Sim; o futuro não vos pertence.
Pois não podeis conhecer o que ainda não aconteceu. E as vossas pretensões de adivinhar o que virá são tão infantis quanto a da criança que, em seus sonhos, almeja tocar o céu.
Entretanto, é certo que em cada dia construís o vosso hoje. Dos vossos pensamentos e das vossas ações dependerá, em grande parte, o que vos irá suceder no amanhã.
Tende presente esta verdade. Porque os vossos atos são como os elos de uma corrente, que se encadeiam e sucedem. E a qualquer momento, uma corrente pode ser partida.
Lembrai-vos de que necessitais semear figos, se figos pretendeis colher. De nada vos servirá reclamar, quando vos couber a colheita das tâmaras que houverdes semeado.
Lembrai-vos de que necessitais semear figos, se figos pretendeis colher. De nada vos servirá reclamar, quando vos couber a colheita das tâmaras que houverdes semeado.
De certa forma, portanto, o futuro vos pertence. Porque, quando um homem age hoje em desacordo com a sua consciência, é certo que amanhã o remorso lhe roubará a paz.
Entre o corpo e o espírito, transcorrem os momentos da vossa caminhada. Se priorizais apenas o vosso eu aparente, decerto desprezais as necessidades do verdadeiro Eu.
Sede sábios, ao dividir o vosso tempo. Pois não vos cabe viver apenas o agora; e não podeis esgotar hoje todo o vosso trigo, se amanhã devereis assar e consumir o vosso pão.
Aquele que hoje não valoriza os seus amigos, cultiva o isolamento de amanhã; como planta o abandono e a solidão, o homem que não é capaz de entregar-se aos seus amores.
É assim que é. Porque não colhereis senão aquilo que semeastes; e nada recebereis das pessoas que vos cercam, senão as mesmas coisas que entre elas distribuís no dia-a-dia.
Cuidai do presente; não existe outra forma de cuidar do vosso futuro. Atentai a cada um de vossos passos, para que possais determinar o vosso rumo e buscar o melhor destino.
Recordai-vos, sempre, de que no hoje é que viveis; não estais no ontem e tampouco no amanhã. É nas horas de hoje, que podeis agir; e desfrutais dos frutos de vossas ações.
Não vos deveis privar do alimento e da água de hoje, por temer a fome e a sede de amanhã; cuidai, apenas, de evitar o desperdício e sempre tereis aquilo de que necessitais.
Deixai que o coração e a consciência sejam os vossos guias e seguireis o melhor caminho. Abandonai a pressa e reservai espaço, em vosso tempo, para ouvir o vosso verdadeiro Eu.
Porque é através dele, que vos fala o Coração do Universo.
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/roger_willians_em_algum_lugar_do_passado.mid
Lindo e emocionante post! Assim é a vida. Caminhos de idas e vindas, acertos e desacertos até se cumprir a missão.
ResponderExcluirLinda imagem e linda musica!
Bom fim de semana! Beijos
Temos lembranças boas do ontem, mas vivemos o hoje e o temos que viver bem, pra recordar num amanhã! LINDO te ler! abração, linda semana,chica
ResponderExcluirÉ certo que o futuro não nos pertence, mas não é menos verdade que, através das nossas acções no presente, poderemos influenciar o que nos irá acontecer amanhã.
ResponderExcluirNão podemos, nem devemos, fazer futurologia, pois corremos o risco de as nossas previsões saírem erradas. Mas podemos, e devemos, construir o futuro a partir do dia de hoje.
Óptimo texto reflexivo.
Precisamos meditar nestes assuntos.
Votos de um excelente fim de semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
PS – O meu blog está temporariamente parado, para me permitir acabar (pelo menos tentar…) o livro que estou escrevendo, e já deveria ter sido publicado há mais de dois anos…
Mas visitarei os blogs amigos sempre que possível.
Entretanto, no próximo dia 14, publicarei um post, a título excepcional.
É certo que os nossos passos de hj nos levara ao caminho de amanha...nem tudo podemos escolher... mas aquilo que podemos, devemos começar hj para que amanha seja mais ameno...
ResponderExcluirArabe, como vc esta? desejo que esteja bem...
Beijos...
Árabe, meu querido, voltando...
ResponderExcluirAs tuas postagens, tão cheias de verdade, continuam a abrir as portas do nosso coração para acolher a inspiradora voz do Coração do Universo.
Saudades dos amigos, saudades de ti, desejando que estejas bem, pois pessoas com a enormidade do teu coração e que tanto bem faz as tuas palavras para aqueles que te seguem, merecem ser presenteados com a verdadeira paz e a tranquilidade de espírito que a vida pode oferecer.
Uma estrela no teu coração, um sorriso no teu olhar,
Helena
oi meu amigo,
ResponderExcluirsem dúvida que não podemos adivinhar o que virá,
mas o nosso futuro depende muito do que construímos no presente...
é muito bom te ler!!!
beijinhos
É Árabe, do passado as lembranças e o aprendizado. O hoje tento viver da melhor maneira possível, não esquecendo que, as boas ações é que ficam para um futuro melhor. O amanhã, este embora com planos, sonhos e esperanças, não nos pertence, não mesmo! Um texto que merece uma reflexão, tudo muito lindo! Que você tenha uma semana tranquila, com paz e saúde. Obrigada Árabe!
ResponderExcluirMaria Luzia
É lindo, Árabe! Gostei muito!
ResponderExcluirO ontem que sirva de lição e aprendizado. É nele que plantamos a semente do amanhã. Mas, é o hoje que vivemos. Portanto, aproveitar sim, mas com responsabilidade, pra que depois venhamos a sofrer as consequências.
Boa semana! Beijos
OI ÁRABE!
ResponderExcluirCOMO SEMPRE, TE LER É EVOLUIR UM POUCO MAIS.
UM ÓTIMO TEXTO PARA REFLEXÃO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Uma verdadeira viagem pelo tempo e pela forma como ele passa!
ResponderExcluirBjxxx
ResponderExcluirOlá amigo Árabe,
Espero que tudo esteja bem com você.
A mensagem é perfeita. É no presente que vivemos e é também nele que traçamos o nosso futuro. Com as experiências do passado podemos viver um presente com mais sabedoria, lembrando sempre que o amanhã dependerá de nossas ações de hoje. Cuidemos, pois, de semear o que pretendemos colher, já que a colheita é inevitável e obrigatória.
Não consegui ouvir a música, mas conheço-a. É linda.
Ótima semana.
Abraço.
¡Hola Árabe!!!
ResponderExcluirNos dejas una gran lección para seguir el camino que nos lleve hacia la felicidad; gracias maestro.
Es verdad que de lo que hoy sembremos, recogeremos mañana con la ayuda de Dios nuestro Señor.
debemos vivir el día a día sin derroches innecesarios... E ir caminando hacia donde el corazón y nuestra conciencia nos lleve. Claro está qué uno debe ser uno mismo con personalidad propia y no pretender imitar al otro, a menos que sea una bendición De dios.
Ha sido un inmenso placer pasearme por tus letras siempre aprendiendo algo nuevo.
Te dejo mi gratitud y mi estima,
Un beso en vuelo y feliz día.
Amigo Árabe
ResponderExcluira sua mensagem chega sempre cheia de sabedoria.
este como todos os que tenho lido de sua autoria, são ensinamentos que nos levam a reflectir sobre o passado e o presente, e tentar edificar no dia a dia os nossos valores para o futuro nos ser risonho.
obrigada
um beijo
:)
PS: tenho poema novo e algo me diz que vai gostar e compreender
:)
Excelente lição.Aliás, como é teu timbre!
ResponderExcluirAbraço apertado, amigo
Olá Àrabe, que belo texto.
ResponderExcluirQuem belo tempo chamado presente temos só para nós. Por isso, devemos
cuidar dele para que o futuro seja o reflexo do mesmo.
Quanta sabedoria em seu post, como sempre, aliás. Grande abraço!
Assim é de fato a melhor forma de seguir a vida, cuidando dos momentos presente, e deixando que o coração e a consciência sejam o melhor guia seguindo sempre o melhor caminho, e certo, que o amanhã os frutos serão bons.
ResponderExcluirUma mensagem de grande ensinamento Árabe!
Um abraço!
Blog da Smareis- É só clicar aqui!
Meu Amigo e bom Árabe, que texto precioso para reflexão!
ResponderExcluirPor vezes sinto que o passado me limita o presente embora saiba que o que passou, passou! O futuro é hoje e tenha eu a capacidade de saber vivenciá-lo a cada instante, em cada atitude, em cada gesto!
O que semear hoje colherei amanhã! Deixar-me guiar pelo coração, a opção certa;)), sempre!
Beijinhos, amigo, e muito obrigada por mais este conjunto de pérolas de conhecimento!
Continuação de boa semana.
Ailime
Oi, Árabe!
ResponderExcluirQuem tem o propósito de viver bem, quer que tudo aconteça da forma mais favorável e por isso semea. Aqueles que esperam a outra parte, manifestação alheia ou dos céus, estará colaborando para a derrota.
Há quem vive com a certeza de que é auto-suficiente e que as pessoas são para lhe satisfazer os caprichos. Até para essas pessoas, a idade pode não mudar a forma de pensar, mas o corpo começa a exigir cuidados que invariavelmente será necessária a ajuda de outros.
Amigos e família, a todo momento em nossa vida são primordiais. Não entendo quem se isola.
Vou destacar um trecho que gostei muito: "Aquele que hoje não valoriza os seus amigos, cultiva o isolamento de amanhã; como planta o abandono e a solidão, o homem que não é capaz de entregar-se aos seus amores".
Beijus,
Bem resumido, Olhos de Mel: idas e vindas, acertos e desacertos, encontros e desencontros, até que esteja cumprida a missão de cada um. Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirIsso, Chica: viver bem o hoje, para ter boas recordações amanhã! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirPrecisamos, Mariazita, para que possamos construir um futuro melhor. E como vai indo o nosso livro? Bem, espero! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirAssim é: começar hoje, para que o amanhã seja mais ameno. Estou bem, Arco-íris; e você, amiga? Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirGrande alegria, Helena, com a tua volta; e espero que a felicidade esteja cada vez mais presente em teus dias. Obrigado pela gentileza e amizade, bom fim de semana.
ResponderExcluirE é muito bom contar com a sua amizade, Rô! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirAcho que você já fez essa reflexão, Maria Luzia... e que bela reflexão! Obrigado a você, amiga; bom fim de semana.
ResponderExcluirIsso, Sherazade: aproveitar cada momento, com intensidade e responsabilidade; este é o segredo de bem viver! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirObrigado, Zilani, pela amizade e gentileza; bom fim de semana!
ResponderExcluirE assim é a nossa vida, Isy: viajamos no tempo, enquanto as paisagens se sucedem através da janela! :) Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirTudo bem, sim, Vera; e é uma grande alegria vê-la de volta. Espero que esta semana você já consiga ouvir a música; é linda, sim! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirIsso, Marina: fazer a vida à nossa própria maneira, mas sempre em sintonia com o coração do Universo. Obrigado, amiga; bom fim de semana.
ResponderExcluirObrigado, Piedade. E acredita: sempre gosto dos teus poemas e entendo o sentimento que expressam; tens, mesmo, o dom da poesia! Bom fim de semana, fica bem.
ResponderExcluirObrigado, São. Aprendemos juntos; não é, minha querida amiga? Meu abraço, bom fim de semana.
ResponderExcluirObrigado, Marli! E concordamos: o presente é um belo tempo, e nos permite fazer o futuro ainda melhor! Bom fim de semana.
ResponderExcluirGrato, Smareis. E você está certíssima: não podem existir guias melhores do que o coração e a consciência. Bom fim de semana!
ResponderExcluirObrigado, Ailime. E você está certa, amiga: não são poucas as vezes em que o passado nos limita o presente; precisamos aprender a construir o futuro! Bom fim de semana.
ResponderExcluirSão, Luma! Amigos e família são essenciais à nossa vida e devemos cuidar deles em todos os momentos. Bom fim de semana, obrigado.
ResponderExcluirÁrabe, que você tenha um final de semana, um feriado tranquilo e preciso que saiba que, de coração, desejo a você tudo que o possa fazer feliz, muito feliz. Eu que agradeço a você, a atenção e todo o bem que vejo em você, através de seus textos lindos e maravilhosos que muito alegra o meu coração, a minha vida. Fique com a Proteção Divina, fique com Deus!
ResponderExcluirMaria Luzia
Creio que você bem sabe, Maria Luzia, o quanto lhe agradeço por essa amizade sincera e carinhosa. Pessoas como você nos inspiram a continuar escrevendo, para que juntos continuemos na senda do aprendizado. Bom feriado, feliz nova semana!
ResponderExcluir