sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

A GRAÇA DE VIVER



Queixai-vos de que a vida vos absorve.
De que os afazeres diários vos sufocam e nenhum tempo vos sobra, para que o possais utilizar como desejaríeis; que sois escravos das vossas obrigações e dos vossos compromissos.
Queixai-vos de que o vosso tempo não vos pertence; de que o dia e a noite são pouco, para que possais viver realmente a vida. Julgai-vos infelizes, prisioneiros da rotina e dos deveres.
Sabei, entretanto, que isto não acontece; que a Vida nada vos exige e também a nada vos obriga. A Vida nada vos pede; apenas vos oferece a oportunidade de viverdes e serdes felizes.
Deveis, sim, ganhar o vosso pão com o suor do vosso rosto. Assim está escrito; e o trabalho honesto e produtivo faz parte do vosso aprendizado e da vossa jornada sobre a Terra.
Observai, contudo, que cada ser tem um papel a desempenhar na Natureza. E a cada um é dado todo o tempo de que necessita para cumprir esse papel, sem prejuízo dos prazeres da Vida.
Vede: o lagarto, o pássaro e todos os animais precisam encontrar alimento e água, para sobreviver. Entretanto, sempre lhes sobra o tempo para aquecer-se ao sol, e desfrutar do lazer.
Assim, também, deveria acontecer convosco. Porque, se apenas buscásseis prover às vossas necessidades, decerto vos sobraria tempo para viver; e a vida seria melhor para todos vós.
Não é assim que fazeis, porém. Entregai-vos à ambição de possuir e desejais sempre mais; para cada desejo que satisfazeis, muitos outros anseios surgem e ocupam os vossos pensamentos.
Afastai de vós essa compulsão de querer sempre mais. Embora vos pertença a Eternidade, é limitado o tempo de cada uma das vossas jornadas; não podeis saber o instante em que vos ireis.
E, quando vos fordes, nada mais tereis; os bens que agora julgais possuir, ficarão para trás. Nus e sem posses, iniciareis a próxima jornada; nada levareis, senão o que está em vosso verdadeiro Eu.  
De que, então, vos terá valido todo o esforço feito para enriquecer? Não teria sido muito mais sensato que vos dedicásseis mais intensamente a viver, para aprender mais sobre a Vida?
Abandonai essa falsa impressão de que o vosso valor é medido pelas posses que conquistais. Os grandes conquistadores passam, mas os mestres continuam vivos no que vos legaram. 
Abandonai esse falso conceito de Vida. Viver não é amealhar bens; é sentir plenamente a Vida. Não é poder comprar tudo que se deseja, mas saber desfrutar do que se tem e saber ser feliz.
São as vossas ambições que vos escravizam.

A Vida vos concede a graça de viver.


Música:
 http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/anamelo_katiemelua_evacassidy_what_a_wonderful_world.mid


Vejam (e ouçam) este vídeo; vale a pena! https://youtu.be/F0kQmHIChpo

38 comentários:

  1. Arabe muitas pessoas só se dão conta disso, depois que o tempo passa.
    Bela mensagem! Vou ver o vídeo e depois comento.
    Bom fim de semana, beijos

    ResponderExcluir
  2. Aplausos,Árabe! Exatamente isso que penso da vida e o que realmente acontece... Nada adianta dinheiro se não tivermos mais garra de viver, de curtir as coisas,por menores que sejam... ADOREI! abração, chica ( Belo exemplo o do lagarto...)

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, amigo Árabe! Em teoria isso dá certo, mas na prática…
    Somos mto imperfeitos, concluo.

    Abraços e bfds.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Árabe,

    Com esse link não consegui encontrar vídeo. Me diga, por favor, o nome do cantor(a), caso tenha, e o nome da canção. Se for música instrumental, terá decerto elementos pra me facultar. Obrigada!

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu, de novo!

    Mto obrigada pela indicação do nome do grupo e da canção, que é excelente e k tem tudo a ver com seu post.

    Que bom é viver! Deveríamos ter feito mais besteira, amado mais, vivido mais, pois só assim a vida tem sentido. Amei a canção, letra e interpretação.

    Abraços e bom fds.

    ResponderExcluir
  6. Bela mensagem. Pena muitos se preocuparem mais com os bens materiais que com o viver a vida. Boa semana
    Saudade

    ResponderExcluir
  7. Por entender que a vida é preciosa para se perder tempo eu fiz a escolha de trabalhar com o que gosto, sou instrutora de artes assim quando estou trabalhando me sinto feliz e ainda por cima posso ajudar meus pacientes que para mim isso não tem preço.

    Amigo sinta-se abraçado por mim com o carinho de sempre.
    Desejo-lhe uma ótima semana , é sempre muito bom te ler.

    beijãozão

    Joelma

    ResponderExcluir
  8. O dinheiro nos traz um prazer momentaneo... mas a paz interior tem que ser conquistada, nao se pode comprar... tudo o que o dinheiro nao compra, é o que realmente o homem precisa para ser feliz...

    Meu bom amigo, estou em viagem...novas mudanças... mas tento estar sempre por aqui, por perto...

    Que vc tenha uma excelente semana, de muita paz junto aos seus...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Agora que pude ver o vídeo. Árabe, achei ele perfeito, para o texto que você escreveu. Muito bom! Excelente semana! Beijos

    ResponderExcluir
  10. A imagem é fantástica! Preciosa mensagem, na verdade eu me queixo com falta de tempo para poder apreciar o bom que vida tem. Além do meu trabalho que gosto, sou voluntária ajudar os sem abrigo, e claro tenho que dar assistência a família.
    A sua preciosa mensagem é para refletir mesmo.
    Bj. Boa semana

    ResponderExcluir
  11. Lindo, lindo, lindo texto!! Nos aprisionamos em coisas que não tem valor!!Que possamos dar valor ao que realmente é valoroso, que não é só aparência.
    Tenha uma abençoada semana!! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo texto Árabe,belíssimo! Verdade Árabe, não precisamos de muito para sermos felizes. Nada levamos,grande bobagem acumular o material, sem falar nas desavenças que geram em torno do que deixamos. Ah, deixei a preguiça de lado e postei umas fotinhas, kkkk abraço enorme e fica com Deus! Obrigada, ótima semana!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
    Um texto repleto de conhecimento.
    Não posso deixar de concordar, mas no entanto cada caso é um caso e há condicionantes que muitas vezes nos limitam o tempo para poder desfrutar a essência da vida.
    Falo do tempo em que estamos a formar a família, em que o trabalho para ganhar o pão, a educação dos filhos e tudo o que lhe é inerente, nos coíbe de ir mais além.
    Só mais tarde depois da aposentação, dos filhos terem ganhado asas, podemos olhar em redor e verificar como é belo este nosso mundo.
    Mas, não posso deixar de ressalvar, que a minha maior riqueza são os meus filhos.
    Mais tarde ouvirei a música e verei o vídeo.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime


    ResponderExcluir
  14. Concordo, no todo. Toda a gente se queixa de falta de tempo.
    Eu mesma já tenho dito, em momentos de maior azáfama, que o dia deveria ter 48 horas em vez de 24!
    Certamente conheces a teoria da Ressonância Schuman, segundo a qual o dia passou a ter menos de 24 horas a partir dos anos 80/90...
    A ser verdade... estaria explicada essa sensação.
    No fundo, o que precisamos é "desacelerar", e aproveitar o que de bom a vida tem para nos oferecer.
    Como eu sempre digo (e penso) - acumular bens para quê? Acumulemos antes amor e felicidade.

    Estou muito grata pela presença na festa de Aniversário do meu “pimpolho”. Ele gostou muito de te ver lá… 😘
    Obrigada!

    Feliz Terça-feira e uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  15. Adorei.
    Mais uma vez um texto fantástico e verdadeiro.
    A ambição, a ganância, o materialismo destroem o espírito, temos que ver o que importa mesmo na vida, e é ela própria, NÃO as coisas, mas sim, o ar que respiramos, o mar, o céu, a natureza, sermos felizes como somos, sem precisarmos de mais e mais e mais.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Verdade, Olhos de Mel. Infelizmente, na maioria das vezes, só descobrimos o valor do tempo quando já o desperdiçamos! E essa música, com certeza, reflete bem essa verdade, não é? :) Obrigado, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  17. Concordo, Chica! Pessoalmente, acho que o dinheiro só é útil quando nos ajuda a viver... é prejudicial, quando nos faz esquecer a vida! Abraço grande pra vocês, e obrigado. Bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  18. Somos imperfeitos, sim, Céu... mas não esqueça: o que leva à perfeição (ou quase) é a prática constante! E ainda bem que você conseguiu assistir ao vídeo; ele complementa bem o post! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  19. Achoque você disse tudo, amiga Saudade: pena! Obrigado, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  20. Verdade, Joelma: trabalhar com o que gostamos é uma opção sensata para aproveitarmos bem o tempo! :) Meu abraço, amiga, e obrigado; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, Branca! Volte sempre, amiga; o oásis é nosso! Bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  22. Verdade, Arco-Íris: precisamos encontrar em nós a melhor forma de sermos felizes; isso, o dinheiro não compra! Amiga, desejo que o Universo esteja sempre com você e tudo corra bem, nessa nova viagem e nessas novas mudanças; serão para melhor, tenho certeza! Meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, Amélia, e meus parabéns, amiga; todos devemos ser voluntários, para ajudar o próximo! Bom resto de semana, fica bem!

    ResponderExcluir
  24. Sábio conselho, princesa: devemos dar valor ao que realmente vale, não às aparências! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  25. Ainda bem que você deixou a preguiça de lado, Maria Luzia! :) Gosto muito das suas fotos, amiga, e todas essas pequenas coisas nos ajudam a sermos felizes! Bom saber que você gostou, viu? Meu abraço, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  26. Bem como você disse, Ailime: cada caso é um caso. Mas tenha certeza, amiga, que a todo momento podemos ser felizes! E o melhor exemplo disto é justamente a mãe, atarefada e feliz ao cuidar dos seus filhos! meu abraço, amiga, e obrigado; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado, Mariazita! Do teu belo comentário, peço licença para destacar esta frase: "No fundo, o que precisamos é "desacelerar", e aproveitar o que de bom a vida tem para nos oferecer.".l Nunca podemos esquecer disso! Quanto ao teu "pimpolho", o prazer é mútuo; gosto muito dele! :) Bom resto de semana, meu abraço.

    ResponderExcluir
  28. Então somos dois, Isy; fiquemos a pensar, amiga! :) Obrigado, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito do seu comentário, Sandra, e repito com você: o que importa na vida é a própria Vida! Grato, amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  30. Queridos leitores,

    agradecendo a amabilidade das vossas visitas e comentários, convidamos-vos a ler o capítulo 9 do nosso conto escrito a várias mãos "Ecos de Mentes". Hoje pela mão da Margarida Piloto Garcia, interpretando o personagem Vicente.
    https://contospartilhados.blogspot.com/2019/03/ecos-de-mentes-capitulo-9.html

    Com votos de excelente fim-de-semana,
    saudações literárias!

    ResponderExcluir
  31. Grato pelo aviso. Em breve lá estarei, para conferir o novo capítulo.Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  32. Irmão,
    Bellissima e oportuna mensagem.
    Eternamente Grato

    ResponderExcluir
  33. Meu abraço, irmão. Grato por nossa amizade fraterna, que tanto me honra e estimula a seguir em frente! Boa semana.

    ResponderExcluir
  34. Como tem razão, amigo!
    Desfrutar da graça de viver é o que deveríamos ter presente a cada momento; buscar ser mais do que ter.
    A vida é dom que devemos saborear.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Faço minhas as tuas palavras, Fa: a vida é um dom que devemos saborear! Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir