Amparai os vossos idosos.
E não é por eles que o deveis fazer, mas por vós mesmos. Porque cada um colhe o que semeia, e decerto o futuro não será generoso para aqueles que não o forem com o passado.
E não é por piedade que o deveis fazer, mas por amor. Porque, enquanto a piedade muitas vezes humilha quem a recebe, o amor perpetua e multiplica a si mesmo.
Sede tolerantes com as suas dúvidas e inquietações, que são próprias da velhice; como muitas vezes eles o foram convosco, enquanto vos dominavam as dúvidas e inquietações da juventude.
Não vos negueis a ouvir as suas histórias. Pois o caminhante que não pode retornar sobre os seus passos, só nas lembranças consegue viver novamente as alegrias do passado.
Que o respeito e a ternura vos dominem, quando se estender a vossa mão para acariciar os seus cabelos brancos, ou se abrirem os vossos braços para estreitá-los junto ao peito.
E isto devereis fazer todos os dias, e muitas vezes ao dia. Porque, se não vos é dado transferir-lhes as vossas energias, podeis fortalecer as suas almas através do vosso carinho.
Oferecei-lhes do vosso pão, da vossa água e da vossa gentileza; cedei-lhes a vossa própria cama, se necessário for. É através dos pequenos gestos, que lhes mostrareis o vosso amor.
E o amor, para os idosos, é mais importante do que o próprio alimento; porque o seu verdadeiro Eu já pressente a partida, e se divide entre as recordações do ontem e o medo do amanhã.
Assim, vazio se torna o seu hoje. É a vós que cabe preenchê-lo, dividindo os vossos sorrisos e as vossas esperanças, para que as vossas alegrias se tornem as suas novas alegrias.
Em contrapartida, é nos seus braços compreensivos que podereis desabafar as vossas mágoas. E aproveitar os conselhos da sua experiência, que decerto vos mostrarão novos caminhos.
Retardai os vossos passos, quando juntos caminhardes. Assim andareis lado a lado, e a ternura haverá de caminhar entre vós; e mais fácil se tornará a vossa jornada.
Contende a impaciência, que tantas vezes vos assalta diante das suas atitudes ou dos seus cuidados. Porque o passar do tempo não altera apenas os corpos, mas também as necessidades e os pensamentos.
Sabe Árabe; simplesmente emocionante e confesso que as lágrimas marejam meus olhos. Me assusta a impaciência e o descaso, que vejo muitos idosos serem tratados.
ResponderExcluirNossa, falar em idoso, me deu uma imensa saudade de meu pai...
Não tem o que dizer diante de tanto que você bem disse.
Lindo demais! Musica e imagem perfeitas!
Bom fim de semana! Beijos
Ás vezes fico sem paciência com as repetições, com a necessidade de atenção que o idoso requer.
ResponderExcluirFoi mais um vez bom ler seu texto, refletir minhas atitudes.
abraço
Adorei ler estes sábios conselhos.
ResponderExcluirGrata, sempre!
Abraços
Nada melhor que amá-los e deles aprender a sabedoria de vida e espírito de entrega e doação.De forma particular fui tocada por este belíssimo texto.Um abraço.
ResponderExcluir"Assim, vazio se torna o seu hoje. É a vós que cabe preenchê-lo, dividindo os vossos sorrisos e as vossas esperanças, para que as vossas alegrias se tornem as suas novas alegrias." Lembraste-me da minha avó..e fizeste-me sorrir* obrigada árabe, o texto está perfeito*
ResponderExcluirÉ... O tempo passa para todos, temos que seguir seu ensinamento e aprender a andar devagar para enxergar o nosso próprio caminho.
ResponderExcluirBeijo.
Árabe... leitura de tirar o fôlego! Você possui o dom de nos fazer refletir sempre! Agradeço!
ResponderExcluirGosto desse aroma de "humanismo" que possui seu blog... que é uma extensão do seu coração! Imagino que sejas uma pessoa nobre e benevolente! Feliz em ter vc na minha estrada virtual!
Aprecio seu gesto leal de me visitar toda semana! Fico feliz com sua presença de poucas palavras... porém transbordante de amor e carinho.
Tenha uma ótima e linda semana!
Deixo beijo doce com carinho
Sil
Sempre aqui
No oriente os idosos são respeitados e venerados, por sua experiência e sabedoria.
ResponderExcluirAqui, são desprezados como lixo inútil, bocas improdutivas a serem alimentadas, esquecendo-se o quanto já contribuíram.
Seria bom que aprendessemos com nossos irmãos do outro lado do planeta, a valorizar uma situação pela qual todos deveremos passar.
Caro amigo
ResponderExcluirPalavras assim
deveriam substituir as fórmulas
decoradas nas escolas.
Educar o espírito
para o respeito a vida
dos muitos que construiram
mundos com as suas vidas.
Que os sonhos te acompanhem sempre.
E não conhece Gramado? Se programe, você merece.
ResponderExcluirVocê que sabe apreciar belezas. Que sabe sentir a intensidade do belo. Que sabe transformar sentimentos em textos, com certeza vai amar estar em Gramado.
Assim que puder faça isso.
Vou pela segunda vez. A primeira fui com um casal de amigos, e prometi levar minha filha, agora vou com ela, vamos passar o final de ano lá. Numa cidade, região diria assim, que é belíssima e fica mais bonita nesta época do ano.
Desejo que você conheça.
abraço.
Ah, depois que ler, pode apagar, porque não é um comentário do seu texto. É só um bate-papo. rsrs
ResponderExcluirboa noite!
Com relação ao texto, às vezes que vim aqui ler um pouco, me fez lembrar da casa onde fiquei hospedada em Portugal. Lá é a casa dos amigos e também um lar para idosas. Com 11 idosas.
ResponderExcluirMe senti melhor que imaginei, porque o idoso em abrigo sempre me deprimi um pouco. Fico triste em observá-las. Algumas sem a atenção da família, outras com lapsos na memória, com dores, sem vontade de comer, tristes.
Mas gostei de observar as que mesmo com uma história de vida muito sofrida, eram alegres, carinhosas, e que ainda tricotavam.
Como cada ser humano reage diferente as situações de vida, isso me impressionava.
um abraço!
Lindo e verdadeiro e todos chegarão lá(aliás, eu completi 6.2 então tô lá,rsrsrsr )
ResponderExcluirabraços, linda semana,chica
Absolutamente de acordo:devemos apoiar as pessoas idosas, mesmo quando o não merecem de todo.
ResponderExcluirUm abraço grande e amigo, Swami.
Belo...
ResponderExcluirEsquecemo-nos muitas vezes que também um dia seremos idosos e que neles colhemos toda uma experiência de vida que nos pode ajudar na nossa caminhada.
O tempo passa depressa e quando damos por isso já lá haveremos de estar e iremos gostar mais do que nunca da palavra AMOR
Boa semana
Bjgrande do Lago
Texto excelente e impregnado de uma ternura que emociona.
ResponderExcluirO respeito com a chamada terceira idade deveria ser incutido na idade mais tenra... e nem sempre assim é...
Você tem razão, Olhos de Mel: são de assustar, muitas vezes, a impaciência e o descaso com os idosos... que um dia seremos nós. Boa semana!
ResponderExcluirAcontece a todos, Paula... mas o bom é estarmos sempre dispostos a repensar nossas atitudes. :) Boa semana!
ResponderExcluirSempre uma alegria a tua presença, Perla. Volta sempre! :) Boa semana.
ResponderExcluirBem colocado, Tita... e grato pela gentileza. :) Boa semana!
ResponderExcluirGrato, Phoenix. É sempre uma alegria fazer sorrir. :) Boa semana!
ResponderExcluirAssim é, Claudinha... o tempo passa para todos. :) Boa semana!
ResponderExcluirGrato, Silene, pela gentileza e amizade! :) Boa semana.
ResponderExcluirComo sempre, Pensador amigo, uma bela reflexão! :) Meu abraço, boa semana.
ResponderExcluirMuito bem dito, Aluísio: precisamos respeitar aqueles que com as suas vidas construíram as nossas vidas. :) Boa semana, meu abraço.
ResponderExcluirIrei conhecer Gramado, sim, Paula... um dia. É uma promessa que me faço. E não há porque apagar... um papo amigo sempre vale a pena! :) Ah... e você tem razão, sim: cada pessoa reage de forma diferente. E disso, muitas vezes, dependem a alegria ou a tristeza. :)
ResponderExcluirEu também, Chica... eu também! :) Boa semana.
ResponderExcluirAssim é, São: eles sempre o merecem... até quando não merecem. :) Boa semana, amiga; fica bem!
ResponderExcluirBem dito, Garça: quanto mais vivemos, mais valorizamos o amor. :) Boa semana, amiga!
ResponderExcluirGrato, amigo Rouxinol... pela gentileza e pela bela reflexão. Abraço, boa semana!
ResponderExcluirLindo mais vez.
ResponderExcluirEu tenho muita paciência com os idosos porque um dia me faltou um pouco com meu próprio avô que já se foi.
Eu era um ótimo neto para ele, mas percebi, após sua partida, que muitas vezes eu não aceitava o seu jeito, não por falta de paciência, mas, sim, por medo de admitir pra mim mesmo que ele estava ficando velho e que um dia próximo ele não estaria mais ali.
Quando ele se foi eu fiquei com um pouco de remorso e por tantas e tantas vezes eu pedi perdão.
Lindo.
Daniel
Bom dia Árabe!
ResponderExcluirBom seria que o idoso pudesse ser tratado como merece. O ECA, por exemplo, serve como Lei para proteger bandidos da punição e então, por que não colocar em prática também a Lei de proteção ao idoso?!
Foi confirmado pelo senso/2010 que o Brasil torna-se cada vez mais um país de idosos e com eles, só temos que aprender, pela experiência de vida, mas o desrespeito e descaso das novas gerações com eles, é assustador, o que é uma pena!
Maravilhoso seu texto, amigo!
Sua visita me alegra sempre, obrigada pelo carinho.
Tenha um dia de muita Paz e vitórias!
um texto cheio de sabedoria (já repeti tantas vezes, esta palavra, mas é sempre a que me ocorre) e comovente.
ResponderExcluira foto escolhida é muito bela.
um beij
bela lição de vida
ResponderExcluirbeijo de saudades
Assim deveria de ser com os idosos e com todas as pessoas que nos rodeiam.
ResponderExcluirUm sorriso, um abraço, dois minutos de atenção...
Menino, chorei. Magnífico!
ResponderExcluirBjos!
Bom dia, amigo!
ResponderExcluirPasseando na sua tenda árabe para deixar meu carinho e desejar um dia de muita Paz!
Beijos em seu coração!
Assim é, Daniel: muitas vezes, a saudade se mistura ao remorso... e já nada podemos fazer. É preciso aproveitar o presente, porque não podemos mudar o passado. Meu abraço, bom fim de semana!
ResponderExcluirAssim é, Daniel: muitas vezes, a saudade se mistura ao remorso... e já nada podemos fazer. É preciso aproveitar o presente, porque não podemos mudar o passado. Meu abraço, bom fim de semana!
ResponderExcluirBelas colocações, Anna; e grato pela gentileza, amiga. Bom fim de semana! :)
ResponderExcluirGrato, Piedade, pela amizade e gentileza. E você está certa: a foto é linda! :) Boa semana.
ResponderExcluirSempre uma alegria a tua presença, Carla! :) Grato, bom fim de semana.
ResponderExcluirDeveria, sim, Angel: pouco custaria e a eles de muito valeria! O amor reconforta, sempre. :) Bom resto de semana.
ResponderExcluirQuem dera, Vanessa, tivessem todos a mesma sensibilidade... o mundo seria bem melhor para os nossos idosos. :) Bom resto de semana.
ResponderExcluirSempre uma alegria a sua presença, Anna. :) Obrigado!
ResponderExcluirTá... vou dizer o que penso de tudo que li nesse blog:
ResponderExcluir_ To besta! Árabe, o que é isso? Um português impecável, uma sabedoria irretocável, uma generosidade comovente, uma doçura encantadora, uma consciência invejável, enfim, textos emocionantes.
Resumo: que maravilha te encontrar!!
Espero que vc me dê a alegria de ir conhecer meu blog e saborear uma mousse de chocolate comigo.
Parabéns pelos posts.
Beijokas.
A forma como tratamos nossos pais e avós, é o exemplo que damos aos nossos filhos... e eles um dia, repetirão os nossos gestos.
ResponderExcluirÁrabe... suas palavras sempre sensíveis são pura sabedoria.
Bom final de semana...
Beijossssss..........
Grato, Lua Nova, pela gentileza... e pelo convite. Gostei muito do chocolate. :) Bom fim de semana, volte sempre; o oásis é nosso.
ResponderExcluirMuito bem dito, De... a vida e o tempo sempre fazem justiça. E obrigado pela gentileza. :) Bom fim de semana!
ResponderExcluirOlá, árabe!
ResponderExcluirConheci seu espaço... amei.
Gostei e tirei proveito de tudo o que li... seus textos são humanos e sensatos.
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Brasil ♥
Grato, Inês, pelas gentis palavras. :) Bom fim de semana e volte semnpre; o oásis é nosso!
ResponderExcluirSaudaçõs amigas
ResponderExcluirmeu abraço, amigo Valente. Boa semana! :)
ResponderExcluir