Cuidais, acaso, que vos pertença o tempo?
Embora ele nada vos custe, é também o único patrimônio que não vos é dado aumentar, nem recuperar. Uma vez esgotada a vossa cota, por certo vos aguarda a viagem.
E cada hora é única, em vossa vida; não mais retornarão as emoções e os sentimentos que nela abrigaram os vossos corações. Vão-se os risos, evapora-se o pranto.
Deveis, portanto, valorizar cada momento; cada emoção que vos visitar, e cada aprendizado que surgir em vosso caminho. Aproveitai o vosso tempo.
Embora a Vida se estenda pela Eternidade, não vos é dado viver senão o presente. Porque o passado já se foi e o futuro ainda não veio.
É assim que é. E aquele que inutilmente gasta as suas horas é como o imprevidente, que ao fundo do pântano atira as preciosas moedas de que dispõe para construir o seu porvir.
Sábio é o homem que não teme a passagem do tempo, porque de nada adianta temer o inevitável; mas desfruta de cada um dos seus dias, como se fosse o último.
Porque a verdade é que o poderá ser. E triste é o viajante que leva na bagagem o arrependimento, por não ter sabido aproveitar o tempo da sua jornada.
Guardai-vos das lamentações inúteis, que apenas vos roubam a alegria de viver; afastai de vós o pessimismo e aprendei que a Vida é um espelho, onde cada um vê o que existe em si mesmo.
Porque é fato que nem sempre o mar vos será propício e o melhor vento enfunará as vossas velas. Mas é vosso o direito de reposicioná-las, e redefinir o vosso curso.
Sábio não é o homem que amaldiçoa o calor do sol; mas aquele que para a sombra protetora encaminha os seus passos, e busca a água fresca para mitigar a sede que o castiga.
Sábio não é reclamar da fome, mas aprender a profissão que lhe garanta o sustento; nem desesperar-se a cada desilusão, mas ser capaz de buscar um novo sonho.
É sorrindo, que devereis viver os vossos dias; ainda que por vezes possa chorar a vossa alma. Porque ninguém busca os espinhos, mas todos desejam a rosa; o vosso sorriso atrairá aqueles que o vosso pranto afastaria.
Querido Árabe; estou indo ver o link e volto pra reler e deixar meu comentário.
ResponderExcluirOlhos de Mel
http://olhoscormel.blogspot.com
Arabe, o tempo é nosso maior aliado além de tudo o que você escreveu. Quando não conseguimos suportar algo, aos poucos ele apaga o que ocorreu.
ResponderExcluirabs
Querido Árabe; assisti o vídeo e emocionada li o maravilhoso texto! A vida transcorre e nos leva o brilho e a alegria; mas precisamos reaprender a sorrir, reaprender com as crianças a viver. Assim o tempo nos parece voltar nas emoções e sensações, renascidas.
ResponderExcluirLindo Árabe! Desculpe ter colocado o comentário acima, como anônimo, mas eu precisava ver o vídeo, antes de comentar.
Bom final de semana!
Beijos
Por mais que a gente saiba disso, que leia e releia, que pense, que a bíblia também nos traga de alguma forma este ensinamento, que a vida nos mostre isso todos os dias...nós desperdiçamos tempo com bobagens, nós nos prendemos a besteiras, nós alimentamos o sofrimentos em vez de sorrirmos mais com as alegrias....nós temos muito a aprender nessa caminhada chamada vida, para fazer dela não uma caminhada no sertão e sim um viagem de pássaro.
ResponderExcluirbeijo
Meu caro amigo Árabe o seu texto tem muito haver com o que se passa hoje em dia, as pessoas vivem numa correria e sempre a pensar no futuro, enquanto deviam viver, desfrutar e "saborear" ao máximo cada dia do presente, hoje sabemos que estamos vivos, mas a Vida dá tantas voltas que não sabemos pois o que o dia de Amanhã... Gozemos então a Vida Presente.
ResponderExcluirUm abraço amigo
Óptimo Fim-de-Semana
O tempo é um bem precioso que devemos saber usar.
ResponderExcluirObrigada pelas sempre brilhantes reflexões.
Bjos
Árabe
ResponderExcluirO tempo tal como a morte não se deixa comprar. Passa por todos inexoravelmente.
A sabedoria está em enfrentá-lo com cortesia, vivendo cada dia com todos os momentos.
O mal das pessoas é esquecerem a sua transitoriedade.É quererem poder, dinheiro e influências como se depois das lutas para os obter houvesse tempo para os degustar.
Abraço
Lídia Soares
Assim é Árabe.A vida é cada momento único e irrepetível.Um abraço.
ResponderExcluirEngrandeço a Deus pela sabedoria posta em seu coração.
ResponderExcluirE por aqueles que têem a oportunidade de compartilhá-la.
Até...
Oh...como é sábio este texto: mas isso eu já tinha aprendido...à custa dos meus erros, das minhas ilusões: foi preciso estar muito perto de tudo perder para me dar conta de que o Tempo não nos pertence...o arrependimento...é algo que nos perseguirá para sempre...é uma dor que não passa...e o viver cada momento com intensidade é o único "caminho". Porém ..posso ter aprendido isso tarde demais...ainda estou apara o saber... (o meu marido vai ser submetido a uma cirurgia de alto risco para a semana...tudo pode acontecer...) Estou a chorar...não consegui conter estas parvas destas lárimas! Não quero que ele me veja assim! Bj
ResponderExcluirParabéns pelo belo texto!
ResponderExcluirGostei do comentario do Daniel.
A foto é belissima!E sobre o tempo físico há tanta coisa a falar.
Nao sentimos o tempo passar e quando vimos ele ja passou.
Saudades.
Abracos e uma semana abencoada.
se pudessemos voltar atrás no tempo...despediçamo-lo tanto.
ResponderExcluirbeijinho **
Sábio é saber viver...
ResponderExcluirBeijo Lisette.
Sabes amigo, há realmente uma tendência em lamentarmos o tempo que passou e por um ou outro motivo não o aproveitámos.
ResponderExcluirSão imensas as vezes que em encontro a pensar se realemente valorizo cada segundo que é sempre único na vida.
Porque reclamar e não o viver com intensidade?
A alma humana tem uma certa tendência para o fatalismo.
Pena que assim seja, pois cada que segundo já ido não tem mesmo retorno.
Como sempre um tema para meditação e correcção de certas posturas nossas.
Boa semana com aproveitamento de cada minuto.
Com amizade
bjgrande do Lago
O tempo realmente pode ser tudo...
ResponderExcluirou nada.
O tempo pode ajudar a esquecer ou
mitigar um sofrimento...a curar uma
dor...
Pudemos ter mais tempo de vida ou
menos tempo...nem sabemos quando
tempo nos falta.
Enfim, tudo pode girar à sua volta.
Um beijinho
Irene
Querido Árabe; uma verdadeira lição de vida, passada de uma forma muito bonita e poética. Musica, vídeo e imagem, perfeitas para compor esse maravilhoso post!
ResponderExcluirBeijos
o tempo deve ser aproveitado o máximo e para tudo é o nosso melhor aliado.
ResponderExcluirbeij
Quantas verdades aqui escritas e que no dia a dia deixamos passar esse "tempo" sempre para amanhã
ResponderExcluirBj
Devemos então transformá-lo em aliado com a nossa mudança de atitude.Não é lá tarefa muito fácil, mas se faz necessário para quem quer realmente VIVER. Abração.
ResponderExcluirO tempo, que ão comandamos
ResponderExcluirSaudações amigas
e, no fim, sorrir porque o vídeo foi desactivado.
ResponderExcluirMeu Caro Amigo
ResponderExcluirGostava de ter ouvido o video, para dar o meu possível parecer, expermentei em vários computadores, pois o meu podia estar com alguma avaria, mas afinal a questão é que se encontra bloqueado.
Beijos
Essa questão do valor dado as coisas e ao tempo me chamou a atençao ao ler no seu texto, qdo tomamos atitudes. Determinadas atitudes justificam naquilo que achamos importante. Por isso , muitas vezes cada um com sua régua e balança nos deixa frágeis e volúveis.Hj, ao pegar o caminho do trabalho, ouvi uma musica do Cazuza(uns dos meus prediletos) "Blues da Piedade" e ele fala prá Deus derramar piedade sobre as pessoas que estão no mundo e perderam a viagem...Aqui neste terra, não assinamos contrato de VIDA e a compreensão e o desapego é o aprendizado de que o Amor basta não perdermos a viagem nos cenários estranhos mais estranhos do mundo...Vc, pode achar engraçado, mas eu desconfio muito das horas(acho que pela minha profissão), mas acredito nas viagens do tempo e na redenção.Bjs, *K*
ResponderExcluirOK, Olhos de Mel; fique à vontade. :)
ResponderExcluirGrato pela sensação observação, Daniel, que complementa o post. :) Meu abraço, boa semana!
ResponderExcluirNão se desculpe, Olhos de Mel: o oásis é nosso. Bom que você gostou! :) Boa semana.
ResponderExcluirTemos, sim, Paula; mas aprendemos. Ainda que aos poucos... :) Boa semana!
ResponderExcluirMuito bem dito, Isa! Bela síntese do post! Ah... e já mudei o link; espero que agora seja possível acessar. Acredite: vale a pena. :) Boa semana.
ResponderExcluirDevemos, sim, Fa menor... é, talvez, o nosso bem mais importante! :) Boa semana.
ResponderExcluirBela reflexão, Lídia... bela reflexão! :) Boa semana.
ResponderExcluirÚnico, sim, Tita. Oxalá o percebamos, um dia. :) Boa semana!
ResponderExcluirGrato, Capítulo... mas a sabedoria, acredito, está naqueles que são capazes de ouvir, e assimilar. :) Boa semana!
ResponderExcluirGrato, Blue Shell... e espero que tudo tenha corrido bem, e as notícias sejam promissoras. De coração! Boa semana, para vocês.
ResponderExcluirAlegria em rever-te, Marlene! :) E grato pela bela reflexão. :) Boa semana!
ResponderExcluirEsta, Phoenix, é maior prova de que o desperdiçamos: quantas vezes, nele desejamos voltar. :) Boa semana!
ResponderExcluirCom certeza, Lisette... com certeza! :) Boa semana.
ResponderExcluirGrato, Garça amiga... pela gentileza e pelo belo pensamento! :) Boa semana.
ResponderExcluirAssim é, Irene: tudo gira à sua volta, em nossa própria transitoriedade. :) Boa semana!
ResponderExcluirGrato, Sherazade. E concordamos, sim: música, imagem e vídeo, são maravilhosos! :) Boa semana.
ResponderExcluirÉ, sim, Piedade... e como dele dependemos! :) Boa semana.
ResponderExcluirAssim é, Luna... infelizmente! :) Boa semana.
ResponderExcluirNecessário, Rita... e muito! :) Boa semana.
ResponderExcluir... embora muitas vezes o quiséssemos, amigo Valente! :) Meu abraço, boa semana.
ResponderExcluirAugusto, troquei o link. Aqui, consegui visualizá-lo (e ouví-lo) perfeitamente. Espero que você também o consiga. :) Vale a pena! Obrigado pela dica; meu abraço, boa semana!
ResponderExcluirGrato, Isa, pelo aviso. Troquei o link; experimenta novamente, sim? Vale a pena; acredite! :)
ResponderExcluirBela reflexão, Cássia! Ah... eu também acredito na redenção; sempre. :) Boa semana!
ResponderExcluirCaro amigo
ResponderExcluirAssim é o tempo para nós.
Ampulheta de areia a escorrer
diante de nós,
e que a qualquer momento
despejará o seu último
grão de areia.
O que fazer então?
Viver.
Que as cores da alegria
estejam sempre em tua vida.
O tempo é aliado, ás vezes o vilão. Mas somos os atores e atrizes que dele se alimentam nesse palco chamado "Vida".
ResponderExcluirGde beijo meu amigo.
O tempo é uma ilusão... que adora nos contrariar... lento quando ansiamos pelo depois... veloz quando deveria parar.
ResponderExcluirDiante da beleza das imagens e da música, e da sabedoria do texto, só me resta... sorrir!
Beijos e sorrisos em seu fim de semana...
Olá, amigo!
ResponderExcluirO tempo é como a vida... um tesouro ou desastre... depende de nossa maneira e empregá-lo ou desperdiçá-lo.
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Brasil.
♥♥ °º
° ·.
Bem o disseste, Aluísio: que nos resta a fazer, senão viver? :) Meu abraço, amigo; bom fim de semana!
ResponderExcluirBela colocação, Vanessa. Somos, sem dúvida! :) Bom fim de semana.
ResponderExcluirSempre, De, só nos resta sorrir! :) Bom fim de semana.
ResponderExcluirAssim é, Inês: quase tudo depende de nós. Sempre. :) Bom fim de semana!
ResponderExcluirMaravilhoso post, Árabe.
ResponderExcluirMuitas lições para pensarmos...
E, mais do que isto, muitas lições para colocarmos em prática na nossa vida.
Abraços, bom final de semana!
Grato, amigo Pensador. :) Meu abraço, boa semana!
ResponderExcluir