sexta-feira, 13 de novembro de 2020

ALIMENTANDO SONHOS


Alimentai, sim, os vossos sonhos.

Porque viveis entre as dificuldades do hoje e as esperanças do amanhã. E mais fácil vos é caminhar sobre um chão macio, do que sobre uma estrada repleta de pedras que vos magoam os pés.

Ainda que o primeiro seja macio porque formado por nuvens, das quais podeis cair a qualquer momento; e a segunda vos proporcione a segurança da realidade, apesar das dores que causa.

E, se ao homem não é possível viver apenas de sonhos, tampouco existe alguém que se sinta feliz, estando todo o tempo em meio à realidade. É do encontro de sol e chuva, que vem o arco-íris.

Dele, surgem as cores que alegram o dia mais nublado. E não apenas encantam os vossos olhos, mas também o vosso coração; e vos fazem sentir felizes, vencendo a tristeza do dia cinzento.

Por isto, muitas vezes eu vos tenho falado dos sonhos e das desilusões. E tenho dito que, se o sonho é a desilusão antes de nascer, também a desilusão não é senão o prólogo de um novo sonho.  

E sei que, por muitas vezes, me repetirei sobre este assunto. Porque não sabeis a diferença entre um e outra e teimais em confundir sonho e realidade, durante o tempo que leva a vossa jornada.

Deixai que eu vos diga, então, que o sonho é uma ilusão, como a linha do horizonte: se lá chegásseis, veríeis que o céu não encontra a Terra. Como o sonho se desfaz, quando parece realizar-se.

Em verdade, eu vos digo que cada um dos vossos sonhos pode acabar de duas maneiras: uma, é quando se mostra impossível de ser realizado; e a outra é quando acreditais que o realizastes.

Pois, como o peixe não consegue respirar senão na água, não pode o sonho existir senão na vossa imaginação. Quando julgais tê-lo alcançado, as suas cores se perdem no cinza da realidade.

Não há realidade que se possa igualar a um sonho; e não há sonho que persista, quando realizado. O sonho é como a fumaça do incenso, que se desfaz quando a tocamos, tentando retê-la.

Recordai, porém, que ao desfazer-se a fumaça nos deixa um leve aroma entre os dedos. E, ainda que logo se evapore, enquanto persiste em nossa mão esse aroma perfuma tudo ao redor.

Essa, eu acredito, é a analogia perfeita para os sonhos. E, assim como não sentireis o aroma se não acenderdes o incenso, mais cinzenta será a vossa vida, se não alimentardes os vossos sonhos.

Alimentai, portanto, os vossos sonhos. E não vos envergonheis de sonhar, de acreditar que o amanhã possa ser diferente de hoje; aqueles que alimentam os seus sonhos, vivem mais intensamente. 

E fazem o mundo melhor.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_pianos_magicos_the_impossible_dream.mid 

Link música

Link vídeo

34 comentários:

  1. O post é lindo, Árabe! A musica de fundo também. Mas me deixou com a sensação de que os sonhos se desfazem logo no amanhecer. Então melhor viver a amargura da realidade, do que alimentar a ilusão de um sonho. O vídeo é lindo!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo em nunca ter medo de sonhar em atingir as expectativas. O fracasso que não consegue realizar um sonho é uma coisa natural. E apenas acredite que haverá outros sonhos que se tornarão realidade.
    Amizade de Dalan, árabe.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo,Árabe! Perfeita e tão doce tua analogia dos sonhos e o perfume que fica em nossas mãos quando o sonho se esvai... Beleza! Não deixemos de sonhar! abração, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  4. Sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho então sonhemos grande... embora existam coisas que nunca serão nossas isso faz parte da vida... então andar descalço dói os pés mas com o tempo já não doi mais e se cair é mais fácil de se levantar e também tem sua doçura,andar nas nuvens só quando eu tiver asas e que garantam que o charme plus size tenha voo tranquilo.

    Beijos

    Joelma

    ResponderExcluir
  5. Só alimentando os sonhos, eles se tornam realidade, e são os sonhos que comandam a vida.
    Fantástico.
    Boa Semana

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
    Um texto muito sábio e profundo sobre os sonhos.
    Hoje sou eu que vou citá-lo: «E tenho dito que, se o sonho é a desilusão antes de nascer, também a desilusão não é senão o prólogo de um novo sonho». Profundo e filosófico, não, Amigo?
    Deixou-me a pensar.
    Quando cremos ter realizado algum dos nossos sonhos eles se esvaem, mas fica o aroma do que restou.
    Como disse um Poeta Português «o sonho comanda a vida e sempre que o Homem sonha o mundo pula e avança».
    Não deixemos então de alimentar os nossos sonhos, pois são o alento para continuarmos a viver intensamente, contribuindo para um mundo melhor, como tão bem finaliza na sua tão bela publicação.
    Adorei a música e o vídeo. Sempre bom recordar os Abba!
    Beijinhos e uma boa semana, com saúde.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Boa noite de nova semana, amigo Árabe!
    Não sabe como me fez bem ler seu post hoje.

    mais cinzenta será a vossa vida, se não alimentardes os vossos sonhos.

    Estou num dia "cinzento" por problema de saúde familiar... Além de estar nublado tudo por aqui literalmente também no clima.
    Não deixo de sonhar... morreria em vida.
    Gostei muito da formação do arco-iris.
    Excelente post, como sempre.
    Vou ouvir a música
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  8. Nos piores momentos do meu ser, tento viver em devaneios
    de sonhos; assim as dificuldades vão pro final da fila;
    Obrigada pela sua visita e apreciar meu pequeno jardim.
    Boa continuação de semana.

    ResponderExcluir
  9. Pobre de quem não sonha e, mais ainda, de quem não luta pela sua realização.

    Beijinho e uma semana serena e cuidadosa.

    ResponderExcluir
  10. Como é bom poder sonhar! Voamos... Conhecemos a realidade, mas esse passeio pelo mundo onírico nos impulsiona, nos ilumina, nos dá forças. Muito boas suas considerações, meu amigo. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. ~~
    Belíssima lição textual, porém, há sonhos cuja concretização supera o que foi imaginado...
    Está difícil sonhar por aqui com confinamento, doença, morte em série e tristezas...

    O piano é, mesmo, mágico...
    Sempre gostei muito desta canção dos Abba. Intemporal!

    Boa recuperação, tudo pelo melhor. Abraço amigo.
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  12. Que lindo poema. Sua escrita me lembra a de Gibran.😍😍👏👏
    Hoje em dia se espera tanto de nós que parece feio sonhar.
    Querem sejamos mortos vivos.
    Sorte dos que de sonhar não deixam nunca.

    Fiz uma postagem nova lá no blog e gostaria muito de saber o que você achou.
    Beijos,
    Paloma Viricio❤

    ResponderExcluir
  13. Eu sei que você vai rir, poeta,
    mas ultimamente eu até sonho,
    mas dormir é que não durmo,
    sonho acordado.
    Bela poesia, querido amigo.
    Palmas. Não poucas palmas, porém
    um Tocantins inteiro.

    ResponderExcluir
  14. O sonho alimenta a nossa sede de viver!
    Um grande abracinho florido!🌷🌸🌹
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  15. Fabuloso post. O sonho comanda a vida, ainda podemos sonhar que não paga impostos.
    Adorei a música e vídeo.
    Continuação de boa semana com saúde
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, querido amigo, estou respondendo ao seu belo post embalada com esta belíssima melodia, realmente alimenta a alma.
    Sonhos, todos nós os temos, mas nem sempre o preservamos como deveríamos.
    Que bom que podemos sonhar.Mário Quintana já dizia" Sonhar é viver para dentro".
    Gostei muito. Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Árabe,boa noite!

    Sonhar faz muito bem, melhor ainda quando conseguimos realizar os nossos sonhos, não é mesmo? Árabe, tudo lindo! Muito grata, um abraço e desde já, ótimo fim de semana, com saúde!

    ResponderExcluir
  18. Obrigado, Lúcia! Mas, sinceramente, ainda acho que sonhar vale a pena. É muito bom viver uma noite de felicidade; mesmo quando o sonho se dissipa no amanhecer, as lembranças dele ainda nos confortam. Difícil é viver sem sonhos! Meu abraço, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  19. Bem por aí, amigo Himawan! Eu costumo dizer que um sonho nunca se vai... apenas se transforma em outro sonho! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  20. Só posso repetir o que você disse, Chica: não deixemos de sonhar! Como estão o Kiko e você, amiga? Bem, espero! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito do seu comentário, Joelma, e concordo inteiramente: sonhemos grande, sim... até porque já ensina o ditado que os voos de um homem (ou uma mulher) têm o tamanho dos seus sonhos! Só não esperemos garantias, viu? Temos asas, sim... mas os voos nunca são tranquilos; isto é parte do seu encanto! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  22. Bem por aí, Saudade... são eles que nos levam pelos caminhos da Vida! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  23. Grande verdade, Ailime :"Não deixemos de alimentar os nossos sonhos, pois são o alento para continuarmos a viver intensamente, contribuindo para um mundo melhor."; admirável o seu poder de síntese, amiga. E admirável também a música dos Abba, não é? Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  24. Alegre, por saber que o texto foi útil para você, Rosélia! Todos temos, sim, esses "dias cinzentos"... mas o principal é saber que eles passam; as nuvens sempre se desfazem, e o sol volta a brilhar! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, com as cores do arco-íris!

    ResponderExcluir
  25. É uma boa forma de viver, Janicce; e, com as belezas do teu jardim, não deve ser difícil encontrar motivos para ser alegre e admirar a vida! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  26. Acho que disseste tudo, São : "Pobre de quem não sonha e, mais ainda, de quem não luta pela sua realização.". Pouco resta a dizer, depois dessa verdade! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  27. É exatamente isso, Marilene: conhecemos a realidade... mas os sonhos nos dão força para vivermos nela e procurarmos torná-la melhor! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  28. Está um pouco mais difícil, sim, Majo; mas é quando mais dura se mostra a realidade, que mais precisamos dos sonhos! Eu também adoro essas músicas, amiga; meu abraço, bom fim de semana. Obrigado.

    ResponderExcluir
  29. Honrosa comparação, Paloma! O Gibran é minha maior motivação para escrever, desde o início. Tenho 4 livros dedicados a ele e o primeiro foi publicado pela Associação Cultural e Internacional Gibran, com apresentação de Mansour Challita, que também me deu a honra de escrever o prefácio do segundo. O Gibran, para mim, é o maior escritor de todos os tempos; as suas parábolas nos ajudam a viver e sonhar! Obrigado, e aguarde-me; com certeza, em breve lá estarei. Meu abraço, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  30. Nada melhor do que sonhar acordado, não é, mestre Sílvio? Disto sabem os verdadeiros escritores, entre os quais está você! Obrigado, amigo; meu abraço, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  31. Alegria em rever-te, Megy, e inteiramente de acordo: o sonho alimenta a nossa sede de viver! Meu abraço, obrigado; boa semana.

    ResponderExcluir
  32. Ainda bem, não é, Amélia? O sonho não paga imposto... e nos traz felicidade! :) Bom rever você, amiga; obrigado, bom fim de semana. Meu abraço.

    ResponderExcluir
  33. Grande Quintana, Marli!! E, como sempre, tinha razão: sonhar é viver para dentro...e é dentro de nós, que vivemos mais intensamente! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  34. Obrigado a você, Maria Luzia, e concordo: sonhar faz muito bem! É quando somos mais felizes: sonhando! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

    ResponderExcluir