Não vos recrimineis por vossos erros.
Porque necessitais errar, para aprender o que é certo. Como a criança, que tropeça quando começa a andar; e como o pássaro, que cai do ninho para iniciar o primeiro voo.
E nem os chameis pecados. Porque o conceito de pecado pressupõe a ofensa ao Universo, e isto não está ao vosso alcance; a gota não pode ofender ao oceano.
Tende presente que o arrependimento é a ferramenta do desenvolvimento. E não é sábio aquele que chora por seus erros, mas quem os transforma nos passos do aprendizado.
Porque ninguém perfeito caminha sobre a terra. Chegar ao Conhecimento é o objetivo maior de todas as vossas jornadas e a razão de tudo que encontrais em vossos caminhos.
Utilizai, portanto, os vossos erros como degraus da escada que vos reconduz ao Coração do Universo. E não choreis sobre eles, como não o faríeis a cada degrau vencido.
Erros e acertos fazem parte de vossas vidas. Outra forma não existe, para que possais afinar os vossos instrumentos e ocupar o lugar que vos cabe na orquestra do Universo.
Na sinfonia da Vida, cada um tem um papel a desempenhar. E as notas dissonantes, embora não ofendam o Maestro, precisam ser corrigidas, para que exista a harmonia.
Aprendei com os vossos erros. E não vos deixeis angustiar por tê-los cometido; aceitai, sim, as suas consequências e cuidai para que no futuro não volteis a neles incidir.
São as lições do passado, que vos preparam para o futuro. E, embora apenas no hoje vos seja dado viver, é certo que o aprendizado de ontem pode fazer melhor o amanhã.
Não é a nota da prova que levareis para a etapa seguinte do curso, mas os conhecimentos que adquiristes. Não é o pó dos caminhos que guardais, mas as lembranças da jornada.
Escusai-vos, por isto, de lamentar os vossos erros. Pois não é a escolha equivocada que deveis ver em cada um deles, mas a oportunidade de adquirir um novo conhecimento.
Aproveitai os vossos erros. Porque, ainda que julgásseis haver semeado uma tamareira, não devereis deixar que se percam os frutos da figueira que com vosso suor plantastes.
Aproveitai os vossos erros. Para que não sejam grilhões a prender-vos ao passado, mas pedras que vos magoaram os pés e com as quais pavimentais os caminhos que seguireis.
Aprendei com os vossos erros. E eles vos guiarão aos vossos acertos.
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/faustopapetti_feelings.mid
Lindo post Árabe! A verdade é que não existe um só ser, que não cometa uns erros de vez em quando. Mas todos ele fazem parte do aprendizado. Cada um cometido, nos deixa uma lição, nos faz meditar.
ResponderExcluirA imagem, o texto e a musica, tudo a ver. Adoro essa musica!
Bom fim de semana! Beijos
O mais triste sao aqueles que nunca aprendem... so sabem errar...
ResponderExcluirBeijos, Arabe...
Sempre grande a mestria humana, por aqui...
ResponderExcluirUm abraço assim____________
ResponderExcluirO erro é próprio do ser humano.
Ao longo da nossa caminhada cometemos imensos e quando olhamos para trás há sempre um sentimento de arrependimento e culpa e a ideia que se podia ter feito de outra maneira.
Assim se aproveita esses erros para corrigir novos rumos no entanto outros erros se cometerão.
Bom texto como sempre
Excelente domingo
Bjgrande do Lago
Aprendemos sempre com nossos erros, Árabe. Todos, sem exceção.
ResponderExcluirBoa semana!
É gratificante ler crônicas desse nível.
ResponderExcluirPois é, não existe pecado contra Deus e sim, contra nós mesmos.
O Árabe, abraço e Paz Profunda!
A cada erro, com certeza, nova possibilidade de caminhar e aprender! Sempre lindo aqui! abração,chica e linda semana!
ResponderExcluirSe errar faz parte de nossa caminhada, o acertar deve fazer parte dos nossos aplausos, não no sentido de nos auto elogiar, mas na intenção de aceitarmos que erros e acertos fazem parte da mesma moeda. O erro enaltece ainda mais o acerto, e o acerto nos faz ser mais indulgentes para com os erros. Ambos dimensionam o nosso crescimento, pontuam o nosso caminhar no mundo. Como sempre, amigo, uma página para as próprias reflexões. Grata por estar sempre entre nós, nos trazendo a sabedoria da tua alma.
ResponderExcluirQue nos sorrisos e nas estrelas a pontear tua semana, possas sentir meu carinho,
Helena
E como vivemos entre erros e acerto
ResponderExcluire com certeza é errando que , um texto valioso
Bjuss com carinho
Rita
Amei...
ResponderExcluirSempre temos que aprender com nossos próprios erros, para que não ocorra novamente e machuque outras pessoas, pois quando ocorre um erro, as vezes envolvemos algo ou alguém, e isso é o lado mal da história.Beijos
Como faço para te seguir?
Todos erramos. Não podemos é nos fixar nos erros e desistir da caminhada. Com eles aprendemos e corrigimos as falhas que existem em nós, próprias dos seres humanos. Sempre muito boas s suas colocações. Abraço.
ResponderExcluir
ResponderExcluirCaprichou na música, hein? Adoroooo!
Hoje mesmo estava pensando sobre a questão de erros cometidos. Há alguns que são passíveis de serem consertados enquanto que outros não. Então, por que gastar energia sofrendo por eles? Não somos mesmo perfeitos e provavelmente erraremos muito. Embora pareça irônico, são os erros que nos forçam a grandes aprendizados. O jeito mesmo é enfrentar as consequências e procurar não repeti-los. Aprendizado quase nunca chega por caminhos fáceis.
Excelente, caro amigo.
Feliz semana.
Abraço.
Boa tarde meu amigo e bom Árabe!
ResponderExcluirDurante o trajecto erramos muito e ai de mim se não for tentando acertar o meu passo aprendendo com os erros do passado, não ficando presa a eles! Nem todos têm o mesmo grau de aprendizagem e quantas vezes temos que arcar com os grilhões de outrem em seus desabafos! Penso que até este facto nos ajudará ainda mais a firmar nosso passo em direcção ao Coração do Universo!
O caminho faz-se caminhando, como alguém disse!
Muito obrigada por mais este conjunto de pérolas de verdadeiro conhecimento!
Desejo-lhe continuação de uma boa semana.
Beijinhos,
Ailime
Querido amigo, perdoa-me por só poder ter vindo agora nessa tua página tão bela e de ensinamentos dignos. Meu pc estava na manutenção e fiquei incomunicável, rsrs.
ResponderExcluirVocê está correto, os erros existem, somos seres ainda muito imperfeitos, temos mais é que aprender com eles, e assim mesmo, ainda estaremos sempre incorrendo em muitos erros. Mas, faz parte.
Abraço carinhoso!
Bem dito, Olhos de Mel: cada erro nos traz uma nova lição. Bom resto de semana!
ResponderExcluirMas a verdade, Arco-Íris, é que todos aprendemos... embora alguns realmente levem mais tempo. :) Bom resto de semana!
ResponderExcluirE você sempre gentil, amigo Daniel! Bom revê-lo; meu abraço, bom resto de semana!
ResponderExcluirIsso, Garça amiga: erraremos sempre, até que o aprendizado se complete! Bom resto de semana.
ResponderExcluirCero, Claudinha: todos os erros nos ensinam algo, sim; sempre! Bom resto de semana.
ResponderExcluirGrato, Shirley, e concordamos: o que chamamos pecado ofende apenas o nosso verdadeiro Eu. Bom resto de semana!
ResponderExcluirObrigado, Chica; bom resto de semana, amiga!
ResponderExcluirIsso, Helena: erros e cargos fazem parte da mesma moeda; o aprendizado da Vida. Bom resto de semana, amiga; obrigado.
ResponderExcluirAssim é, Rita: é errando que aprendemos. Obrigado, bom resto de semana!
ResponderExcluirSinceramente, Nidja: não sei; sou muito fraco em internet. Mas postamos sempre às 22 horas de sexta-feira, e a sua presença será muito bem-vinda! Obrigado e volte sempre; o oásis é nosso. Bom resto de semana!
ResponderExcluirObrigado, Marilene; e você está certa: não podemos nos fixar nos erros e desistir da caminhada! Bom resto de semana.
ResponderExcluirTambém adoro essa música, Vera, e concordo inteiramente: o certo é enfrentar as consequências e não repetir os erros. Podemos conseguir! Obrigado, bom resto de semana.
ResponderExcluirAssim é, Ailime: o caminho faz-se caminhando e precisamos firmar os nossos passos rumo ao Coração do Universo! Obrigado, amiga; bom resto de semana.
ResponderExcluirFeliz pelo retorno do seu PC, Vanuza, que nos deu a alegria do seu retorno. E você resumiu muito bem: faz parte! :) Bom resto de semana.
ResponderExcluireu cometi e cometo muitos erros, mas, tento que com eles vá aprendendo a não os cometer novamente e a ser uma pessoa melhor.
ResponderExcluirgrata!
:)
Eu recrimino-me muito com os meus erros, apesar de aprender com eles... O teu texto teve muito significado para mim!
ResponderExcluirBjxxx
O mal , Swami, é que criaturas existem que nem nos erros nem em situações complicadas aprendem :(
ResponderExcluirAbraço com muito carinho
¡Hola, Árabe!!!
ResponderExcluirNos dejas un excelente texto: Fantástico diría yo.
Creo que todo ser humano comete errores en esta vida tan agitada que muchas veces hace que uno tropieza y se caiga. Pero de esos errores y caídas; aprendemos mucho a caminar mirando donde ponemos el pie para no tropezar con la misma piedra.
Las caídas y errores nos enseñan a crecer como personas; a tener un comportamiento más humano con quien nos rodea y con el más humilde.
Te dejo mi felicitación y mi estima por tan bellas letras.
Ha sido un placer.
Un abrazo y besos azules en vuelo.
Se muy muy feliz.
Isso, Piedade! O essencial é tentarmos não repetir os nossos erros... embora, é preciso confessar, às vezes o façamos. Obrigado, bom resto de semana.
ResponderExcluirGrato, Izy. Para quem escreve, essa é a melhor recompensa! Bom resto de semana.
ResponderExcluirVerdade, São; mas creio que todos aprenderemos um dia. O que varia é o tempo que cada um leva. :) Bom resto de semana, amiga!
ResponderExcluirGrato, Marina; e, mais uma vez, concordamos: entre outras vantagens, os erros nos ensinam a humildade. Bom resto de semana!
ResponderExcluirOI ÁRABE!
ResponderExcluir"QUEM NUNCA EROU QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA".
JÁ, JESUS, ASSIM NOS PASSAVA ESTA GRANDE VERDADE.
SOMOS MEROS APRENDIZES, QUE CAMINHAM SEM SABER AO CERTO ONDE VAMOS CHEGAR, ENTÃO OS ERROS FAZEM PARTE DA CAMINHADA, PARA MIM, O SEGREDO ESTÁ, EM COMO REVERTEREMOS ESSES ERROS EM ACERTOS E APRENDIZADO.
BELÍSSIMO POST AMIGO.
ABRÇS
zilanicelia.blogspot.com.br
Bem dito, Zilani: o sentido está em aprender com os erros, para revertê-los em acertos! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluir