A cada dia, fazeis as vossas escolhas. E, se as opções vos pertencem, não vos cabe reclamar das escolhas que vós mesmos fizestes. Eis que cada um de vós poderia ter seguido outros caminhos.
Ninguém existe, entretanto, que esteja satisfeito com o caminho que escolheu. E cada homem reclama do que deixou de ter, esquecido de que aquilo que tem é o que ele mesmo buscou.
Assim, aquele que escolheu a segurança reclama de que lhe falta o amor. E aquele que escolheu o amor, queixa-se de que lhe falta a segurança de uma vida de dias iguais.
Esqueceis, acaso, de que a ninguém é dado ter tudo o que existe no mundo? E que, ao escolher um caminho, renuncia o viajante às vantagens que em outros caminhos poderia encontrar?
Eu vos digo que pedras existirão, em cada caminho que escolherdes. Como pétalas muitas vezes forrarão o chão, aliviando os vossos pés dilacerados pelas pedras que antes pisastes.
E das
pedras não vos podereis queixar, porque das pétalas havereis de desfrutar. Como
o viajante sábio, longe de reclamar das asperezas do deserto, os seus oásis
cuidará de aproveitar.
Deixai-me, pois, repetir que não vos é dado reclamar do vosso caminho, porque vós mesmos o escolhestes. E àquele que tem sede na praia, não cabe queixar-se do sal que existe no mar.
Lembrai-vos, sim, de que a cada dia podeis escolher novos caminhos. E a ninguém, senão a vós mesmos, caberá decidir os vossos rumos. Porque é a vós que caberão as consequências.
Evitai, portanto, a tentação de vos deixardes levar pelas escolhas alheias. Porque a outros não deveis delegar a escolha das sementes, se é a vós que caberão os resultados da colheita.
Cuidai-vos quanto aos vossos desejos. Porque, se um dia eles se tornarem realidades, descobrireis talvez que perseguindo miragens vos desviastes do destino que realmente desejáveis.
Escolhei, sim, os vossos caminhos. E, uma vez que tenha sido feita a vossa escolha, dedicai-vos apenas a tornar mais ágeis os vossos passos, para que possais chegar ao vosso destino.
Pois àquele que não sabe o que quer, a indecisão aguarda em cada curva do caminho. E jamais lhe será dado conhecer a plenitude, pois a insatisfação viverá em sua alma.
Cada um de vós escolhe os próprios caminhos; e de nada vos adianta atribuir a outros a responsabilidade por vossas escolhas. A vós mesmos prestareis contas, ao fim de cada jornada.
Ao vosso verdadeiro Eu.
Enfim àrabe, após brigar com o modem, consegui vir aqui. Vou ver o vídeo e volto.
ResponderExcluirLindas palavras, Árabe! Cada um faz as suas escolhas. Muitas acertadas, outras nem tanto. Mas uma e outra, era a que tinha que vivenciar. Porque creio que nada acontece por acaso. Nenhuma folha cai da árvore, que não esteja no tempo de cair. Porém a aceitação do resultado é o melhor caminho, para encontrar o oásis.
ResponderExcluirLinda mensagem! E o vídeo muito bom! A imagem também.
Bom fim de semana! Beijos
É certo que cada um de nós escolhe o seu próprio caminho e não vale a pena atribuir a culpa a outros.Continuar esse caminho ou mudá-lo é decisão nossa !
ResponderExcluirBom fim de semana.
oi meu amigo,
ResponderExcluiré a mais pura verdade,
somos livres para escolher o caminho,
mas devemos ser responsáveis para encarar as consequências da nossa escolha...
beijinhos
Sempre aceradas tuas mensagens. Os caminhos estão sempre à nossa frente. Escolher, nossa tarefa... Ir, escolher, tentar sempre...Esperando acertar! abração,chica
ResponderExcluirCom certeza cada um tem sua opção
ResponderExcluirde buscar, e lutar por alguma coisa e seguir em frente, e nós sempre estamos livres pra segui nossa caminhada
Abraços com carinho
De um feriado feliz..
└──●► ¸.·*´¨) ¸.·*Rita!!
Viver é um eterno escolher. E como bem diz o texto, saber lidar com os resultados das escolhas.
ResponderExcluirabraço, boa semana.
Verdadeiro, do início ao fim. Somos responsáveis pelas nossas escolhas, somos autores do nosso destino. Querido Árabe, boa noite !
ResponderExcluirExcelente texto e verdadeiro pois o homem sempre esta reclamando de suas próprias escolhas....
ResponderExcluirAbraço Lisette.
Esse é o exercício do livre arbítrio, Árabe. Muito reflexivo teu texto, como sempre.
ResponderExcluirPrecisamos assumir a responsabilidade que as nossas escolhas trouxeram para nossa vida. Aceitar isso ameniza e muito a dor.
Um grande abraço, meu amigo Árabe.
Mais um rico desfiar de reflexões de sabedoria, especialmente nestes ditos "tempos modernos", onde vemos a todo instante a vida de todos a pulular nas grandes vitrinas virtuais das vaidades das redes sociais, onde todos querem afagos e o segredo da felicidade parece sempre residir em algo longínquo (ainda bem que aceitei bem cedo este segredo, a fim de me livrar da tentação de vir a culpar alguém por qualquer dos meus baixos!)...Mas confesso ter ficado deveras curioso com a imagem escolhida: a bela moça, atriz de novela do momento, se não me engano por um papel picante... Símbolo de más escolhas pessoais (começando "mal" a carreira)?! Ré, ré. Meu abraço!
ResponderExcluirSim, a opção é nossa e, por isso, temos que assumir as consequências.
ResponderExcluirInfelizmente, há quem recuse a responsabilidade das suas acções|
Abraço enorme, querido amigo.
A imagem, que encima o seu texto, é a resposta mais cabal e completa, ao mesmo.
ResponderExcluirNós somos os fazedores de nossos caminhos, escolhas e opções.
Boa semana.
Olá meu amigo, lindo texto, de onde vem essa maravilhosa inspiração, sempre com palavras certa na hora certa. O bom é terminar o dia e ver que nossas escolhas foram bem sucedidas, não magoamos ninguém e podemos viver bem e feliz.
ResponderExcluirBjos e tenha uma ótima semana.
OI ÁRABE!
ResponderExcluirNOSSA VIDA É O REFLEXO DE NOSSAS ATITUDES E COMO TÃO LINDAMENTE ELUCIDAS EM TEU TEXTO, RECLAMAMOS DE QUE, SE FOMOS NÓS A ESCOLHERMOS O CAMINHO QUE TRILHAMOS?
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Olá amigo,
ResponderExcluirLindo e reflexivo o seu texto! Realmente, cabe unicamente a nós a responsabilidade pelos caminhos que escolhemos trilhar.
Parabéns pelo seu excelente espaço! Adorei estar aqui.
Grande abraço.
o texto é coerente e, sim, somos nós que fazemos as escolhas dos nosso caminhos, nem sempre as fazemos correctas.
ResponderExcluirmas é preciso arcar com as consequências das mesmas.
sempre textos que obrigam a uma demorada reflexão.
um beijo
:)
Bela imagem,atriz linda,hiper sensual,uma quimica perfeita do amor que eles querem mostrar,música perfeita,o texto como sempre exige reflexão,mas concordo que tudo seja uma questão de opção,errada ou certa,foi feita uma opção,e a gente tem que arcar com os acertos ou erros dessa opção,somos nós que fazemos a vida,embora aconteça de se tomar uma opção errada ,seguir por um caminho que vc nunca imaginou por circunstância alheias a nossa vontade.Não devemos culpar outros.Esse texto me remeteu a um grande amor do passado,daqueles que a gente por mais que queira não consegue esquecer. Mas a vida segue seu rumo e dificilmente nos da uma oportunidade de tentar concertar.
ResponderExcluirOlá amigo e bom Árabe, aprecio imenso lê-lo, porque tantas vezes vem de encontro ao meu estado de alma! Hoje mais um conjunto riquíssimo de pensamentos! As nossas escolhas são de nosso livre arbítrio, mas penso não acontecerem por acaso! Deus mesmo antes de nascermos já nos conhece e tem um trajeto definido para cada um de nós! Então ele me ajuda a ir por ali, mesmo que o caminho nem sempre seja fácil! Assim poderei valorizar e apreciar melhor as flores que for encontrando pelo caminho. E sim, sempre até ao fim! Belíssima música e imagem. Um beijinho e continuação de uma boa semana. Ailime
ResponderExcluirSabe querido amigo, o ser humano
ResponderExcluiré normalmente insatisfeito.Obviamente que as n/escolhas são da n/respon-
sabilidade, mas nem sempre escolhemos
bem.
Mas o amigo escreve sempre belíssimos
textos.
Bj.
Irene Alves
Fantásticos, mesmo, Olhos de Mel, o vídeo, a música e a foto, não é? Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirIsso, Hélia; decisão nossa, em cada dia! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirUma verdade tão simples, Rô... e que tanto nos negamos a reconhecer. :) Bom fim de semana!
ResponderExcluirIsso, Chica: tentar sempre... com vontade de acertar! Bom fim de semana.
ResponderExcluirCom certeza, Rita: precisamos lutar pelas opções que tomamos! Bom fim de semana, amiga.
ResponderExcluirÉ isso, Paula: precisamos lidar com os resultados das nossas escolhas. Sempre uma alegria a sua visita, bom fim de semana.
ResponderExcluirBem dito, Shirley: somos autores do nosso destino! Bom fim de semana.
ResponderExcluirverdade, Lisette: reclamamos do que nós mesmos fazemos. :) Bom fim de semana.
ResponderExcluirAmeniza, Elizabeth. E nos conduz melhor, nas próximas escolhas. Uma alegria a sua visita, bom fim de semana.
ResponderExcluirConfesso, amigo Dilberto: eu nem sabia quem era a modelo. Atraiu-me a coincidência de uma bela mulher, ao lado de um caminho entre as plantas... relacionei a imagem ao espírito do texto, entende? :) Meu abraço, bom fim de semana.
ResponderExcluirHá, São... e são a maioria, infelizmente! Boa semana, minha amiga; fica bem.
ResponderExcluirVocê também achou, não foi, Luz? E concordo: fazemos, sim, nossos próprios caminhos! Bom fim de semana.
ResponderExcluirGostei, Anajá: o certo é terminar o dia aprovando nossas escolhas. Bom fim de semana!
ResponderExcluirNão é, Zilani? De que reclamar, se nós mesmos fizemos? :) Bom fim de semana, amiga!
ResponderExcluirGrato, Ilca, pela gentileza das suas palavras e pelo acertado comentário. Volte sempre, o oásis é nosso; bom fim de semana!
ResponderExcluirObrigado, Piedade, pela amizade e pela coerência do comentário. Bom fim de semana!
ResponderExcluirIsso, gal: embora seja tentador, nunca devemos culpar os outros. E é sempre bom recordar os velhos amores, não? Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirBela mensagem, Ailime: precisamos valorizar as flores que encontramos ao longo do caminho. Obrigado, amiga; bom fim de semana!
ResponderExcluirIsso, Irene: somos normalmente insatisfeitos. E a verdade é que nem sempre escolhemos bem. Obrigado, amiga; bom fim de semana!
ResponderExcluirEm fim, devemos fazer as escolhas de acordo o momento que nos são solicitadas na vida, e procurar tomar um caminho do qual não fique olhando para traz, afinal ...mais adiante ainda haverá outras escolhas a fazer, ficar olhando para traz pode fazer perder totalmente o rumo da felicidade.
ResponderExcluirBeijos
Joelma
Oi, Árabe!!
ResponderExcluirMúsica linda que resgatou!
Desde o raiar de um novo dia, fazemos escolhas, seja qual roupa usar ou o que comer, até as mais complexas. Assumimos o risco das escolhas, mas se não arriscarmos, como saberemos se foram boas ou não essas escolhas?
Beijus,
Isso, Joelma! Uma vez feita a escolha, devemos seguir em frente, e procurar viver com ela da melhor maneira possível. Afinal, novas escolhas surgirão sempre! Bom fim de semana.
ResponderExcluirLinda, mesmo, Luma! E você está certa: é melhor arriscar uma escolha errada, do que passar o resto do tempo a lamentar "o que poderia ter sido". Erros se consertam, oportunidades quase nunca retornam. :) Bom fim de semana!
ResponderExcluirCaríssimo Árabe... é sempre oportuno falar sobre escolhas e consequências.
ResponderExcluirAlgumas escolhas são feitas automaticamente... até mesmo inconscientemente, mas sabe? Existem escolhas dificílimas, onde mergulhamos no mais profundo de nós em busca de nossas convicções... especialmente quando nossa decisão envolve um outro ser.
Nesta última semana tive que tomar várias decisões desse tipo... e seu texto me foi um bálsamo, acredite.
Gratidão! Namasté!
Tenho certeza, De, que a sua decisão foi a mais acertada; e espero que esta certeza a sustente sempre que for necessário. Boa semana, fique bem.
ResponderExcluir
ResponderExcluirEu escolhi ficar por aqui e ler mais dos seus textos.
Como consequência ganhastes uma seguidora.
abraços
Eis uma escolha que muito me alegra, cara companheira de aprendizado! :) Bom resto de semana.
ResponderExcluiropções ou decisões
ResponderExcluirSaudações amigas
Sempre tão sábios os seus conselhos!
ResponderExcluir