sexta-feira, 19 de agosto de 2022

FRAGMENTOS DO TEMPO


Fragmentos do tempo, que passam por nós.

Ou pelos quais passamos, eu não saberia dizer. Mas, de qualquer forma, se cristalizam em nossas lembranças. E, tempos depois, nos fazem perceber que fomos felizes.

Sim; é incrível que essa constatação só nos atinja depois. Mas, muitas vezes, apenas quando recordamos risos e atitudes, descobrimos a felicidade que tivemos no passado.  

Não a percebíamos, naquele tempo. Lidávamos com os problemas diários; e nos perdíamos nas preocupações, sem ver que era mais importante a vida em nossos sorrisos.

O tempo nos ensina que é mais importante viver o presente, que tentar antecipar o futuro. Cada dia se resolve por si mesmo: assim foi o ontem, é o hoje e será o amanhã. 

Aprendamos a viver, conforme o nosso tempo. E, em cada volta do relógio, busquemos ser felizes. Se assim fizermos todo o tempo, seremos felizes o maior tempo possível.

Hoje, vejo que assim tenho feito às vezes. E, por isto, tive tantos momentos felizes – mesmo em meio às dificuldades de cada dia – sorrir ou chorar é uma escolha de cada um.

É isto que tento mostrar-vos. Levar-vos a voltar no tempo, e captar os momentos felizes; porque momentos passam, bons ou ruins. Só podemos mantê-los na lembrança.

E, se assim é, guardemos os bons momentos. Porque, depois que chegamos a certa idade, são as lembranças que nos definem; a esperança cede lugar às recordações.

Quem me dera, poder mostrar-vos esta verdade! Entretanto, só a alcançareis ao longo de vossas caminhadas. Ninguém aprende, senão através das próprias experiências.  

E não há como atingir a compreensão da felicidade, senão através do sofrimento. Quem entenderia o valor do sorriso, sem experimentar antes a dor das lágrimas?

E como entender o quanto nos ensina a dor, se antes não houvermos experimentado a alegria? A verdade é que todos acreditamos em ser felizes, afinal de contas.

É esta ilusão que nos faz seguir em frente: acreditar que a felicidade estará depois da próxima curva. Esquecidos de que ela já esteve ao nosso lado, em muitos momentos.

E poderá estar, em outros; tudo depende de nós. Porque a felicidade não caminha ao nosso lado. Como ao amor acontece, é dentro de nós que a podemos encontrar.

Em nosso verdadeiro Eu. 

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_romanticos_de_cuba_sempre_no_meu_coracao.mid

Link música

Link vídeo


24 comentários:

  1. Buena reflexion te mando un beso. Citu https://enamoradadelasletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo teu texto,Árabe! Nos deixa na constatação que cada minuto deve ser saboreado, pois nunca sabemos se voltarão ou se ficarão na linda do tempo que passou... abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, caro Árabe.
    O tempo passa por nós.Lembranças são classificadas como boas e ruins, mas devemos recordar todas elas, pois são as lições aprendidas.
    Devemos sempre agradecer e saborear o momento que vivemos.
    Que grande presente nós temos.
    Abraço e brisas doces **

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo e verdadeiro.

    Guardemos só o que for bom de guardar, e assim as nossas lembranças nos trarão alegria e felicidade.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. O tempo passado refere-se sempre a um tempo em que éramos mais novos... Quase sempre, um tempo melhor...
    Escreveste uma bela e expressiva dissertação entre o tempo e o sentimento de felicidade... Foi um prazer voltar a ler-te.
    A música é bela e o vídeo encantador.
    Dias bons e felizes. O meu abraço amigo.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  6. O Tempo é eterno e nós gastamos o nosso tempo correndo de um lado para o outro.

    Gostei muito da canção.

    Meu Amigo, abraço com carinho e voto de boa semana.


    PS_ Espero que desta vez o comentário fique mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia meu amigo e bom Árabe,
    Adorei seu belo texto repleto de verdades inquestionáveis.
    Há uma frase que já tenho ouvido e que é bem verdadeira: 'eramos tão felizes e não sabíamos'.
    A verdade é que o tempo, o mestre da vida, nos vai ensinando que assim é. Que bom que é termos boas recordações apesar de ao tempo, devido a labutas e preocupações nem nos dávamos conta disso.
    E muito certo: tudo se passa no nosso interior. Temos é que saber enxergar quantas coisas boas já nos aconteceram. Vamos prosseguindo sorrindo e lembrando que poderemos ser felizes. Não precisamos muito, apenas olhar ao redor e ver tanta coisa linda que acontece em nosso redor.
    Gostei imenso da música e do lindo vídeo.
    Imagem bela.
    Beijinhos e continuação de uma boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. O melhor período da vida é aqui e agora ,assim o passado se torna doce e o futuro suave.
    Beijossssss
    Joelma

    ResponderExcluir
  9. Muito verdadeiro, meu amigo! Nossas lembranças felizes também fazem parte do hoje e costumam nos levar a sorrir. Também creio que vem de dentro a sensação de felicidade. Podemos nos encantar com o que vemos fora se no interior temos essa predisposição. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Sabias palavras expresadas co atino que rege o seu pensamento e atitude de vida.
    Certo, podemos escoller rir ou chorar. Mas tudo é bom. De tudo se enriquece a nossa experencia.
    Gostei muito dista postagem.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Reflexões emanam do teu texto, Árabe. E como é bom refletir quando um texto nos estimula. Principalmente sobre o mistério da sucessão de coisas, chamada Tempo.
    Parabéns.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. que bella tu entrada y aunque la traducionquita mucho Me ha encantado

    ResponderExcluir
  13. Grato, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  14. É assim que penso, Chica! A idade e os acontecimentos nos ensinam que devemos aproveitar cada momento... nunca sabemos qual será o último! ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  15. Inteiramente de acordo, Maria: "Que grande presente nós temos.". O presente é sempre o nosso maior presente! ;) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  16. Essa é a receita, Fa; o tempo e a vida nos ensinam a seguí-la! Obrigado, amiga; bom fim de semana, meu abraço.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado, Majo! Um grande prazer, a tua visita. Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  18. Muito bem observado, São: desperdiçamos a maior parte do nosso tempo! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana. Ah... desta vez ficou, sim! :) Espero que o blogger tenha resolvido o problema daquela semana.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito destas frases, Ailime: "Vamos prosseguindo sorrindo e lembrando que poderemos ser felizes. Não precisamos muito, apenas olhar ao redor e ver tanta coisa linda que acontece em nosso redor.". Quanta sabedoria, amiga! Bom saber que gostaste das músicas! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  20. Verdade, Joelma: aqui e agora! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  21. Acredito nisso, Marilene: os reflexos dos estímulos que vêm de fora dependem do que temos em nós! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado, Bea! E concordo: de tudo se enriquece a nossa experiência. Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  23. Verdade, Centelha: quantos mistérios nos aguardam, sob o manto do Tempo! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  24. Obrigado, amiga. A verdade é que recomeçamos todos os dias; e é melhor fazê-lo conduzindo as nossas boas lembranças! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

    ResponderExcluir