sexta-feira, 17 de junho de 2022

DOS IMPREVISTOS

 


Acostumai-vos a lidar com os imprevistos.

Porque eles acontecerão sempre, durante cada jornada. Afinal, não aprenderíeis a lidar com as velas, se não existissem ventos repentinos, que podem fazer soçobrar os vossos barcos.

Ou levá-los, com maior rapidez, ao seu destino. Tudo depende do vosso jeito de posicionar o barco e as velas, para aproveitar esses ventos que surgem, utilizando-os a vosso favor.

Porque, mais uma vez, vos repito que os fatos inesperados não influem tanto, em vossas vidas, como a vossa maneira de reagir a eles; é ela que determina como será o vosso futuro.

Pois o que está feito, está feito; não podeis retroceder no tempo e apagar o que já aconteceu. O que acontecerá, daí em diante, virá depender do que fareis, a partir daquele momento.

Imprevistos bons e ruins fazem parte do mistério e do encanto da vida. Monótona é a jornada que ocorre numa planície; as montanhas, os abismos e os vales a tornam bela e instigante.

Lembrai-vos, porém, de que imprevistos são, por definição, os acontecimentos que vos surpreendem e não podeis prever. Há vezes em que vós mesmos criais os vossos problemas.

Porque aquele que tropeça em uma pedra e não a remove do caminho, não prejudica apenas aos seus irmãos. A jornada tem muitas voltas e um dia podeis retornar ao mesmo local.

E vossa será a culpa, se vos ocorrer um outro tropeço. Ensina o ditado: o homem que não aprende com os seus erros, está fadado a repetí-los. E sofrer outra vez as suas consequências.

Cuidai, pois, de assegurar que os erros vos sirvam de ensinamentos. É preciso que assim seja, ou nada vos trarão de útil; nem acrescentarão à vossa vida. Tereis sofrido em vão.

Aprendei com os vossos erros. Ou eles serão como a chuva inútil, que molha o terreno estéril, e não faz brotar uma semente; mas traz o frio que enregela àquele sobre o qual se precipita.

E procurai ser calmos, ao lidar com os imprevistos. Porque é na hora em que o trovão estronda sobre as vossas cabeças, que mais difícil se torna ouvir o silvo perigoso da serpente.

É quando a tempestade parece abater-se sobre vós, que mais facilmente podeis escolher um caminho errado, na ânsia de fugir-lhe. E essa escolha pode revelar-se pior ainda, no futuro.

Lembrai-vos de que não podeis controlar os eventos da Vida; mas vos cabe o direito de escolher os rumos que dareis à vossa vida. É vossa a escolha, vossa a responsabilidade por ela.

É assim que se processa o aprendizado.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/Carmen_cavallaro_melodia_imortal.mid

Link música

Link vídeo

24 comentários:

  1. Árabe,
    Na minha formação
    de teatro a parte que
    Sempre me incomoda é o "improviso".
    Adorei ler
    Bjins de bom fim de semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  2. Muy cierto buena reflexion. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo teu texto,Árabe! E ai de nós se nos desesperarmos a cada imprevisto que surge em nossas vidas. Teríamos já "batido as cafuringas",rs...

    abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde de domingo, amigo Árabe!
    Confio no meu Timoneiro, não fosse Ele, meu barco já teria naufragado.
    Foram muitos imprevistos, poderiam me enlouquecer não fora a Razão do meu viver: Deus!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternais

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
    Um belo texto repleto de ensinamentos preciosos.
    Hoje vou realçar uma frase que me chamou à atenção:
    «É quando a tempestade parece abater-se sobre vós, que mais facilmente podeis escolher um caminho errado, na ânsia de fugir-lhe. E essa escolha pode revelar-se pior ainda, no futuro».
    Pois na verdade estou ainda a aprender que dos imprevistos não podemos fugir, mas tentar entendê-los e aceitá-los. Assim o sofrimento será menor.
    Imprevistos não podemos prever, e há que preveni-los, porque cairemos no mesmo erro.
    Realço também, esta frase: «Lembrai-vos de que não podeis controlar os eventos da Vida; mas vos cabe o direito de escolher os rumos que dareis à vossa vida. É vossa a escolha, vossa a responsabilidade por ela. É assim que se processa o aprendizado».
    Muito obrigada, Amigo, por todo este aprendizado que sempre encontro aqui.
    Lindos o vídeo e a música.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Querido Árabe, admiro você pola perseverança em manter um blog de ensinanças, trabalhando sempre na temática da auto ajuda e no crecemento como pessoas.
    Tocante ao tema de hoje, acho que nos imprevistos é onde a pesoa tira da criatividade na resoluçao de problemas. Agir é muito importante.
    Eu são das que move a pedra para wue outras pessoas ou eu mesma não tropecemos por segunda vez.
    Quando od imprevistos são dolorodos e causan trauma não é fácil agir.
    Gostei dista postagem.
    Verei se manha faxo algo novo no meu blog. Quanto mais longos são os días, menos tempo tenho. Hoje não fiz meus deberes.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Um texto de grande ensinamento Árabe.
    Os imprevistos acontecem o tempo todo, e as vezes bagunça tudo mesmo. Se não pensarmos em algo positivo para neutralizar o que ocorreu de negativo, a gente se perde completamente. Os imprevistos fazem a gente crescer, e se for astuto acaba tirando algo positivo da situação.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá meu bom amigo Árabe!
    Concordo contigo, que os imprevistos bons ou ruins fazem parte do mistério da vida, as vezes nós é que não sabemos lidar com as consequências dos imprevistos.

    Tenha dias abençoados.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Quando vi a imagem com as cartas, até me assustei!...

    Não há nada a dizer, o texto foi elaborado com maestria e contém uma mensagem autêntica e sábia. Felizes dos que aprendem cedo esta lição.
    Tanto a música, como o vídeo são momentos musicais especiais.
    Um inverno leve e aconchegante, com saúde e carinhos.
    O meu abraço, amigo.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  10. Si no aprendemos de los errores estamos perdidos , tus textos siempre nos conducen a madurar, ser mejores, crecer y dejar una huella sanadora y amable en los demás, me gusta leerte y te felicito
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  11. Bom saber que você gostou, Catiaho! Quanto ao "improviso"... bem, essa é a parte que assusta a todos nós, não é? :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado, J.P. Meu abraço, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. Verdade, Chica! Desesperar ante o imprevisto é a pior coisa que alguém pode fazer, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  14. Essa é a atitude mais sábia, Rosélia: confiar nEle! Imprevistos sempre existirão, mas o Coração do Universo nos levará através de todas as ondas! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado a você, Ailime, pelos comentários que sempre acrescentam valor a nossos textos! Ressalto, hoje: "... dos imprevistos não podemos fugir, mas tentar entendê-los e aceitá-los. Assim o sofrimento será menor.". Grande verdade, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  16. Quanto à perseverança, Bea, o mérito é de vocês; vocês me trazem as forças e a vontade de escrever. Já com relação aos imprevistos... eu também sou daqueles que movem (ou, ao menos, tentam!) a pedra. Cair novamente acrescenta o remorso às dores da queda. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  17. Alegria em rever você, Smareis! E concordo com o seu comentário, principalmente esta frase: "Os imprevistos fazem a gente crescer, e se for astuto acaba tirando algo positivo da situação.". É bem por aí, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  18. Eu diria, Fatyma, que na maioria das vezes não sabemos lidar com os imprevistos... e findamos por agravar a situação! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado, Majo! Sempre bom, amiga, saber que gostaste do post e das músicas. Como já disse, acho que os nossos gostos musicais são bem semelhantes! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  20. Acho que você resumiu muito bem, Carmen: se não aprendermos com os erros, estamos perdidos! Obrigado, amiga, pela presença constante e pela gentileza das palavras; meu abraço, obrigado. Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. Realmente, não podemos prever o que a vida nos reserva. De muitas opções colhemos espinhos e saber lidar com eles é o que mais importa. Nossa fase de aprendizagem nunca termina, mas é preciso mudar para fugir de novas quedas. Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Inteiramente de acordo, Marilene! Feliz em rever você, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  23. Mais um momento para guardar.
    Não é nada fácil o aprendizado da vida.
    Desde que se começa até que "acaba" a vida é um mar de duvidas, de escolhas,de alertas.
    É preciso aprender e nunca esmorecer.
    Gosto da música .
    Um fim de semana sereno.
    Abraço**

    ResponderExcluir
  24. Gostei das aspas no "acaba", Maria; concordo plenamente. Acaba uma jornada, outra principia. Obrigado, meu abraço. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir