A imaginação é a força mais atuante, em vós.
Mais do que o amor ou o ódio; mais do que o medo ou a coragem; mais do que as vossas próprias necessidades. Porque é com ela que tudo começa; ela é o primeiro passo, para tudo o que fazeis.
Quando imaginais, lançais uma semente; e, quer cresça ou não, a semente é o ponto de partida. Não podereis fazer nada de que não vos imagineis capazes; esta é a maior das vossas limitações.
Já vos disseram que um homem tem o tamanho dos seus sonhos; e assim realmente é. Mas o que é o sonho, senão algo nascido da vossa imaginação e que acreditais poder, um dia, tornar realidade?
Eu vos tenho dito que em vós vive a essência do Universo; e, por isto, tudo podeis realizar. Mas, para que o façais, deveis encontrar a Sua centelha, em vosso verdadeiro Eu; precisais da imaginação.
Imaginai-vos capazes de algo; e isto já será meio caminho andado, para que o façais. Esta é a causa dos feitos impossíveis de alguns atletas e de alguns heróis; ou do sucesso das pessoas que creem.
A imaginação pode construir castelos nas nuvens; ou dar, a cada uma delas, a forma que criardes em vossas mentes. Pode levar-vos ao lugar mais fundo do oceano, ou ao topo da montanha mais elevada.
Não menosprezeis a força da imaginação; porque a verdade é que sereis da forma que vos imaginardes. A aquele que se acredita só, nenhuma declaração de amor pode trazer a sensação de companhia.
Ao homem que se julga feio, nenhum produto ou tratamento proporcionará a confiança de ser belo; e aquele que se imagina insignificante assim se sentirá, não importando o destaque que possa conseguir.
Porque sois o que imaginais ser. E é por isto que tanto variam as vossas opiniões sobre vós mesmos: às vezes, vos julgais fortes e confiantes; em outros momentos, vos acreditais fracos e incapazes.
Lembrai-vos, entretanto, que sois os mesmos, em todos os momentos da caminhada; e a vossa aparência só mudará de acordo com as vestes que escolherdes. Escolhei-as bem, acreditando em vós.
O medo da noite não aterroriza o homem que acredita no novo dia que virá; esta certeza lhe trará forças, durante as horas escuras. Como o medo da morte não assusta aquele que tem certeza da Vida eterna.
Atentai, portanto, para a imaginação. Ela é a bússola que vos orientará pelos caminhos e vos poderá levar a grandes conquistas, porque é parte da vossa essência divina; da centelha do Universo que há em vós.
Do vosso verdadeiro Eu.
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_dreaming.mid
Link para música
Link para vídeo
Amei! Maravilhoso o post! Acho que estou zangada com minha imaginação. Algumas coisas em mim, nesse período de reflexão, com certeza, mudaram; creio ter superado o medo da morte, enquanto a confiança e a minha fé em Deus, se tornaram mais fortes e marcantes. Também me dediquei a leituras e a abrir minha mente para coisas que não pensava. Isso tem me ajudado a atravessar o deserto e a ver o outro lado de tudo. Acho que foi um crescimento. A imaginação voa, quando o espaço é propício, mas alguns momentos ela viaja pela realidade e substitui os sonhos.
ResponderExcluirTenho me voltado mais para a espiritualidade tentando compreender algumas coisas
Seu post é lindo! Adoro Ernesto Cortazar. Sempre uma boa escolha! Vou ver o vídeo e depois comento sobre ele.
Bom fim de semana! Beijos
O vídeo é bonito, porém, triste. O tempo pode até ser sabedor de muitas coisas, porém Deus sempre será a fonte de tudo, de todos os caminhos sobre a terra.
ResponderExcluirBoa noite! Beijos
Realmente estoy de acuerdo con tu frase "Para un hombre que se cree feo, ningún producto o tratamiento le dará la confianza para ser bello" ..., desde aquí debemos estar seguros y agradecidos por nuestra existencia física.
ResponderExcluirNo es necesario que se sienta inferior o incómodo.
Cada persona ya tiene un encanto diferente entre sí.
Feliz domingo mi amigo árabe.
Tantas verdades em tuas palavras e que nunca percamos pelo menos a imaginação. Com ela podemos voaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaar! Adorei! abração, linda nova semana!@ chica
ResponderExcluirBoa noite de sábado, Árabe!
ResponderExcluirParecia que lia uma palavra do nosso Mestre Jesus.
"Acautelai-vos!"
"Atentai à vossa imagninação!"
Com a mesma autoridade eu li.
Haverá de me entender...
Gostei muito e recortei um parágrafo para referenciar e avisar o link um dia desses.
Tenha uma nova semna abençoada!
Abraços fraternos de paz e bem
Bom dia de nova semana, Árabe!
ExcluirVocê está aqui com carinho:
https://espiritual-marazul.blogspot.com/2020/08/cantar-o-amor-inspirada-em-cruz-e-souza.html
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem
Tudo lindo Árabe, como sempre! Muito gostei! Está tudo bem, passando uns dias com minha filhota em Fortaleza, Graças a Deus os ventos estão calmos por aqui, tudo voltando para os seus devidos lugares. Tenha um ótimo domingo com paz e saúde. Grandioso abraço e fica com Deus! Obrigada!
ResponderExcluirSim, a imaginação e a criatividade são motores essenciais para o desenvolvimento humano e essa é a razão de serem nocivos os brinquedos que brincam por si e também estas tecnologias que impedem a interacção da criança com os seus pares.
ResponderExcluirBeijinho, querido amigo, bom resto de Agosto 2020.
Árabe,
ResponderExcluirA imaginação nos leva e eleva.
Maravilhosa publicação.
Bjins
de domingo
CatiahoAlc.
ResponderExcluirTenho tanta imaginação que não caibo em mim....
O Pégasus é simbolo da imaginação e imortalidade, não é a toa que ele também está em mim rssss
nunca será domado sem que o queira....apaixonante tanto na mitologia, quanto na astrologia....haja imaginação !!! coisas do meu ser ....
beijos
Joelma
A imaginação é algo que pode ser usada para o bem ou para o mal. Infelizmente nesse mundo, muitos a usam de forma vergonhosa. Ainda bem que existem pessoas que a usam como ponto de partida para sonhos maravilhosos e escrever coisas lindas, que nos levam a viajar.
ResponderExcluirBom domingo e uma abençoada semana!
Ah, o link para a musica está com problemas.
Beijos
Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
ResponderExcluirUm texto maravilhoso repleto de conhecimento.
A imaginação nos pode levar a grandes realizações, mas também nos pode conduzir a momentos mais pensativos e melancólicos que em nada contribuem para o nosso desenvolvimento e bem-estar.
A imaginação é muito fértil e nem sempre nos conduz a águas calmas.
«Atentai, portanto, para a imaginação. Ela é a bússola que vos orientará pelos caminhos e vos poderá levar a grandes conquistas, porque é parte da vossa essência divina; da centelha do Universo que há em vós.».
Muito belo, Amigo, e assim deverá ser.
Gostei imenso da música e do vídeo.
Um beijinho e uma boa semana.
Ailime
Olá, Árabe!
ResponderExcluirJulgo poder dizer que a imaginação nos destinge,
realmente,
de todos os outros seres.
Saudações poéticas!
A imaxinación é unha ferramenta do ser humano que pide ser usada para bem ou para mal. A primeira ooción é ótima Fico con esa! Ser pisitivos axuda a conquerir o que desejamos. Aperta.
ResponderExcluirObrigado, Lúcia! E concordo: acho que houve mudanças em todos nós, com esta experiência da pandemia. Felizes aqueles que, como você, se voltaram para o lado espiritual; este, acredito, é o melhor caminho para superar os momentos difíceis. Também gosto de Cortazar e acho o vídeo lindo; é típico da Enya. Meu abraço, bom resto de semana.
ResponderExcluirComo sabes...
ResponderExcluirRegressei da primeira parte das minhas férias. Ficarei aqui uns dia e seguirei depois para a segunda ( e última) parte - este ano “férias passadas cá dentro”…
Aproveitarei este intervalo para retribuir visitas 😊.
E, a título de informação… penso que a Nanda se apresentará no próximo dia 1 de Setembro…
Um texto repleto de verdades, como é habitual.
De facto... a imaginação está na origem de todas as nossa tomadas de decisão, e até dos nossos sonhos. E quantas vezes ela ultrapassa a realidade.
Mas ajuda-nos muito a ser felizes. Ao imaginar-mos uma viagem, por exemplo (para quem gosta de viajar...) o prazer que sentimos ao imaginá-la já é metade do prazer de a realizar.
Cuida-te, Amigo, pois quero "falar" contigo durante muitos anos 😉
Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Inteiramente de acordo, Himawan: devemos estar seguros e agradecidos por nossa existência... e cada um de nós tem o seu encanto particular! Bom resto de semana, meu abraço.
ResponderExcluirQue assim seja, Chica: que nunca percamos as asas da imaginação, para que sempre possamos voar! :) Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.
ResponderExcluirEntendo, sim, Rosélia; e é muito bom saber que você gostou amiga. Sinto-me honrado com a sua lembrança! Meu abraço, bom resto de semana; obrigado!
ResponderExcluirMuito bom saber de você, Maria Luzia! Nesta pandemia, preocupo-me muito com os amigos; afinal, não podemos estar bem, sem que eles estejam! Aproveite a companhia da filhota... e, assim que puder, volte a postar aquelas belas fotos! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.
ResponderExcluirSem (ou com:) a intenção de trocadilho, São, são! :) Concordo contigo: a criança precisa brincar por ela mesma, e interagir com outras, para ter um desenvolvimento sadio e pleno. Meu abraço, amiga; bom resto de semana, obrigado!
ResponderExcluirObrigado, Catiaho... e achei certíssima frase; ela nos leva e eleva! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.
ResponderExcluirVerdade que se nota, Joelma, nas suas obras. Afinal, é a coisa mais necessária para o artista: imaginação. É nela que nascem as coisas que a gente coloca no papel, nas telas, nas esculturas... e até na música. Também acho fantástico o Pégaso... quem não tem o sonho de voar?! :) Meu abraço, amiga; bom resto de semana!
ResponderExcluirNão posso deixar de concordar, Olhos de Mel: "Ainda bem que existem pessoas que a usam como ponto de partida para sonhos maravilhosos e escrever coisas lindas, que nos levam a viajar.". Obrigado pela dica do link... pena que não consegui consertar; internet, realmente, não é o meu forte! ;) Meu abraço, bom resto de semana.
ResponderExcluirGrato, Ailime. E, mais uma vez, concordo contigo: "A imaginação é muito fértil e nem sempre nos conduz a águas calmas."... mas sempre nos leva em suas viagens. :) Bom saber que você gostou, amiga; meu abraço, bom resto de semana.
ResponderExcluirCom certeza, amigo e mestre Vieira Calado! Realmente, é um privilégio apenas nosso. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.
ResponderExcluirTambém fico com essa, Beatriz! Devemos cultivá-la sempre nessa direção; assim, fica mais fácil viver. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.
ResponderExcluirBom saber que estás de volta e bem, Mariazita... ainda que seja apenas um intervalo entre as férias. :) E bom saber, também, que a Nanda voltará em breve! Quanto ao comentário, é bem como dizes: imaginar já é metade do prazer de realizar! E acredita: se depender de mim, continuaremos a "falar-nos" por muitos anos! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.
ResponderExcluirMaravilha de texto! Gostei muito desta leitura. É preciso imaginar, é preciso acreditar para seguir rumo à concretização do idealizado.
ResponderExcluirInfelizmente, também há quem imagine o mal, o veja e se convença de que é verdade o que imagina, sem que isso seja real...
Beijinhos, amigo Árabe!
Verdade, Fa! Sem exagero, acho que podemos dizer que somos, basicamente, o que imaginamos. Obrigado pela amizade e gentileza de sempre, bom resto de semana; meu abraço!
ResponderExcluirExiste o eu que vemos no espelho e aquele que mora no olhar de quem nos vê. Se acreditarmos em nós mesmos, teremos maior capacidade para seguir adiante, na busca da realização de nossos ideais.
ResponderExcluirBem por aí, Marilene! Acho que acreditar em si mesmo, imaginar-se capaz de realizar, é essencial para que o ser humano consiga atingir todo o seu potencial! Obrigado, amiga; meu abraço, boa semana.
ResponderExcluirObrigado, Rosélia; sinto-me honrado, amiga, e logo estarei por lá! Meu abraço, boa semana.
ResponderExcluir