sexta-feira, 19 de julho de 2019

OS VOSSOS MOMENTOS



O momento que se vai, jamais retornará.

Assim, eu vos tenho dito. Cada instante que se passa é como uma gota de água a menos, no oceano da vossa vida atual. E, quando todas se forem, nada vos restará, senão o deserto imenso e vazio do nada.

Sim. E cada instante que se passa é, também, como mais uma moeda que se vai do cofre que recebeste repleto, com a quantia suficiente para adquirir o aprendizado de que necessitais nesta jornada de agora.

E, se assim é, deixai que vos pergunte mais uma vez: por que tanto insistis em desperdiçar os vossos momentos? Por que vos comportais como se o vosso tempo e a vossa vida não fossem ter fim, um dia?

Por que gastais os vossos preciosos instantes em angustiar-vos, por coisas que logo serão passado e não valem o vosso sofrimento? Por que vos preocupais, se o próprio tempo se encarrega de levar o que traz?

Abandonai as vossas angústias vazias, para que melhor possais desfrutar da dádiva que é cada um de vossos momentos de vida. Sede rápidos, ao gastar as vossas lágrimas, para que o riso retorne a vosso rosto.

Não deixeis que o medo vos tolha os passos; nem que a tristeza se instale em vosso coração. Não vos permitais duvidar de vós mesmos; aquele que não acredita em si, não terá forças para realizar os seus sonhos.

Não acalenteis a mágoa, nem o desejo de vingança; acolhei, antes, a tolerância e o perdão. Porque mágoa e ressentimento são cruzes pesadas, que envergam os vossos ombros e tornam difícil o vosso caminhar.

Não dai guarida ao ciúme de quem amais, nem à desconfiança quanto aos vossos amigos. Porque infeliz é o homem que caminha espreitando cada sombra, ou aguardando a qualquer momento ser traído.

Não vos aferreis aos vossos bens; ou, mesmo, às vossas crenças e ideias. Porque os bens vos serão, de uma forma ou de outra, tomados pelo tempo; e as crenças e ideias variam, à medida que ocorre o aprendizado.

Não vos escravizeis às conveniências, ou vos perdereis de vós mesmos. Segui, sempre, a vossa consciência e os vossos princípios; porque através deles vos fala o verdadeiro Eu, e  necessitais escutar a sua voz.

Atentai para os vossos amores; entregai-vos a eles e vivei-os intensamente, sem recear o amanhã. Pois, ainda que no futuro vos possa atingir algum arrependimento, a felicidade que tivestes decerto o compensará.

Plantai um sorriso, em vosso coração. E vereis que a semente bendita se multiplicará, enchendo de sorrisos o vosso caminho e tornando mais leves os vossos passos. Aprendei a sorrir, e a vida sorrirá para vós.

Não desperdiceis nem um dos vossos momentos. Insensato é o homem que gasta o seu tempo a remoer desgostos e frustrações, quando pode aproveitá-lo para recordar momentos positivos e sentir-se feliz.

Sois os responsáveis por vosso caminho. E podeis escolher o que nele semeareis: a urtiga cruel, que vos queimará a pele e provocará dor, ou a grama macia, que acariciará suavemente os vossos pés.

Não desperdiceis os vossos momentos. Eles não retornarão a vós.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/chopinsnocturne.mid

26 comentários:

  1. Que maravilhoso momento! Existe um Sopro Divino em cada momento que traz felicidade. Cabe-nos aproveitar e agradecer. É como uma luz que por um instante ilumina o caminho, uma canção de amor soprada aos ouvidos. Nesses momentos as almas se encantam e no céu cintilam estrelas. Momentos que trazem paz aos corações que amam, calor num abraço e ternura no roçar de lábios apaixonados. Momentos que fazem a vida valer, onde se supera a dor, a saudade e vive-se a plenitude em instantes. Que sejamos capazes de aproveitá-los e capazes também de agradecer ao criador, por cada instantes de nossas vidas.
    Sua prosa poética é encantadora! Nos leva aos caminhos da reflexão.
    Ah, Árabe, viajei agora ouvido essa linda musica!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sabedoria pura aqui,Árabe! Beleza e que bom sempre conseguíssemos assim agir...
    Abraços quase praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Quando alguem nos machuca e ficamos remoendo essa magoa, entramos em um eterno looping, presos ao nosso algoz... deve partir de nos a decisao de seguir em frente e nos libertamos daquele que nos feriu, e transformar uma situaçao de dor, em aprendizado...

    Arabe, meu amigo, que vc tenha junto aos seus um fim de semana de muita paz...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Árabe,
    A vida é um sopro e cada momento
    uma gota preciosa.
    Gosto muito ler sua
    sabia escrita.
    Bjins de ótimo sábado e domingo.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Árabe!

    Concordo com você e muito! Devemos sim, aproveitar os momentos bons da vida e são tantos! Tenha um ótimo final de semana! Abração e obrigada!

    ResponderExcluir

  6. Sou muito feliz em estar no caminho por onde vc passa, mesmo que virtual, colho as sementes que vc oferece com tanto carinho, sua inspiração sempre gera frutos deliciosos que vibram positivamente no universo.

    beijo no teu coração

    Joelma

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Amigo e bom Árabe,
    Tão belo este texto repleto de pérolas de conhecimento.
    Era tão bom para nós e toda a humanidade se agíssemos dessa forma tolerante, pacífica e bondosa.
    Muitas vezes nem pensamos que a vida terminará e que nada restará e que a mesma deve ser vivida de forma nobre e sem desperdiçar os nossos valiosos momentos com intolerâncias e sentimentos negativos.
    Que sejamos sensatos aproveitando cada momento da melhor forma posivel e que o coração do Universo sempre nos ajude nesse sentido.
    Adorei este belo momento musical.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Árabe,
    então, seria bom se todos tivéssemos a consciência de que o tempo se esvai rapidamente, assim como o gotejar da água a leva embora e nos deixa na seca da terra dura.
    E o tempo é precioso, porque ele não volta e por isso, custa caro.
    Há a esperança de que tudo fique claro em nossa mente, e que sejamos um só com o Universo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Cada momento é um momento, e deve ser vivido como se fosse o ultimo momento, pois não sabemos quando não o será.
    Bem haja pelas palavras deixadas no meu espaço.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Escrevendo na segunda pessoa do plural,
    como quem ensina e de forma magistral,
    expõem ensinamentos perfeitos e doutos,
    será um mestre ou um palestrante ético...
    De qualquer forma, lê-lo é aprazível e
    realmente confortável.
    Continuação de dias iluminados.
    Abraço, Amigo.
    ~~~

    ResponderExcluir
  11. Hola Árabe, toda una lección de vida, Maestro, gracias. Es verdad que muchas veces desperdiciamos muchos momentos bellos de la vida, siempre decimos, dejamos para más tarde, mientras va pasando el tiempo y cuando nos acordamos, ya no hay tiempo.

    Es así el ser humano, hoy no, mañana, y luego no hay mañana.
    Ha sido un placer como siempre, te dejo mi gratitud y estima.
    Un abrazo y se muy muy feliz.

    ResponderExcluir
  12. Que assim seja, Lúcia! Como você disse muito bem, que sejamos capazes de aproveitar estes momentos e capazes também de agradecer ao criador, por cada instante de nossas vidas. Quando disto nos conscientizarmos, seremos muito mais felizes! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, Chica; e estou torcendo para que vocês já estejam na praia. Sei como isto faz vocês felizes! :) Meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  14. Verdade, Arco-Íris! Li, acredito que em Gibran, que o perdão liberta duas pessoas: uma que se livra do medo da vingança, e outra que descarta o peso do ressentimento. Obrigado, amiga; continue a dar-me notícias... e traga de volta o blog, quando puder. Faz falta! Meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  15. Bem descrito, Cátia: cada momento é uma gota preciosa, no mar da nossa existência. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  16. Devemos, com certeza, Maria Luzia! É assim que teremos forças, para superar os maus momentos. Obrigado, bom resto de semana; meu abraço!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado, Joelma. Para mim, é uma grande alegria partilhar o caminho com vocês; assim, aprendemos juntos! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  18. Faço minhas as suas palavras, que se assemelham a uma bela oração, Ailime: "Que sejamos sensatos aproveitando cada momento da melhor forma possível e que o coração do Universo sempre nos ajude nesse sentido.". Que assim seja, amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  19. Grato, Isy! Bom resto de semana, amiga; meu abraço.

    ResponderExcluir
  20. Também tenho essa esperança, Marli: um dia, nos tornaremos únicos com o Universo! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  21. Pura verdade, Saudade: não saber qual será o nosso último momento, torna ainda mais valioso cada um que vivemos! Obrigado, bom resto de semana; meu abraço.

    ResponderExcluir
  22. Apenas um eterno aprendiz da Vida, Majo. Feliz em saber que os nossos escritos trazem conforto e alegria; este é o maior objetivo. Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  23. É uma bela lição que nos recordas com esta frase, Marina: "Es así el ser humano, hoy no, mañana, y luego no hay mañana.". Pura, sábia e contundente verdade! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  24. Como tens razão!
    Esta me bateu forte: "Por que vos preocupais, se o próprio tempo se encarrega de levar o que traz?"
    Mas apreciei e saboreei todas e cada uma das frases.

    Beijinhos, amigo!

    ResponderExcluir
  25. Grato, Fa, pela gentileza e amizade de sempre. Infelizmente, essa verdade do tempo é uma que só o Tempo nos ensina. :) Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

    ResponderExcluir