sexta-feira, 29 de outubro de 2021

A GRAMA E O CAMINHO

 


A grama não é mais verde de nenhum lado da cerca.

Se assim às vezes nos parece, isto se deve apenas à distância, que nos separa do outro lado e não nos deixa ver as imperfeições existentes no gramado, tão belo quando visto ao longe.

Assim como o céu, que do solo vemos vestido em azul e de perto se mostra como o imenso vazio que realmente é, acontece com a vida dos outros, que nunca é como pensamos.

Porque – e lembro-me de isto já vos haver dito – nenhuma das nossas caminhadas sobre a Terra nos conduzirá à felicidade; todas elas nos levarão, tão somente, ao aprendizado.

Este, sim, pode algum dia fazer-nos felizes. Mas, quando isto acontecer, já não andaremos por estes caminhos; passearemos entre os Jardins do Amanhã, na Mansão da Eternidade.

Pois este mundo, onde vivemos, não é o da felicidade; mas o do estudo e da expiação. E, se nos é dado viver alguns momentos felizes, é para renovar as nossas forças na jornada.

Bem-aventurados, entre nós, aqueles a quem a Felicidade mostra o seu rosto, ainda que por breves instantes. Porque o brilho dos seus olhos iluminará o caminho que percorrerão.

Não nos ocupemos com a grama do vizinho; cuidemos, antes, de zelar pela nossa grama. É nela, que pisarão os nossos pés; é nela que andaremos, durante a nossa caminhada.

De nada nos adianta desejar algo que não nos pertence; e menos, ainda, abrigar a frustração pelas flores que vemos no jardim do vizinho. Devemos plantar as nossas próprias flores.

Porque, embora tudo comece com um sonho, não se realiza senão com o trabalho. O sonho é como a semente, que precisa ser plantada e cuidada, quer venha ou não a colheita.

Cuidemos, pois, de lançar as nossas sementes. E lembrar que precisamos estar atentos hoje, se desejamos uma boa safra amanhã. Porque é no dia-a-dia que plantamos o nosso futuro.

Vivamos, intensamente, cada um dos nossos momentos. Se não nos é dado saber quando a Felicidade nos mostrará o seu rosto, sempre devemos estar prontos para acolhê-la em nós.

Ou correremos o risco de jamais chegar a conhecê-la. Porque é difícil encontrar a felicidade, quando as sombras do medo e da frustração enevoam os olhos do nosso verdadeiro Eu.

Dediquemo-nos a seguir o nosso caminho. Procuremos fazê-lo com o coração leve, alijando de nós todos os sentimentos negativos; aqueles que nos tolhem e agrilhoam os nossos pés.

Pois é assim que mais verde nos parecerá a nossa grama.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_carmen_cavallaro_smile.mid

Link música

Link vídeo 

38 comentários:

  1. Lindo demais teu texto e sábios conselhos nele! Precisamos saber apreciar a graminha que temos, achá-la linda e nela bem viver, sem ficar de olho do outro lado da cerca, pois aparências enganam...

    abração, tudo de bom,lindo Novembro! chica

    ResponderExcluir
  2. É ...já viu o preço do metro quadrado da grama de jardim?? desse jeito não vai ter grama lá muito menos cá rsssss


    Brincadeirinha rsss a beleza em nossas vidas só vai existir se cuidarmos de nossas almas, caso contrario nem os jardins celestes serão perfeitos.

    Beijos

    Joelma

    ResponderExcluir
  3. Bom.dia de domingo, Árabe!
    Que mensagem edificante!
    Aqui é sempre assim...
    Gostei demais dos parágrafos segundo, sexto, sétimo e oitavo.
    Estes me tocaram o coração de forma especial, entretanto todos completam harmoniosamente o texto lúcido e muito bem concebido.
    Parabéns!
    Vamos sonhando com o gramado bem verdinho do Paraíso. Lá sim não veremos nenhum outro com cobiça, inveja ou desdém...
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Caro amico Árabe, devo complimentarmi con te per la grande umanità e disponibilità che metti , sia nello scrivere i tuoi pensieri, peraltro bellissimi ,che per le risposte che con cura dedichi ad ognuno . Grazie infinite .

    E' vero che dobbiamo vivere il presente , ed è vero che siamo sulla terra solo di passaggio , il nostro posto è altrove , non si sa , ed a nessuno è dato sapere , ma non è in questo mondo . Ma ci siamo ed abbiamo l'obbligo di rendere questa nostra esistenza il più umana e amorevole possibile , in quanto non ne abbiamo altre di vite uguali .
    Coltiviamo le buone azioni , le buone intenzioni , facciamo in modo che le persone che interfacciano con noi siano liete e serene nel farlo , non si debbano mai sentire giudicate , lasciate da parte , dimenticate , doniamo Amore e tutto ci ritornerà .

    Un abbraccio con stima per una buona giornata di tutti i Santi.

    Rosy

    ResponderExcluir
  5. Uma reflexão pertinente e profunda meu caro amigo
    Plantemos nossas sementes, cuidemos dela com zelo e teremos os tão sonhados momentos de felicidade
    Uma semana abençoada para você
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bonito que me deliciou ler. Deixou-me em profunda reflexão.
    .
    Uma semana feliz.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo Árabe, um texto para ler e refletir. Se todos cuidassem da sua grama sem preconceitos, sem julgamentos e com muito amor decerto que está passagem que é a vida seria mais bela. Vivemos num mundo em que os valores estão trocados. Valorizam-se as coisas e não se dá valor às pessoas. Não levamos nada desta vida só levamos o que dermos por isso eu já tenho parte da minha bagagem. Abraços, beijos, gargalhadas...os meus amores pequeninos se encarregam disso. É tão bom juntar os três e fazermos bolinhos...brincar...rir... tudo o que a vida nos proporcionar temos que aproveitar e valorizar. Adorei o texto. Boa semana amigo e beijos com muito carinho

    ResponderExcluir
  8. Concordo com os princípios éticos que defendes neste texto em que dissertas sobre a felicidade...
    Alguém escreveu algo parecido com o que passo a citar -- 'passou a vida à espera da grande felicidade, que nem reparou nas pequenas felicidades'.
    É imprescindível valorizar todos os instantes felizes.
    Como sempre, agradeço os bons momentos de leitura e música. A Whitney tinha uma Voz extraordinária e o vídeo é muito belo.
    Tem um mês de Novembro feliz e uma semana agradável.
    O meu abraço, bom amigo.
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  9. Nunca te vi tão sério com as palavras
    como te vejo agora, querido amigo.
    Gosto mais quando metes o pé no pau da
    barraca, abres a camisa e gritas ao vento
    o que levas no peito.
    De qualquer maneira é através das
    palavras que traduzimos o que sentimos
    quer na alma, quer no coração, não é,
    não, meu caro Árabe?
    Um abraço e, sério mesmo, fiquei feliz em
    vê-lo de bem com a vida e contigo mesmo.

    ResponderExcluir

  10. Que grandioso texto, para uma rica reflexão.
    Aqui plantamos as nossas sementes, cuidamos dos nossos Jardins e depois colhemos tudo o que plantamos.
    Entre todos destaco esse paragrafo:
    "Bem-aventurados, entre nós, aqueles a quem a Felicidade mostra o seu rosto, ainda que por breves instantes. Porque o brilho dos seus olhos iluminará o caminho que percorrerão."

    Gratidão pela partilha.
    Tenha um feliz mês de novembro.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Para além de nos "forçar" à reflexão, este teu lindo texto, não fugindo ao habitual, dá-nos sábios conselhos que nos conduzirão a momentos felizes.
    Obrigada, amigo Árabe!

    Tudo de bom desejo para ti e os teus.

    Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


    ResponderExcluir
  12. Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
    Um texto, como sempre, repleto de pérolas de conhecimento que adorei ler e refletir.
    A felicidade é um estado efémero, por que passamos, e o importante é viver e aceitar cada dia como ele se apresenta e colher todo o aprendizado possível.
    E diz muito bem. Cultivemos o nosso jardim e deixemos os jardins dos outros. Mal do que ambiciona o que é do outro, porque só lhe acarreta frustração e ódio, não vivendo nem deixando viver. Muito triste quando assim é.
    Gostei muito do final que transcrevo "Dediquemo-nos a seguir o nosso caminho. Procuremos fazê-lo com o coração leve, alijando de nós todos os sentimentos negativos; aqueles que nos tolhem e agrilhoam os nossos pés. Pois é assim que mais verde nos parecerá a nossa grama":
    Obrigado, Amigo, por este precioso momento que me proporcionou.
    Lindos o vídeo e a música. Sempre bom recordar Witney Houston.
    Beijinhos e continuação de uma boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  13. Mais um belo texto para nos fazer refletir!
    Muito obrigado por essas palavras!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  14. Excelentes , as tuas reflexãos, meu Amigo.Como sempre.

    Abraço com gratidão .

    ResponderExcluir
  15. I agree with you that we must care our own grass...
    excellent thought.

    # Have a wonderful day

    ResponderExcluir
  16. Demorei porque estou lonje da base, mais passo fugazmente pelo seo cantinho para reçever suas sabias ensinanzas e polas em práctica.
    Um abraço dende o outro lado do Atlántico.

    ResponderExcluir
  17. Acho que você resumiu muito bem, Chica! A verdade é que cada um de nós tem seus problemas... e é melhor trabalhar para resolvê-los, do que ficar de olho na vida alheia. :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana! Como está o Kiko?

    ResponderExcluir
  18. Grato, J.P.! Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  19. Vi nada, Joelma! Eu adoraria ter um jardim, pra poder plantar a grama! :) Falando sério, é por aí mesmo: nenhum lugar será bom, para aquele que não cultiva a sua alma. Obrigado, meu abraço; bom resto de semana, amiga!

    ResponderExcluir
  20. Obrigado, Rosélia! E concordo com você, amiga: vamos sonhando... e fazendo por merecer os jardins bem verdinhos, na próxima etapa de nossa jornada! Meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, Rosy, pela amizade e pela gentileza! E faço minhas as suas palavras: "Cultivamos boas açãos, boas intenções, nos certificamos de que as pessoas que interagem conosco sejam felizes e serenas ao fazê-lo, nunca devem se sentir julgadas, deixadas de lado, esquecidas, damos amor e tudo voltará para nós. ‎". Assim acredito, também! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  22. Sempre uma alegria a sua presença, Gracita! E sempre pertinentes os seus comentários, amiga: plantemos as nossas sementes, e a colheita decerto virá! Meu abraço, bom resto de semana, obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, Ryk@ardo! É muito bom saber que você gostou, amigo! Meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom saber de você, amiga rosa-branca; sentia falta da sua presença. E acho que você está no caminho certo: vivamos com amor. Vamos rir, brincar, e desfrutar que a vida nos traga; assim, verde e macia será a nossa grama! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente, Majo, isso acontece com muitas pessoas: passam a vida à espera da grande felicidade... a tal ponto, que perdem as pequenas felicidades que passam a seu lado. Obrigado, amiga; receba o meu abraço e tenha um belo resto de semana!

    ResponderExcluir
  26. Com certeza, mestre Sílvio! Eu fico sempre feliz com a sua honrosa presença, meu caro amigo, e concordo inteiramente: o que seria de nós, se não fossem as palavras, que traduzem o que nos vai na alma?! meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  27. Gratidão a você, Fatyma. E, com certeza, é bem como você diz: "Aqui plantamos as nossas sementes, cuidamos dos nossos Jardins e depois colhemos tudo o que plantamos.". Bem resumido! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  28. Grato, Mariazita! Pela gentileza e pelos votos, que retribuo de coração. Meu abraço, amiga; boa semana!

    ResponderExcluir
  29. Aplaudo o teu comentário, Ailime! Particularmente, este trecho: "A felicidade é um estado efémero, por que passamos, e o importante é viver e aceitar cada dia como ele se apresenta e colher todo o aprendizado possível. Cultivemos o nosso jardim e deixemos os jardins dos outros. Mal do que ambiciona o que é do outro, porque só lhe acarreta frustração e ódio, não vivendo nem deixando viver. Muito triste quando assim é.". Perfeito, amiga; perfeito! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  30. Obrigado a você, Isy, pela gentileza e amizade. Meu abraço, boa semana!

    ResponderExcluir
  31. Grato, São, pela amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, querida amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  32. Verdade, não é, Rainbow? Se não a cuidarmos, quem a cuidará?! ;) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  33. Obrigado, Bea! Espero que logo voltes à base, amiga; bem sei quanto gostas do teu cantinho! :) meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  34. Muito belo e verdadeiro!
    Gostei da metáfora da grama. Basta-nos o nosso jardim para nos dar que fazer. Jardins alheios não são incumbência nossa.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  35. Um texto fantástico a que já nos habituou, querido amigo.
    Quem lançar à terra boas sementes, terá ótima safra, isso todos sabemos, mas nem todos o praticam. Alcançar a felicidade cabe a cada um de nós. Sejamos positivos.

    Abraços e bfds.

    ResponderExcluir
  36. Bem por aí, Fa. Infelizmente, entretanto, muita gente cuida mais da grama do vizinho, descuidando da própria. ;) Meu abraço, amiga, obrigado; boa semana!

    ResponderExcluir
  37. Grande alegria em rever-te, Céu! Quanto ao comentário, estou completamente de acordo: sejamos positivos, sempre! Meu abraço, obrigado; boa semana!

    ResponderExcluir