Por que tanto vos inquietais?
Desconheceis, acaso, que só ao amadurecer chega o fruto à plenitude do seu sabor? E que apenas ao abrir-se o botão, a rosa lança aos ares o seu delicado perfume?
Eu vos tenho dito que não vos é dado escolher os ventos que impulsionarão o vosso barco, durante a viagem pelo oceano da vida. Podeis, apenas, posicionar as vossas velas.
É assim que é. E não existe sabedoria em revoltar-se contra os ventos do destino, nem em aceitá-los passivamente; é preciso controlar as velas, para que a viagem possa seguir.
Esta é a diferença entre o barqueiro sensato e o que se desespera ante o vendaval inesperado; o primeiro chega à segurança do porto e o outro vê afundar o seu barco.
Eis que o verdadeiro Eu se assemelha ao oceano: nele se alternam ondas mansas, que beijam docemente a praia, e violentos vagalhões, que vos fazem perder o rumo.
Não vos inquieteis, portanto; buscai, antes, construir a paz, em vosso coração e em vossa alma. Porque a inquietação vos cega, e a paz vos ajuda a encontrar o melhor caminho.
De cada homem, depende a sua paz interior.
E, assim como a pérola não é gerada pela ostra senão quando a incomoda o corpo estranho, também o melhor de vós surge apenas quando vos fustiga o imprevisível destino.
Pois não existe o mérito da vitória, senão quando existiu a inquietude da luta; nem haverá conquista, quando não houve dificuldades a serem vencidas. É no fogo que se forja o aço.
É através do aprendizado, que atingireis o Conhecimento. E não o espereis isento de dores, lutas e preocupações; porque o trigo deve ser moído e ir ao forno, para que haja o pão.
Aquietai-vos, portanto. Fazei o melhor que vos for possível, para que esteja em paz a vossa consciência, e entregai ao Tempo os vossos problemas. Ele se encarregará de resolvê-los.
Como ensinou o Mestre, deveis seguir o exemplo dos lírios do campo, que não fiam e nem tecem; e, no entanto, nem Salomão em toda sua glória se vestiu como um deles.
Cuidai, sim, de fazer a vossa parte. E não vos inquieteis com as dificuldades que surgirem em vossos caminhos; sejam quais forem, por certo sereis capazes de ultrapassá-las.
Porque vos conduz a Mão do Universo.
Querido Árabe; LIndo demais! Porém as vezes acreditamos e nos esbarramos em muitos empecilhos. A própria vida com seus entraves nos leva a desacreditar.
ResponderExcluirVou ouvir a musica.
Bom fim de semana! Beijos
Ah!!! Ernesto Cortazar... sempre a embalar sonhos. Linda musica e linda imagem!
ResponderExcluirBeijos
Precisamos mesmo aquietar nossa mente. Quem sabe aprendemos um pouco com Dadi Janky, uma franzinhinha que teve a mente mais "quieta" do mundo.
ResponderExcluirPrecisamos mesmo aprender isso e preservar nossa calma e paz interiro. Te ler faz bem SEMPRE! abração,chica
Olhemos pois os lírios do campo !
ResponderExcluirLindas a Música e a Imagem !
Bom Fim de Semana-
As dificuldades nos levam a seguir em frente....
ResponderExcluirAbraço Lisette.
ResponderExcluirÉ um facto que a paz de espírito é o nosso melhor rumo, mas também é um facto em que há alturas na vida em que não podemos evitar a inquietação,por mais que tentemos resolver e ultrapassar certas agruras que surgem no nosso rumo.
A paz é sim uma ajuda pois é companheira do discernimento.
Belo texto
Bom fim de semana
Bjgrande do Lago
É próprio do ser humano esquecer que existe realmente a mão poderosa do Universo a guiar seus caminhos, e deixar-se assim se levar pela inquietude, pelo desassossego, pela correria e pelo medo, esquecendo que a pérola só se faz quando a dor atinge sua alma...
ResponderExcluirLindo texto, amigo!
Deixo um sorriso no seu olhar e um final de semana iluminado de estrelas,
Helena
Beleza de artigo, como todos os outros seus. Árabe, beijo e Paz Profunda!
ResponderExcluirÉ sempre neste misto de verdade básica e simplicidade que parece ser sempre o que menos vemos, que reside, sem dúvida a grande fonte de sabedoria.
ResponderExcluirOutro impressivo texto de como devemos ser os timoneiros para "controlar as velas"...
Um abraço grande
Bom dia!
ResponderExcluirSábios conselhos, no entanto difíceis de praticá-los. É preciso treinar diariamente.
Estamos tão acostumados com a agitação dos dias, antecipando problemas e soluções que nem nos lembramos de aquietarmos.
Exatamente o que Jesus nos aconselha: depositar nossas inquietações em suas mãos.
Obrigada pelo bem que me fez ao ler seu post.
beijos
De alguma forma este texto foi escrito para mim... precisava le-lo, para que se aquietasse meu coraçao...
ResponderExcluirObrigada...
Tudo no seu devido tempo, porque Deus pensou em todos os pormenores.
ResponderExcluirBoa semana.
Tudo tem seu tempo e lugar, não vale a pena forçar o que quer que seja...
ResponderExcluirMas, por vezes, é difícil manter a serenidade.
Amigo, abraço bem grande
Obrigada. É assim também que penso.
ResponderExcluirBoa semana!
Olá meu amigo,
ResponderExcluirNão é fácil, mas precisamos realmente controlar nossa ansiedade e manter a calma diante das situações difíceis e, acima de tudo, precisamos ter sensibilidade para entender e aprender, pois toda adversidade traz consigo lições. As dificuldades e provações do caminho somam experiências, necessárias à nossa evolução.
Belíssimo texto! Uma profunda reflexão!
Grande abraço e uma semana maravilhosa!
Olá amigo e bom Árabe, que preciosa reflexão! O controlo das velas do barco nem sempre é fácil mas o Mestre nos vai ajudando a que os ventos nos sejam favoráveis! Temos é que fazer a nossa parte! Linda a evocação de Salomão. E aqui vou bebendo gota a gota preciosos ensinamentos que me ajudam a seguir a minha viagem com maior paz interior. Muito obrigada. Um beijinho e continuação de boa semana. Ailime
ResponderExcluirAmigo, passando e relendo... e deixando uma estrela no teu olhar e um sorriso no teu coração.
ResponderExcluirHelena
Bom, dia amigo. Agradeço o carinho! È um prazer ter vc por lá. Sábio meu amigo!! Busquemos a paz e Deus, o tempo resolverá todos os problemas. Obrigada por partilhar! bjos e ótimos dias.
ResponderExcluirconcordo em absoluto com todo o teor do texto, que nos remete a um aprofunda reflexão, e direi apenas em forma de remate
ResponderExcluirOlhai os lírios do campo...
meu abraço e um
beijo
:)
Perfeito!!!tudo muito lindo!!!amei.
ResponderExcluirComo sempre força uma reflexão,dar tempo ao tempo,não sei. Sou muito impulsiva,imediatista para esperar que o tempo resolva o que tem pra ser resolvido,prefiro meter a cara,mesmo que para isso tenha que quebrá-la.Lógico que acredito em Deus e sei que não cai uma folha da árvore sem o seu comando e que nada acontece por acaso,sei que é preciso ter paciência,manter a calma,controlar a anciedade para tentar entender o porquê de alguns fatos,é muito difícil controlar esse barco.
OI ÁRABE!
ResponderExcluirQUE BOM QUANDO CONSEGUIMOS CHEGAR A ESTE EQUILÍBRIO E APESAR DOS PROBLEMAS, MANTERMOS O CORAÇÃO EM PAZ.
ACHO ESTA PASSAGEM QUE CITAS EM TEU TEXTO DE UMA BELEZA ÍMPAR, "OS LÍRIOS DO CAMPO NÃO FIAM NEM TECEM,MAS, NEM MESMO SALOMÃO EM TODA SUA GLÓRIA SE VESTIA COMO UM DELES"...
MARAVILHOSO TEU TEXTO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Assim é, Olhos de Mel. Muitas vezes, acreditar se torna o nosso maior desafio. Ah... e Cortazar é realmente fantástico, não é? Bom resto de semana!
ResponderExcluirIsso, Chica! Quando estamos em paz conosco, estamos em paz com o mundo! :) Bom resto de semana.
ResponderExcluirOlhemos, Hélia. E concordo com vocë: são realmente lindas! Bom resto de semana.
ResponderExcluirLevam, Lisette. Diz um velho provérbio que tropeçar nos faz seguir em frente! :) Bom resto de semana.
ResponderExcluirIsso, Garça amiga! Aprender a manter a paz interior, acho, é o primeiro degrau para a felicidade! Bom resto de semana.
ResponderExcluirGrato, Helena, pela amizade e gentileza. E vocë tem razão: costumamos esquecer que a mão do Universo nos guia, sempre. Bom resto de semana
ResponderExcluirObrigado, Shirley. Bom resto de semana, amiga!
ResponderExcluirBem dito, amigo Daniel: a sabedoria reside sempre na simplicidade. Bem o mostram os ditados populares! :) Meu abraço, bom resto de semana.
ResponderExcluirÉ a melhor receita, amiga e colega de aprendizado; ao Universo, devemos entregar os nossos problemas. Bom resto de semana!
ResponderExcluirObrigado a você, Arco-Íris; é sempre bom ouvir algo assim de uma amiga! Bom resto de semana.
ResponderExcluirIsso, Luz! O Universo tudo vigia e tudo provë. Sempre! Bom resto de semana.
ResponderExcluirE, normalmente, São, isso acontece quando dela mais precisamos! :) Bom resto de semana, amiga.
ResponderExcluirO que muito me honra, Fa menor; estou em ótima companhia! :) Bom resto de semana.
ResponderExcluirE quanto nos custa, Ilca, aprender essa verdade tão simples: a adversidade sempre nos traz valiosas lições! Bom resto de semana, amiga.
ResponderExcluirCreio que vocë sintetizou tudo, Ailime: temos que fazer a nossa parte! Obrigado, amiga; bom resto de semana.
ResponderExcluirObrigado, Rita; é sempre uma alegria a sua presença. Bom resto de semana!
ResponderExcluirGrato, Helena. Fica bem, amiga!
ResponderExcluirIsso, Cidinha! O tempo nos traz a solução de todos os problemas. Obrigado a vocë, amiga; bom resto de semana.
ResponderExcluirEssa é a lição básica, não, Piedade? :) Acreditar... e fazer a nossa parte. Bom resto de semana!
ResponderExcluirDifícil, sim, gal; mas precisamos sempre dar tempo ao tempo. Afinal, se não o damos... ele o toma! :) Obrigado, bom resto de semana.
ResponderExcluirÍmpar, mesmo, a profundidade desse pensamento, não, Zilani? Oxalá o assimilássemos! Obrigado, amiga; bom resto de semana.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirsempre nos presenteando com belos e inspiradores texto. Tuas palavras acalmam muitas inquietações.
Tenha um ótimo fim de semana.
Obrigado, Anajá ! Bom fim de semana"
ResponderExcluir