sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

O RETORNO

 

Hassan terminou de subir a colina.

Cansado, assentou-se sobre a grama macia e olhou ao seu redor, sob o sol morno do fim da tarde. Viu as plantas e as flores que o cercavam e pareciam plenas de vida, após a chuva miúda que caíra. 

Olhou a paisagem, tão familiar. E, como nenhum retorno é pacífico e sem temores, pensou, envolvido pelas lembranças e dando voz às dúvidas que o agitavam e inquietavam a sua alma gentil:

“Serei eu, acaso, como a estação das flores? E no outono da vida, onde me encontro, conseguirei fazer brotar novas ideias, naqueles que me ouvirem? Lançarei boas sementes?

Faz algum tempo, que me despedi dos meus irmãos. Não porque me faltasse a vontade de falar-lhes, mas já não conseguia encontrar em mim as respostas para as nossas perguntas.

E, quando assim acontece, é preciso que o pregador se recolha à solidão. Porque é apenas no silêncio, que conseguimos ouvir o nosso verdadeiro Eu, onde ecoa a voz do Universo.

Agora, que retorno, voltarão acaso a ouvir as minhas palavras? E, se o fizerem, serei capaz de prosseguir o meu trabalho? Serei a flauta, atravessada pelo sopro reconfortante do Bem?

Porque é certo que nada sou, senão um homem igual a todos os outros; e muitas vezes tenho dificuldades para seguir os conselhos que saem da minha própria boca, apesar de também ouvi-los.

Entretanto, se aqui retorno por meus próprios passos, não me cabe questionar ou duvidar. Devo, apenas, concentrar-me no desejo de dividir as ideias e os sentimentos que surgem em mim.

Porque o Coração do Universo não desampara aqueles que n'Ele acreditam; nem permitirá que as minhas palavras sejam ditas, senão para glorificar a Sua essência, que vive em cada um.

Acreditar e ser grato; cultivar a paz entre os seres humanos; amar e respeitar os nossos irmãos. Eis o que devemos fazer todos os dias, para que nos seja dado percorrer o bom caminho.

Porque a tolerância e o Amor não pesam às nossas costas, nem em nossos corações. E, se me cabe a missão de divulgar a Palavra, é com amor que o farei, para que também possa ouvi-la.

Pois, lembro-me de haver dito, a generosidade traz em si mesma a própria recompensa; e aquele que acende uma lâmpada é o primeiro a beneficiar-se da claridade que se espalha à sua volta.

Seguirei a minha jornada. E nada tenho a pedir, senão que a humildade jamais abandone o meu coração e o Amor esteja sempre em mim; porque assim ele falará por minha boca.

Embora eu seja apenas um homem, entre meus irmãos.”.

  

21 comentários:

  1. Me alegra leerte de nuevo en este espacio. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, JP. Confesso que vinha sentindo falta do nosso oásis! Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  2. Teu texto nesse RETORNO é simplesmente maravilhoso. No silencio ,quietinhos, podemos melhor escutar o coração e analisar como estamos vivendo nossos dias. Tu sabes tão bem falar, escrever, na certa vivescomo tal! Ótimo retorno por aqui! abração, linda semana! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Chica! Às vezes precisamos de silêncio e solidão, para ouvir o que a nossa alma tem a dizer; e ela sempre tem! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga.

      Excluir
  3. Bo sabes como me alegra leer este precioso y sereno spot, cuando has vuelto es porque te quedan palabras que decir y ser pidas, enseñanzas de vida que siempre es grato sentir en el otro aunque tu las sientas también, mi bienvenida, amigo mío
    Un fuerte abrazo agradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em verdade, amiga, preciso admitir que aprendemos juntos; também tenho muito a aprender com o Hassan, de uma forma que não entendo. Obrigado, meu abraço, bom fim de semana!

      Excluir
  4. Bom regresso para ti e para nós , é o meu voto.

    Forte abraço , Amigo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também assim espero, São. Como falei pra Carmen, não entendo muito bem a simbiose com o Hassan.;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  5. Boa noite de paz, amigo Árabe!
    No silêncio, fazemos o discernimento necessário para voltarmos mais fortes e seguros.
    "Aquele que acende uma lâmpada é o primeiro a beneficiar-se da claridade que se espalha à sua volta."
    Que bom ter voltado com sua sabedoria!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Rosélia. Sinto-me bem ao estar com vcs, amiga; creio que aprendemos juntos! Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  6. Bom dia, Flávio
    Bela postagem, que notícia boa o retorno do Árabe, sucesso sempre, tens uma habilidade com as palavras. Que a humildade e o amor, seja um elo em nossos corações, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja, Lucinalva; e obrigado, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  7. Boa noite Amigo Árabe,
    Que surpresa o seu retorno a este seu Blogue, onde tanto aprendi e onde vou continuar a beber da fonte que emana do seu sublime ser.
    Na verdade, no silêncio, conseguimos ouvir o nosso âmago e, no seu caso, o Coração do Universo lhe falou para voltar aqui para nos ensinar a Palavra da forma que só o meu amigo sabe transmitir.
    Vai ser decerto a transmissão de seus conhecimentos, com toda a humildade e amor, como deseja.
    Estarei aqui atenta, não sem lhe dizer que também apreciei lê-lo no Reflexões. Obrigada, Amigo.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já disse, Emília, tenho as minhas dúvidas quanto às origens dessa fonte; se sou o criador, ou apenas o mensageiro. ;) Mas também me agradam as palavras do Hassan, e confesso que aprendo com elas. Ainda vou ver como administrar os dois blogues, mas vou tentar! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

      Excluir
  8. Sacanagem à parte: isso aqui é muito bom, cara! Cadê os fogos e o champanhe onde está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hassan não bebe, mestre Sílvio... e eu não sou chegado em champanhe; prefiro um vinho seco. ;) Quanto aos fogos... não são recomendados, não é? Abração, meu amigo, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  9. Aplaudo o seu regresso. Muita força. Belo texto.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Ryk@rdo. E, ao voltar, não poderia prescindir da sua presença, não é? Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  10. Um retorno com a beleza e sabedoria a que estávamos acostumados.
    Retenho: "a tolerância e o Amor não pesam às nossas costas, nem em nossos corações."
    Muito grata pelas palavras que vêm ecoar dentro.

    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  11. Grato, Fa, pela gentileza e amizade às quais me acostumaste, em todos os sítios por onde ando. Meu abraço, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  12. Arabe!
    Você me fez voltar no tempo
    com esse retorno.
    Nossa! Como eu sempre desejei
    que o Árabe lesse no Espelhando!
    Levei anos lendo e comentando
    aqui, até que desisti de comentar
    e segui só lendo.
    Até que um dia fui abençoada
    e lá estava você comentando
    no humilde Espelhando.
    Acredite: comemorei.
    Estou feliz com seu Retorno aqui,
    de verdade.
    Bjins e Abraço
    CatiahôAlc.

    ResponderExcluir