sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

O APRENDIZADO E A FELICIDADE


Desejais, todos, a felicidade.

Não existe um único homem que caminhe sobre a Terra, e não a aponte como seu principal objetivo; acaso, algum de vós pode dizer que seu maior sonho não é o de ser feliz?

Entretanto, felicidade é apenas uma palavra, que nomeia um sentimento; um estado de espírito. Ser feliz é, antes de tudo, estar bem consigo; com coisas e pessoas ao redor.

Por ser um estado de espírito, não há como ser permanente; os sentimentos variam, ao sabor dos ventos da alma. Como as ondas do mar, que parecem iguais, mas não são.  

E cada um de vós tem uma escala de valores própria. Existem aqueles que, acima de tudo, colocam o amor; outros optam pelo conforto e bens materiais, e outros pelo poder.

Outros, ainda, escolhem como prioridade os temas do espírito, ou o sucesso profissional; enfim, cada homem decide de que gosta mais e confunde ter o que quer com ser feliz.

Deixai-me dizer-vos: uma coisa não depende da outra. O homem pode ser feliz, sem ter tudo que deseja; desde que esteja satisfeito com o que tem. Querer mais é que vos frustra.

O inverso também acontece: alguém pode chegar a ter tudo que sonhava, e não se sentir feliz; às vezes, no caminho que escolheu para realizar os sonhos, perdeu-se de si.

E de nada vale ao homem ganhar o mundo, se perder a sua alma. Porque não sois apenas matéria, longe disso; a parte mais verdadeira, em vós, é aquela que sobrevive ao corpo.

Por isto, a chamo de verdadeiro Eu; porque é onde vivem os sentimentos e as emoções, que vos podem fazer felizes. O corpo vos oferece prazeres e alegrias, mas não a felicidade.

Aceitai esta realidade, e mais facilmente vos sentireis felizes; não vos importeis com o corpo, mais do que com a alma. Até porque, depois que passardes, vereis os Jardins do Amanhã.

Abandonai a ambição; sensato é aquele que a substitui pela gratidão. Pois, enquanto uma planta em vós a insatisfação, a outra vos leva a perceber os bens de que desfrutais.

Olhai ao vosso redor e percebereis que ninguém pode ter tudo; este não é o mundo da felicidade, mas o do aprendizado. E, para que aprendais, a felicidade não anda convosco.

Às vezes, vos visita. Para que possais vislumbrar como seria caminhar em sua companhia; o que só conseguireis depois de concluído o aprendizado e atingido o Conhecimento.

Pois é ele que vos leva à felicidade.

Vídeo

7 comentários:

  1. Buena reflexión. Uno debe vivir con plenitud y en paz consigo mismo. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  2. Sabedoria de vida nessa linda reflexão,Árabe! Gostei muito!
    abração, ótima semana! chica

    ResponderExcluir
  3. Árabe, hermoso texto para reflexionar.
    Vivir en paz con uno mismo nos hace mejores personas.
    Gracias Árabe por tu comentario, eres una gran persona llena de sabiduría y bella por dentro.
    Que tengas días maravillosos lleno de felicidad, bendiciones
    Besitos Árabe

    ResponderExcluir
  4. Disse tudo, quantas vezes pedimos e oramos para sermos felizes... e muitas vezes deixamos passar momentos de alegria e satisfação que nem percebemos

    ResponderExcluir
  5. Gosto imenso desta canção de Almir.

    Penso que seria de muita utilidade para o ser humano a Lei de Retorno ser ensinada , pois a Humanidade melhoraria muito e não veríamos tanta maldade. Nem entendo como alguém pode considerar-se feliz com tanto sofrimento e injustiça no planeta.

    Swami, te abraço, tudo de bom.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde meu querido amigo o Árabe. Obrigado pela visita e comentário. Fico com a parte que eu mais gostei "Ser feliz é, antes de tudo, estar bem consigo mesmo, com coisas boas e pessoas ao redor". Muito obrigado pelo texto maravilhoso. Grande abraço carioca.

    ResponderExcluir