A mentira não é a negação da verdade, mas o seu adiamento. Como a nuvem de chuva não apaga o brilho do sol, apenas o oculta por um instante.
E nasce, sobretudo, do medo; na raiz de cada mentira, existe o desejo de escapar a um sofrimento. Assim a mentira é, antes de tudo, inútil: por que adiar o sofrimento de hoje, para recebê-lo em dobro amanhã?
Entretanto, é assim que somos: vivemos o hoje, e o amanhã se nos afigura como um porto distante, ao qual não necessitaremos chegar. Porque o futuro nos aparece entre a névoa das esperanças, como o passado se perde na neblina do esquecimento.
Aquele que mente, confia no tempo para consertar o seu erro; como o beduíno imprevidente confia em encontrar um oásis, antes que a sede ponha fim à sua vida. Todavia, o tempo não acoberta os nossos erros; como os oásis não surgem por milagre no deserto.
Assim, mais sábio seria a um não haver errado; e ao outro ter enchido o seu cantil, antes de iniciar a jornada. Porém não somos sábios, mas homens; cabe, portanto, ao mentiroso reconhecer o seu erro, e ao beduíno esmolar um pouco de água da caravana que encontra em seu caminho.
Um e outro dependerão da caridade alheia, para obter o que precisam. E, em verdade, é mais fácil para o homem dar um pouco de sua água, do que conceder o seu perdão. Preferimos dar do que possuímos, a ceder de nossos sentimentos e convicções.
É o medo, e não o erro, o que causa a mentira; porém, é no próprio medo que reside o maior castigo pelo erro que se possa ter cometido. Aquele que se entrega à mentira entrega-se ao medo; ao acalentar o medo de ser descoberto, sacrifica a própria paz. E que castigo pior pode haver, para o homem, do que se afastar do seu Eu maior?
Ao assumir os nossos erros, e aceitar os sofrimentos que nos possam trazer, podemos libertar-nos do medo. Entretanto, aquele que busca a Verdade deve exercitar a humildade e a tolerância: a humildade, para saber que todos erramos; e a tolerância, para compreender os erros de outrem.
Sejamos tolerantes, e ninguém mentirá para nós. É a Verdade, e não a mentira, que encontra guarida no coração do Universo, onde reside o nosso Eu maior.
A mentira não é natural no ser humano. Ninguém irá mentir, se souber que o seu erro encontrará o refrigério da compreensão, e a libertação do perdão.
Um dia, o medo e a mentira serão banidos dentre nós.
E o Amor existirá, realmente, em nossos corações...
Sábio texto!
ResponderExcluirPara mim, a maior dificuldade é mesmo as mentiras e ilusões que contamos a nós mesmos, para nõa sofrer... Mais que aos outros...
É dentro de nós que a verdade pode encontrar o eco...
Caminho difícil este de "limpar" tanto do que desde tão cedo aceitámos como verdade, e deixámos que se construísse em nós a ilusão dessa mesma verdade. São janelas e portas e gavetas dentro de cada Ser Humano, escondidas nos escombros das aprendizagens da vida. E os sentires agarrados a cada um deles.
No entanto, a cada verdade, abre a janela ou a porta ou a gaveta e liberta-se mais um pouco. Fica então espaço... o espaço para o Amor!
Lindo! Obrigado pela partilha!
Bom fim de semana.
Bjs de Luz*
Erros fazem parte do apredizado da vida, quem não eera, já repara-los é mais colplicado, mas facil seria se reconhecido...
ResponderExcluirMentiras, o problema maior, penso eu é que a mentira enraizada de nós, parece ao longo do tempo verdade...
Belissimo texto
Beijitoo
Meu amigo...De tudo, o que mais não aceito é a mentira!
ResponderExcluirConcordo com você, quanto a ser tolerante, para que as pessoas não tenham a tentação de mentir, mas, por enquanto, a mentira me tira dos eixos...
Excelente o seu texto! Vir aqui é matar a sede...
Beijos de luz e uma semana muito feliz!!!
Que engraçado... a mentira não é a negação da verdade, mas o seu adiamento... ou, quem sabe, o seu vislumbre futuro, digo eu... concordo... a mentira, haveria tanto que dizer sobre ela...
ResponderExcluirTambém acho que a mentira e o medo serão banidos... ou pelo menos minimizados...
Adorei este post!
Magnífico tema, magnífico blog!
Queira DEUS que este dia chegue mesmo,ARABE. Mas serei sincero: não creio muito nisto não.
ResponderExcluirAbraços e otima semana!
Os erros são os tropeços no nosso caminhar, mas a mentira trava os nossos passos. Temos que ter consciencia de nossos atos e sabermos que que ao mentirmos, estamos enganando a nós mesmos.
ResponderExcluirUm beijo de boa semana
Será que serão banidos?
ResponderExcluirA mentira existe pelo medo da verdade e o medo se fortalece na mentira. :(
lindos dias querido poeta
beijos
Este texto me lembrou uma passagem bíblica que diz o seguinte: "não há nada oculto que não venha a ser revelado." Portanto, mentir é uma grande imprudência.
ResponderExcluirUma ótima semana, amigo!
Beijos pra ti!
simplesmente fabuloso... completamente verdadeiro!
ResponderExcluirum beijinho..
Vamos todos fazer por isso.
ResponderExcluirClaro que os resultados não serão no nosso tempo.
Mas talvez os nossos netos...
Um abraço
Obrigado, Moonlight. Pela opinião e pelo sábio comentário. :) Boa semana.
ResponderExcluirCom certeza, Collybry... quando se repete por muito tempo uma mentira, corre-se o risco de acreditar nela. Obrigado, boa semana.
ResponderExcluirEu também não convivo bem com ela, Zélia... mas o essencial é que sejamos tolerantes, se quisermos baní-la de nossas vidas. :) Boa semana.
ResponderExcluirTomara, mesmo, Carol! Mas o melhor (e pior) é que depende de nós... :) Boa semana.
ResponderExcluirObrigado, Boneca de Porcelana... precisamos acreditar nisto,não é? :) Boa semana.
ResponderExcluirDO, eu quero crer que chegue, sim. Mas não acredito que cheguemos a vê-lo... ;) Abração, boa semana.
ResponderExcluirÉ isso, Verônica: quem mente engana primeiro a si mesmo, ao pensar que não será descoberto... :) Boa semana.
ResponderExcluirEsperemos que sejam, Clarinha... e você sintetizou bem a situação: é quase um círculo vicioso. Bela semana, amiga!
ResponderExcluirBem definido, Gerlane: no mínimo, imprudente... e quase sempre inútil. :) Boa semana.
ResponderExcluirObrigado, Margarida. Agora, é batalhar para que passemos sem ela. ;) Boa semana.
ResponderExcluirConcodamos, amigo Vieira... talvez os nossos netos ou bisnetos tenham essa chance. Tudo depende de como os educarmos... ;) Abraço, boa semana.
ResponderExcluirOi Arabe!
ResponderExcluirBelíssimo texto, obrigada por repartir. Tomara chegue esse dia em que estaremos livres do medo e da mentira... Oxalá chegue logo.
beijos querido,
mas, enquanto que a núvem de chuva é boa, a mentira...
ResponderExcluirQuando a mentira for banida, já não existe verdade.
ResponderExcluirMuito bom poste
Saudações amigas
Mais um belo texto Árabe! Não sei como o mentiroso, consegue viver com ele mesmo. O outro se machuca, mas ele terá que inventar uma mentira maior, pra dar sustentação a primeira. Acredito que a mentira e o amor, não conseguem ocupar o mesmo espaço.
ResponderExcluirBeijos
a mentira é gerada pelo medo...nunca tinha pensado nisso, mas concordo a 100 por cento
ResponderExcluirgostei muito do teu post
"Um dia, o medo e a mentira serão banidos dentre nós.
ResponderExcluirE o Amor existirá, realmente, em nossos corações..."
Que os anjos digam 'Amém', querido amigo, pois o mundo precisa mesmo de ver banido o mal da mentira entre nós, pois com ela vem todo um arsenal de coisas maléficas. A humanidade precisa expurgar muitas mazelas, para que o verdadeiro Amor possa existir no coração de cada um. Depende de como o homem conduz a sua vida, para que essa corrente se forme e beneficie a todos. Gostei do texto, Árabe, como todos aqueles que deixas aqui numa contribuição ao nosso aprendizado.
Ficam flores e estrelas para enfeitar a tua semana. Beijos e sorrisos no teu coração!
Mentir e se "dar bem" parece estar vergonhosamente na moda. Vejo com temor o numero de pessoas que, sem saber se têm de fato gosto pelas artes cênicas, entram no mundo artistico para iludir, para conduzirem suas vidas em cima de grandes e falhos textos e, com isso, acreditam estarem vivendo "socialmente bem". Pessoas assim são estimuladas por um público cada vez maior, adoram aplausos, e na maioria das vezes citam
ResponderExcluirgrandes filósofos para mascararem o vazio que têm por dentro.
Infelizmente, meu querido Àrabe, uma grande leva de políticos e de pessoas comuns, como eu, utilizam esse artifício cada vez mais. Creio que um dia estaremos livres da mentira para sermos o que realmente somos.
BeijUivoooooooooooooooooooosssss da Loba
Olá, querido Árabe.
ResponderExcluirMentir é fechar os olhos para a realidade. Mas, a quem enganamos? Eles? Ou a nós? Porque fugindo estamos nos escondendo, nos afastando.
Belo texto.
Olá Árabe :)
ResponderExcluirsubscrevo as palavras que escreveste neste post.
E mentir é uma opção que se toma fazendo uso do livre arbítrio.
A humildade, tolerância e o perdão são fundamentais para lidar com a mentira dos outros.
A auto-consciência e desejo de evolução pessoal podem anular a vitimização inerente de quem mente a si próprio.
A verdade é para mim algo precioso.
A minha opção foi e é viver de acordo com a minha intuição e ouvindo a voz do coração. Viver com verdade, sensibilidade e alguma sensatez.
Desde já te desejo um Excelente fim de semana.
Fica bem :)
dá que pensar... e muito caro amigo! poderoso abraço tal como o texto!
ResponderExcluirVamos continuar torcendo, Tina... e fazendo a nossa parte! :) Bom resto de semana, amiga.
ResponderExcluirCom certeza, princesa. Mas é certo que ambas se desfazem... :)
ResponderExcluirÉ um bom raciocínio, amigo Valente, embora paradoxal à primeira vista. Meu abraço.
ResponderExcluirBem observado, Olhos de Mel. Também acho que é uma convivência impraticável. :) Bom resto de semana.
ResponderExcluirPode acreditar, Carla: sempre pelo medo do castigo... ou não teria razão de ser.
ResponderExcluirDepende de nós, Beatriz... sempre! Bom resto de semana, amiga.
ResponderExcluirBelo comentário Keila. Vocês são os grandes responsáveis pelos acertos do nosso oásis! :) Bom resto de semana.
ResponderExcluirBem colocado, Auréola... acho que a pessoa mente para si mesmo, antes de tudo! :)
ResponderExcluirObrigado, Moonlight Sound... e parabéns pelo raciocínio. Oxalá todos pensemos assim, um dia! :) Bom resto de semana.
ResponderExcluirGrato, Eduardo. Meu abraço... e tenha um belo resto de semana! :)
ResponderExcluirVejo neste texto mais uma lição primordial para a nossa jornada. Que possamos assimilar palavras de tão grande valor.
ResponderExcluirTua estada em meu mundo deixa marcas de conhecimento e amizade, agradeço por isso.
Pérolas incandescentes de boas energias entrego em tuas mãos.
Eärwen
Agradeço-te por mais esta belíssima reflexão!
ResponderExcluirBem hajas!
Oie Árabe! Passei para lhe ver e desejar um bom fim de semana!
ResponderExcluirBeijos
Grato, amiga Eärwen; a amizade é verdadeira, bem o sabes. Bom fim de semana.
ResponderExcluirBem hajas, São, por tua gentileza e atenção! Bom fim de semana, amiga.
ResponderExcluirGrato, Olhos de Mel. O mesmo te desejo, de coração.
ResponderExcluirA mentira hoje paira constantemente à nossa volta... tanto que muitas vezes o próprio que mente acredita piamente no que diz!
ResponderExcluirDevemos ser tolerantes, é certo, mas com uma mentira que visou uma defesa pessoal sem prejuízo de maior, muito embora todas possam ser perdoadas.
Devemos estar atentos e contribuir para que a verdade triunfe, porque às vezes uma mentira não é só para defesa pessoal mas é muitas vezes interesseira e visa um logro!
Excelentes colocações, Perla. Mais um comentário que valoriza e engrandece o nosso oásis! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluir