sexta-feira, 27 de novembro de 2015

OS VOSSOS INTERESSES



Cada um tem os seus próprios interesses.
Esta é a verdade, por mais que a queirais negar. Ninguém defende senão a si mesmo. E é por isto que não cumpris as vossas promessas; nem agis conforme as vossas palavras.
 
Por isto, os vossos casos de amor  duram apenas enquanto duram as vossas paixões; porque a felicidade da pessoa por quem estais apaixonados faz a vossa felicidade.

Porém, tão logo morre a paixão, eis que se esvai o altruísmo. E voltais a exigir os vossos “direitos”; renasce o egoísmo natural, que desde o berço vos acompanha.
E que, em verdade, não deixou de existir por um único instante. Como o camaleão, que apenas assume a aparência da planta onde está, para preservar a sua própria existência.

Assim é; e não vos deveis culpar por isto. Pois ao viajante perdido no deserto, não se pode acusar por buscar encher o seu cantil; que representa a própria sobrevivência no futuro.
Sereis culpados, apenas, quando, no afã de encher o vosso cantil, desprezardes todos os cantis que para o oásis se estendem; e aos outros aceitardes condenar à sede inclemente.

Não existe crime em buscar a própria água; e sim em conspurcar o poço, para que outros não possam dele usufruir. Pois a nascente é a mesma e a todos será capaz de atender.
Defendei a vossa água. Lembrai-vos, porém, que todos bebem da mesma fonte e buscam saciar a mesma sede; e a ninguém cabe um direito maior do que aos outros assiste.

Buscai a vossa felicidade. Mas tende como certo que não a encontrareis na infelicidade alheia. A parasita, ainda que cresça, acaba por morrer, após sufocar a planta onde nasceu.
Não vos julgueis superiores aos vossos irmãos. Pois, eu vos tenho dito, as folhas que brotam na copa das árvores, não são diferentes das que nascem nos galhos mais baixos.

Guardai-vos de negar o vosso egoísmo. Pois o homem que sobrevive não é aquele que nega o veneno em suas veias, mas o que o admite e procura encontrar a sua cura.
O egoísmo está em vós. E não o deveis combater, mas usá-lo em vosso favor. Porque, se assim fizerdes, não sereis felizes enquanto não forem felizes aqueles que vos cercam.

Este é o segredo da harmonia. Pois está escrito que o Pastor não será feliz, até que a última ovelha retorne ao aprisco; e cada homem é uma ovelha que busca chegar ao redil.
O Pastor é o Coração do Universo.

Música:

26 comentários:

  1. Em verdade Árabe, o homem por si só, é egoísta. Vive querendo abarcar tudo que o cerca, esquecendo que o outro, precisa ter uma história apenas sua. Infelizmente, esse egoísmo traz consequências, porque aquele que sofre com isso, jamais será feliz, a não ser por instantes, enquanto o fugaz momento está no auge. E, sofre também aquele que inocente, vive esse emaranhado, quando vem a descobrir a verdade.
    Belo e verdadeiro! Porém, sinto a angustia de quem está vivenciando essa situação.
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo Arabe, me emocionei tanto... nunca li tanta verdade em um unico texto... obrigada por faze-lo chegar ate a mim escrevendo-o...

    Tenha uma semana abençoada meu amigo...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Sempre belíssimas lições. Muito grata!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. "Não vos julgueis superiores aos vossos irmãos. Pois, eu vos tenho dito, as folhas que brotam na copa das árvores, não são diferentes das que nascem nos galhos mais baixos."

    Olá meu bom amigo, saudades! O texto é Divino, gostei muito, muito mesmo! Árabe, diante de tanta sabedoria, nem sei o que falar. Penso que, se a pessoa tem traços legais, mas não tem boa energia e um bom coração, não é tão bonita. Acredito nesta troca. Que você esteja bem e ótima semana! Texto que merece sem sombra de dúvidas refletir e muito! Obrigada e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Um texto fantástico! Você sempre nos indica caminhos e atitudes do bem, mas acho tão difícil segui-los, sinceramente. Temos que, pouco a pouco, tentar algumas modificações.

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. COMO SEMPRE, EXCELENTE!


    Abraço fraterno, amigo meu

    ResponderExcluir
  7. O mês de dezembro chegou e com ele vem
    as festas que tanto esperamos, que seja de
    realizações para todos, desejo que 2016 venha
    com alegria e muita paz, estarei de volta em janeiro
    Obrigado por partilhar comigo minhas postagens e agradeço
    sua amizade e carinho, Adoro estar sempre aqui bjuss de
    sempre* Saudade de vc meu amigo..

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  8. O Árabe, você nos presenteia com mensagens maravilhosas, sempre. Gratidão!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

  9. Olá amigo Árabe,

    Mensagem de muita sabedoria.
    De tudo que li, fixei-me na seguinte frase: "Guardai-vos de negar o vosso egoísmo. Pois o homem que sobrevive não é aquele que nega o veneno em suas veias, mas o que o admite e procura encontrar a sua cura." Reconhecer as nossas fraquezas é o primeiro passo para tentar corrigi-las. O egoísmo, segundo Emmanuel, é filho do orgulho, fonte de todas as misérias deste mundo e o maior obstáculo à felicidade dos homens. Ninguém pode alcançar um estado de felicidade quando procura apenas os próprios interesses. A paz somente nos chega quando aprendemos a compartilhar e a ser solidários.
    Todo ser humano é, de certa forma, um tanto egoísta; por isso, devemos trabalhar este nosso lado para o bem do nosso progresso moral.

    Gosto demais da música. Há muito não a ouvia.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Meu Amigo e bom Árabe,
    Mais um riquíssimo texto repleto de pérolas de conhecimento.
    O egoísmo corrói e cega.
    Não podemos deixar que destrua a nossa vida e a dos outros. Por essa razão há que combatê-lo se pretendemos que a harmonia reine no nosso coração e se expanda aos que nos rodeiam.
    Só despojados de interesses vãos a nossa caminhada fará sentido e será mais autêntica.
    (Adorei recordar a música “a casa do sol nascente”, uma das mais belas de sempre).
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  11. Verdade infelizmente cada vez mais o egoísmo se torna prioridade de vida.... Mas sempre a tempo para aprender.
    Abraço Lusette.

    ResponderExcluir
  12. Concordo, Olhos de Mel: infelizmente, o egoísmo é cada vez mais comum, em nossos dias. E não deveria ser assim, porque nenhum de nós é uma ilha; ninguém é feliz sozinho. Obrigado, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado a você, Arco-Íris, por toda essa gentileza e amizade. Bom resto de semana, amiga; fique bem!

    ResponderExcluir
  14. Sou eu quem deve agradecer, Fa. Vocês são a razão do que escrevo! Bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  15. Inteiramente de acordo, Maria Luzia: um coração bom faz parte da beleza, sim; até porque a verdadeira beleza é a interior. Obrigado, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  16. Acho que você disse tudo, Céu: temos, sim, que tentar fazer pouco a pouco as modificações de que necessitamos. Obrigado, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  17. E você, São, como sempre gentil e amiga! Obrigado, bom resto de semana; meu abraço.

    ResponderExcluir
  18. Sempre bom revê-la, Rita; sempre uma alegria a sua presença. Bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  19. Gratidão a vocês, Shirley, que são a minha razão para escrever! Obrigado, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  20. Verdade, Vera: todos somos egoístas, sim; o que varia é apenas o grau do egoísmo. E precisamos combater essa tendência, para que possamos ser felizes. Quanto à música... adoro! :) Bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  21. Belo e acertado comentário, Ailime: o egoísmo corrói, cega... e pode destruir a nossa vida e as vidas daqueles que nos cercam. Também concordo com a sua classificação; essa música é uma das minhas preferidas. Obrigado, amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  22. Ainda bem, não é, Lisette? Aprender só depende de nós... e sempre é tempo para começar! Obrigado, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  23. ¡Hola Árabe!!!

    Nos dejas un precioso texto lleno de vida y color. si,el color de la sabiduría y del buen hacer, con sustanciosos consejos para coger el rumbo de una vida digna y vivir los bellos momentos.
    Ha sido un inmenso placer pasearme por tus letras.
    Te dejo mi gratitud y mi estima.
    Un abrazo y se muy muy feliz.

    ResponderExcluir
  24. Há sempre algo novo que trazes à reflexão, e isso é muito bom!

    Belas verdades, bela escrita...

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  25. Grato, Marina, por sua gentileza e amizade de sempre. Muito bom contar sempre com a sua presença! Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado, amigo Daniel; estimo muito a sua amizade e companhia! Meu abraço, bom fim de semana.

    ResponderExcluir