sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

BALADA DA PACIÊNCIA


Plantai as sementes da paciência, em vossa alma.

E cultivai-as, dia após dia, para que lancem raízes profundas e se desenvolvam em vós. Se for necessário, regai-as com as vossas lágrimas e permiti que se nutram dos vossos desenganos.

Pois, não vos enganeis, elas voltarão a brotar, quando retornarem as vossas esperanças. Nada acontece antes do tempo certo, e a paciência é uma das virtudes de que mais necessitais.

Mais do que virtude, é um dos vossos aprendizados mais necessários. Aquele que tem paciência, sabe aguardar que o vento pare de soprar; ou que o calor do dia ceda ao frescor da noite.

É preciso ter paciência, para aguardar a ocasião adequada ao plantio; para atravessar o período da lavoura e saber o tempo certo da colheita. É preciso ter paciência, para colher o melhor.

A paciência é tão importante como o trabalho, para realizar os vossos sonhos. Pois de nada adianta lutar para atravessar o rio, enquanto a tempestade torna mais caudalosas as suas águas.

Aguardai que a chuva cesse, e mais fácil e mais segura se tornará a travessia. Aguardai que o sol lance os seus raios de calor sobre a terra, e não vos será necessário caminhar na lama.

Amadurecer é, acima de tudo, desenvolver a paciência. É saber que cada ação tem um momento adequado para ser realizada; que um gesto inoportuno é um caminho para o fracasso.

Se desejais a rosa, necessitais da paciência para esperar que se abra o botão. Mas não vos agasteis com o tempo da espera; aproveitai-o, sim, para desfrutar do seu perfume e da sua beleza.

E, quando semeardes o trigo, não vos preocupeis em saber até quando tereis que esperar pela colheita. Aproveitai o vosso tempo para admirar o mar de ouro, quando o vento agita o trigal.

Sede pacientes; esta, muitas vezes, é a receita para atingirdes o sucesso. No amor, no trabalho, em todos os campos da vida, a paciência é a vossa melhor companhia, nos tempos difíceis.

Guardai-vos, porém, de confundir a paciência com a acomodação. O paciente é o homem sensato, que se prepara e espera o momento certo; o acomodado é aquele que desiste e aceita.

O Universo tem as suas próprias leis, que não estão sujeitas aos vossos caprichos. Não é sábio o homem que deseja ver estrelas durante o dia; nem aquele que busca o sol durante a noite.

Plantai, portanto, as sementes da paciência em vossa alma. E não vos descuideis de cultivá-las, todos os dias; deixai que a paciência se transforme em parte do vosso verdadeiro Eu.  

Assim, mais fáceis se tornarão os vossos caminhos. 


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/emiliepandolfi_ebbtide.mid

30 comentários:

  1. Belo texto Árabe! Eu acredito que acomodação seja decorrente da paciência. De tanto de esperar, acabamos por nos tornar acomodados; talvez até aquilo que tenha gerado a paciência, já tenha se acomodado tanto, que já nem faça mais parte dos planos e sonhos.
    Enfim, temos sonhos e planos, mas só Deus irá nos permitir, ou não, realizá-los.
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Paciência.,eis algo que deveria ser sempre aprimorado...Porém, passam os anos e me vejo muito mais impaciente para certas coisas,rs...E pior, agora aos 70, acho não mudo mais,rs... Lindo sempre te ler! abração, chica

    ResponderExcluir
  3. Que assim seja!
    Que seja nossa métrica
    e nossa companheira,
    tanto a poesia quanto seu conteúdo.
    Ótimo final de semana por aí
    e com os seus.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  4. Precisava ler esse texto hj meu amigo... minha vida esta a mudar completamente e a ansiedade me domina... preciso ser paciente para esperar que tudo se ajeite, preciso dominar a mim mesma...

    Arabe, meu bom amigo... uma semana de paz para vc...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. As minhas sementinhas devem ter morrido ou estão em coma profundo rsss.
    Eu até que tento mas ainda bem que tenho a arte onde extravaso meu pavio curto rsss

    beijos
    Joelma


    ResponderExcluir
  6. Olá, querido amigo!

    Como sempre, um texto mto construtivo e que ajuda tanto o ser humano.

    Sou bastante paciente, mas, por vezes, ansiosa. Tenho de trabalhar esse meu "parâmetro".

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Árabe, muito bom dia!

    Verdades bem ditas, a paciência ajuda em todos os sentidos, cansa menos, esgota menos, não resta dúvida que, ajuda bastante a levarmos os nossos dias melhores! Gostei de tudo como sempre! Um abraço caloroso, muito grata e ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. A paciência.... essa coisa rara nas pessoas....
    Muito bom. e já agora bem vindo ao meu blog....
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Muito grata por mais este belo texto que estava a precisar de ler. Para já, vou procurando descobrir sementinhas de paciência, para as ir plantando com muita dedicação...

    Boa semana, amigo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde meu amigo e bom Árabe,
    Um texto repleto de pérolas de conhecimento sobre a paciência!
    Não sei se há pessoas que nascem já com esta virtude ou dom, mas o que penso é que ela surge ao longo da vida com o nosso amadurecimento.
    Ao lançarmos as sementes elas crescem e necessitamos de as ir cultivando, para que dêem bons frutos, entranhando-se em nós.
    A música é linda, assim como a imagem.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  11. Mais um belíssimo texto que gostei de ler,ou melhor uma lição de conhecimento sobre a paciência. Amigo por vezes tenho tanta paciêeencia no trabalho que não imagina...
    Obrigado pela amável visita.
    Continuação de excelente semana

    ResponderExcluir
  12. Hola Árabe, como siempre nos dejas una lección de vida, un bellísimo texto que resulta muy placentero leerlo. Ciertamente así es, recogemos lo que sembramos.

    Gracias por tu buen hacer. Un beso y mi inmensa gratitud por tu huella.

    ResponderExcluir
  13. Esta é a diferença entre paciência e acomodação, Lúcia: uma nos dá força para mantermos os sonhos, a outra nos leva a desistir deles. Mas estou de acordo: de Deus (e de nós mesmos), dependerá se os realizaremos ou não. :) Obrigado, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  14. Disseste algo que também observo em mim, Chica: parece que, com o passar do tempo, a paciência se vai desgastando, não é? Justo quando mais precisamos dela! :) Obrigado, minha amiga; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  15. Verdade, CatiahoAlc: que assim seja, e ela possa estar sempre conosco! Obrigado, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  16. Lá estaremos, com o mesmo carinho de sempre! Bom fim de semana, obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Verdade, Arco-Íris: quando a Vida muda (e isto acontece muitas vezes!), é que mais precisamos ter paciência... e isto se torna mais difícil. Mas lembre-se amiga: cada mudança é, em si, uma nova oportunidade! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  18. Sabe, Joelma? Pelos seus trabalhos, que tenho visto no blog, você tem bem mais paciência do que eu! Por isso, a minha única arte é a escrita! :) Meu abraço, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  19. Verdade, Céu! Paciência e ansiedade são dois aspectos que necessitam de um trabalho constante... de todos nós, acredito! :) Bom fim de semana, minha amiga; obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Com certeza, não é, Maria Luzia? A paciência torna bem mais leve o nosso caminho... embora, às vezes, fique difícil mantê-la! :) Bom fim de semana, minha amiga, obrigado. Meu abraço!

    ResponderExcluir
  21. Rara, sim, é verdade... mas vale a pena! Gostei muito do seu blog, amiga... já estou com saudade! :) Bom fim de semana, obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Procuremos, sim, Fa... todos os dias, busco encontrar em mim novas sementinhas dessas! :) Bom fim de semana, amiga; obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Concordo inteiramente, Ailime: a paciência surge ao longo da vida, com o nosso amadurecimento; tudo que precisamos é cultivar as sementinhas! Em breve, terei o prazer de ler teu novo post, minha amiga! Obrigado, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  24. Grato, Isy; bom fim de semana, amiga!

    ResponderExcluir
  25. Também necessito ter muita paciência no trabalho, Amélia; trabalho com política e, muitas vezes, lido diretamente com o público... não é fácil, mas vale a pena! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  26. Com certeza, Marina: colhemos o que semeamos! Obrigado, minha querida amiga; bom fim de semana, fica bem!

    ResponderExcluir
  27. OI ÁRABE!
    SER PACIENTE É UM EXERCÍCIO, CANSATIVO E MUITAS VEZES, DESAFIADOR MAS, QUANDO O CONSEGUÍMOS, É DE MUITA VALIA.
    OBRIGADA PELO LINDO TEXTO, AMIGO.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Verdade, Zilani: é uma das lições mais valiosas que podemos aprender! Obrigado a você,amiga, pela gentileza e amizade; boa semana!

    ResponderExcluir