Hoje, agradeço aos amigos que venho
encontrando neste tempo; juntos, percorremos a trilha do
aprendizado. Porque ninguém ensina a si mesmo, senão quando finge ensinar aos
que o cercam.
Amigos chegaram, amigos
partiram. E é muito bom acreditar que, mesmo naqueles que seguiram por outros caminhos,
uma semente foi plantada e um pouco da mensagem permanece.
Temos caminhado juntos, por
todo este tempo. E muitas foram as vezes em que na vossa amizade encontrei
forças para superar a minha própria fraqueza; para levantar e seguir em frente.
Sim; pois ninguém pode ser
feliz ou otimista todo o tempo. E momentos existiram em que silenciei a minha
dor, para falar-vos de esperança. Porque repartir a dor é lançá-la sobre os que nos cercam.
Não me deveis censurar, se não
vos falei das minhas angústias. Deixai, antes, que eu vos agradeça por vossa
bondade e atenção; pois, ao falar-vos, falo em verdade à minha própria alma.
E, nas palavras que vos trago,
muitas respostas encontro às minhas próprias perguntas. Porque, embora não
sejamos iguais, nenhum homem existe que seja diferente de seus irmãos.
Esta é a verdade, embora paradoxal. Por mais diferentes que possamos parecer entre nós, temos todos as mesmas dúvidas, as mesmas inquietações, as mesmas emoções e esperanças.
Nas vossas vozes, ouço a minha
própria voz. E vos agradeço por compartilharmos o nosso aprendizado; por me
ensinardes o que aprendestes e atentardes àquilo que por minha vez aprendi.
Porque, eu vos tenho dito,
ninguém é dono da verdade. E aquele que não ouve as opiniões alheias, não deve externar as suas opiniões; ao homem que não ouve, não cabe o direito de falar.
Muito tenho aprendido
convosco. E agora, que se completam 10 anos em que pela primeira vez me assentei
a este oásis, é justo que eu vos agradeça; ele não existiria, sem a vossa
presença.
Agradeço por vossa gentileza,
em ouvir-me; e por vossa generosidade, em comigo repartir o que sabeis. Muitas vezes,
as vossas palavras me fizeram refletir; repensar ideias e conceitos.
Agradeço, porque me permitis
expor ante vós o meu coração e a minha alma; e, mais ainda, agradeço porque
confiais em mim o suficiente para deixar-me perceber um vislumbre de vossa
alma.
10 anos se vão, e é sempre com
prazer que me dirijo ao nosso oásis; que me assento entre vós e imagino uma
fogueira que nos aquece, na noite do deserto. Porque somos irmãos e caminhamos juntos.
Música:
10 anos Árabe! Parece que foi ontem. Tenho orgulho em acompanhar esse blog, desde o primeiro dia. Muito aprendi, algumas vezes contestei, mas, inúmeras vezes me emocionei com suas palavras! Que bom existir o Árabe! Porque pude em todas essas vezes, me questionar, refletir e encontrar respostas. Parabéns e Deus nos permita essa caminhada por muitos anos mais! Lindas palavras! Amei cada parågrafo!
ResponderExcluirBom fim de semana! Beijos
Parabéns Árabe! Feliz em acompanhar seu blog desde o primeiro dia! Muito contestei, muito aprendi e muito me emocionei com suas postagens. Mas tenha a certeza que em todas, refleti e aprendi um pouco.
ResponderExcluirQue Deus nos permita continuar a caminhada, por muitos anos mais!
Bom fim de semana! Beijos
10 anos de belas mensagens! 10 anos de postagens que nos levaram a reflexão. Parabéns! Você conseguiu manter seu público, exatamente por trazer sempre um post para nos fazer pensar. Muitos não aparecem, mas com certeza, conforme bem o disse, levaram muito daqui e deixaram um pouco de si.
ResponderExcluirLinda postagem!
Bom fim de semana! Beijos
Parabéns Árabe! Desejo muito mais sucesso! Que venham muitos anos mais! Apesar de não ter presença constante, sempre acompanhei suas postagens, pois elas sempre trazem um conteúdo que nos leva a reflexão.
ResponderExcluirBom fim de semana! Beijos
Que beleza que já se passaram 10 anos por aqui! Desses , não sei há quantos ando circulando aqui. Mas sempre encontro maravilhosas mensagem pra vida! PARABÉNS e que mais e mais venham! abração,chica
ResponderExcluirParabéns árabe e muita gratidão por ter encontrado seu cantinho, por ter a oportunidade de acompanhar seus textos maravilhosos, que muito ensinam a cada dia. Muito agradeço a sua linda atenção para com todos nós, muito agradeço por você existir. Felicidades sempre e um maravilhoso final de semana. Abração.
ResponderExcluirOlá, estimado amigo!
ResponderExcluirÉ verdade, 10 anos é "muito" tempo, como diz uma famosa canção de um artista/cantor português, de nome Paulo de Carvalho, e é natural e normal que em 10 anos, muita coisa suceda, de bom e menos bom, mas o importante é continuar.
Parabéns pelos 10 anos de blog e que venham mtos mais e com excelentes e elucidativos textos. Muita paz, saúde e sucesso para o "pai" do blog.
Estarei algum tempo ausente do blog, por férias e reformas em minha casa.
Um beijo com imenso carinho e bom final de semana.
Boa noite meu amigo e bom Árabe,
ResponderExcluirAntes de mais os meus Parabéns pelos 10 anos do Blogue.
Um espaço onde entrei timidamente, ainda me recordo, talvez há cerca de cinco anos e no qual muito tenho aprendido.
O meu amigo é de uma imensa generosidade, porque os seus textos são de uma enorme grandeza. São escritos com alma e coração.
Por isso lhe estou imensamente grata desejando que continuemos aqui por muitos e bons anos.
Feelings, uma excelente música que aprecio muito.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime
Árabe, meu querido amigo, não foram 10 os anos em que pude vir aqui e me alimentar com todas as lições de vida que sempre permearam as tuas postagens... Foram menos!
ResponderExcluirMas tenham sido eles muitos ou não, posso garantir que formaram dentro de mim um aprendizado que vou levar para o resto da vida. Cada postagem lida tocava o meu coração acomodando os ensinamentos que tu generosamente distribuías entre doces parágrafos que se aninhavam na nossa alma, e de onde podíamos retirar fragmentos sempre que uma dúvida de como proceder se apresentava. Assim fiz muitas vezes, e como já tive oportunidade de te dizer, as tuas mensagens devidamente creditadas já foram presenteadas a amigos dos quais eu sabia necessitarem de determinadas palavras naquele momento.
Hoje, quando festejamos contigo estes preciosos 10 anos de postagens, sinto também um imenso orgulho em dizer que muitas vezes mereci a atenção das tuas visitas, momentos em que também iluminavas o meu cantinho com a tua abençoada presença.
Somos nós, teus leitores, que sempre teremos algo a agradecer dessa tua disponibilidade em doar palavras que além de sábias e generosas também nos traziam o canto doce da poesia.
Deixo-te os parabéns por ter chegado a cada um de nós de uma forma diferente, e por ter alcançado este número de conteúdo tão precioso. Num outro espaço de comentário vou te enviar um texto que fala do significado do número 10. É como um presente que te deixo pelo aniversário do blog, bem como uma despedida, pois estou dando uma pausa no meu espaço, muito mais por restrições médicas do que mesmo uma vontade própria.
No mais, meu querido amigo, só me resta agradecer pela tua presença constante no meu blog, bem como as palavras de solidariedade pela minha saúde.
Um beijo do meu para o teu coração, com muita amizade e carinho,
Leninha
Trecho extraído do Dicionário de Símbolos:
ResponderExcluir"O número 10 (dez) representa ausência, mas também completude, perfeição, totalidade. Isso porque ele é composto pelos números 1 e 0, de modo que é o primeiro número que é interpretado em conjunto.
Dizem que sozinho não carrega um simbolismo próprio, daí o fato de refletir ausência. Por outro lado, a perfeição e completude encerram a ideia de que o número 10 compreende todo o simbolismo da numerologia pitagórica, do 1 ao 9, cuja soma é justamente 10.
Curiosamente, a soma dos quatro primeiros números (1 + 2 + 3 + 4) resulta, da mesma forma, no número 10.
Para o filósofo e matemático grego Pitágoras, a dezena representa o sagrado. No número 10, Pitágoras enxerga a criação do Universo, por isso, tem um grande respeito pelo mesmo.
Pitágoras representou o número 10 através de um triângulo formado por dez pontos. Na primeira linha há um único ponto, na segunda, dois pontos, na terceira, três, e na quarta, quatro. Deu a esse triângulo o nome de Tetraktys.
Cada ponto da base do Tetraktys carrega o importante significado dos respectivos números:
• Um - divino, o princípio de tudo;
• Dois - dualidade: divino e humano, bem e mal, entre outros;
• Três - físico, psíquico e espiritual;
• Quatro - quatro elementos, quatro pontos cardeais.
O número 10 serve de base para muitos sistemas de contagem. Ele representa um ciclo. Nesse sentido, ele tem também o significado de começo, fim e recomeço.
Para os chineses, o número 10 significa dualidade. Na China, o número 5 representa totalidade, logo, a sua duplicação representa o caráter daquilo que é duplo.
O número 10 é representativo na Bíblia. São 10 os mandamentos, por exemplo, os quais se resumem em um só conjunto de leis."
*************************************
Mais uma curiosidade:
O 10 contêm o dom da criatividade, porém é preciso saber empregá-lo com sabedoria uma vez que o poder da criação também possui em si o poder para a destruição. Quando o sucesso obtido sob a influência do número Dez é equilibrado com autodisciplina e humildade, a pessoa que alcançou uma posição de destaque saberá reconhecer a importância da matéria sem ser materialista e utilizará a fama e o dinheiro com bom senso.
Quando isto acontece, costumamos dizer: Fulano é Dez!
*****************************************************
Aí está, meu amigo, uma singela homenagem pelos 10 anos do teu precioso blog. Que mais 10 se juntem a estes, para que não apenas 10, mas centenas de amigos possam se beneficiar dos teus escritos.
Que possas receber no teu coração o meu carinho envolto em 10 botões de rosas brancas. Que a vida possa sempre te sorrir e iluminar de estrelas os teus caminhos.
Leninha
Bueno, Árabe: muchas- muchas- muchas felicidades por estos 10 años de lecciones que nos han servido de aprendizaje a muchos de nosotros, ¡yo la primera! Tus textos fueron y siguen siendo, una escuela, un taller lleno de herramientas que nos sirvieron y nos siguen sirviendo para nuestro caminar por estos caminos áridos de esta vida. Gracias siempre por tus aportaciones, sigue por muchos años más, amigo. Como para mí deseo.
ResponderExcluirUn abrazo inmenso y mi gratitud y mi gran estima siempre.
Se muy -muy feliz.
10 anos é realmente muito tempo, mas as grandes mudanças ficam gravadas!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
ResponderExcluirOlá Árabe,
Dez anos é um marco na vida blogueira.
Ainda bem que você persiste, pois seu espaço é iluminado e de grande valia para o nosso aprendizado. As reflexões propostas são muito oportunas e enriquecedoras, além de nos ser transmitidas através de lindos textos.
O meu espaço completou seis anos em fevereiro e já estou afinando-rsrs.
Parabéns pelos dez anos! Que muitos outros aniversários do seu belo espaço possam ser celebrados por aqui!
A música é linda.
Feliz semana!
Abraço.
Nao sei ä quantos anos te acompanho a vida me fez parar um pouco com os blogs , por vezes passo sem deixar comentários,mas como dizes somos todos irmãos siderais em busca do conhecimento que nos leva ä elevação da alma, o teu cantinho è especial, è como uma semente que vai germinando no nosso coração e aos poucos vai frutificando, bem hajas por partilhares e crescermos mutuamente, bjs
ResponderExcluirAmigo Arabe
ResponderExcluirdiz uma canção cantada pelo Paulo de Carvalho que "dez anos é muito tempo"
e aqui na blogesfera é mesmo
mas e como diz que aprendeu muito, nós também aprendemos muito consigo, por isso é reciproco
isto na minha opinião
e que venham outros dez!
beijinhos
:)
Verdade, Olhos de Mel. Grato pela companhia, pela força e pelas contestações, ao longo destes anos; esperamos que possamos continuar a aprender juntos, ao longo da jornada. Obrigado, bom fim de semana!
ResponderExcluirAssim é, Olhos Doces; graças a Deus, somos um grupo de pessoas diferentes, que têm ideais aproximados de vida e crescimento. Bom fim de semana, obrigado!
ResponderExcluirEssa é a ideia, Sherazade: que possamos aprender juntos. Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirVerdade, Chica: 10 anos! E, durante grande parte deste tempo, com a sua companhia, o seu apoio e a sua amizade. Obrigado, amiga; bom fim de semana!
ResponderExcluirA gratidão é minha, Maria Luzia, por toda a companhia e amizade. Sem vocês, que são a razão das minhas palavras, o oásis não mais existiria. Obrigado por tudo, bom fim de semana.
ResponderExcluirMuito tempo, sim, Céu; mas, graças à amizade e companhia de vocês, estes 10 anos se passaram em um instante! Vais fazer falta, amiga, mas bem mereces estas férias e bem sei o trabalho que dão estas reformas; passei por uma, não há muito tempo! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirGenerosos são vocês, Ailime, que me acolhem com tanta gentileza e amizade. Muitas vezes, ao longo das dificuldades que tenho encontrado, ao longo destes anos, no carinho e nas palavras de vocês encontrei a força para seguir em frente; muito aprendi, ao tempo em que fingia ensinar. :) Obrigado, bom fim de semana!
ResponderExcluirA par da minha admiração pela delicadeza com que escreves, Helena, admiro também a resignação e coragem com que tens enfrentado tantas dificuldades e dores, nos últimos tempos. Fico grato pela tua atenção e feliz, se em algo as nossas palavras puderam ajudar nessa superação. Embora vás fazer falta, tira o tempo que precisares para a tua recuperação; tenho certeza que tudo isso passará e a felicidade voltará ao teu caminho. Bom fim de semana, fica bem!
ResponderExcluirGrato pelo precioso texto sobre o 10 e pela valiosa companhia, durante estes anos. Vamos em frente, a jornada continua!
ResponderExcluirÉ graças a vocês, Marina, que o oásis se tem mantido através dos anos. Graças ao carinho e à amizade daqueles que comigo se assentam ao redor da fogueira, para compartilharmos ideias e emoções. Que assim continue, por muitos anos, porque com vocês aprendo sempre mais,a cada dia! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirFicam, Isy; e mesmo as maiores mudanças são feitas pouco a pouco. Obrigado a vocês, que me ajudam a realizar as minhas próprias mudanças! Bom fim de semana.
ResponderExcluirÉ graças a vocês que persisto, Vera, pode acreditar nisto! E sei que você vai persistir também, porque o seu espaço tem a força da sinceridade e da dedicação. Com fé em Deus, estarei ainda aqui, para comemorar os 10 anos do "nosso" Recanto!:) Obrigado pela amizade e pela gentileza de sempre, bom fim de semana!
ResponderExcluirE eu, sinceramente, lamento que tenhas parado, Luna! Sempre gostei muito do que escreves, e muito aprendi com os teus posts. Mas é uma grande alegria rever-te e saber que estás bem, principalmente neste momento de festa! Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirNada me resta a fazer, Piedade, senão concordar inteiramente contigo: é recíproco, sim... e muito agradável! Que venham outros 10! :) Obrigado, bom fim de semana.
ResponderExcluirOlhos de Mel, perdoe-me por não haver respondido logo o seu comentário; pensei que fosse o mesmo blog. Obrigado pela companhia constante e pela compreensão; que Deus nos permita, sim, uma longa jornada. Obrigado, bom fim de semana!
ResponderExcluirQuanto mais o tempo passa mais o vinho se torna melhor, prefiro aprecia-lo em volta da fogueira sem palavras, apenas o silêncio e a emoção.
ResponderExcluirParabéns pelo belo oásis.
Brindemos.
Beijos
Joelma
Grato, Joelma. Pela sensibilidade e amizade, e pela companhia ao lado da fogueira. :) Bom fim de semana!
ResponderExcluir10 anos. Abençoados 10 anos da sua presença nas vidas daqueles(as) que o lêem. As suas reflexões são água pura que lava a alma de quem o lê, e acredito, sim, também de quem as tem escrito, como diz.
ResponderExcluirMuito grata e parabéns. Venham mais 10.
Abraço
Sou abençoado, sim, Fa; abençoado por contar com a amizade e a companhia de pessoas iguais a vocês! Obrigado, amiga; boa semana!
ResponderExcluir