O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 24 de março de 2023

VIVENDO OS VOSSOS SONHOS

Vale a pena viver os vossos sonhos.

Assim eu vos tenho dito. Porque são eles que trazem cores à vossa vida, entre o cinza desbotado da realidade. E porque é mais macio caminhar entre nuvens, do que sobre o solo duro e áspero.

Vale a pena acreditar neles! Porque aquele que não acredita, já não tem qualquer razão para seguir em frente. Como teria energia para caminhar, o homem que não espera chegar a algum lugar?

Sim! Não há como respirar o ar rarefeito da realidade, se nele não houver o perfume atraente de um sonho. Não há como engolir as decepções da vida, sem o néctar inebriante das esperanças.

Os sonhos vos levam a mundos só vossos. E nele vos podeis refugiar, fugindo por instantes às arestas de um mundo inclemente para com os sonhadores. Podeis ser tudo que desejais ser.

Nos sonhos, desfrutais dos vossos amores; viveis as vossas aventuras, alcançais as vossas metas. Nos sonhos podeis erradicar a maldade, praticar a gentileza, afastar os vossos medos.

Nos sonhos, sois senhores de tudo. Desfaleceis entre suspiros de prazer, encantai-vos com assomos de ternura. Todas as dificuldades somem, todas as alegrias vos procuram e vos enlaçam.

Não menosprezeis os vossos sonhos. É a sua força que vos sustenta; é a esperança de alcançá-los que mantém abertos os vossos olhos e vivos os corações que bombeiam vosso sangue.

Não temais viver os vossos sonhos. Segui-os pelos caminhos dourados por onde vos conduzirem e não vos preocupeis com a sua duração ou o seu fim; lembrai-vos de que nada é eterno, neste mundo.

Se quiserdes desfrutar dos vossos sonhos, não podeis abrigar o medo em vosso coração. Porque temer que se acabem, não impedirá que isto aconteça; apenas vos impedirá de vivê-los plenamente.

E- dizei-me – de que vos serve ter um sonho, se não fordes capazes de segui-lo sem reservas? Se não voardes com suas asas, sorrirdes com suas alegrias e vos embriagardes com suas esperanças?

De que vos serve sonhar, se vos assusta o temor de acordar? Como podereis construir os vossos castelos no ar, se fordes incapazes de acreditar nos vossos sonhos e na capacidade de ser feliz?

Sede, pois, como a criança; que se entrega às suas brincadeiras ou às suas contrariedades. Que ri um riso aberto, quando a felicidade está em seu coração; ou chora sem pejo, ao sentir-se triste.

Entregai-vos aos vossos sonhos. Não temais o despertar; pois, ainda que vos visite a tristeza, as recordações vos reconfortarão e vos farão seguir em frente, sorrindo entre as lágrimas que caiam.

Até que chegue um novo sonho.

Música:


Link música

Link vídeo

28 Comentários:

Blogger " R y k @ r d o " disse...

Tenho o sonho que um dia me vai sair o euro milhões. Jogo é jogo e jogo. Cada vez tenho a carteira mais vazia. Mas jogo é sonho...jogo é sonho...(quase se tornando um pesadelo) . Lol. Mais um belo texto que muito elogio. Feliz fim de semana

25 de março de 2023 às 05:42  
Blogger chica disse...

Lindo e verdadeiro teu texto! Eu,apenas chegada de Maceió, agora alimento o sonho de novamente ir pra lá e viver no mínimo dois a três meses por lá ,com a simplicidade que conseguimos ter e com saúde! Essa última é o sonho maior pois sem ele, nada podemos fazer! abração, obrigadão pelos carinhos ,chica

25 de março de 2023 às 06:44  
Blogger J.P. Alexander disse...

Buena reflexion. Me hizo pensar Te mando un beso.

25 de março de 2023 às 23:17  
Blogger Lucinalva disse...

Bom dia, Árabe
Linda reflexão, como é bom sonhar, um forte abraço.

28 de março de 2023 às 07:59  
Blogger São disse...

Vivamos, então , os nossos sonhos, mas com os pés bem assentes na terra, Swami!


Grande abraço

28 de março de 2023 às 11:45  
Blogger silvioafonso disse...

Contar uma história, escrever um texto ou
dialogar na segunda (pessoa) do plural,
como no século passado, não é para qualquer
professor, mas para pessoas eruditas como
sois vós, meu amigo.
Quanto a sonhar, como diz a pauta, meu caro
erudito, eu não tenho vergonha de dizer que
eu nunca sonhei e caso eu tenha sonhado eu
não me lembro. Agora, pesadelo eu tenho até
acordado. (risos) Invejo quem me para na rua
para contar os seus, juro que invejo.
Um abraço, meu amigo e professor.

28 de março de 2023 às 12:37  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Quando criança eu tive muito
como sonhar, ou almejar algo que não
fosse sobreviver ou não apanhar todos
os dias. Quando fui crescendo e assumindo
maturidade passei a alementar sim um sonho:
ser feliz e o outro sonhar era amar e ser amada,
não o ser amada romanticamente, mas ser realmente
cuidada com afeto por quem se prontificasse: marido,
amigos e familia.
Nunca idealizei casar ou ter filhos ou bens.
Pois bem, esses dois sonhos se tornaram realidade
e junto me presenteou com a família que tenho
já na 2a geração e amigos poucos, mas suficiente.
Porém entendo que esses sonhos precisam
ser alimentados dia a dia e é como eu vivo hoje.
Não sou favorável de quem cria utopias e dá nome
de sonho, não é.
Adorei mais este seu escrito.
Bjins querido.
CatiahoAlc.

28 de março de 2023 às 13:06  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo Árabe,
Um texto repleto de pérolas de conhecimento!
Sonhar é caminhar pela vida com a esperança a nosso lado! É não desistir dos nossos objetivos e tê-los sempre em mente, porque mesmo que os sonhos se não realizem valeram enquanto duraram.
O medo também nos inibe de vivê-los e há que acreditar sempre, senão a vida não faria sentido!
Gostei muito do final: «Entregai-vos aos vossos sonhos. Não temais o despertar; pois, ainda que vos visite a tristeza, as recordações vos reconfortarão e vos farão seguir em frente, sorrindo entre as lágrimas que caiam. Até que chegue um novo sonho.»
Muito obrigada meu amigo e bom Árabe por mais este valioso texto que muito falou ao meu coração.
Gostei imenso da música e do vídeo I have a dream, que é sempre um prazer recordar.
Beijinhos e continuação de uma boa semana.
Ailime
(Com o sonho de ver bem minha mãe e com a graça de Deus ela está ficando melhorzinha;))!

28 de março de 2023 às 13:27  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
"Nos sonhos podeis erradicar a maldade, praticar a gentileza, afastar os vossos medos."
Os sonhos nos fazem voar e alcançar o que a realidade não consegue.
As boas lembranças, acordados, são o que nós dão esperança de dias melhores com aroma de ternura do vivido.
Texto muito saudável.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz

28 de março de 2023 às 21:16  
Blogger Majo Dutra disse...

Concordo contigo quando dizes que os sonhos são importantes ao equilíbrio mental, à construção do caráter e no domínio da libido...
Porém, parece-me importante não viver num mundo de fantasia, estar sempre ligado à realidade, caso contrário, podem surgir problemas de patologia mental...
É necessário estar atento aos jovens e incentivá-los ao desporto.
Música linda e repleta de esperança.
Dias de outono serenos e agradáveis.
O meu abraço afetuoso.
~~~~~~~~~

29 de março de 2023 às 04:18  
Blogger stella disse...

Soñar es recibir fuerzas para intentar llevarlos a la vida, mientras soñamos,la positividad nos llena y la esperanza nos hace verlo todo en tonos rosados, como siempre querido amigo, estupendo consejo, pero yo mantendría siempre los pies a ras de suelo en caso de caer
Un abrazo

29 de março de 2023 às 09:38  
Blogger CÉU disse...

Olá, amigo!
Um texto muito forte e realista.
Vivamos os nossos sonhos, o melhor possível.
Gostei da música, mas mais do vídeo. I have a dream está sempre na moda.
Abraço e bom outono.

29 de março de 2023 às 19:30  
Blogger A Casa Madeira disse...

Olá!
Sonhos não tem data, nunca envelhecem,
é a válvula que impulsiona.
Boa entrada de mês.
PAZ E BEM.
janicce.

30 de março de 2023 às 11:56  
Blogger O Árabe disse...

Também jogo, amigo; aqui, na Megasena e sempre quando corre aos sábados. Assim, deixo pra ver o resultado na segunda-feira... e passo o fim de semana milionário. :) Este é o poder dos sonhos! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

31 de março de 2023 às 10:52  
Blogger O Árabe disse...

Voltar para Maceió? Realmente, Chica, é "a sua cara", como se diz por aqui. E você vai conseguir, tenho certeza! Até lá, alimente o sonho... é assim que somos felizes! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

31 de março de 2023 às 10:54  
Blogger O Árabe disse...

Grato, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

31 de março de 2023 às 10:55  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você disse tudo, com poucas palavras, Lucinalva: "... como é bom sonhar!". Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

31 de março de 2023 às 10:56  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, São! Com o tempo, aprendemos muitas coisas boas, não é? :) Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana!

31 de março de 2023 às 11:08  
Blogger O Árabe disse...

Esse era, mestre Sílvio, um dos meus sonhos: tornar-me um erudito. Ao entrar no marketing político, precisei aprender a escrever para o povo; e, acredite, foi uma das melhores lições que aprendi; é bem mais eu. :) Quanto aos sonhos, também quase nunca recordo dos meus; o que me reconforta é que sonho muito, quando acordado! :) Meu abraço, amigo; bom fim de semana e obrigado!

31 de março de 2023 às 11:12  
Blogger O Árabe disse...

Feliz de quem consegue, Catiaho, realizar os seus sonhos; ao, ao menos, alguns deles. Você está de parabéns, minha amiga, e fico feliz com esse sucesso! No mais, concordo com você: precisamos saber diferenciar os sonhos das utopias... estas nos magoam muito! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga!

31 de março de 2023 às 11:15  
Blogger O Árabe disse...

É exatamente assim que penso, Ailime: "Sonhar é caminhar pela vida com a esperança a nosso lado! É não desistir dos nossos objetivos e tê-los sempre em mente, porque mesmo que os sonhos se não realizem valeram enquanto duraram.". Sonhar sempre vale a pena! Obrigado, amiga; meu abraço, boa semana.

31 de março de 2023 às 11:22  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rosélia. E assino isto, amiga: "Os sonhos nos fazem voar e alcançar o que a realidade não consegue. As boas lembranças, acordados, são o que nós dão esperança de dias melhores com aroma de ternura do vivido.". É bem assim, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

31 de março de 2023 às 11:23  
Blogger O Árabe disse...

Aí está a sabedoria, Majo: sonhar sempre, mas sem alienar-se da realidade. Se me perdoas a figura, eu diria que os sonhos são o sal da vida: o perigo é exagerar no tempero! :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

31 de março de 2023 às 11:34  
Blogger O Árabe disse...

Esse é o ideal, Carmen: sermos capazes de sonhar, sempre; mas não nos machucarmos, quando os sonhos nos deixarem cair! Equilíbrio difícil, mas possível! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

31 de março de 2023 às 11:36  
Blogger O Árabe disse...

Grande alegria em rever-te, Céu! E inteiramente de acordo: vivamos os nossos sonhos, o melhor possível! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

31 de março de 2023 às 11:38  
Blogger O Árabe disse...

Grande verdade, Janicce: o sonho é a válvula que nos impulsiona, sim! Obrigado, amiga; meu abraço, boa semana e feliz mês de abril!

31 de março de 2023 às 11:39  
Blogger Parapeito disse...

Olá :)
E se não sonhássemos ?
Li faz tempos uma artigo sobre a capacidade de sonhar.
Segundo alguns cientistas “Sem sonhar, nossa capacidade intelectual ficaria comprometida”, o sonhar é importantíssimo no processo de aprendizado.
Eu sempre fui muito sonhadora :)
Muitas vezes vi alguns sonhos tornarem-se em bonitas realidades, outros em pequenos pesadelos.
Mas o que importa mesmo é o estado de alma com que ficamos, quando acreditamos que um dia o sonho vai virar realidade.
Deixo abraço e brisas doces ****

Leia mais em: https://super.abril.com.br/ciencia/e-se-nao-sonhassemos/

10 de abril de 2023 às 08:06  
Blogger O Árabe disse...

Só agora vi este comentário, Maria! E gostei, especialmente, deste trecho: "Muitas vezes vi alguns sonhos tornarem-se em bonitas realidades, outros em pequenos pesadelos.
Mas o que importa mesmo é o estado de alma com que ficamos, quando acreditamos que um dia o sonho vai virar realidade.". Grandes verdades, amiga! Obrigado, meu abraço; boa semana!

17 de abril de 2023 às 20:27  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky