sexta-feira, 7 de outubro de 2016

AS VOSSAS OPINIÕES



Sede gentis com as opiniões daqueles que vos cercam.

Porque somos como espelhos; refletimos, em direção a cada pessoa, aquilo que dela recebemos. E qual de vós retribuiria com afeto e carinho a quem o ofendesse?

Aprendei a pesar as vossas palavras. Porque, se é certo que tendes direito às vossas ideias, é igualmente certo que cada um dos que vos rodeiam tem o mesmo direito.

Palavras são sementes de ideias; delas só tirareis proveito se chegarem além de vossos ouvidos e frutificarem em vossas mentes e em vossos corações.

O homem sensato não semeia sobre o rochedo, mas planta na terra fértil; de nada valerão as palavras que disserdes ou escutardes, se sobre elas vos recusardes a pensar.

Deveis acostumar-vos a realmente ouvir; a não permitir que as palavras alheias esbarrem em vossos ouvidos e se afoguem no torvelinho das vossas próprias convicções.

Desconfiai das vossas certezas. Só o vaidoso se contenta com as coisas que aprendeu; o sábio está sempre disposto a aceitar novas perguntas, que o levarão a novas respostas.

Sabei que nenhum homem que caminhe sobre a terra pode ser o dono da verdade. E, todavia, todos o sois; cada um tem as suas próprias verdades, que mudam com o tempo.

Acolhei as dúvidas que vos trouxerem. Porque a dúvida não é senão a certeza, antes de nascer; e não existe vergonha em desconhecer algo, mas em  negar-se a aprender.
 
Honrai, com vossa atenção, o que vos dizem. E, ainda que não concordeis com a opinião de alguém, não vos exalteis ao responder. Não é o barulho que convence, mas a razão.

O rumor assustador do trovão parece dominar o mundo; mas, quando cessa a tempestade, os homens, antes encolhidos de medo, saem das casas e se aquecem ao sol.

Guardai-vos de ser como o trovão, que amedronta e afasta a todos, mas tem a vida breve. Sede como o sol, que com sua luz e seu calor acaricia e alegra as pessoas. 

Em verdade, é juntos que caminhais. E, se assim é, juntos deveis concluir a jornada; mas é fato que não sois iguais, e por isto a cada um cabe encontrar o seu próprio caminho.

A um agradam os figos, enquanto outro prefere as tâmaras; deveis respeitar as diferenças entre vós. Podeis indicar a vossos irmãos o caminho que melhor que vos parecer. 

Mas não podeis obrigá-los a seguir o vosso caminho.  


Música: 
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/ernesto_cortazar_alone.mid 

30 comentários:

  1. Muito lindo Árabe! Assim como a musica e a imagem!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aos amigos queridos: deixei um pequeno mimo no meu blog como agradecimento por toda a solidariedade que recebi nestes tempos tão difíceis.
    Quando puderem, por favor, passem por lá!
    Meu carinho a todos!
    Helena

    ResponderExcluir
  3. Cada Alma carrega em si uma porção da Verdade.
    Olhar com delicadeza a Verdade contida em cada um, é ampliar a própria Alma!
    Tenha um final de semana iluminado!!!

    ResponderExcluir
  4. "A um agradam os figos, enquanto outro prefere as tâmaras; deveis respeitar as diferenças entre vós. Podeis indicar a vossos irmãos o caminho que melhor que vos parecer."

    Árabe bom dia!

    Não tenho como não concordar com você, Árabe. Cada um, com a sua maneira de ser, de pensar. Devemos sim, respeitar opiniões diversas, mesmo não concordando, afinal ninguém é obrigado a pensar exatamente como nós. Tudo muito lindo! Tenha uma ótima semana, com paz, saúde e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá, estimado amigo Árabe!

    E eu k ainda hoje comi tâmaras, mas decerto outros comeram figos.

    Pois é, devemos ouvir as opiniões dos outros e respeitá-las, serena e elegantemente, todavia ficamos na e com a nossa, quase sempre, pke nos parece ser mto melhor k a do outro. Se aceitam sugestões e opiniões, mas vamos continuar fazendo como até aqui. O sexo masculino, e segundo estatísticas fundamentadas, é bem mais teimoso que o sexo feminino, salvo raras exceções.

    Não há novidades, por enqto, no meu blogue.

    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. ¡Hola Árabe!

    Nos dejas otra magistral lección de vida. Es natural y justo ser tolerante y sobre todo saber comprender para ser comprendido, mas esto no ocurre siempre por desgracia. Pero ahí queda tu interesante reflexión, que puede hacer mucho bien a alguien.

    Ha sido un placer, te dejo mi inmensa estima y gratitud.

    Se muy feliz.

    ResponderExcluir
  7. Como sempre... um excelente texto, digno da maior reflexão.
    Eu nunca esqueço que "gentileza gera gentileza": do mesmo modo... violência atrai violência.
    Saber escutar é uma grande virtude, e é escutando que se aprende, não é "deitando conversa fora"...

    Continuação de boa semana, Árabe.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  8. Ouvir, mais do que falar... é o principio da paz...

    Arabe, espero que se encontre bem... e lhe desejo uma semana de muita luz ...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Boa noite meu amigo e bom Árabe,
    Um texto magnífico repleto das tais pérolas que tanto aprecio, como sempre.
    Saber ouvir, respeitar a opinião do outros, nâo impondo as nossas, mas sugerindo. Achei lindo. Todos os outros factores que de forma sublime aqui tão bem explana me fazem sentir o quanto ainda sou uma simples aprendiz da vida. Admiro muito quem tem o dom de levar a vida com muita tranquilidade, encarando tudo e todos com calma, paciência, tolerância. Vou tentando, mas tarefa árdua que durará até ao final...
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    (A música vou ouvir mais daqui a pouco).
    Ailime

    ResponderExcluir

  10. Olá Árabe,

    Plenamente de acordo com as suas sábias considerações.
    Respeitar as opiniões alheias é demonstração de delicadeza e, sobretudo, de bom senso. Ninguém é mesmo dono da verdade e somente ouvindo opiniões divergentes é que teremos condições de formar uma ideia mais próxima da ideal. Enfim, a discordância é sempre enriquecedora quando pautada pelo respeito e pela consideração pela pessoa do próximo.

    Tentarei ouvir a música em outro momento, pois ela não abriu por aqui.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Árabe!
    Independente qual seja a opinião do outro, é importante respeita-la, mesmo que não concordando como algumas.
    Um texto de grande ensinamento.
    Maravilhoso Cortazar, eu adoro.
    A imagem é linda!
    Boa semana Amigo.

    ResponderExcluir
  12. muito interessante e carregado de ensinamentos este seu texto
    ouvir muito e falar pouco, já dizia a minha mãe
    mas por vezes no calor de uma conversa dizemos coisas que não devíamos e depois já é tarde, porque as palavras já nos saíram :(
    gostei da imagem
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, Olhos de Mel. Cortazar, realmente, é fantástico! Bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  14. Já lá estive, Helena; e mais uma vez te agradeço a delicadeza e sensibilidade. Rogo ao Coração do Universo que te ampare neste momento difícil, para que em breve as estrelas dos sorrisos voltem aos teus caminhos. Bom resto de semana, amiga.

    ResponderExcluir
  15. Verdade, De: contemplar e reconhecer a verdade contida em outra alma, é ampliar a nossa própria alma! Bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  16. Concordo inteiramente, Maria Luzia: não precisamos concordar com as opiniões alheias, mas devemos respeitá-las e pensar sobre elas. Afinal, outras ideias alargam os nossos horizontes! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto de ambos, Céu: tâmaras e figos. :) E acredito que, homens ou mulheres, todos somos bem teimosos, quando se trata de nossas opiniões; faz parte! :) Bom resto de semana, como está a mão?

    ResponderExcluir
  18. Estás certa, Marina: é natural e justo sermos compreensivos; nem sempre o conseguimos, mas precisamos tentar. Bom fim de semana, amiga.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado, maninho; às vezes fica difícil, mas vale a pena preservar as amizades, sempre! Abraço grande, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado, Teresa Isabel. Bom resto de semana, amiga!

    ResponderExcluir
  21. Grande verdade, Mariazita: "é escutando que se aprende"! :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  22. Estou bem, sim, Arco-Íris. E você, amiga, como está? Grato, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  23. Sabes, Ailime? Não sei bem se seria um dom, mas um aprendizado... também tento conseguí-lo até hoje, amiga; mas o principal é que nos esforcemos. Sempre! Grato, bom resto de semana; fica bem!

    ResponderExcluir
  24. Tenta, sim, Vera; é muito bonita! E concordamos: é preciso ouvir opiniões discordantes, para que possamos ter uma ideia mais completa da situação. Obrigado, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  25. Verdade, Smareis: é o melhor caminho, para mantermos os nossos relacionamentos, eu acho! Grato, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  26. Sábio ensinamento, Piedade! E grande verdade: quantas vezes nos arrependemos de palavras insensatas que dizemos?! Bom resto de semana, fica bem.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite meu Amigo Árabe,
    Ontem já não ouvi a música, porque estava só com o celular.
    Estou ouvindo agora e acho maravilhosa.
    Muito ao mesmo gosto. Tranquila, calma, transmitindo paz.
    Obrigada!
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  28. Linda, não, Ailime? Cortázar é único! :)

    ResponderExcluir