sexta-feira, 29 de julho de 2022

GOTAS DE FELICIDADE


Sim; devemos saborear cada gota de felicidade.

Degustá-la, lentamente, deixando que preencha nossa alma e traga novo alento a nossa vida. Precisaremos de todos os momentos felizes que encontrarmos, para seguir em frente na jornada.

Porque muitos serão os momentos de tristeza e solidão, que surgirão em nossa vida. E não os superaremos, se não contarmos com as doces lembranças dos nossos instantes felizes.

Saboreemos, pois, as nossas ilusões. E procuremos prolongá-las, sempre; armazenar a claridade de sorrisos, para enfrentar a escuridão das desilusões. Pois elas virão, com certeza.

Este não é o mundo do sempre, mas o do agora. E nele pagaremos com lágrimas os sorrisos que os sonhos nos trouxerem. Assim como choramos os mortos, que um dia nos fizeram sorrir.

Pois o mundo das ilusões é, também, o das desilusões. Insensato é aquele que acredita que os seus sonhos possam durar mais do que uma noite: os sonhos se desfazem, ao amanhecer.

Para o tempo, não importa o que sentimos; ou o que queremos. Aproveitemos, então, o perfume das flores quando se abrem; antes que caiam ao chão e nos deixem órfãos e saudosos.

Porque é assim que ficaremos, um dia, das pessoas e dos sonhos que perfumaram nossas vidas. E talvez, se soubermos aproveitar a sua presença, não nos doa tanto a sua ausência.

Precisamos aprender a valorizar o que temos, em vez de angustiar-nos pelo que julgamos que nos falta. Amar as pessoas que nos amam e apreciar as coisas que conseguimos conquistar.

Esta é a nossa realidade. E, ainda que não seja senão uma ilusão do espaço e do tempo, é nela que necessitamos viver; acostumemo-nos, pois, a descobrir motivos para sermos felizes.

Porque encontraremos razões para sentir cansaço ou desânimo. E, se nos deixarmos vencer pela tristeza e pela escuridão de uma noite, difícil nos será perceber a luz de um novo dia.

Estejamos atentos, portanto. Eu vos tenho dito – e repetido muitas vezes – que, embora não possamos controlar os ventos da vida, está em nosso poder aprender a posicionar as nossas velas.

Se assim é, podemos determinar a nossa rota. E, apesar do esforço e do cansaço que exige manobrar o barco, poderemos vencer todas as ondas que surgirem e chegar a um porto seguro.

Aproveitemos, quando soprarem os bons ventos, para repousar os nossos corpos e as nossas almas. Desfrutemos da felicidade, de cada vez que a encontrarmos em nosso caminho. 

Porque, em outro dia, será a tristeza a nos encontrar.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_roger_willians_las_hojas_verdes_del_verano.mid


Link música

Link vídeo

20 comentários:

  1. A vida está realmente difícil e, sim, há que saborear os momentos felizes, sendo um deles, apreciar semanalmente o teu belo e nobre texto de ajuda, sempre leve e agradável.

    Agradeço o teu contributo na minha celebração da Amizade.
    Um fim de semana e um Agosto muito felizes.
    O meu abraço afetuoso. 💛
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu amigo e bom Árabe,
    Um texto repleto de pérolas de conhecimento.
    A vida é feita de momentos bons e menos bons, de momentos escuros, outros mais claros. De ilusões e desilusões.
    Mas como efémera que é aproveitemos tudo o que bom nos oferece e retardemos o nosso viver nesses instantes que nos fazem felizes.
    Saibamos, pois, controlar o rumo da vida e decerto teremos motivos para caminhar sorrindo. Assim, a felicidade pode estar ao nosso alcance.
    Beijinhos e uma semana.feliz.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente demais de lindo,Árabe e vamos que vamos colhendo gotinha por gotinha da felicidade pra nos deliciar...
    abração, ótimo AGOSTO pra ti e tua família! chica

    ResponderExcluir
  4. Abençoado Agosto, amigo Árabe!
    Gotas de felicidade são bálsamos em nosso viver. São elas que nos impulsionam a lutar contra as marés adversas que todos temos.
    Um post com um conteúdo maduro onde saber esquivar das dores e sugar as alegrias não efêmeras é um passo no caminho do bem e da paz.
    Gostei muito, também ouço todos seus vídeos a cada vez.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  5. Bella reflexion uno debe tratar de ser feliz. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  6. Olá caro Árabe.
    Grata pela sua passagem pelo Parapeito é já para mim uma gota de carinho.
    Gostei muito de o ler e mais uma vez cheguei numa boa altura.
    É mesmo preciso saborear a vida gota a gota, pois tudo pode mudar num estalar de dedos e eu ainda este domingo tive essa certeza.
    Gostei de estar aqui mais uma vez.
    Abraço e uma semana cheia de brisas doces ***

    ResponderExcluir
  7. Abri o link do vídeo. Li o texto em silêncio. Por ambos fascinando, desliguei o vídeo e reli o texto. Em silêncio vou sair, não sem que antes, limpe uma lágrima rebelde. Texto fabuloso na separação - ainda que interligadas - entre a felicidade e a tristeza. Uma tão leve, outra tão pesada. O amigo Árabe escreve de forma divina. Sem dúvida um grandioso TALENTO na arte da escrita em prosa. A minha admiração e forte elogio.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. De volta só para dizer que escutar Roger Williams é : cada " batida" nas teclas do piano , é um toque no coração...no meu é :)
    Excelente partilha.
    Abraço**

    ResponderExcluir
  9. El camino a veces es pesado, pero de cuanto nos pase debemos sacar experiencias positivas, las lágrimas a veces derramadas desde el dolor llegan a acariciar el alma dejandonos paz en ella,
    No sabriamos disfrutar la belleza de la rosa si no nos hiciera sangrar a veces sus espinas
    Tus textos siempre calman, enseñan y dan paz, gracias querido amigo
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  10. Sou eu a agradecer-te, Majo, pela amizade e gentileza de sempre. Foi uma alegria celebrar contigo a amizade! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  11. Grato, Rajani. Meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  12. Faço coro às tuas palavras, Ailime: "A vida é feita de momentos bons e menos bons, de momentos escuros, outros mais claros. De ilusões e desilusões. Mas como efémera que é aproveitemos tudo o que bom nos oferece e retardemos o nosso viver nesses instantes que nos fazem felizes.". Ao meu ver, esta é a forma certa de pensar, amiga! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  13. Vamos nessa, Chica! De gotinha em gotinha, amiga, muita felicidade conseguiremos em nossas vidas! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado, Rosélia! É graças à força de vocês, que o nosso oásis tem atravessado tantos anos! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  15. Grato, J.P. É isso mesmo que penso, amiga: devemos, sempre, tratar de sermos felizes! Meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  16. É sempre uma alegria, Maria, passar pelo Parapeito; acho que há uma grande afinidade entre o que escrevemos, amiga. Espero que a mudança que mencionas tenho sido agradável, e concordo: ouvir Roger Williams está entre as boas coisas da vida! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado, amigo Ryk@rdo. A admiração é mutua, tenho certeza de que o sabes! Meu abraço, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  18. É uma grande verdade, Carmen: precisamos experimentar a tristeza, para que possamos apreciar devidamente a felicidade! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  19. Uma apreciação um tanto otimista, porque nem sempre conseguimos levar o barco a porto seguro...
    Agradeço a leitura edificante e a boa música...
    Dias de inverno aconchegantes. O meu abraço.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir