Em verdade, eles constituem o vosso maior patrimônio. Porque, como os bens materiais vos compram conforto neste mundo, os vossos erros podem adquirir para vós um futuro melhor.
Necessitais, porém, saber utilizá-los. Assim como a fortuna, por maior que seja, nada trará de bom se não for sabiamente usada, também os erros de nada servem, se não trazem o aprendizado.
É, sem dúvida, verdade que “sobre o leite derramado não adianta chorar”. Entretanto, é igualmente verdade que o homem sábio adotará providências, para que o leite não volte a derramar.
Porque não podeis modificar o passado; e de nada vos adianta lastimar as causas, quando chegam as consequências. Mas é certo que está ao vosso alcance evitar que se repitam, no futuro.
Eu vos tenho dito que viveis somente no hoje; nada podeis fazer no ontem e nem no amanhã. Mas, se aproveitardes as lições do ontem, tornareis melhor o vosso hoje e o vosso amanhã.
Não lamenteis, portanto, os vossos erros. Mesmo porque aquele que vive mergulhado no remorso por suas ações de ontem, não percebe as opções de hoje e as oportunidades para o amanhã.
Aprendei, sim, com eles. Pois o homem insensato, que não aprende com a própria experiência, está condenado a repetir os seus erros e reviver muitas vezes o mesmo sofrimento.
Para diante, caminhais; para diante, voltai sempre os vossos olhos. Lembrai-vos, porém, de que os vossos erros podem ser como a luz que vem de vossas costas e ilumina o caminho à frente.
Não desprezeis os ensinamentos que os erros vos podem trazer; nem vos deixeis entristecer por havê-los cometido. Sois como a criança, que necessita cair para aprender a andar.
Tende presente, todavia, que embora a criança não se deixe amedrontar pelas quedas, tampouco as comemora; chora a cada uma delas. Sofrei por vossos erros, pois só assim aprendereis.
Esquecei-os, entretanto, tão logo passe a dor que vos causaram. Conservai apenas, em vossa memória, as lembranças de como os cometestes e quanto vos doeram, para que de futuro os eviteis.
Porque o anzol que ontem, a um movimento descuidado, vos feriu os dedos, é o mesmo que hoje vos ajuda a apanhar os peixes que amanhã vos servirão de alimento e saciarão a vossa fome.
Chorai os vossos erros; mas não gasteis em lamentá-los o tempo que podeis aproveitar em aprender. Os erros são como as pedras, que vos magoam os pés, mas pavimentam o vosso caminho.
E vos conduzem ao aprendizado.
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/andrerieu-bolero.mid
É isso Árabe! O problema não é não errar, mas não extrair as lições advindos daquele erro. É assim que aprendemos. Belo post!
ResponderExcluirBom fim de semana! Beijos
Grande verdade! Sabedoria é tentar pelo menos, aprender com cada de nossos erros... Lindo! abração praiano, ótima semana, chica
ResponderExcluirPois, eu também concordo, mas há certos erros que nos vamos arrepender o resto da vida.
ResponderExcluirBelo texto cheio de ensinamentos.
Boa semana e beijinho
:)
Devemos pois, sim, aprender com os erros.
ResponderExcluirGrata por trazer este tema e conselhos que nos deixa.
Bjos
Olá, querido amigo!
ResponderExcluirErramos, todos os dias, pouco ou muito, mas errar é humano, como diz a expressão latina e essa atitude, aliás, natural, só nos aperfeiçoa. Sem dúvida, é com os erros, que aprendemos.
Minha mão dta. está satisfatória, desde k não abuse dela, daí, só postar, mensalmente. A esquerda no verão passado, começou a dar um "ar de sua graça", mas fiz infiltração e ficou bem melhor, mas nada de esforços exagerados com ambas. Mto agradeço sua preocupação.
Abraço, carinhosamente e boa semana.
Aprendemos , sim, com os nossos erros...mas, como alguém disse, será melhor se conseguirmos aprender com os erros das outras pessoas.
ResponderExcluirSwami, abraço caloroso e feliz semana
Boa tarde, querido amigo,às vezes,é bom olharmos os erros dos outros para
ResponderExcluirnão cometermos os mesmos erros, porque a vida é tão curta e talvez não consigamos ter tempo suficiente .
Realmente, aprendemos com nossos erros ou pelos menos ficamo alertas.
Abraços!
ResponderExcluirOlá Árabe,
Um texto lindo e de grande sabedoria.
De fato, aprendemos mais com os erros, dada as consequências que devemos enfrentar diante deles. Portanto, embora doam, são benéficos para o nosso aprendizado quando não fazemos deles razão para estagnarmos na vida. Errar é da natureza do ser humano e aproveitar as lições decorrentes é atitude própria de quem deseja progredir e não repetir equívocos similares; ou seja, é como passar de ano na escola da vida.
Ótimos dias.
Abraço.
Um texto que a maioria das pessoas devia ler.
ResponderExcluirAdorei as tuas palavras!
Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Errar faz parte da condição humana (às vezes até os deuses erram...)
ResponderExcluirO que é necessário é não cometer o mesmo erro mais do que uma vez, pois isso será sinal de que nada se aprendeu.
Errando e aprendendo com os erros - assim se vai fortalecendo o carácter das pessoas.
Excelente texto, como é habitual, amigo Árabe.
Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
ResponderExcluirUm texto recheado de pérolas de sabedoria.
Na verdade de nada vale remoer os erros passados, mas antes lembrá-los como lições de vida. Todos os cometemos e admiti-lo penso que já é um grande passo em direção ao nosso aprendizado.
A música vou ouvir mais tarde, (estou no celular) e depois darei a minha opinião sobre ela.
Desejo-lhe continuação de boa semana.
Beijinhos,
Ailime
Hola muy buenas tardes: otra lección de vida muy interesante mi buen orador, tus textos son como de un conferenciante. ¡Quien no cometa errores que tire la primera piedra!!! Pero esto como tu bien dices, nos sirve para que en el futuro caminemos más derechos cojamos el sendero llano para no tropezar en la misma piedra... Gracias por tu buen hacer.
ResponderExcluirHa sido un placer leerte: te dejo mi gratitud y mi inmensa estima.
Un abrazo y se muy -muy feliz.
Isso mesmo, Olhos de Mel! Infelizmente, aprendemos bem mais com nossos erros, do que com nossos acertos; é a lei de causa e efeito. Obrigado, bom fim de semana!
ResponderExcluirVerdade, Chica: tentar já é bom... conseguir, ainda melhor! Bom fim de semana, amiga; aproveitem bem a praia! :)
ResponderExcluirVerdade, Piedade. Mas é verdade, também, que não existe melhor (nem mais cruel!) professor que o arrependimento, não é? Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirGrato a você, Fa, pela amizade e gentileza de sempre. Bom fim de semana!
ResponderExcluirNão há o que agradecer, Céu: fico feliz em saber que a melhora é contínua, amiga, embora mais lenta do que gostaríamos! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirSeria, São, com certeza! O problema, amiga, é que às vezes nem com os nossos aprendemos! :) Bom fim de semana, fica bem!
ResponderExcluirBem como você disse, Marli: pelo menos, ficamos alertas! :) Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirConcordo inteiramente com você, Vera: é como passar de ano na escola da Vida! Bela figura. Obrigado, amiga; bom fim de semana.
ResponderExcluirBom saber que você gostou, Teresa Isabel! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirGostei muito desta frase, Mariazita: Errando e aprendendo com os erros - assim se vai fortalecendo o carácter das pessoas.". Estou completamente de acordo, amiga! Grato pela gentileza, bom fim de semana.
ResponderExcluirVerdade, Ailime: admitir os nossos erros já é um grande passo em direção ao aprendizado! Obrigado, amiga, e espero que você tenha ouvido a música; é linda! Bom fim de semana.
ResponderExcluirBoa noite meu Amigo e bom Árabe,
ExcluirOuvi, sim. É linda!
Beijinhos e obrigada.
Ailime
Alegria com a tua presença, Marina; espero que já estejas completamente restabelecida, amiga, e concordo contigo: os erros nos servem, quando aprendemos com eles, para que nossa caminhada seja em um chão mais plano e com menos pedras. Obrigado, amiga; bom fim de semana.
ResponderExcluirFeliz em saber, Ailime; é uma das minhas músicas prediletas! :)
ResponderExcluir