O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O CANSAÇO DO PREGADOR


Descia o crepúsculo, quando o velho caminhou até a beira do penedo.

Deixou que o seu olhar vagasse pelo vale, onde por tanto tempo as pessoas se juntavam para ouvir as suas palavras. E um cansaço infinito tomou conta de seu corpo e de sua alma.

Assentou-se, pensativo, sobre a pedra dura e fria. E olhou para o céu que escurecia, onde uma águia solitária ainda voava caprichosamente, fazendo voltas entre as nuvens brancas e esparsas.

E perguntou a si mesmo: “Será que a águia utiliza a força das suas asas e o alcance da sua visão, para observar melhor a terra e assim saber onde encontrar as coisas de que necessita?”.

“E eu, acaso, serei como a águia? Será que tenho utilizado as asas dos meus sonhos para elevar-me acima das coisas do mundo, e os olhos do meu coração para enxergar aquilo que busco?”.

“Ou tenho sido como a avestruz da lenda, que, apesar da sua altura e da velocidade de suas pernas, apenas enterra a cabeça no solo e assim se torna indefesa, ao menor sinal de perigo?”.

“E, quando falo aos meus irmãos, tenho sido como a flor, que ao seu redor espalha os mais doces aromas? Ou como o cacto, que distribui espinhos, porque nada mais tem a oferecer?”.

“Ao longo destes anos, eles têm ouvido, com bondade, a minha voz. Mas terão sido as minhas palavras como o vento brando, que transporta as boas sementes, ou como o vendaval que destrói?”.

“Este é o meu maior temor. Porque é certo que cada um pode fazer o que quiser, da sua própria vida; mas é igualmente certo que a ninguém assiste o direito de causar prejuízo a outra vida.”.

“Durante o tempo em que estamos juntos, muitas vezes eu me tenho calado, para ouvir as inquietações de seus corações; e sei que nelas reconheço as inquietações de meu próprio coração.”.

“Por isto, ao responder às suas perguntas busco esclarecer as minhas próprias dúvidas. Mas a verdade de um, nem sempre é a verdade de outro; a água, onde respira o peixe, pode sufocar a ave.”.

“É assim que é. E já não sei se tenho sido um bem ou um mal em suas vidas; embora tenha sempre tentado caminhar adiante deles, erguendo a minha lâmpada para iluminar o caminho.”.

“Agora me pergunto se, na minha presunção, não os terei prejudicado. Se terei, realmente, iluminado a nossa jornada; ou apenas contribuído para espalhar mais sombras em seus caminhos.”.

 “Porém, a verdade é que as sombras não existem senão em função da luz; e o trabalho do homem que semeia ideias não é trazer respostas, mas fazer com que surjam novas perguntas.”.

“Aquele que prega não é a música, mas a flauta soprada pelo Artista. E se o Coração do Universo permite que as palavras brotem da minha alma, é porque me atravessa o Seu sopro divino.”.

“Devo, pois, seguir em frente. E continuar a cumprir a minha missão.”.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_raul_di_blasio_travessia.mid

29 Comentários:

Blogger chica disse...

LINDO! Profundo!

Pra mim esse trecho diz muito: “Porém, a verdade é que as sombras não existem senão em função da luz; e o trabalho do homem que semeia ideias não é trazer respostas, mas fazer com que surjam novas perguntas.”.

Adorei te ler! abração, linda semana! chica

27 de janeiro de 2018 às 05:56  
Blogger CÉU disse...

Olá, querido amigo!

Li e reli o texto, que na sua maior parte está entre aspas. De qualquer jeito, acho que todos nós temos essa sensação de estar pregando, por vezes, aos peixinhos, mas eu acho que sempre fica alguma coisa na mente das pessoas.

Quem tem o dom da Oratória e sabe chamar a si o seu irmão, o deve fazer, frequentemente, embora possa ter ou não sucesso.

Abraços e bom fim de semana.

27 de janeiro de 2018 às 19:17  
Blogger Fá menor disse...

Bonita reflexão. De vez em quando devemos subir ao monte e questionar-nos.
Muitas vezes, embora nos sintamos cansados, não vendo frutos no nosso trabalho, o que eu acho é que há sempre algumas sementes que ficam para germinar em tempo oportuno, quando as condições forem as ideais. Por isso há que seguir em frente.
Gostei de reflectir contigo!

Boa semana! Beijos.

28 de janeiro de 2018 às 13:10  
Blogger Andre Mansim disse...

Oi Brimo!
Rapaz, mais uma daquelas postagens cheias de ideias e mensagens.
Gosto muito dos seus escritos.
Aplausos!!!!!!!

29 de janeiro de 2018 às 10:21  
Blogger A Casa Madeira disse...

Olá Arábe, a verdade de uns nem sempre será a
verdade de outros.
Mas o interessante é ler e aprender sempre levamos
algo de bom.
Boa semana.

29 de janeiro de 2018 às 17:44  
Blogger Unknown disse...

Árabe,a meu ver, o importante é a forma, a intenção de como passamos algo de bom para as pessoas que amamos. Penso que, na vida, quando menos esperamos, aparece um anjo bom para nos iluminar de alguma forma, pena que não observamos como deveríamos. Muito, muito obrigada pelo lindo texto, amei tudo! Receba um abraço e ótima semana! Fica bem, fica com Deus!

29 de janeiro de 2018 às 21:40  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Que reflexão sublime!
Embora o pregador fique por vezes na dúvida se as suas palavras alcançam os seus fins, eu tenho a certeza de que nada se perde. Ao espalhar as suas sementes, o seu conhecimento, que vão ficando depositados aqui e ali vão enriquecendo o espírito e o coração de cada um.
O problema não será tanto do pregador, mas de quem ouve e nem todos têm a mesma capacidade de saber escutar a verdadeira essência.
"E se o Coração do Universo permite que as palavras brotem da minha alma, é porque me atravessa o Seu sopro divino.”.
“Devo, pois, seguir em frente. E continuar a cumprir a minha missão.”".
Assim deve ser meu Amigo. E que bela e louvável missão!
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime
(A música é lindíssima).

30 de janeiro de 2018 às 15:13  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

E até que ponto estamos extremamente corretos em conceitos próprios??provocar é melhor que pregar,um ser pensante encontra o caminho sempre.

beijos
Joelma

30 de janeiro de 2018 às 22:37  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

"A boca fala do que está cheio o coraçao"... aquele que fala sobre o amor, vai espalhar o bem, nem sempre sera ouvido... assim como a boca fala o que tem no coraçao, assim recebera essas palavras de bem, quem tem o bem no coraçao, mas... deve-se sempre falar e falar... pq ninguem sabe a hora que um coraçao que esta na escuridao se abrira para a luz... ser verdadeiro para consigo proprio é o caminho para um verdadeiro pregador...

Meu amigo Arabe... desejo que esteja bem e em paz...

Beijos...

31 de janeiro de 2018 às 06:16  
Blogger Mariazita disse...

Olá, amigo Árabe
Excelente, a decisão do velho pregador. Seguir em frente e continuar a sua missão é o melhor que pode fazer.
As dúvidas que o assaltaram só ocorrem a corações elevados, que temem não estar fazendo o suficiente. Ao contrário, os "ocos" por dentro pensam sempre que já fizeram demais, e esperam recompensa pelas migalhas que espalharam pelos necessitados.
Gostei imenso deste texto - como é habitual... :)))

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

31 de janeiro de 2018 às 08:17  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Mesmo que existem sombras
o lema deve ser sempre
seguir em frente
desistir nunca

mais um belo texto que gostei muito de ler.

beijinhos

:)

31 de janeiro de 2018 às 15:04  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

Compañero infatigable, hoy nos dejas un exquisito testo con preguntas, metáforas que nos deben hacer reflexionar, a mí por lo menos, si.
Tú en tus testos siempre has intentado poner luz en las sombras enseñándonos el camino correcto como el buen maestro.
Nosotros como alumnos/as escuchamos esa voz que sale de tus letras, es verdad que unos estarán más de acuerdo que otros, pero eso depende siempre del entorno que viva cada persona, para saber entender la palabra de la verdad del maestro.
Tu blog es una escuela de la vida cotidiana.

¡También decirte que este texto este envuelto en prosa literaria y filosófica! En definitiva, preciosa.
Ha sido un inmenso placer pasar a leerte.
Te dejo mi inmensa gratitud y mi gran estima.

Un abrazo y se muy -muy feliz.


1 de fevereiro de 2018 às 14:57  
Blogger Diana Fonseca disse...

Que texto bonito.

1 de fevereiro de 2018 às 21:28  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Chica! Vezes existem, confesso, em que me questiono sobre a continuidade destas publicações; nestes momentos, essas frases me fazem seguir em frente. Boa semana, amiga!

2 de fevereiro de 2018 às 19:33  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Céu; e acho que, no fundo, concordo com você: "acho que sempre fica alguma coisa na mente das pessoas.". É por isto que continuamos escrevendo, não? :) Boa semana, amiga!

2 de fevereiro de 2018 às 19:34  
Blogger O Árabe disse...

Não há como não concordar contigo, Fa: a esperança de que a semente germine é o que nos faz seguir semeando! Grato, amiga; bom fim de semana.

2 de fevereiro de 2018 às 19:36  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, André; meu abraço, primo! Bom fim de semana.

2 de fevereiro de 2018 às 19:36  
Blogger O Árabe disse...

Curto e preciso o teu comentário, Janicce; é assim mesmo que penso! :) Obrigado, bom fim de semana.

2 de fevereiro de 2018 às 19:38  
Blogger O Árabe disse...

Seu comentário me fez pensar, Maria Luzia! Realmente, acho que muitas vezes aparecem anjos em nossa vida; reconhecer a sua luz é iluminar o nosso caminho para o aprendizado! Obrigado, minha amiga; bom fim de semana.

2 de fevereiro de 2018 às 19:40  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ailime! A certeza de que vocês, meus companheiros de oásis, são o terreno mais fértil, é que me faz continuar semeando. Obrigado por isso, amiga; bom fim de semana!

2 de fevereiro de 2018 às 19:43  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Isy; bom fim de semana!

2 de fevereiro de 2018 às 19:43  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Joelma; e até acrescento: provocar, talvez seja o maior mérito de pregar! :) Obrigado, amiga; bom fim de semana.

2 de fevereiro de 2018 às 19:45  
Blogger O Árabe disse...

Gostei de todo o seu comentário, Arco-Íris; mas a frase final, acredito, é realmente o guia que deve nortear a todos nós, que escrevemos: "ser verdadeiro para consigo proprio é o caminho para um verdadeiro pregador.". Eis algo que devemos ser, sempre, ao espalhar nossos ideias! Obrigado, amiga; bom fim de semana, fique bem.

2 de fevereiro de 2018 às 19:47  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Mariazita! É algo que os anos nos ensinam: Seguir em frente e continuar a nossa missão é sempre o melhor que podemos fazer. Obrigado, minha amiga; bom fim de semana.

2 de fevereiro de 2018 às 19:48  
Blogger O Árabe disse...

Penso assim também, Piedade; este deve ser o nosso lema, para que possamos chegar ao fim da jornada! Obrigado, bom fim de semana.

2 de fevereiro de 2018 às 19:59  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marina, por sua amizade e gentileza! A verdade é que tento fazer deste nosso oásis um espaço onde possamos compartilhar e aprender juntos as lições que a Vida nos ensina; e a compreensão de vocês é o maior estímulo que tenho para seguir em frente! Obrigado, bom fim de semana.

2 de fevereiro de 2018 às 20:02  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Diana. Bom fim de semana!

2 de fevereiro de 2018 às 20:03  
Blogger Unknown disse...

Bom final de semana para você também árabe! Abração.

2 de fevereiro de 2018 às 20:05  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Maria Luzia; grande abraço.

4 de fevereiro de 2018 às 13:18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky