço, bom fim de semana; Feliz Natal, junto a todos que amas!

23 de dezembro de 2022 às 15:53  
Blogger Roselia Bezerra disse...

"Na noite natalina lembremo-nos dos sofrimentos de tantos pequeninos e peçamos a Deus que Ele tenha compaixão. Na noite em que Jesus nasceu os anjos cantaram Glória. Alegrem-se e, como os anjos, rendamos graças ao nosso Deus."

Amigo Árabe, boa tarde de antevéspera de Natal!
Feliz e abençoado Natal para você e sua família!
Abraços fraternos com carinho de gratidão e estima

23 de dezembro de 2022 às 16:04  
Blogger O Árabe disse...

Perdoa a demora na resposta, Rosélia; só hoje vi este comentário! Obrigado, amiga; meu abraço, espero que seu Natal tenha sido maravilhoso, cheio de paz e amor. Bom fim de semana e Feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

30 de dezembro de 2022 às 10:46  
Blogger Ana Bailune disse...

Acho que estarmos prontos é aceitarmos aquele momento em que o incógnito está diante da gente, e mesmo assim, apostarmos em dar um passo em direção a ele.
Bela postagem!

10 de janeiro de 2023 às 12:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky