O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

O EGOÍSMO DO BEM

 


Não deveis descartar o egoísmo. Ele vos pode levar a um mundo melhor.

E nem mesmo o poderíeis, pois ele faz parte de vós. É uma das ferramentas que recebeis, para a vossa defesa, enquanto realizais cada uma das vossas jornadas por este mundo.

Cabe-vos, entretanto, aprender a utilizá-lo, para que não se torne motivo de revolta ou frustração; nem venha a acorrentar o vosso verdadeiro Eu, alado por sua própria natureza.

Pois é ele que sempre vos leva a transcender. São as suas asas que vos conduzem em vossos mais altos voos, despertando em vós os melhores sentimentos e as maiores emoções.

Preservai o egoísmo, pois. Lembrai-vos, porém, de que não podereis estar bem, se não estiverem bem as pessoas a quem amais. E este deve ser sempre o foco do vosso egoísmo.

Porque nenhum de vós é uma ilha; e não existe ser humano que não abrigue, no seu coração, ao menos um alguém amado. Se assim é, pensar em vós é pensar em quem amais.

Ser egoísta, por definição, é buscar o melhor para si mesmo. Se para serdes felizes precisais ver felizes as pessoas que vos são queridas, nelas deveis pensar antes de vós.

É simples assim: cuidar dos que vos cercam, pode ser a melhor maneira de cuidar de vós. Espalhar a felicidade, ao vosso redor, pode ser a forma de serdes felizes, por vossa vez.

Eu vos tenho dito: aquele que acende uma lâmpada, dissipando a escuridão, não beneficia apenas aos seus irmãos. Ele também é beneficiado pela luz, que clareia o seu caminho.

Que seja este, portanto, o vosso modo de ser egoístas: tornar felizes aqueles a quem amais, para serdes também felizes. Com o tempo, aprendereis a desejar a felicidade de todos.

Algum dia, descobrireis que sois todos irmãos; e amar aos outros é a melhor forma de amar a vós mesmos. Por isto, um dia vos foi dito: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei.”.

Aprendei a amar-vos. Afastai os véus que toldam a vossa visão e exorcizai os fantasmas que vos assustam: o medo, a cobiça e o orgulho. O receio daqueles que vos parecem diferentes.

Assim, vencereis os preconceitos; e derrubareis as barreiras que criastes entre vós. Não mais sereis separados por ilusões de raça, orientação sexual, gênero ou qualquer outra.

Nesse dia, cairão as fronteiras; todos os povos se tornarão capazes de entender-se, porque a linguagem do amor é universal. Exércitos serão desativados e a paz reinará na Terra.

Tudo que precisais é aprender a ser egoístas.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_carmen_cavallaro_smoke_gets_in_your_eyes.mid

Link música

Link vídeo


25 Comentários:

Blogger chica disse...

Lindo texto e esse egoísmo assim, dessa forma, nunca podemos deixar de ter. E nos faz bem ver os que nos cercam bem e só assim somos felizes também. Assim quem como eu tenho família grande,. só estamos bem quando todas as "pontas" estão ajeitadas e bem... abração, lindo fds! chica

3 de dezembro de 2022 às 06:38  
Blogger Parapeito disse...

Olá :)
Gostei tanto, mas tanto de o ler !
As suas palavras iam ficando "coladas" em mim.
Revi-me um pouco no tanto que disse.
Houve um tempo em que pensava que estava errada por me sentir bem em fazer o bem.
Questionava se o que fazia, era para os outros, ou era antes para ficar contente comigo mesma.
Pegando em F.P : Amo como ama o amor.
E gosto de gostar de fazer o que gostaria que me fizessem a mim :)
Este seu egoísmo é preciso.
Deixo lhe aqui uma frase que gosto muito e que penso não fica mal com as suas sábias palavras :"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz." Pequeno Príncipe.
Abraço e brisas doces **

4 de dezembro de 2022 às 08:23  
Blogger - R y k @ r d o - disse...

"" Assim, vencereis os preconceitos; e derrubareis as barreiras que criastes entre vós. Não mais sereis separados por ilusões de raça, orientação sexual, gênero ou qualquer outra.

Nesse dia, cairão as fronteiras; todos os povos se tornarão capazes de entender-se, porque a linguagem do amor é universal. Exércitos serão desativados e a paz reinará na Terra.

Tudo que precisais é aprender a ser egoístas.""
..........................
O meu aplauso e elogio. Estes dois/três parágrafos resumem e dizem tudo. Texto brilhante.

Cumprimentos

5 de dezembro de 2022 às 13:04  
Blogger J.P. Alexander disse...

Bella reflexión siempre hay que ayudar y ser empático. Te mando un beso.

5 de dezembro de 2022 às 21:30  
Blogger silvioafonso disse...

Como disse Flávio Vegécio:
"Si vis pacem, para bellum".
Um abraço, professor.
Saudades do amigo.

5 de dezembro de 2022 às 22:40  
Blogger São disse...

Gostei do texto.

Os egocêntricos, infelizmente,só pensam em si e quando pensam nos outros é no sentido de se servirem deles para seu próprio bem.

Grande abraço, Swami!

6 de dezembro de 2022 às 11:04  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e Bom Árabe,
Que texto tão belo e tão profundo!
Nunca tinha pensado no orgulho como forma de espalharmos o bem em nosso redor e deste modo nos sentirmos felizes e quiçá orgulhosos por praticarmos esse bem.
«Que seja este, portanto, o vosso modo de ser egoístas: tornar felizes aqueles a quem amais, para serdes também felizes. Com o tempo, aprendereis a desejar a felicidade de todos.»
Pensando bem é uma grande verdade. Tudo o que fizermos mesmo que não lhe chamemos orgulho e contribuir para a felicidade dos outros também nos fará felizes!
Amigo, desta vez deixou-me sem palavras, mas com um enorme aprendizado, mais um entre tantos que me tem ensinado.
Muito obrigada, Amigo, Árabe.
Lindos o Vídeo e a música em total sintonia com sua bela reflexão.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

7 de dezembro de 2022 às 11:53  
Blogger Catiaho Reflexod'Alma disse...

Árabe!
Saudade de comentar aqui
Tenho estado fora
de minha casa já a alguns
dias, e onde me encontro
a concentração só é
suficiente para
ler as publicações que aprecio, já
comentar fica mais complicado.
Li sua publicação
e voltarei para comentar de
fato.
Ah sim lembrei: há duas novas
publicações de silvioafonso no
Espelhando e no Delas&Deleshttps://delasdelesouviceversa.blogspot.com/de
Sei que aprecia os textos
dele.
Bjins
CatiahoAlc.

7 de dezembro de 2022 às 23:38  
Blogger Beatriz Pin disse...

Confeso que são egoista: venho para ver que tudo vai ótimo com você!
Eu pensaba que o egoísmo, entendido como avaricia, não era coisa boa, mas tal como no lo apresenta, como um modo de superarnos, de ser melhores com nos mesmos e cos demais, não é algo negativo.
Agradezo seus conselhos que sempre deijam luz no nosso caminhar.
Um abraço

8 de dezembro de 2022 às 04:17  
Blogger Fá menor disse...

Muito bem! Como costumo dizer: se os que amo estão bem, eu também estou bem!
Muito grata!

Abraços e tudo de bom!

9 de dezembro de 2022 às 09:06  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica! E completamente de acordo: só estamos bem, quando todos os que amamos estão bem! Espero que vocês estejam bem, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

9 de dezembro de 2022 às 19:30  
Blogger O Árabe disse...

Acho que não existe coisa melhor, Maria, do que sentir-se bem ao fazer o bem. Não lembro bem se já li ou escrevi isto: "A generosidade, traz, em si, a própria recompensa.". Mas é bem por aí. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

9 de dezembro de 2022 às 19:33  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ryk@rdo; e concordo: esses parágrafos resumem todo o texto. Meu abraço, amigo; bom fim de semana!

9 de dezembro de 2022 às 19:36  
Blogger O Árabe disse...

Grato, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

9 de dezembro de 2022 às 19:37  
Blogger O Árabe disse...

Ditado sábio. Principalmente para aqueles que se casam, mestre! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

9 de dezembro de 2022 às 19:38  
Blogger O Árabe disse...

E o pior, São: neste mundo em que vivemos, acredito, são maioria! :( Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

9 de dezembro de 2022 às 19:40  
Blogger O Árabe disse...

Acredito nisto, Ailime: "Tudo o que fizermos mesmo que não lhe chamemos orgulho e contribuir para a felicidade dos outros também nos fará felizes!"; é assim que construímos a nossa felicidade. Obrigado, amiga; bom fim de semana, meu abraço.

9 de dezembro de 2022 às 19:42  
Blogger O Árabe disse...

Sempre bom rever você, Catiaho, e tem toda razão: aprecio muito os textos do Silvio, que considero um mestre da crônica! Com certeza, os lerei em breve. Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

9 de dezembro de 2022 às 19:44  
Blogger O Árabe disse...

Adoro esse egoísmo, Bea; também faço questão de saber que continuas bem, em nossa bela Galícia! :) Meu abraço, amiga; bom fim de semana. Obrigado.

9 de dezembro de 2022 às 19:46  
Blogger O Árabe disse...

E dizes muito bem, Fa: o nosso bem-estar depende de estarem bem aqueles que amamos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

9 de dezembro de 2022 às 19:47  
Blogger Majo Dutra disse...

Passei para verificar se tudo estava bem e verifiquei que tinha ''pulado'' este texto em que expões uma perspetiva muito interessante do egoísmo versus solidariedade...
Mais um bela lição consolidada pelo vídeo que é belíssimo e voltei a ver do princípio ao fim.
Tudo bom pra ti, Amigo. Abraço grande.
~~~~~

13 de dezembro de 2022 às 07:50  
Blogger Majo Dutra disse...

Estou admirada com a falta da tua usual visita os meus blogues!
Desejo que continues bem...
Agradeço os tuas palavras afetuosas quando estive doente.
Abraço, amigo.
~~~

14 de dezembro de 2022 às 14:48  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo, pela presença constante e amiga. Tenho, sim, visitado os teus blogs; é possível que não o tenha feito por uma ou duas semanas, em função de problemas ligados à saúde e ao trabalho. Mas, certamente, em breve lá voltarei em breve. Gosto muito do que escreves! Meu abraço, boa semana; espero que já esteja tudo bem contigo, e peço a Deus por isto!

16 de dezembro de 2022 às 11:35  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Bom final de sábado, amigo Árabe!
"... Não podereis estar bem, se não estiverem bem as pessoas a quem amais."

Hoje estou muito bem, passamos o dia juntos e estar com quem ano restaura minha saúde em todos os níveis.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos

17 de dezembro de 2022 às 18:48  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje, Rosélia, vi este comentário; perdoe-me a demora na resposta! Feliz em saber que foi bom o teu Natal. Obrigado, amiga; meu abraço. Bom fim de semana e Feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

30 de dezembro de 2022 às 10:47  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky