sexta-feira, 13 de julho de 2018

DO ALTO DOS MEUS SETENTA



O que aprendi, após 70 anos?

Aprendi que somos pequeninos e efêmeros, diante da Vida e dos ventos do destino. E, entretanto, a nossa essência é infinita, porque nos liga ao Coração do Universo e à Mansão da Eternidade.

Devemos ter consciência das nossas limitações, para que possamos ser grandes. E precisamos superar o nosso orgulho: o melhor não é estar sempre certo, mas estar bem e sentir-se feliz.

Aprendi que somos capazes dos gestos mais generosos e das atitudes mais egoístas; o bem e o mal existem em nós. E de nós mesmos depende o lado para o qual faremos pender a balança.

Nenhum de nós é um anjo ou um demônio. E não devemos acalentar a ilusão de que alguém seja perfeito; ou, o julgaremos pior do que realmente é, quando descobrirmos os seus defeitos.

Aprendi que devemos desfrutar dos bons momentos, pois os maus virão. E as lembranças que guardarmos dos bons nos darão forças, para superar os maus e continuar seguindo em frente.

Felicidade e tristeza se alternarão em nossa vida, porque não são conquista ou castigo, mas estados de espírito. E, como crianças que somos, é caindo e levantando que aprendemos.

Aprendi que só podemos viver no hoje, mas já vivemos o ontem e viveremos o amanhã. E, embora não possamos mudar o passado, podemos e devemos, no presente, construir um futuro melhor.

Na jornada da vida, os primeiros passos são fáceis e velozes; mas, quando se aproxima o fim, tornam-se difíceis e lentos. É preciso saber caminhar, para que mais leves sejam os últimos passos.  

Aprendi que cada um é responsável por si mesmo; podemos aconselhar alguém, mas só a ele cabe decidir se seguirá ou não os nossos conselhos; afinal, é ele que colherá o que plantar.

Esta é a grande dificuldade com as pessoas que amamos: respeitar as suas decisões. Mas aquele que ama o pássaro não o trancafia na gaiola; a sua alegria é ouvi-lo cantando, feliz e livre.

Aprendi que a vida não é justa, nem as coisas são como queremos. Mas nos momentos mais duros, aprendemos as maiores lições. Queremos os sorrisos, mas são as lágrimas que nos ensinam.

Insensato é o homem que esbraveja contra o sol ardente, ou desanima à simples visão de uma montanha à sua frente. Sábio é buscar uma sombra protetora, ou dispor-se a iniciar a escalada.

Aprendi que a vida e o mundo são cheios de cores; mas haverá momentos em que tudo nos parecerá preto ou cinzento. Nem todos os nossos dias serão de sol; em muitos deles, enfrentaremos chuva.

E precisamos aprender a desenhar o arco-íris.  

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_instrumentais_andre_rieu_my_way.mid

Completei 70 anos, terça-feira passada. E o meu presente para vocês é este link da minha música preferida: https://youtu.be/YeiFmUbgems. 
Assistam; é lindo e sentido!

35 comentários:

  1. Árabe; acho ótimo que tenha sempre feito do seu jeito, quando muitos não têm essa oportunidade. Parabéns pelos 70! Que venham muitos anos mais. A idade pra mim, se mede pela cabeça e não pelo tempo cronológico. Podemos envelhecer, com a sabedoria que o tempo nos outorga, sorrindo com a plenitude da juventude e procurando não nos isolar do mundo e das pessoas.
    Belo post, apesar do tom, um tanto quanto desanimado!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fala a voz da experiência e da sabedoria adquirida com a vida bem vivida. Gostei muito. Obrigada.
    Para a minha semana: "devemos desfrutar dos bons momentos, pois os maus virão. E as lembranças que guardarmos dos bons nos darão forças, para superar os maus e continuar seguindo em frente."

    Muitos parabéns pelo seu aniversário e sua sabedoria.

    Fico apreciando a música.

    Bom fim-de-semana!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Quantos valiosos ensinamentos teus 70 anos te deram! PARABÉNS e felicidades...Somos quase da mesma idade...Em novembro eu completo essa idade linda também! abraços praianos,chica

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Árabe!
    Um texto de grande ensinamento. Parabéns amigo!
    São momentos desafiador que aprendemos as melhores lições. O coração é sábio, sempre prepara em silêncio uma nova fornalha de coragem pra seguir em frente, desanimar jamais, seguir e seguir sempre...
    Ótima semana!
    Abraço grande!
    Escrevinhados da Vida

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo,

    Permita-me que lhe diga que houve um pequeno lapso -rs no título do seu post. É SESSENTA e não setenta -rs. Depois da "justa" correção, passemos então ao comentário, todavia, gostaria de saber se fez anos na 6ª feira, dia 13?

    Tanto k você aprendeu na vida e com a vida! O melhor, em minha opinião, é ter conseguido chegar com saúde e com toda a "bagagem" cultural e afetuosa aos SESSENTA -rs.

    QUE SEU DIA TENHA SIDO DE ALEGRIA, FESTA, PAZ E AMOR. VIDA LONGA, E COM QUALIDADE, LHE DESEJO!

    Um beijo com elevada estima, contrastando com seu abraço, que sempre manda para todos os amigos. Será k as "meninas" não merecem um beijinho -rs?

    Boa semana, rumo aos 61 -rs.

    ResponderExcluir
  6. Não li tudo o k você escreveu com o entusiasmo de escrever pra você! Fez anos dia 10 de Julho. É isso, não é

    PARABÉNS, DE NOVO, E MUITAS FELICIDADES!

    Qto à música, já coloquei o link k você indicou, mas ele não abre. Me diga, por favor, o nome do cantor e da canção, se for caso disso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Só agora reparei que o relógio de seu blog, o fuso horário não está no sítio certo, pke meus comentários saíram às 04:22 e às 04:26. Ora, aí devem ser 08:31. verdade?

    ResponderExcluir
  8. "Devemos ter consciência das nossas limitações, para que possamos ser grandes. E precisamos superar o nosso orgulho: o melhor não é estar sempre certo, mas estar bem e sentir-se feliz."

    Árabe, em primeiro lugar, parabéns! Desejo a você saúde, muito sossego na vida e boas energias! Você, com uma bagagem rica de bons pensamentos, fico até com inveja, porque não sei se quando meus setenta chegar, irei pensar e enfrentar tudo tão bem, de forma realista e tão natural, espero que sim! O texto é lindo, continue leve e com muitas razões para bem viver.
    Amei tudo, obrigada e um grande abraço de aniversário. Ótima semana!

    ResponderExcluir
  9. Ate agora, de tudo que aprendi, o mais importante é que de nada sei... e que nunca saberei o suficiente...

    Meu querido amigo, Arabe... parabens pela passagem do seu aniversario, que vc seja sempre muito feliz, tenha muita saude e viva sempre em paz junto aos seus...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
    Hoje especialmente para lhe deixar os meus Parabéns pelo seu Aniversário.
    Desejo que Deus lhe conceda muitos anos de vida com saúde, amor e muita paz.
    Em Agosto voltarei, se Deus quiser, a comentar.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  11. ¡Si que somos pequeniños diante da vida! Maestro, como siempre nos dejas una lección de vida, Gracias.

    Y gracias por tu huella en mi espacio. Y se muy, muy feliz.
    Con mi móvil desde un fresco rincón de mi Galicia.

    ResponderExcluir
  12. Tanta coisa que já passou e tanta coisa superada, aniverssário
    também é isso reflexões.
    Abração!!!
    Boa continuação de semana.

    ResponderExcluir
  13. Amigo Árabe
    um texto cheio de sabedoria e grandes ensinamentos
    e isso é a sua experiencia de vida a nos presentear com textos assim
    meus sinceros parabens pelo seu aniversário
    beijinhos amigos
    :)

    ResponderExcluir
  14. OI ÁRABE!
    MESMO COM A CRUEZA DAS VERDADES DE TUAS PALAVRAS, É LINDO E VERDADEIRO O QUE NOS DEIXAS PARA REFLEXÃO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Um grande abraço de Parabéns!
    Concordo contigo - nada há mais efémero do que a vida (seja ela qual for...) Tenho disso provas irrefutáveis!
    Assim sendo, enquanto por cá andamos, que nós, os humanos, saibamos aproveitá-la o melhor possível.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS



    ResponderExcluir
  16. Árabe : que belo e sábio conselho...que saibamos aproveitá-lo...verdadeiramente!!
    Felicidades mil a ti nessa data tão querida!!!
    abraços carinhosos meus.

    ResponderExcluir
  17. Cara !!! você demais!!!
    Que bom que com todo seu aprendizado e sua generosidade nos presenteia com poções sabedoria em momentos de refrigério em pleno deserto .
    Desejo-lhe muitas alegrias e inspirações.
    beijãozão

    Joelma

    ResponderExcluir
  18. Obrigado, Olhos de Mel! E concordo: a idade se mede, sim, pela cabeça... embora o corpo imponha algumas limitações. Mas, acredite, não estou nada desanimado... que venham mais 70! :) Obrigado, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  19. Mais uma vez, Fa: sou eu que agradeço, por sua gentileza e amizade. Obrigado, amiga; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  20. Verdade, Chica: somos contemporâneos... e isso muito me honra! :) Obrigado e aproveitem bem a praia, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. Irei, sim, Verinha; com certeza! Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado, Smareis, e permita-me destacar esta frase: "O coração é sábio, sempre prepara em silêncio uma nova fornalha de coragem pra seguir em frente.". Assim realmente é, amiga! Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  23. Quem, me dera, Céu, fosse realmente um lapso! :) Mas no dia 10 de julho completei setenta primaveras... e verões, e outonos e invernos! :) Quanto ao link, com certeza você conhece a música: My Way, com Elvis, em um dos seus últimos shows; simplesmente fantástico! Ah, e obrigado por ter-me chamado a atenção sobre o horário: agora, acho que já arrumei:) Obrigado, amiga; um beijinho, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  24. Obrigado, Maria Luzia. E tenho certeza de que, quando você chegar aos 70, estará bem, sim; amiga! É só manter esse alto astral que transparece do que você escreve e fotografa. O resto vem naturalmente! Bom fim de semana; de coração, obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Verdade, Arco-Íris: precisamos ter consciência de que somos eternos aprendizes; só essa humildade nos permite continuar aprendendo. Obrigado, minha amiga, pelos votos, que retribuo de coração!

    ResponderExcluir
  26. Obrigado, Ailime. Aproveite bem as "férias", mas não demore muito; você faz falta! Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado a você, Marina, por toda essa amizade e companhia! Bom fim de semana, minha amiga, fique bem!

    ResponderExcluir
  28. Verdade, Janicce: cada aniversário deve ser uma oportunidade para reflexão sobre o que passou; concordo inteiramente! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  29. Essa, Piedade, é realmente a minha intenção: dividir os ensinamentos que a vida me trouxe, através dos anos; bom saber que o estou conseguindo; Obrigado, amiga; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  30. Grato, Zilani, pela companhia ao longo deste tempo e pela gentileza de suas palavras. Bom fim de semana, amiga!

    ResponderExcluir
  31. Mariazita, permite-me repetir as tuas palavras: "Concordo contigo - nada há mais efémero do que a vida (seja ela qual for...) Tenho disso provas irrefutáveis! Assim sendo, enquanto por cá andamos, que nós, os humanos, saibamos aproveitá-la o melhor possível.". Saibamos, sim; o que aprendemos é tudo que levaremos! Obrigado, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  32. Com certeza, Izzy; completados no último dia 10. Mas dizem que ainda estou bem para a idade! :) Obrigado, amiga; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  33. Obrigado, Lia. E acredita: foi, sim, um dia feliz, entre filhos, netos, parentes e amigos. Uma das muitas dádivas que agradeço a Deus! Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  34. Obrigado, Joelma! E eu também acho que estou demais: velho demais! :) Falando sério, amiga: sou muito grato e desejo que continuemos tendo inspiração, para criarmos as nossas obras. Por muito tempo, ainda! Bom fim de semana.

    ResponderExcluir