Começa uma nova etapa
da jornada.
E a verdade é que não
estou ficando mais jovem. A cada ano, mais numerosas são as folhas dos meus
outonos, que caem da árvore da vida e cobrem o chão que forma o meu caminho.
A cada ano, mais
lentos se tornam os meus passos e mais reduzidas as minhas forças; menos
enxergam os meus olhos, menos escutam os meus ouvidos e menos firme é minha voz.
E, se assim é,
preciso saber melhor em qual direção devo caminhar e como devo utilizar as
forças que me restam. Preciso escolher bem o que devo ver, que palavras ouvir e
o que dizer.
Esta é a vantagem da
idade: a sabedoria da experiência, que compensa o peso dos anos. As folhas dos
outonos, se dificultam o caminhar, amenizam a dor que as pedras causam nos pés.
Eis que já não posso
carregar o peso do ressentimento; assim, preciso aprender a perdoar. Tampouco suporto
lidar com a carga da frustração; assim, devo buscar a paz na resignação.
Já não me resta tempo, para gastar com o preconceito; acolho, pois, o respeito às diferenças. E busco a tolerância, para que as contrariedades não envenenem o tempo que me resta.
Não posso permitir
que me derrube a desesperança; escolho, portanto, acreditar no futuro, ainda
que seja curto. Nem quero temer que venha o fim dos meus dias; por isto, necessito ter
fé.
Porque rejeito a solidão, escolho praticar o amor por aqueles que me cercam; porque é difícil conviver com o medo e a insegurança, devo esforçar-me sempre para aprender a confiar.
Começa uma nova etapa
da jornada.
E, como as que já
ficaram para trás, esta também não me trará só alegrias, ou só tristezas. Como
em todas as outras, terei os meus dias de calor e as minhas noites de frio; o sol e a chuva.
Preciso lembrar que
cada caminho apenas me leva a algum lugar. Sou eu que o escolho; são as minhas
pernas que caminham, são meus pensamentos e minhas emoções que me conduzem.
Assim tem sido, até
hoje. E não me cabe culpar o caminho, nem duvidar do futuro. Preciso, sim,
relancear os olhos para trás, contemplar as folhas dos meus outonos e seguir em
frente.
Porque, a cada ano,
mais se aproxima o inverno final. Entretanto, haverá outros verões e outras
primaveras, enquanto eu caminhar o meu caminho. É assim que são todos os anos,
eu sei.
É a mim que cabe
escolher a estação que abrigarei em meu coração; e é ela que seguirá comigo, a
maior parte do tempo. Posso caminhar entre jardins floridos, ou bosques
ressequidos.
Tentarei, portanto,
ser melhor durante esta nova etapa. Abrirei meu coração e meus braços,
estenderei a minha mão. Oferecerei a todos as folhas que caíram e caem, em meus outonos.
Até que chegue o fim
da jornada.
FELIZ ANO NOVO, AMIGOS!
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_eddie_calvert_autumn_leaves.mid
Lindo texto Árabe! Embora, tenha uma sutil conotação triste. Bela imagem e musica!
ResponderExcluirFeliz Ano Novo! Que 2019 seja um ano abençoado, com muita saúde, paz e amor.
Bom fim de semana! Beijos
Muito lindo,Árabe... Que teu ano seja lindo e que cada folhinha caída represente mais e mais sabedoria e também as alegrias que desejos para o ano que está pra raiar! FELIZ 2019 pra ti e teus! abração,mchica
ResponderExcluirLindoooo...
ResponderExcluirVotos de um Feliz 2019🍸🍾
Bj
Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
ResponderExcluirQue texto tão lindo, embora nostálgico.
São assim os outonos de todos nós. As folhas vão caindo e nós a tentar ganhar nova seiva, nova força, para fazer brotar do coração a fé e a esperança que nos acompanharão em dias solarengos e floridos, porque apesar da idade ir avançando temos ainda várias estações para percorrer, se o coração do Universo assim o permitir. Tenhamos confiança que assim vai ser.
Com essa fé e esperança desejo que seu NOVO ANO seja preenchido com o carinho de todos os seus familiares e amigos. Que seja um Ano pleno de saúde, amor e muita paz!
Próspero 2019, meu amigo Árabe!
A música é linda e doce.Adorei ouvir.
Beijinhos e BOM ANO!
Ailime
Olá, estimado amigo!
ResponderExcluirGostei mto do seu texto, mas detesto o outono e o inverno, estações do ano, claro.
Fazendo uma comparação entre as nossas idades e aquilo k já não podemos executar, o mal, sobretudo, por falta de forças, acho excelente, mas é no outono da vida k mais precisamos de carinho, atenção e amor, dar e receber. Acho k os idosos dão mais do k recebem, infelizmente.
Abraços e um magnífico ano novo.
Qto ao vídeo, gostei da música, embora triste, mas a seguir ao verão vem o outono e nada a fazer.
ResponderExcluirBeijinho para todos aí de casa.
Meu amigo, meu querido amigo... é reconfortante saber que além desta vida... as nossas vidas irá continuar, portanto a idade vem, e partimos... mas... sabemos que além nos espera aqueles que nos precederam nessa viagem, e dias igualmente cheios de vida virão...pq a vida não tem fim...
ResponderExcluirMeu bom amigo... lhe desejo um ano que se inicia de muita saúde, norteado pela paz e harmonia... que a alegria esteja presente em todos os seus dias... e que o amor seja o sentimento mais poderoso entre vc e seus familiares... desejo a vc e aqueles que vc ama um ano bom...
Feliz e abençoado ano novo...
Abraços...
Texto lindíssimo!
ResponderExcluirObrigada pela amizade
Feliz Ano de 2019, cheio de coisas boas e tudo o que mais desejas!
Beijinhos
Olá Árabe:
ResponderExcluirGostei do texto.escolhemos o caminho, mas às vezes lá tropeçamos numa pedra mais afiada...
Desejo um ano 2019 cheio de saúde e harmonia.
Beijinho doce:)
Amei tudo, belíssimo texto como sempre! Árabe, que você tenha um 2019 muito feliz, com muita saúde e muitas bênçãos. Meu muito obrigada e um enorme abraço!
ResponderExcluirBonito texto... Passei para desejar um bom ano novo e dizer que aguardo por novos textos lindos como este!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Sou suspeita por falar nasci no primeiro dia do outono, sou verdadeiramente apaixonada por essa estação e seus encantos assim como amo a vida em todas as suas polaridades no decorrer da caminhada.
ResponderExcluirDesejo a você e todos que vc ama, muitos sorrisos, carinhos e brilho do sol ou da lua para inspirar e amar cada vez mais.
beijos, beijos
Joelma
Triste, Olhos de Mel? Não sei... nostálgico, talvez. Afinal, depois que a gente passa dos 70, a nostalgia sempre está presente, acredito... ainda que na forma de muitas lembranças, muito aprendizado e, como diz a música "My Way" (que adoro com Elvis!), alguns arrependimentos, ainda que muitos poucos para mencionar. :) Obrigado; boa semana e um maravilhoso Ano Novo!
ResponderExcluirCom certeza, Chica! Cada outono que se passa, cada folha que cai, representa um pouco mais de experiência e conhecimento. Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!
ResponderExcluirObrigado, Amédlia; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!
ResponderExcluirGrato, Mariazita... inegável a sabedoria que encerra essa frase do Camões! Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!
ResponderExcluirNostálgico, sim, Ailime; esta é bem a palavra. Mas acredito que todos ficamos um pouco nostálgicos, quando a juventude se vai... ainda que acolhamos de coração aberto a nova fase da vida! Obrigado, minha amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!
ResponderExcluirTambém acho, Céu; mas acredito que isto aconteça porque, à medida que avançamos nos anos, mais percebemos o valor que o amor e a gentileza têm em nossas vidas! Quanto à música, concordamos; mas o principal é que, após cada outono, vem um novo verão! Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!
ResponderExcluirBem como você disse, Arco-Íris: é reconfortante saber que a Vida não termina e um dia voltaremos a encontrar aqueles que nos são caros, para desfrutarmos juntos de novos verões, novas primaveras, novos outonos e novos invernos. Assim é o ciclo da Vida! Obrigado, querida amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!
ResponderExcluirSou grato a você, Sandra, pela amizade e companhia constantes! Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!
ResponderExcluirBem verdade, Doce Amor... mas é como bem diz o ditado: cada tropeço nos faz seguir mais rapidamente em frente! :) Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!
ResponderExcluirQue 2019 seja bom para todos nós, Maria Luzia... e nos traga muitas daquelas belas fotos com que a sua sensibilidade nos presenteia sempre; bom saber que você gostou deste último texto do ano que passou! Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!
ResponderExcluirGrato, Isy, pela companhia constante e carinhosa. Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!
ResponderExcluirAlegre por contar com você nesta última postagem de 2018, Joelma; desejo que 2019 torne mais amena a sua estrada e lhe traga muitos motivos para ser feliz! Não esqueça: é só continuar a jornada, que as alegrias voltarão ao nosso caminho. Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!
ResponderExcluirPode deixar meu bom amigo, é que, sou muito detalhista com tudo, ainda na peleja como fala o bom Cearense, ainda nos finalmentes da casa nova. Quase terminando! Logo, logo terei tempo para as fotos, prometo, kkkkk. Um abraço enorme, e maravilhoso final de semana! Muito grata e fica com Deus!
ResponderExcluirFeliz com a sua alegria pela casa nova, amiga; bem sei o trabalho que dá, arrumar uma mudança, mas depois vale a pena! :) Nada como casa nova e ano novo, não é? :) Meu abraço, bom fim de semana!
ResponderExcluirMuito bom, enriquecedor, como sempre são os seus textos.
ResponderExcluir"As folhas dos outonos, se dificultam o caminhar, amenizam a dor que as pedras causam nos pés."
A vida é feita de escolhas: o caminho está aí para ser percorrido, suavisado pela sabedoria adquirida no tempo passado, há pois que saber escolher a maneira de o percorrer com maior enlevo da alma!
Muito grata por mais um ano da sua companhia presenteando-nos com leituras poderosas e amigas.
Que seu Novo Ano lhe seja de oásis retemperadores e à medida dos seus desejos e necessidades.
Abraço amigo.
Só hoje, Fa,vi este teu comentário. E devo dizer-te que eu é que te sou grato, pela companhia constante, amiga e carinhosa. Meu abraço, amiga; feliz Ano Novo, com paz, amor e saúde, junto àqueles que te são caros! Boa semana.
ResponderExcluir