sexta-feira, 9 de março de 2018

DA MULHER


Deixai, hoje, que eu vos fale da mulher.

E que o sopro do Universo possa inspirar as minhas palavras, para que tenham a beleza e o perfume das flores, a suavidade da brisa, o encanto e a poesia das mais lindas canções.

Mas, também, para que nelas exista a têmpera do mais puro aço, a solidez dos mais vetustos carvalhos e a determinação do navegante que enfrenta as piores tormentas.

Para que nelas exista o sagrado das orações mais devotas que possam proferir peregrinos e sacerdotes; e o profano dos gemidos de prazer dos amantes que se entregam.

Porque assim é a mulher, este ser iluminado, em cuja alma paraíso e inferno se alternam ao sabor dos sentimentos; e em cujo ventre a vida renasce da semente do amor.

Assim é a mulher, que transcende os seus limites e multiplica as suas forças, para enxugar as lágrimas que afligem os entes amados, ainda que chore a sua própria alma.
Que me inspire o Universo, para que eu possa cantar a dedicação da mãe que, em triste e angustiado silêncio, atravessa a noite insone, junto ao berço do filho adoentado.

E o amor infinito que faz do seu coração uma festa de júbilo, ante os sucessos daqueles que ama, mas também lhe inspira as mais doces palavras, para consolá-los nas derrotas.

Deixai-me falar-vos da mulher. Não espereis, entretanto, que eu busque definí-la; porque não se pode definir a magia, e a mulher tem em si a magia do amor e da existência.

Não espereis, tampouco, que eu a possa cantar em prosa e verso. Pois nem ao maior dos poetas é dado cantar o espetáculo das luzes e sombras que se agitam na alma da mulher.

E vós, homens, acompanhai-me nesta homenagem àquela que é a razão maior de nossos sonhos e desenganos; de nossa felicidade e angústia, nossas lágrimas e nossos sorrisos.  

Deixai que eu vos fale dos seus olhos, onde promessas e negações se alternam; dos seus lábios, onde buscamos palavras e beijos, e das suas mãos que acariciam ou repelem.

Deixai que eu vos fale do seu corpo, que nas horas do amor nos transporta ao Infinito; dos braços que nos enlaçam, das pernas que nos acolhem, do calor que nos aquece.

Deixai que eu vos fale da ternura que nos embala, do carinho que nos retempera a alma. Da doçura de um olhar, da meiguice de um sorriso, da inocência de um acalanto.

Deixai-me falar da mãe que nos gerou, dos amores que coloriram os nossos caminhos; das filhas que de nosso ser brotaram e hoje nos acompanham ao longo da jornada. 
Sim; deixai-me, hoje, falar-vos da mulher.

A força que nos sustenta, quando se esvai a nossa força. 
        Nesta homenagem às mulheres,
reproduzo, com pequenas alterações, texto publicado em 08/03/2013.

Música:http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/francislai-snowfrolic.mid

Uma maravilhosa tradução de uma linda música: http://youtu.be/zm57moP83XM

31 comentários:

  1. Falaste muito bem nessa linda homenagem! Adorei!👏👏👏abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. Nossa Árabe, eu como mulher, jamais falaria tão bem assim. Vocě foi pleno nos detalhes e absoluto na previsão com que definiu esse universo tão complexo, chamado mulher.
    Obrigada pela parte que me toca. Que maravilha ler esse descortinar dos misteriosos lados femininos, com tanto conhecimento, profundidade, carinho e beleza.
    Bom fim de semana, beijos

    ResponderExcluir
  3. ¡Pues amigo, gracias por este texto prosa poética amorosa delicioso homenaje a todas las mujeres y donde yo me incluyo!!! Veo precioso todo lo escrito.
    Mil gracias de nuevo buen hombre que la suerte te persiga por donde quiera vayas.

    Un abrazo y mi gratitud, por dejar tu huella en mi espacio.
    Ten un feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Árabe!
    Linda essa homenagem a mulher. A música é muito boa.
    Bom fim de semana!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. O feminino governa o mundo... a mae natureza abraça e alimenta seus filhos, a mae terra os abriga... e no principio de tudo as primeiras divindades eram mulheres, as deusas Pótnia, Astarte, Ísis, Amaterazu, Nu Gua ...
    O feminino é sagrado...

    Amigo... obrigada pela homenagem...

    Arabe... que vc e os seus,tenham uma semana de paz e luz...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Uma homenagem fascinante a esse ser maravilhoso que é a mulher. Baste lembrar aquela que nos deu o ser para que todas as homenagens sejam sempre poucas em sua honra. Gostei muito da música.

    Deixo cumprimentos poéticos.

    ResponderExcluir
  7. olá, amigo... ainda só posso escrever com a mão direta, o k ocasiona um certo cansaço, desconforto e as letras maiúsculas e alg. sinais de pontuação não os posso fazer, por enqto. a cirurgia correu bem, felizmente.

    que texto vasto e lindo... sou contra o facto de a mulher ter um dia só pra ela, com florinhas, celebrações, miminhos, etc. e nos outros dias... é mal tratada, vilipendiada e assassinada...

    por formação académica, eu sei a razão deste dia. a isso, a todo esse aparato, tantas vezes falso, eu chamo discriminação. os dias, todos, são do homem e da mulher.

    qto a música - comme femme - , a conheço mto bem e a letra ali não teve um final feliz, mais femme c' est toujours ou presque comme ça. adamo, um cantor de luxo e com uma voz mto própria. coloque, se te for possível, sempre o link das canções no blog. assim, eu as comentarei.

    abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Arabe, meu caro amigo
    Fiquei, no mínimo, encantada, com esta homenagem à Mulher.
    Tenho lido em muitos blogs, e não só, opiniões que discordam do facto de haver um Dia da Mulher.
    Apetece-me perguntar: e do Dia da Mãe? e do Dia do Pai? e do Dia do Professor? e do Dia dos Avós? e do Dia de Natal? e do Dia de Reis? e do Dia de...de...de... ?
    Porque Dia da Mulher são todos os dias? Quanto a isso não há qualquer dúvida. Eu TODOS os dias sou Avó, e gosto muito que haja um dia especialmente dedicado aos Avós. E por aí adiante...
    Tenho a impressão que agora está na moda contestar-se tudo, é o que é.
    Pela minha parte, meu querido amigo, agradeço-te MUITO a homenagem que me fazes a mim, como Mulher. Que Deus te cubra de bênçãos por isso.

    Ah! Estava a esquecer-me... Um dos meus dedos está completamente recuperado. O outro ainda dói um pouco. Mas com o tempo vai ao sítio. Entretanto, é só escrever um pouco mais devagar.

    Votos de uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  9. Belíssima homenagem, a musica, nossa, amo de paixão. Muito agradeço! Árabe, tenha uma semana com muita paz e muita saúde. Obrigada, muito obrigada! Abração.

    ResponderExcluir
  10. Hola Árabe, buenos días por aquí con mucho viento y lluvia, parece que el invierno se instala ahora que llega la primavera.

    Un abrazo y buenas vibraciones el resto de la semana.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
    Que lindo hino à Mulher que me deixou muito orgulhosa e feliz, por saber que ainda existem seres maravilhosos e humanos como o meu Amigo que nos veem como somos na nossa verdadeira essência.
    Uma homenagem que ficou gravada no meu coração.
    Músicas lindas. Foi excelente recordar Adamo.
    O meu bem-haja, Amigo.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. Que sorte a minha encontrar esta página!
    Primo, que alegria ler seus textos, parabéns pela década de página! Vida longa

    ResponderExcluir

  13. linda mensagem como sempre meu querido.

    Vim deixar-lhe um beijinho e pedir desculpas pelo atraso em minhas publicações, como sempre eu estou muito enrolada....
    beijos beijos
    Joelmma

    ResponderExcluir
  14. Vocês merecem, Chica... vocês merecem! :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  15. Bem como você disse, Olhos de Mel: um universo muito complexo. E que encanta a nossa vida todos os dias! Obrigado, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  16. Sou grato a vocês, Marina; e não consigo imaginar homenagem mais merecida! Bom resto de semana, amiga; obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado, Smareis. E concordo inteiramente: a música é linda, sim! Bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  18. Sagrado, sim, Arco-Íris... e esconde os mais belos segredos! Bom resto de semana, minha amiga; fique bem.

    ResponderExcluir
  19. Faço minhas as suas palavras, amigo Gil: todas as homenagens que pudermos fazer à mulher ainda serão poucas! Meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  20. Lamento saber que a tua mão ainda não está plenamente recuperada, Céu... mas acredito que logo o estará! Concordo em que todos os dias são nossos, sim, e registro que também gosto muito do Adamo; essa, aliás, é uma das minhas músicas prediletas! Bom resto de semana, amiga; obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Feliz em saber das tuas melhoras, Mariazita! E quanto à homenagem, amiga, não agradeças: acredito, de coração, que a mulher merece todo o respeito e todas as homenagens! Obrigado, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado, Maria Luzia; eu também adoro essa música, amiga! Bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, Isy; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  24. Aqui, Marina, muita chuva; mas o calor está cada vez pior! :) Meu abraço, amiga.

    ResponderExcluir
  25. Seres maravilhosos e humanos são vocês, mulheres, Ailime; a verdadeira essência do Amor! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  26. Sorte a nossa, Soraya, por sua chegada ao nosso oásis! Obrigado, e volte sempre; a casa é nossa! Bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado, Joelma, e não se desculpe: amigos não se atrasam, a gente espera! Bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  28. Amigo Árabe

    uma homenagem à mulher que nalgumas passagens da leitura até me comoveu.

    muito obrigada pela parte que me cabe.

    bom final de semana.

    :)

    ResponderExcluir
  29. Uma homenagem prestada de coração, Piedade; talvez por isto, seja capaz de comover. Obrigado, amiga; bom fim de semana!

    ResponderExcluir