sexta-feira, 14 de outubro de 2022

A DISCUSSÃO E A LUZ


Evitai as discussões estéreis.

Assim como não lançaríeis as vossas sementes sobre o lajedo, ou no solo infértil que nada produz, não devereis pronunciar as vossas palavras para ouvidos que não estejam dispostos a acolhê-las.

E, assim como não apurais os vossos ouvidos para escutar o som da tempestade distante, também não os deveis oferecer às palavras que vos digam, sobre ideias e assuntos que não vos interessem.

Assim fazendo, não apenas poupais o vosso tempo e o daqueles que vos falam. Livrai-vos, também, de desgastar à toa os vossos relacionamentos e envolver-vos em debates que a nada levam.

Reza um antigo provérbio que “da discussão nasce a luz”. Entretanto, como virá a luz para aquele que mantém seus olhos cerrados, negando-se a enxergar novos caminhos ou novas ideias?

De que adianta qualquer discussão, a menos que os participantes se disponham a realmente abrir os seus olhos e as suas mentes, em vez de apenas aferrar-se aos próprios conceitos e opiniões?

Tende em mente estas perguntas, antes de envolver-vos em quaisquer discussões. Iniciar um debate é como acender uma lâmpada: de nada adianta, se não estiverdes de olhos abertos.

Se assim não for, se cada um não se dispõe a ouvir o outro, aqueles que discutem são como dois cegos, buscando caminhar por caminhos paralelos: jamais se conseguirão encontrar.

Deveis preservar as vossas opiniões; mas estar abertos a novas ideias, que possam ampliar os vossos horizontes. Assim avançais na trilha do aprendizado, que vos conduz ao Conhecimento.

Antes, entretanto de iniciar qualquer discussão, perguntai-vos: estais realmente dispostos a ouvir e pensar sobre o que ouvireis? Ou apenas desejais manifestar a vossa opinião, sem ouvir o outro?

Porque, para que qualquer debate seja produtivo, ambos devem falar e ouvir. Cada um por sua vez, para que não vos seja necessário gritar, abafando a voz que vos diz o que não desejais escutar.

Se assim não acontecer, não haverá uma discussão, mas apenas uma guerra de opiniões; e, provavelmente, ambos estareis errados. Porque a razão não necessita gritar, para se fazer ouvir.

Guardai convosco esta verdade; e sabei que a razão de nada precisa, senão do tempo, para se fazer notada. Lembrai-vos, também, de que ninguém pode estar certo durante todo o tempo.

Aprendei, pois, a ser humildes e aceitar que, em algumas ocasiões, podeis enganar-vos e estar errados. E o primeiro passo para corrigir qualquer erro é reconhecer a sua existência.

Ninguém é dono da verdade. Mas sempre se pode encontrar uma nova verdade.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/canto_gregoriano_imagine (1).mid

Link música

Link vídeo

23 comentários:

  1. Meu amigo, Árabe!
    O mundo seria bem melhor se todos tivessem o dom de escutar e a humildade de reconhecer o próprio erro.

    Tenha um feliz fim de semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindas tuas palavras e bem apropriadas para a atual etapa que vivemos. Tudo vira discussão e mimimis...Haja! Ficar quieto é o melhor...H[á quem não consiga enxergar ,nem ouvir! abração, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  3. Muito grata por mais este seu belo ensinamento.
    Muito bom mesmo, o seu texto. Vou guardar comigo estas verdades, como bem nos diz.

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Sim, Swami, é bom ter a humidade de reconhecer os erros e existem discussões perfeitamente inúteis.

    Há dias vi-me envolvida numa sobre os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica, que acabei dizendo à criatura que eu não tenho capacidade para falar com pessoas como ele.

    Beijinho, meu amigo, boa semana

    ResponderExcluir
  5. Gostei dessa aula, meu querido amigo.
    Gostei, muito, mesmo.
    Um abraço do sapo, da borboleta e meu
    para não falar na lagarta e no seu namorado.

    ResponderExcluir
  6. Por vezes é melhor ouvir e fica calado rss. Não vamos mudar as "certezas" de ninguém, principalmente quando não há disposição para um diálogo. Ter opiniões diferentes é natural, mas não devemos entrar em uma discussão por causa delas. Um excelente texto, meu amigo. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
    Um texto repleto de pérolas de conhecimento.
    De nada vale uma discussão ou debate se não estamos predispostos a ouvir o outro e queremos só impor nossas ideias.
    Às tantas gera-se uma confusão e ninguém consegue entender nada e uma guerra se instala.
    Há que ser humilde e prestar atenção ao outro se queremos chegar a bom porto.
    De resto serão apenas palavras soltas que a ninguém dá proveito, antes pelo contrário.
    Termina de forma brilhante: «E o primeiro passo para corrigir qualquer erro é reconhecer a sua existência. Ninguém é dono da verdade. Mas sempre se pode encontrar uma nova verdade».
    Adorei a versão de Imagine em Canto Gregoriano, assim como o vídeo de Maria Bethânia.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Olá :)
    Vou já dizendo que para mim, grande parte das vezes da discussão não nasce a luz.
    A maior parte das vezes acontece é um curto circuito :)
    Como sempre, sábias as suas palavras.
    Pegando nelas " de que adianta qualquer discussão, a menos que os participantes se disponham a realmente abrir os seus olhos e as suas mentes, em vez de apenas aferrar-se aos próprios conceitos e opiniões?"
    É isto mesmo.
    Algures no meio das discussões, a procura da verdade parece ser substituída pelo desejo de "vencer" o outro, de mostrar que "se eu estou certo, tu estás errado". Aliás, a maioria das discussões nem sequer começa com o objectivo de apurar alguma verdade.
    O principal é falar e escutar com o coração.
    Abraço e brisas doces****

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito diste seu conselho. A discussão que trae luz é boa porque enriquece.
    Lembro sempre uma dica dum professor de Hª " Não des margaridas aos porcos”, ou algo asim.
    Obrigada pela súa contribução á um vivir em paz e harmonía.
    Meu abraço

    ResponderExcluir
  10. Para além da qualidade de textos a que já nos habituaste, há neste uma variedade de conselhos que muito podem contribuir para a felicidade e bem estar de quem os seguir.
    É bem verdade que "da discussão nasce a luz", mas é necessário não esquecer que, para isso acontecer - nascer a luz - a discussão deve ser moderada, em tom ameno.
    Em tempos li algures, e não mais esqueci, um conselho muito útil. Rezava assim:
    - "Quando se sentir muito irritado, prestes a explodir, ao defender as suas ideias faça-o em voz muito baixa. Verá que, do outro lado, prestarão mais atenção às suas palavras, e a tensão desaparecerá!" - Achei muito certo.

    O meu blog continua em standby. Os meus "problemas" particulares ainda não tiveram resolução. Aparecerei sempre que possível.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


    ResponderExcluir
  11. Com certeza, Fatyma! Entretanto, amiga, essas são habilidades que a maioria só exige dos outros! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Verdade, Chica. E, nos dias que correm, mais do que nunca, esta é a situação no Brasil. Oxalá já passe esta eleição, para os ânimos serenarem um pouco! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  13. Grato, Fa, pela gentileza e amizade de sempre! Bom fim de semana, amiga; meu abraço!

    ResponderExcluir
  14. Acredita, São: esta é uma atitude que tenho tomado muitas vezes, nestes últimos dias, principalmente com relação à política. E olha que trabalho como assessor de marketing político e comunicação social. ;) Meu abraço, amiga, bom fim de semana; obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Muito boa aquela estória do sapo, mestre Sílvio! :) Já que não deu de um jeito, vai de outro! :) Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  16. É exatamente assim que penso, Marilene! Cada um deve ter a própria opinião; mas ainda acredito que aqueles que mais brigam para impor seus pontos de vista, na verdade buscam convencer a si mesmos! ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  17. Com certeza, Ailime, esta é a receita: "Há que ser humilde e prestar atenção ao outro se queremos chegar a bom porto. De resto serão apenas palavras soltas que a ninguém dá proveito, antes pelo contrário."! Tão simples, não é, amiga? E, entretanto, a maioria faz diferente! Bom saber que você gostou das músicas, amiga; escolho com muito carinho! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  18. Gostei da ideia do "curto circuito", Maria! :) Parece piada, mas é o que muitas vezes acontece, na verdade. De resto, concordo inteiramente com você: o principal é falar e escutar com o coração! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  19. Também penso assim, Bea: a discussão é boa, quando faz nascer a luz; de nada adianta, quando cada um se encarcera nas trevas do orgulho e da presunção. Obrigado a você, amiga, pela gentileza e amizade. Meu abraço, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  20. Além da alegria em "ver-te", Mariazita, bem sabes quanto me agrada a sensatez dos teus comentários! Desejo de coração, amiga, que todos os problemas sejam solucionados em breve; não só pelo teu bem-estar, como também para que tenhamos de volta os teus posts, que me fazem falta! Adorei o teu conselho e vou tentar pô-lo em prática; acredito que dê muito certo, na prática. Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana, fica bem!

    ResponderExcluir
  21. Olá meu amigo, Árabe!
    Passando para desejar um
    Excelente fim de semana!

    Tenha dias abençoados, paz e luz.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Grato, Fatyma. Espero que tenha sido maravilhoso o teu fim de semana, amiga! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  23. Um texto de ajuda pleno de sabedoria, escrito com talento e esmero.
    Como sempre, gostei de te ler, amigo.
    Também apreciei a música e o vídeo... São do melhor bom gosto.
    Um grande abraço de boa e sincera amizade...
    ~~~~~

    ResponderExcluir