sexta-feira, 15 de maio de 2020

A PRESSA E A VIDA


Não deveis ter pressa com a vida.

Enquanto caminhais por este mundo, ela não é apenas o vosso bem mais precioso; é o único essencial. Sem ela, não poderíeis desfrutar de nenhum dos outros que, acaso, vos seja dado possuir.

Detende-vos a pensar nesta verdade; e lembrai, que a vossa jornada não é infinita. O fim pode aguardar-vos, na próxima esquina; ou pode demorar mais algum tempo. Mas, fatalmente, chegará.

Preservai, pois, a vossa vida. Lutai por ela com todas as vossas forças e buscai prolongá-la o mais que vos for possível; este deve ser o vosso maior cuidado. Mas não basta, para que a aproveiteis.

Precisais, também, zelar pela vossa saúde. O corpo, além de ser a vossa melhor ferramenta de aprendizado, é o traje que usais, durante esta jornada; e não deixa de sentir o efeito dos anos.

Cuidai, portanto, da vossa saúde. Recordai que dela depende não só a vossa qualidade de vida, mas a clareza dos vossos pensamentos. Não desfrutareis da vida, se não estiverdes bem de saúde.

Porém, acima de tudo, não tenhais pressa com a vida. Deixai-a seguir o seu curso; e não vos angustieis com as suas incertezas. Aprendei a desfrutar dos vossos momentos, enquanto os tendes.

Vede: o bom nadador flutua, enquanto a onda passa; e depois aproveita o seu curso, para seguir o rumo traçado. Mas, enquanto flutua, descansa e desfruta do contato suave da água em seu corpo.

Aproveitai este exemplo. Aprendei a apreciar cada um dos momentos que vos são dados, para caminhar sobre a terra; e pensai que, sejam alegres ou tristes, eles significam que ainda estais vivos.

Desfrutai de cada um dos vossos momentos; assim eu vos tenho repetido, à exaustão. Porque cada um deles, não importa qual seja, é uma oportunidade para vos sentirdes vivos e serdes gratos.

Aproveitai todos os vossos momentos: as brincadeiras e a alegria da infância, as incertezas e paixões da adolescência, os questionamentos da maturidade, a tranquilidade e a sabedoria da velhice.

Aproveitai todos os momentos que tiverdes, para construir e para desfrutar do que construístes; para viver momentos encantados e para recordar esses momentos; para sentir amor e saudade.

Lembrai-vos de flutuar, enquanto a onda vos confronta; ela haverá de passar, e na sua esteira vos será mais fácil nadar para o vosso objetivo. Apenas relaxai e aproveitai o momento de descanso.

Aprendei a não ter pressa com a vida; ela tem o seu próprio ritmo. E, acrediteis ou não, este é o ritmo mais adequado para vós. Não desperdiceis o vosso tempo com amarguras e inquietações.

Aproveitai-o, sim, para viver!


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/Carmen_cavallaro_melodia_imortal.mid

Link música

Link vídeo
  

30 comentários:

  1. Lindo post, Árabe, acompanhado de uma bela melodia! Enfim a vida nos apresenta momentos inesperados, mas que fazem parte. Cabe-nos, apesar de tudo agradecer, por estarmos inseridas no contexto viva e extrair as lições necessárias. Apesar de todo estresse, preocupações, medos, etc.
    Sobre o vídeo, adoro essa musica, mas com outros intérpretes. Ivete salvou a apresentação.
    Bom fim de semana! Deus nos proteja! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Linda lição pra mim que estou sempre esbaforida, apressadinha, mesmo sabendo que assim não devo agir... Mas, sou falha! Lindo texto! abração,ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de paz e esperança, amigo Árabe!
    "Aprendei a desfrutar dos vossos momentos, enquanto os tendes...
    Mas, enquanto flutua, descansa e desfruta do contato suave da água em seu corpo.
    para viver momentos encantados e para recordar esses momentos; para sentir amor e saudade."
    O texto é mais muito especial e escrito com muita sabedoria de vida.
    Recortei algo, mas todo ele está revelador.
    Gosto da calma e de sentir o sabor de cada dia...
    Muito obrigada por nos brindar com um belo momento neste tempo.
    Tenha um ótimo domingo!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Agora tudo tem um olhar diferente, quando eu avisava que na madrugada tal iria ter uma chuva de meteoros os colegas riam ," quem vai acordar na madrugada para ver isso???" agora tem colegas imitando minhas loucuras , vejo-os fazendo fotos do céu em dia comum...rsss, a paz , a tranquilidade não está no que faço e sim no meu ser que busca isso....daí digo que sou uma contempladora da vida, eu passo por ela vivendo, sentindo, amando, as vezes odiando também rssss não estou aqui apenas gastando os dias, estou degustando cada momento, cada gota de vida como um bom café que a depender de quem faça é incrível....ou não ,mas a doçura esta no fazer com amor.

    Que sua semana tenha um aroma suave de boas energias.

    beijos
    Joelma

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Árabe! Gostei de tudo, sem muito o que falar, tudo dito no texto! Tenha uma semana com saúde, paz e esperança de dias melhores. Abração e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Meu zap meu conterrâneo carioca. +5521974332934

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
    Um texto maravilhoso para reflexão, para aprendizado.
    Não posso deixar estar mais de acordo que não devemos ter pressa e aproveitar cada momento da vida, que é uma passagem, da melhor forma possível.
    Até, porque a pressa é inimiga da saúde. A pressa acarreta consigo ansiedades que nos adoecem.
    «Porém, acima de tudo, não tenhais pressa com a vida. Deixai-a seguir o seu curso; e não vos angustieis com as suas incertezas. Aprendei a desfrutar dos vossos momentos, enquanto os tendes.»
    Com a idade vamos aprendendo que assim deve ser... Houve tantas vezes épocas da vida em que a pressa nos dominou e não deixou que vivêssemos plenamente. E os anos passaram sem darmos por eles e quando despertámos a velhice tinha chegado...
    Vamos aproveitando a primavera que ainda existe dentro do nosso outono.
    Adorei a música e a canção que acho linda.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Post lindo, cara. Concordo plenamente com a sua sugestão de não perder tempo, continuando com todas as formas de felicidade

    ResponderExcluir
  9. Belo texto e estupenda imagem a do nadador flutuando.

    Beijinho, meu amigo

    ResponderExcluir
  10. Olá Árabe:
    Andei em jornada :))

    Não há pressa. Vamos lá ver se me lembro como ainda se posta.

    Beijinho doce:)

    Tenho que visitar os outros amigos.Agora já não.

    ResponderExcluir
  11. Excelente!
    Nos tempos de tanta preocupação em que vivemos, nunca é demais lembrar que a vida é uma bênção que nos foi concedida, e temos o dever de a preservar.
    Há muita energia positiva neste teu texto. Faz bem ler-te, eleva o moral...

    Continuação de boa semana, meu Amigo.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  12. Neste tempo de confinamento vai ficando difícil apreciar os bons momentoa...
    Porém, vai-se levando com paciência, afinal, lutando pela vida...
    Propostas musicais muito belas, não conhecia a canção interpretada pelo dueto.
    Boa semana, com fé, esperança e contentamento.
    O meu cordial abraço.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
  13. Bem como você disse, Lúcia: fazem parte. E a verdade é: acima de tudo, devemos agradecer todos os dias, por estarmos vivos! Você não gosta da Daniela, né? :) Mas eu quis variar um pouco da interpretação de Gonzaguinha... e a música é linda. Só a letra, já vale a pena! :) Meu abraço, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  14. Todos somos falhos, Chica... e como! :) Mas a verdade é que, quanto mais avançamos na jornada, mais devemos valorizar cada minuto que resta! :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana. Cuidem-se!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado, Rosélia, e concordo inteiramente com você: "Gosto da calma e de sentir o sabor de cada dia...". O maravilhoso da jornada não é a chegada, mas cada momento da viagem! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  16. Essa é a melhor forme de viver, Joelma... desfrutando cada gota da vida! Eu até demorei um pouco, mas acabei aprendendo. :) Vc acredita que minha mãe já me tirou da cama, duas horas da manhã, só pra ver como a lua estava linda? E olha que nós éramos 4 irmãos, e ela só acordou a mim. Eu devia ter uns 17 anos, mas lembro que fiquei feliz e orgulhoso... e que a lua tava linda, mesmo! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado, Maria Luzia. Tou sentindo falta das fotos... mas sei que a gente tem que se cuidar, mesmo; fique em casa! Depois, tudo volta ao normal. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  18. Ainda me lembro desse "21", amigo Luiz. :) O meu é 557198878-4553. Grande abraço, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  19. Não posso deixar de concordar, Ailime, principalmente com estas frases: "Com a idade vamos aprendendo que assim deve ser... Houve tantas vezes épocas da vida em que a pressa nos dominou e não deixou que vivêssemos plenamente. E os anos passaram sem darmos por eles e quando despertámos a velhice tinha chegado...
    Vamos aproveitando a primavera que ainda existe dentro do nosso outono.". Acho que você disse tudo, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado, Himawan! Essa é uma grande verdade que o tempo nos mostra, não é? :) Meu abraço, amigo; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, São; também achei bem legal a imagem! Diferente, né? :) Meu abraço, amiga, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  22. Grande alegria em rever-te, Doce Amor. Espero que tenha sido uma ótima jornada, mas é muito bom ver-te de volta! Obrigado, bom fim de semana; meu abraço.

    ResponderExcluir
  23. Venho tentando, Mariazita; bem precisamos manter a moral elevada, nestes tempos de inquietação e luto! Mas vamos vencê-los, e tudo voltará a ficar bem; melhor do que antes, pois talvez tenhamos aprendido algo com esta luta! Meu abraço, amiga, obrigado. Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  24. Verdade, Majo: "Neste tempo de confinamento vai ficando difícil apreciar os bons momentos..."; mas é quando mais o precisamos fazer amiga! Linda essa música sobre a vida, não é? Eu a considero um clássico da música popular brasileira, e a letra é fantástica! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  25. Bom fim de semana, Rosélia. Meu abraço, obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Eu até desconfiava que somos do mesmo clã rsssss
    agora tenho certeza rsssss

    beijo

    Joelma

    ResponderExcluir
  27. Muito grata por mais um belíssimo texto cheio de sabedoria reflectida em óptimos conselhos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. O que muito me honra, Joelma! :) Abraço grande, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  29. Grato, Fa, pela gentileza e amizade constantes! Bom fim de semana, meu abraço; obrigado!

    ResponderExcluir