sexta-feira, 3 de abril de 2020

A VIAGEM E AS TEMPESTADES


A tormenta passará.

Um dia, o sol voltará a aparecer no horizonte, espalhando calor e esperança sobre o mar e a terra. O ar estará mais limpo e o céu estará mais azul; é sempre assim, depois que passa cada tempestade.

Aqueles que continuarem a bordo, sentirão o alívio de não mais enfrentar as perigosas ondas e os terríveis ventos da borrasca; agradecerão ao Coração do Universo, pelas águas calmas e pela brisa amiga.

Sentir-se-ão felizes, por estarem vivos; cairão de joelhos e farão ouvir os seus cânticos de gratidão Àquele que serenou as ondas e fez cessar os ventos. Em seus corações, honrarão a dádiva suprema da vida.

Porque, às vezes, o pouco se torna muito. Para aquele que padece a sede, nada existe de mais valioso que a água fresca da fonte humilde; para o que vive na solidão, o bem mais desejado é a companhia.

E mesmo o homem que inveja o suntuoso palácio, apenas entrevisto ao longe, sente-se feliz quando se abriga em sua pequena morada, enquanto lá fora a chuva forte e fria castiga os que não se protegem.

Assim acontece à humanidade. Sempre desejamos mais do que temos; e, em nossa busca para ter o que queremos, muitas vezes esquecemos o que temos e não valorizamos o que realmente precisamos.

O egoísmo está presente em todos nós. E, por isto, após passada a tormenta, a intensa alegria de continuar vivo será o primeiro sentimento de quem ainda estiver a bordo e puder prosseguir a viagem.

Depois, virá a lembrança dos companheiros que se foram. Para os que eram mais próximos, a saudade e as recordações do que viveram juntos. A angústia de procurar alguém querido e não o encontrar.

Assim vai ser, quando a tormenta passar. Ao lado da alegria de permanecer a bordo, a tristeza de saber que nem todos o conseguiram. E muitos seres amados se foram sem ter havido, sequer, uma despedida.  

Pois ninguém sabe a hora em que desembarcará; ou quando virá a onda que o levará do convés. Por isto, deve-se sempre tratar bem os companheiros da viagem; especialmente os mais caros ao coração.

Não se deve economizar em perdão e gentileza; em compreensão e solidariedade, que tornam mais fácil e agradável a viagem e unem mais os navegantes, para que enfrentem melhor as tempestades.

E deve-se aprender ao menos um pouco, com cada borrasca; para que não seja em vão o sofrimento passado. Porque o barco é o mesmo; e é preciso aprender a navegar juntos, ajudando uns aos outros. 

Um dia, com certeza, a tormenta passará.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/francislai-snowfrolic.mid

Link para música.

Link para vídeo.  

39 comentários:

  1. Conforme Chico Xavier, isso também vai passar. Deus permita que tenhamos aprendido alguma coisa.
    Belo post!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei,Árabe e tuas palavras sempre perfeitas e animadoras. Há de passar mesmo!!! Que não tenha sido em vão tudo isso! abração, te cuida bem,saúde! chica

    ResponderExcluir
  3. Árabe,
    Vivemos todos um
    tempo muito estranhamente feio e
    ruim. Mas vamos alimentar
    a esperança de que tudo vai
    ficat bem logo.
    Saudades de você.
    Bjins
    CatiahoAlc

    ResponderExcluir
  4. Lindo o texto meu amiguinho! Quando tudo passar, minha esperança é que, muitas pessoas estejam com o coração aberto ao amor,a solidariedade e a compaixão. Penso que, o mundo estava precisando de uma lição, pra acordar, pra perceber que somos todos iguais e que precisamos uns dos outros por toda a nossa vida. Se cuide e enorme abraço! Tenha uma ótima semana, com saúde!

    ResponderExcluir
  5. Todo o ser humano neste momento anda num barco à deriva. Nunca sabe se o barco vai para a frente, para a esquerda, para a direita ou se grita por âncora ao fundo.

    Todos nós "marinheiros" olhamos as "águas" e sentimos como andam revoltas. Oxalá essas "águas" desafiando a nossa mente e o poder de resignação. Fechados em casa não é fácil.

    Por isso todos desejamos que as "águas" acalmem e o barco nos leve a bom-porto. A fé guia-nos como um farol sito no mais além. Vamos seguir a sua luz

    Feliz semana Santa

    ResponderExcluir
  6. Tudo passa.... É esta tormenta também vai passar. Fica bem amigo
    Boa semana

    ResponderExcluir
  7. Estimado Amigo.
    O texto está perfeito, a mensagem grandiosa e de grande humanidade.
    Realmente, o que mais precisamos nestes dias difíceis, é de incentivos à coragem e à esperança, além de carinho... Itens em que o seu belo e caloroso texto é pródigo.

    Não conhecia a música e gostei. Pesquisei e verifiquei que Francis Lai deixou-nos músicas muito belas. Love story é uma das minhas preferidas e não conhecia o autor...
    O vídeo ainda é poderoso e recorda-nos um momento emotivo de exceção...

    Agradeço mais uma vez a leitura agradabilíssima e os momentos musicais emocionantes.
    Uma boa semana, meu amigo. Use de cautela e muita criatividade para se entreter.
    O meu abraço amigo.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  8. É verdade, depois da tormenta, vem a felicidade e é isso que esperamos todos nesse momento, embora eu tenha quase a certeza de que a Humanidade não mudará seu comportamento.

    Gostei mto da música e daquela voz, que com ela se fazia ouvir. Do vídeo, bem conhecido, gostei de voltar a escutar e ver.

    Grande abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Há-de passar. Oxalá aprendamos alguma coisa.
    Por enquanto as incertezas barram o caminho.
    O futuro a Deus pertence.

    Boa Semana Santa, amigo!
    Feliz e Santa Páscoa, dentro das possibilidades!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amigo Árabe,
    Não deixemos que o pessimismo seja dominante, se Deus está no comando , ele sabe a hora de nos libertar, e libertos, nada mais justo que por em prática suas sábias palavras em destaque...

    "Sentir-se-ão felizes, por estarem vivos; cairão de joelhos e farão ouvir os seus cânticos de gratidão".

    Feliz semana Santa.

    Bjs no coração,

    ResponderExcluir
  11. Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
    Um texto emocionante que nos fala dos momentos angustiantes, por que estamos passando, mas também nos transmite esperança.
    Neste momento as quezílias deixam de ter importância e, no mesmo barco, todos juntos lutemos contra a tempestade, pedindo a Deus que guie e ilumine a nossa viagem.
    Adorei a música e o vídeo é sempre belo e emocionante ver e ouvir e como se adapta tão bem aos dias que correm.
    Obrigada, Amigo.
    Desejo-lhe uma boa semana e fique bem, assim como seus familiares.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. Vi o vídeo agora, amo de paixão! Ótima escolha para o momento. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  13. Um texto bem emocionante, viquei presa a leitura! Muito bom!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  14. "Nem sempre o sol brilha, também há dias em que a chuva cai"...
    Assim é a vida, feita de altos e baixos, de momentos bons e outros maus... e nós temos que os aceitar e viver em conformidade.
    O momento presente é dos mais difíceis que a humanidade tem atravessado, mas... não vai durar sempre. Há-de passar, como "tudo passa".
    Excelente, a tua reflexão!

    Votos de uma Páscoa feliz – tanto quanto possível,
    dados os condicionalismos existentes.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  15. Árabe,
    Passando para deixar meu abraço
    de quarta feira.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  16. O momento é difícil para todos , muito delicado, estou nessa viagem de corpo e alma, meu barquinho é o da (saúde) a grande dificuldade que eu vejo são pessoas que perdem a fé antes mesmo das tormentas chegarem, ainda que não sobre nem o barco eu sigo agarrada na fé, tudo vai ficar bem!!!

    Beijos e se cuidem e cuidem de quem vc ama.


    Joelma

    ResponderExcluir
  17. Obrigado, Lúcia. E você está certa, quando diz: tomara que tenhamos aprendido alguma coisa! E certa, também, quanto ao vídeo: é lindo! Meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  18. Assim seja, Chica: que não tenha sido em vão! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  19. Já estive por lá, Cátia; até comentei o (mais um!) belo texto do Sílvio. Vocês também provocam saudades. :) Concordo com você: alimentemos a esperança de que, logo, tudo vai ficar bem! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  20. Achei muito boa esta sua frase, Maria Luzia: "... o mundo estava precisando de uma lição, pra acordar, pra perceber que somos todos iguais e que precisamos uns dos outros por toda a nossa vida."; é isso mesmo, amiga! Bom saber que você gostou, obrigado; meu abraço, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  21. Gostei do comentário, Ricardo, principalmente no que diz respeito ao farol. Sim, sigamos em frente; e que a Fé seja o nosso farol! Meu abraço, amigo; obrigado, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  22. Vai, sim, Saudade. Tudo passa, com o tempo e a proteção de Deus sobre nós! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, Majo, pela gentileza das palavras! E uma curiosidade: esse música, Snow Frolic, também é do filme Love Story. Linda, não é? Quanto ao vídeo... bem, um momento de solidariedade que ficou na história da humanidade. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  24. Também acho difícil uma mudança grande e imediata, Céu... mas, um dia, depois de vários tropeços, chegaremos lá! Lindos, a música e o vídeo, não? Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  25. Concordo com tudo que disseste, Fa: "Há-de passar. Oxalá aprendamos alguma coisa. Por enquanto as incertezas barram o caminho. O futuro a Deus pertence.". É bem assim, mesmo. Façamos o possível, para tornar o futuro melhor! Meu abraço, amiga; bom resto de semana, feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  26. Com certeza, Diná! O pessimismo é um péssimo conselheiro! Fico com o otimismo e a prevenção, para melhores resultados. Deus está conosco! Meu abraço, amiga; bom resto de semana, feliz Semana Santa!

    ResponderExcluir
  27. "Neste momento as quezílias deixam de ter importância e, no mesmo barco, todos juntos lutemos contra a tempestade, pedindo a Deus que guie e ilumine a nossa viagem.". Que assim seja, Ailime; pouco me resta a acrescentar ao teu (belo) comentário. Também adoro aquela música e aquele vídeo, amiga; obrigado, meu abraço, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  28. Verdade, Maria Luzia: também achei que aquele vídeo (que, aliás, adoro!) fosse o certo para o momento. Meu abraço, amiga! Que o Coração do Universo esteja conosco.

    ResponderExcluir
  29. Obrigado, Isy! Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  30. Ah, Mariazita, adoro a sabedoria que o tempo nos traz: "Assim é a vida, feita de altos e baixos, de momentos bons e outros maus... e nós temos que os aceitar e viver em conformidade.". Disseste tudo, amiga! Obrigado, meu abraço, bom resto de semana... e boa Páscoa, junto aos teus!

    ResponderExcluir
  31. Meu abraço, Cátia; obrigado, amiga!

    ResponderExcluir
  32. Verdade, Joelma: a Fé é a nossa grande força; ela nos guia, enquanto atravessamos as tormentas! Meu abraço, amiga, bom resto de semana. Obrigado; cuide-se você também, somos preciosos para Deus e nossos amigos! :)

    ResponderExcluir
  33. Depois da tempestade vem a bonança.
    O sol raiará.
    E nossos rostos vão ser sinónimos de grandes sorrires.
    Um grande abraço repleto de luz.
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  34. Assim será, Megy. Apesar das lágrimas, por aqueles que se foram. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  35. Grato a você, amiga, pela companhia e pelo incentivo! Boa semana, meu abraço.

    ResponderExcluir
  36. A boa filha à Casa torna.
    Saudações.
    Você, sempre, com suas palavras de sabedoria!
    Que seja feita a vontade do Criador!

    "A tormenta passará.

    Um dia, o sol voltará a aparecer no horizonte, espalhando calor e esperança sobre o mar e a terra. O ar estará mais limpo e o céu estará mais azul; é sempre assim, depois que passa cada tempestade".

    ResponderExcluir