sexta-feira, 23 de março de 2018

O NOSSO TEMPO


Aproveitemos o nosso tempo.

Porque cada segundo que transcorre é como um grão de areia, que se escoa por entre os nossos dedos; e jamais voltará. Nada poderemos fazer, depois que ele se houver unido ao passado.

Esta é a lição que deveríamos ter aprendido, com os  anos. Todavia, insistimos em continuar vivendo as nossas vidas como se tivéssemos todo o tempo do mundo, para consertar os nossos erros.

E como se tivéssemos, também, todo o tempo do mundo para abraçar as pessoas que amamos; para sentir o aroma das flores, para brincar com as nossas crianças, para ouvir as nossas canções.

Sim... a verdade é que não ligamos ao tempo que temos. Como não ligamos ao sol generoso, que nos aquece em todos os dias; ou à água que desce, fresca e abundante, das nossas torneiras.

Bastaria, entretanto, que um dia o sol não nascesse no horizonte, ou experimentássemos os tormentos da sede, para que nos arrependêssemos de haver desperdiçado o sol e a água que recebemos.

Assim acontece com o tempo. Porque, não nos enganemos, virá o dia em que não nos restará sequer um momento para prosseguir sobre a terra; e lamentaremos, então, o que fizemos do tempo que nos coube.

Atentemos, hoje, ao nosso tempo. Porque, embora nos pertença a Eternidade, não é de uma só vez que faremos a caminhada, mas em diversas etapas; e o final de cada etapa nos parece o fim da jornada.

Usemos bem o nosso tempo. Para que, quando o inverno da vida bater à nossa porta, não nos assalte o remorso de não termos sabido aproveitar o sol do verão, o florescer da primavera ou a calma do outono.

Aproveitemos bem a nossa infância: corramos, em nossas brincadeiras, desfrutemos dos nossos anos de inocência. Busquemos os braços de nossos pais, porque dia virá em que eles já não estarão ao nosso lado.

Vivamos bem a nossa juventude. Entreguemo-nos aos nossos sonhos, às nossas esperanças, aos nossos ideais. Aproveitemos intensamente os nossos amores, porque dia virá em que já não serão tão intensos.

E saibamos desfrutar da nossa maturidade. Acompanhemos a nossa família, acarinhemos os nossos filhos. Desfrutemos bem da sua companhia, porque dia virá em que nos deixarão e irão para o mundo.

Se bem soubermos usar o nosso tempo, é em paz que nos recolheremos durante o inverno; as lembranças nos aquecerão, enquanto aguardamos que o verão retorne, para uma nova etapa da caminhada.

Porque é assim que é. O relógio não determina as nossas vidas; apenas marca cada uma das suas fases. E em cada uma delas podemos ser felizes, aproveitando todos os momentos que tivermos.

É só saber usar o nosso tempo!


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_kenny_g_somewhere_in_time__piano.mid
  

29 comentários:

  1. O tempo... precisamos dele... ele é sempre aliado da esperança... ou para esquecer as coisas ruins que passaram, ou para esperar as coisas boas que virão... é o senhor da razao...

    Arabe, meu amigo querido... que vc tenha um fim de semana de muita paz...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Bem verdade Årabe! Muito lindo!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tens toda razão. Ganhamos nosso tempo...Temos que bem gastá-lo antes que nosso tempo acabe... Pelo menos tentamos!!! abração,chica

    ResponderExcluir
  4. um texto excelente, mas poucos são aqueles que sabem aproveitar bem o tempo. abraços, amigo...

    ResponderExcluir
  5. Saibamos , então, usar o nosso tempo !

    Feliz SEmana Santa, meu amigo .

    Abraço com carinho e saudade

    ResponderExcluir
  6. E nem sempre sabemos usar da melhor forma.

    ResponderExcluir
  7. Árabe : e o tempo assim nos cobrando...e ao mesmo tempo nos dando alento para as duras realidades da vida!!
    O Senhor de todos os momentos...grande sábio!!
    abraços carinhosos meus.

    ResponderExcluir
  8. OI ÁRABE!
    TEMOS UMA PRECIOSIDADE EM NOSSAS MÃOS, QUE É O PODER DE USARMOS NOSSO TEMPO COMO BEM NOS APROUVER, SÓ QUE TEMOS DE TER EM MENTE O QUE NOS APONTAS EM TEU BELO E REFLEXIVO TEXTO, ELE VAI, MAS, NÃO VOLTA JAMAIS, HÁ QUE APROVEITÁ-LO SEM NUNCA ESQUECERMOS DOAS PESSOAS QUE NOS CERCAM E AS QUAIS AMAMOS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Então Árabe, o tempo vale ouro, o que passou, passou, não volta jamais! E como tem passado rápido o tempo, chega a assustar. Não consigo fazer a metade do que planejo durante todo o dia. Amei o texto, amei mesmo! Ótima semana, obrigada e um enorme abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ah, uma semana Santa com muitas bênçãos e muita paz!

    ResponderExcluir
  11. Especialmente quando já não se tem a juventude pela frente... o tempo é precioso.
    E saber aproveitar cada minuto é uma bênção. Porque ele passa e não volta, e o que podemos fazer hoje não sabemos se poderemos fazer amanhã...
    Texto muito bom, como habitualmente.
    E por falar em tempo... é tempo de desejar uma Páscoa muito feliz, meu caro Árabe.

    Votos de uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


    ResponderExcluir
  12. Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
    Outro texto repleto de pérolas de conhecimento.
    Penso que um dos males dos tempos actuais é aproveitarmos tão mal o nosso tempo.
    O stress nos empregos, as corridas pela manhã com as crianças para as creches e outros factores (como o trânsito por exemplo) tornam a vida muito limitada e como que nos escravizamos sem tempo para ter tempo.
    É pois necessário aproveitar com qualidade os poucos momentos que sobram no dia a dia.
    Falei das pessoas em idade activa, mas aos que como eu já nos encontramos noutra fase da vida será necessário também aproveitar ao máximo o tempo que nos resta.
    Um beijinho e continuação de boa Semana Santa.
    Aproveito para lhe desejar e aos seus uma Feliz Páscoa.
    Beijinhos,
    Ailime
    (Gostei de recordar esta linda música).

    ResponderExcluir
  13. Olá Árabe, bom feriado de páscoa.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  14. Verdade, Arco-Íris: o tempo é o senhor da razão. Estou bem, cara amiga; e você, como está? Boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  15. Grato, Olhos de Mel. Boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  16. Bem como você disse, Chica: pelo menos, tentemos! :) Obrigado, amiga; boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  17. Verdade, Céu... infelizmente. :( Mas um dia aprenderemos todos, eu acredito. :) Obrigado, amiga; boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  18. Feliz com o teu retorno, São, e concordo: vamos usar bem o nosso tempo! Obrigado, amiga; boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  19. Assim é, de fato, Diana; mas precisamos aprender. Até porque é finito o tempo de cada jornada! Obrigado, amiga; boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  20. Não há como não concordar, Lia: ao tempo em que nos cobra, o tempo nos dá alento para seguirmos em frente! Obrigado, amiga; boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. Uma alegria a tua visita, Zilani, e concordo inteiramente: o poder de decidir como usar o tempo é uma preciosidade que temos nas mãos! Obrigado, amiga; boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  22. Bom saber que você gostou, Maria Luzia, e concordamos: o tempo passa mais rápido, à medida que temos menos tempo! :) De coração, retribuo os seus votos: obrigado, amiga; boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  23. Assino embaixo, Mariazita: "E saber aproveitar cada minuto é uma bênção. Porque ele passa e não volta, e o que podemos fazer hoje não sabemos se poderemos fazer amanhã...". Assim é, na verdade! Obrigado, amiga; boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  24. Obrigado, Isy; boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  25. Sábio comentário, Ailime; como sempre fazes, aliás! Eu, que também já estou em outra fase da vida, bem sei como é importante sabermos usar o tempo que nos resta! Obrigado, amiga; boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  26. Uma alegria a sua visita, Janicce! Obrigado, amiga; boa Páscoa, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  27. E que bom te encontrar no tempo e espaço dessa vida, mesmo que tão distante e tão perto ao mesmo tempo.
    beijo no teu coração.

    Joelma

    ResponderExcluir
  28. Obrigado, Joelma. Também penso assim: muito bom, sempre, encontrar pessoas que partilham das nossas ideias e convicções. Espero que a sua Páscoa tenha sido ótima, minha amiga! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir