sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

SONHADORES E PRÁTICOS


Momentos existem, em que nos cansamos.

Em que nos parece inútil chamar a atenção dos outros para o sol, que nasce todos os dias na linha do horizonte. Em que parecemos caminhar sós, e a estrada se estende diante de nossos olhos.

Em que nos sentimos inúteis e vazios, clamando no deserto. Para que falar de sentimentos e sonhos, se cada um dos que nos cercam está preocupado apenas em seguir o seu próprio caminho?

De que nos serve apontar ao cego a beleza do luar, que se reflete em um cone de prata nas águas mansas da praia? Ou esperar que o surdo se comova, ao som da melodia que se espalha no ar?

Nisto, reside a nossa mansa loucura: em esperar que os outros reajam como nós reagimos, às coisas que nos cercam. Como se cada um de nós pudesse ser igual aos outros, quando não o somos.

Em verdade, cada um de nós tem os seus próprios desejos e os seus próprios sonhos; e, em cima disto, constrói a sua própria rota. Como explicar, a quem busca o Ocidente, as belezas do Oriente?

Queremos, então, guardar conosco os nossos sonhos. Acreditamos que de nada serve falarmos sobre nuvens, àqueles que apenas enxergam o chão; ou de emoções, a quem busca bens materiais.

Entretanto, cada um é como é. Basta que a lua se levante mais uma vez sobre o mar, para que o sonhador volte a se encantar com a sua beleza; e procure mostrá-la a todos aqueles que o cercam.

Basta que uma música o emocione, para que lágrimas venham aos olhos do sonhador; e ele deseje repartir essa sensação com as pessoas queridas, para que juntos vivam o momento que passa.

É assim que é; e é assim que precisa ser. Porque não podemos viver apenas dos sonhos, que nos alimentam a alma; nem entregar-nos totalmente ao trabalho, que garante a sobrevivência do corpo.

Porque todos somos corpo e alma. E precisamos dividir-nos entre aqueles que priorizam os sentimentos e os que cuidam das coisas práticas; é da alternância entre o sol e a chuva, que a semente germina.

Como cada folha é necessária para que a planta seja o que é, e cada estrela tem o seu papel na beleza misteriosa e fascinante do céu noturno, cada um de nós é um integrante essencial do Universo.

E ninguém deve julgar-se melhor ou pior que o seu irmão, por dele ser diferente. Pois o homem que compõe melodias ou escreve tratados, em nada é superior àquele que ara a terra e lança a semente.

Cada um de nós tem um jeito de ser; e uma função neste mundo. Sonhadores e práticos, nos completamos; ensinamos aos outros aquilo que sabemos, e com eles aprendemos o que precisamos descobrir.

E assim caminhamos juntos, rumo ao Coração do Universo.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_bert_kaempfert_when_i_fall_in_love.mid

Link para música

Link para vídeo

22 comentários:

  1. Sabe, Árabe, acho que não é uma questão de tentar mostrar o sol, nem a lua. Acho que como bem o disse, cada um presta atenção ao que quer e o que é mais conveniente, mas nessa questão, acredito que apenas, se busca aquilo que se deseja, onde não pode encontrar a atenção e o carinho que se deseja. Muitas vezes, se olhar em volta, pode-se descobrir muito mais do que sonhamos.
    Belo post! A musica é linda!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. O vídeo é lindo! A letra da musica fala de algo que muitas pessoas trazem dentro de si. São sonhos românticos, que talvez nunca venhamos a concretizar, mas que ajudam a superar as frustrações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Maravilha! Assim é...um misto se sonhadores e práticos,com pés no chão...saber conviver é isso! Lindo texto! Abração,chica

    ResponderExcluir
  4. Qualquer coisa serve para o sonhador sonhar, o poeta eterniza.... E a nós nos surpreender...
    Fantástico
    Boa semana

    ResponderExcluir
  5. Olá, estimado Árabe.
    Já fui obrigada a ser mais prática do que sonhadora, felizmente agora posso viver no sentido inverso, que corresponde à minha natureza.
    Gostei do seu impecável e expressivo texto, não poderia estar mais de acordo: respeito todo o trabalho referente às profissões e ensinei a fazè-lo durante 33 anos de docência.
    Da matemática e ciências à poesia, dei um grande salto qualitativo e tudo agradeço a um querido amigo virtual... Vou semeando sonhos de positivismo, alegria e esperança...

    A música é um 'clássico' inesquecível e a canção dos Abba, também já é um 'clássico'. Ambos de enorme beleza que apraz-me recordar.

    Dias serenos nesse Salvador brasileiro, brasido, braseiro em brasa... Srrsssss...
    Vós com mais de 30º, nós com menos de 15... Está feio, nublado, o mar parece chumbo.
    Tudo de bom na preparação da grande festa de família...
    O meu abraço amigo.
    ~~~

    ResponderExcluir
  6. Não sou prática, aliás, sou um tanto lírica, e, por vezes, até acredito nesse lirismo, todavia, de vez em qdo, algo ou alguém me puxa pra baixo-rs e diz: acorda, menina!

    Acho que todos tem valor, quer tenham formação superior ou não, mas "a César o que é de "César".

    Qdo caímos de amor-rs, qdo ficamos apaixonados, o mundo é mto mais bonito, e, então, aí a gente não para de sonhar. Gostei mto da música, que já conhecia, tal como do vídeo, o eterno: "I have a dream". E quem não tem sonhos?

    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Meu Amigo, por favor, veja meu blogue Sinais de esperança. Bjs Ailine

    ResponderExcluir
  8. ¡Hola, Árabe!

    Que bien has plasmado el cansancio de patear por este mundo, a veces cruel... ¡Has he cho una maravillosa prosa poética social! Y te felicito porque, además, es una gran lección de vida.
    Me ha encantado leerte, gracias por darnos tanto y tan hermoso.

    Te dejo mi inmensa gratitud y estima.
    Un abrazo y bendiciones, amigo.

    Hasta mediados de enero, se Dios quiere, estaré ausente.
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Árabe!

    Muito gostei de tudo! Tenha um ótimo resto de semana e grande abraço. Grata, muito grata!

    ResponderExcluir

  10. Enquanto eu viver estarei sonhando rssss, a praticidade vai junto, é sim ou não....simples direto e objetivo, não dói ,talvez porque eu seja cruel rssss muito cruel ,a vida segue....


    Beijo

    Joelma

    ResponderExcluir
  11. Verdade, Lúcia: muitas vezes, ao olhar em volta podemos descobrir muito mais do que imaginamos, com certeza! E o vídeo é lindo, sim: nada melhor do que acreditar em anjos! :) Obrigado, bom resto de semana; meu abraço.

    ResponderExcluir
  12. Bem como você disse, Chica: isso é saber conviver! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  13. É assim mesmo, Saudade: o sonhador sonha, o poeta eterniza... e nós nos surpreendemos. Amiga, não consegui acessar o seu blog pelo link, esta semana. Mudou algo? Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  14. Isto às vezes acontece, Majo: as necessidades do corpo são, por algum tempo, mais urgentes que a do verdadeiro Eu. Engraçado que este é o tema do que vou postar amanhã. :) Obrigado, amiga, meu abraço; bom resto de semana. E você tem razão: estamos, mesmo, aos 30 graus... um braseiro brasileiro! :)

    ResponderExcluir
  15. Taí, Ceu, algo de que tenho certeza: és, mesmo, bem lírica! :) Essas puxadas às vezes acontecem, sim... mas logo, logo, a gente volta a sonhar; não se pode ir contra a natureza, e é bem como disseste: quem não tem sonhos? :) Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  16. Triste por saber que está doente, Ailime; mas tenho certeza de que é algo passageiro e logo, logo, estarás plenamente recuperada. Estes são os meus votos, amiga; obrigado, meu abraço e bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  17. Grato, Marina, pela gentileza e amizade de sempre! Meu abraço, amiga; bom resto de semana, fica bem!

    ResponderExcluir
  18. Alegria em saber que você está bem, Maria Luzia; e mais ainda, em saber que você gostou! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  19. Você não leva jeito de cruel, não, Joelma... mas é bem como disse: a vida segue, sempre! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom.
    Parece que os seus textos são escritos especialmente para mim, tal a minha identificação com eles.
    Muito grata por me fazer reflectir e confirmar o que sinto e penso.

    Bom fim-de-semana!
    Abraço amigo!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, Isy! Bonito é contar com a sua amizade e gentileza sempre, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  22. Sabes, Fa? Também me identifico muito com a maioria deles; por isto, amiga, sinto-me feliz e honrado com o teu comentário! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

    ResponderExcluir