Escolheis os vossos caminhos.
E sois, assim, responsáveis por vossos destinos. Deveis vencer os seus obstáculos e as suas tristezas, pois vos caberá desfrutar das belezas e alegrias que neles encontrareis.
Tende presente esta verdade e mais leve vos será a jornada. Porque tudo passa e menos doloroso será o pranto de hoje, se vos reconforta a esperança no sorriso de amanhã.
Acaso o lavrador lamenta o trabalho da semeadura, se nos seus sonhos vive a expectativa da colheita? E aquele que encontra um novo amor já se angustia temendo a separação?
Viveis, sim, o momento presente. Porém, é certo que o fazeis recordando o passado e tentando adivinhar o futuro; porque aquele que não acredita no porvir, não vê sentido no agora.
Eu vos digo que a ninguém é dado, senão o que por ele é pedido; cada homem acumula a sua própria carga, determina o tamanho dos seus passos e coloca as pedras no seu caminho.
E a ninguém, senão a si mesmo, deve o homem culpar pelos seus erros e agradecer pelo seus acertos. O Universo lhe oferece os caminhos, mas é a ele que cabe o direito da escolha.
Em cada dia, em cada momento, vos assiste o poder de definir uma nova rota. Recordai, entretanto, que pedras e flores existem em todos os caminhos e dependem de vossas decisões.
Pesai bem, portanto, cada uma de vossas escolhas. E não as façais no calor do momento, para que não se torne o remorso uma companhia constante, amargurando os vossos dias.
Porque até o fim seguireis a vossa jornada. E, se vos pertence o direito de escolher os vossos caminhos, também vos cabe o dever de arcar com as consequências de vossas escolhas.
A vida não é a segurança do porto, mas o imenso oceano da viagem; ao navegante cabe enfrentar as tormentas e calmarias que se sucederão, antes que finde cada percurso.
Necessitais seguir em frente. E para isto vadeareis os rios que encontrardes, escalareis as montanhas que vos obstarem o caminho e superareis as pedras, ainda que vos magoem os pés.
Mas também desfrutareis da placidez dos vales, da beleza das flores e da maciez da grama; banhar-vos-eis em mansos regatos, cujas águas cristalinas vos retemperarão os corações.
Assim será, para cada um de vós. Das vossas decisões, todavia, dependerão as dificuldades e as recompensas que encontrareis; as vossas lágrimas e os vossos sorrisos.
Escolhei bem os vossos caminhos. E não vos queixareis da vossa jornada.
Sabe Árabe; creio que os caminhos são designados quando nascemos. Muitas escolhas são feitas, sem que queiramos, mas acabamos inexplicavelmente, escolhendo. Nem sempre dá certo, mas temos que passar.
ResponderExcluirLindo Post! Linda imagem e a musica ainda vou ouvir.
Bom fim de semana! Beijos
Estou ouvindo a musica e a escolha não poderia ser melhor. Simplesmente linda e perfeita para combinar com o lindo poema! Beijos
ResponderExcluirCom caminhos atribulados, mal tenho tempo de me tranqulizar aqui, nesse oásis. Agradecida
ResponderExcluirTantos são os caminhos que se abrem em leque. Optar pelo nosso, escolher, tentar acertar... Feita a escolha, torcer pra trilhar do melhor modo! Lindo! abração,ótima semana,chica
ResponderExcluir♥╰☆╮(¯`♥´¯)♥╰☆╮
ResponderExcluirBoa dia pra você!!
Vim agradecer sua visita sempre
carinhosa no meu Cantinho.
Ficarei ausente por uns dias, por
causa da saúde da minha Mãe
Quando puder estarei de volta, deixo um abraço bem apertadinho
Bjusss
Rita!!!!
♥╰☆╮(¯`♥´¯)♥╰☆╮
✿✿彡
ResponderExcluirComo diz minha avó: "Cada cabeça, uma sentença". Ela se referia a escolhas bem ou mal feitas e suas consequências...
Bom fim de semana!
Beijinhos do Brasil
¸.•°✿✿彡
Pois...
ResponderExcluirBeijinho doce
Todos nós aceitemos ou não, já vimos à nascença predestinados, com a caminhada da vida, cabe a cada um de nós torná-la linda e perfeita, quando os caminhos "apertarem".
ResponderExcluirBom Resto de Fim-de-Semana
AMIGO,APÓS DEMORADA AUSÊNCIA RETOMO DE NOVO O CAMINHO DA PROCURA E DO ENCONTRO.vEIO MESMO A CALHAR ESTE TEU POST.COMO SEMPRE...uM ABRAÇO
ResponderExcluirAssalam Aleikum, prezado irmão!
ResponderExcluirÉ com gosto e com a alma exultante que retorno, e eis que degusto do mais puro manjar, da mesa de um filho de Alláh.
Bem aventurado sejas, um abraço fraterno deste irmão que não o esquece.
Não posso ouvir a música que seus outros leitores citam, mas posso dizer que este texto encerra lições preciosas, como todas que publica. Obrigada!
ResponderExcluirCada caminho uma escolha, abraço Lisette.
ResponderExcluirsaudações amigas
ResponderExcluirOlá amigo e bom Árabe, li e reli e agora tornei a ler estes seus tão sábios conselhos! Neste momento debato-me tanto com o tema que aqui aborda, como sempre, de uma forma muito elevada! Há caminhos que por mais que queiramos seguir direitos, retos, por vezes algo nos quer contrariar e damos um passo em frente e dois atrás! E aqui reside o desafio na minha modesta maneira de ver. Querer ultrapassar e não desistir! Continuar sempre. Como diz um poeta portuguesês "enquanto o homem sonha o mundo pula e avança”. Muito obrigada e votos de uma excelente semana. Ailime
ResponderExcluirÉ verdade. Somos nós que escolhemos e fazemos os caminhos.
ResponderExcluirAgradeço a sua visita e comentário.
Boa semana.
Sim, querido amigo, tens razão: os caminhos somos nós que os escolhemos.
ResponderExcluirBem hajas!
gosto muyito do que escrevesz mas este texto esta soberbo, pois nele contem toda a essencia do caminho, pois sem duvida somos nós com o nosso livre arbitreo que tornamos o nosso caminho mais leve ou pesado e a lei da atração só nos dxevolve o que escolhemos, interessante que os proprios pensamentos que pensamos inofensivos tambem eles fazem parte do livre arbitrio.
ResponderExcluirbeojos
Tenho procurado caminhar por lugares antes selecionados, já conhecidos e por indicação de sábios amigos.
ResponderExcluirAposso-me de luz, para iluminar o meu caminho...já que a jornada poderá ser longa.
Excelente texto, obrigada!
Um abraço, Árabe.
Acreditas mesmo que tudo... absolutamente tudo, depende da nossa decisao?
ResponderExcluirSuper verdadeiro teu texto. Toda escolha tem uma consequência, depois não adiante chorar pelo tempo perdido. Tento viver o momento. Hoje estava falando com meu amigo Nelci, ele é espirita e falando se reencarnasse queria ser outra pessoa. Não quero ter outra vida, essa está maravilhosa, meus filhos, irmão e meus pais são tão importante e vivemos em total harmonia, que seria um pecado pensar numa outra vida.Vivo o dia me apresenta. Tenha um ótimo dia.
ResponderExcluirOlá muito prazer..vi seu coments no blogger da miguxa Smareis e vim conferir seu espaço..que beleza ..tb concordo com a Olhos de Mel..nossos caminhos já estão traçados desde que nascemos !!!
ResponderExcluirtenho um lindo blogger de poemas aparece apra conehcer !!petalas e rosas..são poemas de vários amigos poetas ..beijus e voltarei !!!
http://casadanadja.zip.net/petalas.htm
Muitos são os caminhos, mas apenas um é o caminho do coração. Ensinamento sábio do velho índio D. Juan a Castañeda.
ResponderExcluirNão sei se escolhi certo, apenas caminho, pois faz-se caminho ao caminhar.
Amigo, post novinho por lá, és meu convidado super especial.
Beijos!
Em jeito de reflexão e com o usual jeito... para não dizer mais!
ResponderExcluirAquele abraço!
Um hino à esperança!
ResponderExcluirGrata!
Bjo
O livre arbítrio determinando nossa jornada.
ResponderExcluirÁrabe, teus textos exalam sabedoria.
Abçs
Bem dito, Olhos de Mel: temos que passar. Ah... e a música é linda, sim. :) Bom resto de semana.
ResponderExcluirVocê resumiu muito bem, Chica: feita a escolha, é trilhar do melhor modo. :) Bom resto de semana!
ResponderExcluirApareça sempre que puder, ermitã amiga. É uma alegria a sua presença. Bom resto de semana!
ResponderExcluirEspero que ela melhore logo, Rita; e que você possa voltar breve. Bom resto de semana!
ResponderExcluirSábia, Inês, a sua avozinha! :) Bom resto de semana.
ResponderExcluirSempre uma alegria a sua presença, Doce Amor. Bom resto de semana!
ResponderExcluirIsso, Isa. E sempre haverá um momento em que "apertem", com certeza! Bom resto de semana.
ResponderExcluirAlegria em ver-te de volta, Tita. E bom saber que gostaste do post! Bom resto de semana.
ResponderExcluirAleikum Essalam, irmão Antonio Lídio. É sempre uma alegria rever o irmão que não esquecemos! Meu abraço, bom resto de semana.
ResponderExcluirObrigado, Claudinha; mas, acredita, é uma pena. A música é bonita, sim. Bom resto de semana!
ResponderExcluirIsso, Lisette. E uma escolha que precisamos fazer valer. Bom resto de semana!
ResponderExcluirMeu abraço, amigo Carlos Valente. Bom resto de semana!
ResponderExcluirE é assim, Ailime, que devemos fazer sempre: querer ultrapassar e não desistir! Grato pela gentileza, amiga; bom resto de semana.
ResponderExcluirSomos, Luz. E devemos tentar percorrê-los da melhor forma possível. Bom resto de semana!
ResponderExcluirIsso, São; e por isto deles não nos devemos queixar. :) Bom resto de semana, amiga; fica bem.
ResponderExcluirGrato pela gentileza, Luna, e você está certa: pertencem-nos o livre arbítrio... e as suas consequências. Bom resto de semana!
ResponderExcluirE belo conselho, Lúcia. Sempre uma alegria a sua presença, bom resto de semana.
ResponderExcluirAcredito, Arco-Íris, que o nosso futuro depende do presente, sempre; cabe-nos contruí-lo em cada momento. Bom resto de semana!
ResponderExcluirConcordo com você, Anajá: devemos viver o que o dia nos apresenta, da melhor forma que pudermos. Sempre. Bom resto de semana!
ResponderExcluirGrato, Nadja, pelas gentis palavras e aguarde-me por lá; será um prazer conhecer o seu blog! Bom resto de semana.
ResponderExcluirEstou indo conferir, Vanuza... até porque você nos devia essa continuação. :) Bom resto de semana!
ResponderExcluirObrigado, amigo e mestre Vieira Calado. Meu abraço, bom resto de semana!
ResponderExcluirSempre uma alegria a tua presença, Fa menor. Bom resto de semana!
ResponderExcluirObrigado, Elizabeth, pela amizade e gentileza. Bom resto de semana!
ResponderExcluirA cada momento estamos criando o nosso destino. Lei da causa e efeito. Somos os únicos responsáveis por tudo o que nos acontece. Àrabe, um beijo e muita paz!
ResponderExcluirCaro amigo
ResponderExcluirHá visitas aos lugares amigos,
para recolher palavras.
Há visitas a estes mesmos lugares
Para semear palavras.
A visita de hoje além da leitura
das preciosas palavras que aqui encontro,
é também para agradecer
a alegria de passar pela sua vida
e encontrar o perfume da amizade
de forma tão intensa.
Que a sede da alegria
Nunca cesse em ti.
tantos são os caminhos que nem sempre escolhemos os mais certos...
ResponderExcluirum beijo
;)
Isso, Shirley: lei de causa e efeito. A essa, como à lei da gravidade, não podemos deixar de obedecer. Grato, bom resto de semana!
ResponderExcluirGrato, amigo Aluísio, por sua valiosa amizade e pela gentileza do comentário. Meu abraço, boa semana!
ResponderExcluirAssim é, Piedade... mas a procura é o objetivo de cada jornada. Bom fim de semana!
ResponderExcluirMeu amigo estive aqui de novo um
ResponderExcluirpouco consigo para ler os seus
textos e neles reflectir.
Desejo-lhe um bom fim de semana.
Beijinhos
Irene Alves
A escolha do caminho é difícil, pois a jornada é longa e por vezes quando parece que a escolha foi certa conclui-se que foi errada.
ResponderExcluirCada passo, cada degrau tem que ser pensado e projectado no que virá.
Muito a meditar neste teu texto
Bom fim de semana
Bjgrande do Lago
Muitos são os Caminhos, mas a decisão da Jornada é só nossa.
ResponderExcluirE como é sofrido às vezes, escolher caminhos mais difíceis, menos prazerosos... mas coerentes com nossa consciência de alma.
Mas não é disso que a Vida se trata?
De sairmos Dela mais fortes e mais "altos" do que quando chegamos?
Ótimo final de semana, Árabe. Beijos...
Sempre uma alegria a tua excelente companhia, Irene. Grato, bom fim de semana!
ResponderExcluirIsso, Garça amiga: muito a ser pensado, antes de pisar em um novo degrau. Boa semana, fica bem!
ResponderExcluirÉ, De... é disto que se trata cada jornada! Boa semana, fica bem.
ResponderExcluir