O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 29 de maio de 2026

O ORGULHO E A RAZÃO

 


Todos os dias, busco exercitar a tolerância.

Porque optei por ser feliz, o máximo que me for possível; afinal, nunca sabemos o tempo que nos resta. E, se assim é, não me parece sensato desperdiçar qualquer minuto em zanga ou inquietude.

A paz, acredito, é o primeiro passo na caminhada para a felicidade. E, talvez, o mais difícil; como, aliás, todo início de jornada. Uma vez que estejamos em paz, a felicidade virá ao nosso encontro.

Mas não encontraremos a paz, se não renunciarmos a nossos medos e nosso orgulho. São eles que nos colocam em constantes conflitos, seja por insegurança ou pelo desejo de estarmos sempre certos.

Isto, posso afiançar-vos que já superei. Se ainda não consegui livrar-me dos medos, ao menos já abandonei grande parte da presunção, que por muito tempo conseguiu nublar a visão da minha alma.

Os acertos e erros, ao longo de todos estes anos, me ensinaram que ninguém pode estar sempre certo, ou errado; todos variamos, entre uns e outros. E é inteligente considerar várias alternativas.

Aprendi, portanto, a não fazer questão de ter sempre a última palavra; a concordar ou, ao menos, não entrar em discussões inúteis, que apenas roubam a paz e não levam a qualquer resultado.

Ao aceitar esta verdade, aprendi também que de nada me serve ser visto como “o que está sempre certo”, colecionando inimizades e atraindo inveja. Melhor ser o que sempre ri e oferta a boa palavra.

A árvore generosa é estimada, por oferecer a sombra e os frutos, enquanto todos evitam o arbusto espinhoso, que nada distribui senão a dor de seus espinhos. E ninguém pode dar, além do que possui.

Eu vos tenho dito: não precisamos renunciar às nossas opiniões; isto é algo que podemos fazer, caso argumentos outros nos convençam. Mas também não necessitamos impô-las; elas são nossas.

Guardemo-las, pois. Acredito que, neste ponto, opiniões são como vestes: nem sempre, as que assentam em nós ficam bem em outras pessoas; cada um tem o direito de escolher as suas, e usá-las.

Assim como roupas dependem das características físicas, opiniões dependem de ideias e convicções. Por isso, são tão individuais; e merecem respeito, mesmo quando forem diferentes das nossas.

A cada dia, esforço-me para que esta convicção mais se enraíze em mim, até que se torne um hábito, tão constante que seja imperceptível: nada temos a ganhar, insistindo em ser donos da razão.    

A Razão não se impõe com gritos ou insistência, mas pela verdade e pela lógica; e quem a traz pela mão é o Tempo. Aquele que se esforça para convencer os outros, no fundo quer convencer a si mesmo.

Mais sábio, portanto, é cultivar a tolerância.

Vídeo

Tá bombando na internet. E é algo que nunca devemos esquecer.

14 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Profunda reflexión. Te mando un beso.

29 de maio de 2026 às 20:23  
Blogger chica disse...

Tolerância, tão bem lembrada... Precisamos muito e cada vez mais pois são tanbtas as coisas que poderiam nos tirar do sério... Ela deve ser bem exercitada sempre e viveremos bem melhor!!! abração, lindo fds! chica

30 de maio de 2026 às 06:21  
Blogger Luciano Otaciano disse...

Sábias palavras amigo. É assim mesmo e de pleno acordo com sua visão. Costumo dizer que a razão só serve pra inflar nosso ego dando aquele ar de superioridade sobre nossos semelhantes afastantando-nos ainda mais da paz que tanto buscamos. Texto incrível. Um abraço!

30 de maio de 2026 às 07:03  
Blogger Lucimar da Silva Moreira disse...

A verdadeira felicidade nasce quando deixamos o orgulho de lado, aceitamos nossas limitações e escolhemos viver em paz., Árabe ótima terça-feira abraços.

2 de junho de 2026 às 08:14  
Blogger São disse...

Uma reflexão consistente na linha do que te é habitual, Swami.

Gostei de conhecer a canção.

Terno abraço, bom Junho :)

2 de junho de 2026 às 12:20  
Blogger Teresa Isabel SIlva disse...

Palavras sábias, como já é habito por aqui!

Bjxxx,
Pinterest | Instagram | Blog | Partilha Aqui a Tua Opinião

2 de junho de 2026 às 16:00  
Blogger Emília Simões disse...

Bom dia Amigo Árabe,
Um texto muito sábio, cheio de conhecimento, como sempre.
Uma coisa que nos traz vantagens é a o avançar da idade.
Com ela aprendemos a desvalorizar muitas situações que antes nos punham os nervos em franja e nos tornamos mais tolerantes, perante os factos da vida.
Nada como viver em paz connosco e com os outros. É assim que vou tentando viver,
respeitando o ponto de vista de cada outro, nem sempre concordando, mas tentando entender.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Emília

3 de junho de 2026 às 06:39  
Blogger O Árabe disse...

Grato, JP; meu abraço, amiga; bom fim de semana!

5 de junho de 2026 às 15:09  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica; a tolerância torna mais fácil e agradável a vida em comum! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

5 de junho de 2026 às 15:17  
Blogger O Árabe disse...

Eu já fiz o gênero "macho alfa", Luciano; mas, hoje em dia, aprendi que é muito melhor ser feliz e viver em paz, do que "ter razão", que de nada nos serve. Obrigado, amigo; meu abraço, bom fim de semana!

5 de junho de 2026 às 15:20  
Blogger O Árabe disse...

Exatamente por aí, Lucimar; de acordo, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

5 de junho de 2026 às 15:21  
Blogger O Árabe disse...

Já notaste, São? Temos um gosto musical bem parecido! ;) Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

5 de junho de 2026 às 15:22  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy; bom fim de semana, meu abraço!

5 de junho de 2026 às 15:23  
Blogger O Árabe disse...

Bem como dizes, Emília: "Nada como viver em paz connosco e com os outros. É assim que vou tentando viver, respeitando o ponto de vista de cada outro, nem sempre concordando, mas tentando entender."; assim, vivemos bem melhor! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

5 de junho de 2026 às 15:25  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky