sexta-feira, 2 de junho de 2017

AS ESCOLHAS E O FUTURO


Ah! Se vos fosse dado adivinhar o amanhã!
Por certo, não teríeis tomado muitas das decisões que ontem tomastes. Pois os caminhos que percorrestes vos custaram as lágrimas que derramastes e os tropeços que vos magoaram os pés.
Lembrai-vos, entretanto, dos sorrisos que também encontrastes pelo caminho; da brisa que vos acariciou o rosto, das flores que perfumaram os vossos dias e dos córregos onde vos banhastes.
Não lamenteis o leite derramado. Porque o homem que vive a deplorar o passado, não consegue sequer desfrutar do presente; e muito menos será capaz de construir um futuro melhor.
Lembrai-vos da relação entre custo e benefício. E percebereis que, para cada espinho da coroa que colocastes à vossa própria fronte, houve uma gota de mel que adoçou os vossos lábios.
Assim seria, para qualquer caminho que houvésseis escolhido. Outros seriam, decerto, os males e outras as vantagens; mas é fora de quaisquer dúvidas que a ambos encontraríeis na jornada.
Outros, talvez, teriam sido os vossos amores e desamores; outras as vossas esperanças e outras as vossas desilusões. Outros teriam sido os vossos sucessos e outros os vossos fracassos.
Não julgueis, porém, que as coisas seriam mais fáceis, se outras houvessem sido as vossas escolhas. O choro e o ranger de dentes, o sorriso e a alegria, fazem parte de todas as estradas.
É assim que é. A felicidade não habita em vosso mundo, mas no Jardim do Amanhã; e não vos é dado permanecer a seu lado, mas desfrutar dos breves momentos em que ela vos visita.   
Afastai de vossos olhos a venda da inveja, que torna dourado o jardim do vizinho. E vereis que as suas flores, como as do vosso jardim, reclamam os mesmos cuidados e o mesmo trabalho.
Ninguém existe, que ande todo o tempo por um vale plano, ensombrado e coberto de grama. Todos os caminhos têm as suas montanhas e os seus abismos; em todos, sol e chuva se alternam.   
Assim acontece, porque outro meio não tendes de aprender aquilo que necessitais saber. Eu vos tenho dito que ninguém sente senão a sua dor; e não aprende senão com a sua experiência.
Nenhum homem constrói senão a si próprio; e o que hoje sois é fruto das experiências que acumulastes durante a caminhada. Não seríeis o que sois, se houvésseis escolhido outro caminho.
Não lamenteis, pois, as vossas escolhas; aceitai que as fizestes. Agradecei pelos benefícios que trouxeram e aprendei com os males que causaram; é assim que aprendeis a escolher melhor.
Pois não vos é dado adivinhar o amanhã. 


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_raul_di_blasio_travessia.mid

29 comentários:

  1. Creio que ainda que alguém tente mudar a rota, certamente caíra nela de um jeito, ou outro. Acho que cada um nasce com um destino traçado. Reclamar apenas serve de desabafo.
    Belo post, como sempre!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Há um leque de opções abertas em nossas vidas. Escolher é preciso e depois assumir, sem invejar a dos demais... LINDA! abração, tudo de bom, já de volta mas logo teremos as grandes,rs..chica

    ResponderExcluir
  3. Assim é, não podemos mudar o lema da vida, mas vamos limando as coisas que fizemos mal, para não as voltarmos a repetir.
    Muito assertivo e sábio o texto.
    Bom final de semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, estimado amigo!

    Tudo serve, o bem e o mal, para alicerçar o indivíduo, mas nossa mente parece não estar preparada pra tal. O tempo, todavia, se encarrega de ajeitar e superar tudo isso.

    Grande abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto simplesmente divino
    e tudo se ajeita como é nosso caminho
    Perfeito
    Bjuss de
    🌿Bom dia de domingo!!🦋🌿

    ResponderExcluir
  6. Maestro, siempre tus post son una bonita e importante lección de vida, claro está que de las caídas se aprende, tanto como de las cosas buenas, todo lo que sucede a nuestro alrededor, es un aprendizaje diario.

    Me ha encantado leerte.
    Te dejo mi inmensa gratitud por tu buen hacer y por tu huella en mi espacio.
    Se muy, muy feliz

    ResponderExcluir
  7. Mais uma lição de sensatez e sabedoria

    Bem hajas, querido amigo

    ResponderExcluir
  8. Bom dia meu amigo!

    Pois é Árabe, somos livres no que diz respeito as nossas escolhas, no entanto, nem todas são como queremos. Quanto o futuro a Deus pertence! Uma ótima semana, abração e muito obrigada! Amei tudo, mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
    Mais um texto maravilhoso que trata de um tema que penso que a maioria de nós já se deparou com ele.
    Porque “estas escolhas” e não outras?
    Tudo o que escreve de forma sublime é real. Assim penso também.
    As escolhas que fazemos têm aspetos positivos ou negativos com maior ou menor evidência e se fossem outras as escolhas assim seria também.
    Como diz no final “agradecei pelos benefícios que trouxeram e aprendei com os males que causaram; é assim que aprendeis a escolher melhor.”
    Assim deve ser meu amigo. Não posso deixar de estar mais de acordo.
    A música é maravilhosa! Uma travessia linda de se ouvir.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  10. A vida é construída através das escolhas que fazemos sempre, então antes de escolher é bom parar e pensar depois de um caminho tomado os demais já não são importantes .
    Belíssimo texto meu querido.
    beijos
    Joelma

    ResponderExcluir

  11. Olá amigo Árabe,

    Concordo! Qualquer escolha pode gerar consequências felizes ou não. Portanto, arrepender-se ou imaginar que tudo poderia ter sido diferente é mera ilusão. Que consequências adviriam se outras decisões tivessem sido tomadas no passado? Impossível saber! Poderiam até ser mais desastrosas. O importante é seguir em frente, desligar-se do passado e procurar assimilar o que os equívocos nos trouxeram de lição. Como você muito bem salienta, " Todos os caminhos têm as suas montanhas e os seus abismos."
    Como sempre, um belo texto e uma excelente reflexão.
    Adoro a música.

    Ótimos dias!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Eu acredito que temos um plano geral de jornada, sim, Olhos de Mel; mas podemos modificar alguns detalhes dele, usando o nosso livre arbítrio. Acredito que, em uma certa medida, é no hoje que construímos o amanhã. E a música é linda, mesmo, não é? Obrigado, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  13. Verdade, Chica! E lamento que as férias praianas tenham acabado... mas logo, logo, vocês vão lá de novo! :) Bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  14. Essa é a ideia, Piedade: aprender sempre, para não repetir os erros. :) Obrigado, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  15. Concordo inteiramente, Céu. Este é o grande remédio para tudo em nossas vidas: o tempo! :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  16. Assim é, Rita: tudo se ajeita, ao longo do caminho. Bom resto de semana, obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Verdade, Marina: aprendemos com as coisas que nos acontecem, tanto as boas como as ruins. E é como você disse: um aprendizado diário. Grato pela gentileza, amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  18. E mais uma bela demonstração da tua amizade e da tua gentileza, São; bom resto de semana, minha amiga!

    ResponderExcluir
  19. Sábia frase, não, Maria Luzia? "O futuro a Deus pertence"; uma verdade indiscutível! Bom resto de semana, amiga; obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Com certeza, Ailime! Qualquer que seja o caminho onde nos lançar cada escolha, nele encontraremos alegrias e tristezas, pontos positivos e negativos. É assim que se constrói o aprendizado! Quanto à música, realmente uma linda travessia, não é? :) Obrigado, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, Teresa Isabel; acredito que o entendimento se torna mais fácil, quando as ideias são semelhantes. Obrigado, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  22. Verdade, Joelma! Depois que escolhemos um caminho, o nosso foco principal deve ser em percorrê-lo, e aprender ao longo da caminhada. Obrigado, minha amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, Vera, e concordo inteiramente: não há como saber quais teriam sido as consequências (boas ou más), se outro fosse o caminho escolhido. Assim, não nos cabe lamentar as escolhas, mas tentar levar a bom termo a jornada. A música, acho que é uma das mais belas de nossa MPB! Bom resto de semana, amiga.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom texto. É assim que é, não há como fugir disso.

    Grata.

    ResponderExcluir
  25. Não há, Fa; escolher é nosso direito, viver com as escolhas é nosso dever. Obrigado, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, Árabe
    ah! se soubessemos escolher sempre que caminho tomar,
    que decisão seria a mais acertada, porém,temos o livre arbítrio para escolher
    o que quisermos, mas temos que arcar com as consequências, porque a semeadura é opcional, mas a colheita não.
    Temos que saber agradecer por nossas escolhas equivocadas ou não, por isso, nos cabe sempre fazer boas ações. Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Verdade, Marli: é preciso agradecer por nossas escolhas; equivocadas ou não, todas elas nos ensinam alguma coisa! Obrigado pela presença constante, bom fim de semana.

    ResponderExcluir