sexta-feira, 31 de julho de 2015

AO VOSSO REDOR



Espalhai a paz, ao vosso redor.
Pois outro caminho não existe, para que possais viver em paz.  Aqueles que vos cercam, eu vos tenho dito, são como espelhos e refletem de volta aquilo que recebem de vós.

Tende sempre em mente esta verdade. Porque necessitais vigiar constantemente os vossos atos, os vossos gestos e as vossas palavras, para serdes bem tratados.
Evitai as palavras ríspidas, ou rispidez é o que recebereis; cuidai-vos de praticar o mal, ou ele a vós retornará. Escusai-vos de impor a vossa vontade, ou todos se fecharão para vós.

Sede como o lavrador, que escolhe as melhores sementes e prepara com cuidado a terra onde as plantará; oferecei os vossos melhores sentimentos e sede gentis ao distribuí-los.
É assim que tereis a melhor colheita. Pois nada colhereis, senão o que plantardes; nem podereis negar-vos a desfrutar da vossa safra, é o que determina a lei do Universo.     

Praticai a gentileza; afastai de vós a rispidez. Porque sensato não é o homem que espalha pedras pelo caminho onde deverá passar, mas sim aquele que o cobre de pétalas.
Cultivai a tolerância; aprendei a ouvir os outros e analisar as opiniões. Por mais acertado que seja o vosso julgamento, uma nova ideia poderá ampliar os vossos horizontes.

Não é pela força, que devereis vencer; mas pela razão. Lembrai-vos de que todos os reinos construídos sobre as armas já se foram, mas as ideias continuam vivas.
Abraçai o amor; é ele que vos afasta da solidão, faz mais belos os vossos sonhos e torna mais colorida a realidade. É sobre ele que se constrói a vida, tal como a conheceis.

Abandonai o egoísmo. A união faz a força e a fraternidade pode unir os homens. Que tranquilidade vos trazem os vossos bens, se conviveis com o medo de serdes roubados?

Afastai de vós o rancor; aprendei a perdoar, com todo o vosso coração. Porque, enquanto o desejo de vingança vos acorrenta ao passado, o perdão vos liberta para o futuro.

Buscai a humildade. De que serve o orgulho ao poderoso rei que vive isolado em sua torre, enquanto o servo em sua casa humilde desfruta do calor da família e dos amigos?
Sim; espalhai a paz, ao vosso redor, se é em paz que desejais viver. Lembrai-vos, todavia, de que é partir do ponto onde se originam, que os círculos se espraiam sobre a água.

Cuidai para que a paz esteja em vós. Pois é assim que a espalhareis ao vosso redor.

Música:
         

20 comentários:

  1. Belo post Árabe!O egoísta, não consegue enxergar nada, além do seu próprio umbigo e consequentemente, não é capaz de se colocar no lugar do outro. Esse, exatamente por ser assim, é capaz de disseminar o ódio e a guerra, ao seu redor, desde que não venham a lhe atingir, se perceber, que isso lhe trará algum benefício.
    O link da musica está dando o mesmo erro.
    Bela imagem!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Dividir o bem, o bom, a paz que existe em nós! Linda mensagem! abraços, ótima semana e agosto! chica

    ResponderExcluir
  3. Espalhar a paz em um mundo de caos é muito dificil... é preciso um trabalho interior muito grande para ser paz enquanto ao redor é guerra... mas... se assim nao for, sucumbiremos a desordem mental dos que nos cercam... é preciso equilibrio...

    Beijos, Arabe...

    ResponderExcluir
  4. “Sede como o lavrador, que escolhe as melhores sementes e prepara com cuidado a terra onde as plantará; oferecei os vossos melhores sentimentos e sede gentis ao distribuí-los.”

    Sim Árabe, não tenho como não concordar com suas palavras! Assim mesmo que devemos seguir, optando pelo caminho do bem. Mas meu amigo, vivemos em um mundo, que somos tão incompreendidos, tantas vezes somos gentis com as criaturas, tantas vezes oferecemos os nossos melhores sentimentos e muitas vezes recebemos um tratamento tão impiedoso. Posso está errada, não sei, tenho o meu lado imperfeito. Amei tudo, de verdade! Obrigada e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
    Um texto magnífico repleto de preciosos ensinamentos que postos em prática no dia-a-dia e ao longo da nossa vida gerarão momentos de maior harmonia e a tão desejada paz.
    Por vezes há situações que nos condicionam e então há que ter uma maior força interior para ir vencendo e/ ou contornando os obstáculos e não deixar que ressentimentos ou egoísmos nos inibam de prosseguir. Tudo isto faz parte do nosso aprendizado e há que ter sempre a humildade de querer aprender, perdoar, amar. E sim, a paz será possível!
    Obrigada por este momento musical repleto de muita beleza e tranquilidade.
    Desejo-lhe continuação de boa semana.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Colhemos, sempre, aquilo que semeamos.
    Boa semana.
    Abraços, querido amigo!

    ResponderExcluir
  7. É como o eco. Se do alto da montanha gritarmos a palavra amor o eco devolve-nos essa palava: amor. Se gritarmos ódio é-nos devolvido ódio.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Não é fácil, mas, é possível...
    O Árabe, quero lembrar para sempre que os que me rodeiam são como espelhos...isso é lindo.
    Paz profunda!

    ResponderExcluir
  9. sim meu amigo, aquilo que semearmos vamos colher (nem sempre) e vamos ter esperança que assim seja.

    um bom final de semana.

    beijo

    :)

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo Árabe,

    O texto é pleno de verdades e de grande sabedoria, além de lindamente escrito.
    Com amor no coração seremos capazes de fazer a paz acontecer, seja em nós, seja ao nosso derredor e até no mundo. A paz somente será viável através de uma corrente de amor, união e fraternidade.
    Obrigada pelas carinhosas palavras e votos de boas férias.


    Até breve.

    Abraço.(Não consegui ouvir a música, mas tentarei em outra oportunidade).

    ResponderExcluir
  11. Verdade, Olhos de Mel: o egoísmo é, muitas vezes, uma cortina que impede a clara visão daquilo que nos cerca. Quem se deixa levar por ele, só age em seu próprio benefício. Obrigado, bom fim de semana; espero que o link do novo post não tenha esse defeito.

    ResponderExcluir
  12. Essa é a ideia, Chica! Neste caso, dividir é multiplicar! :) Obrigado, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  13. É preciso, sim, Arco-Íris, para que possamos equilibrar o mundo ao nosso redor! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  14. Todos temos, Maria Luzia, um lado imperfeito; melhorar é, justamente, o objetivo da nossa caminhada sobre a terra. Obrigado a você, pela gentileza e amizade; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  15. Muito bem dito, Ailime: tudo isso faz parte do nosso aprendizado! E a paz é possível, sim... só depende de nós! Grato, minha amiga; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  16. É a Lei, Céu; uma daquelas a que não conseguimos burlar ou desobedecer! :) Obrigado, amiga; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  17. Bela e acertada comparação, Rita; é assim mesmo que funciona! Obrigado, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado, Shirley; e esta é uma verdade que nos facilita muito a vida, quando a assimilamos; torna-se mais fácil seguir em frente! Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  19. Acabaremos colhendo, sim, Piedade... ainda que se atrase a safra! :) Obrigado, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado, Vera, e acredite: são de todo coração. Bom fim de semana, amiga; boas férias!

    ResponderExcluir